TCP destaca potencial das estações náuticas do Centro de Portugal
30 Julho, 2020 253 visualizações

TCP destaca potencial das estações náuticas do Centro de Portugal

image_pdfimage_print

A ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, foi a convidada de honra da cerimónia pública de apresentação das Estações Náuticas do Centro de Portugal, …

… que aconteceu ontem, na Praia Fluvial de Fernandaires, no concelho de Vila de Rei e que se encontra inserida na Estação Náutica de Castelo do Bode.

Na sua intervenção, a governante frisou a importância do turismo, em particular, do náutico, para o desenvolvimento da coesão do território. “Devemos promover o turismo interno e trabalharmos juntos para sairmos desta crise com mais capacidades e mais fortalecidos. O turismo tem a capacidade de se aliar a outros setores, como a agricultura, de forma a garantir a fixação de pessoas em todo o país, nomeadamente nas regiões de baixa densidade”, sublinhou.

“Nós, portugueses, temos hoje a responsabilidade de ir para fora cá dentro e valorizar cada vez mais o que o nosso território tem para oferecer do ponto de vista daquilo que é o turismo”, acrescentou a ministra.

A cerimónia contou ainda com a presença do presidente da Câmara Municipal de Vila de Rei, Ricardo Aires, que deu as boas-vindas aos presentes, e do presidente do Turismo Centro de Portugal (TCP), Pedro Machado, que fez o enquadramento estratégico do produto turismo náutico para a estratégia global do Centro de Portugal.

“Em tempos difíceis, é muito importante sermos mais criativos e conseguirmos criar novos produtos turísticos com os recursos já existentes. O elemento água é aglutinador de várias propostas turísticas e as estações náuticas constituem um produto turístico de qualidade e que envolve diferentes agentes, numa oferta integrada do território”, destacou Pedro Machado.

Coube a Sofia Maciel, por parte do Fórum Oceano, fazer a apresentação técnica da Plataforma Nautical Portugal, que realçou ser um mercado que atrai largos milhares de visitantes todos os anos e que apresenta um enorme potencial.

A rede Estações Náuticas de Portugal conta atualmente com 24 Estações Náuticas certificadas e quatro em processo de certificação, distribuídas por todo o continente, no litoral e interior. A Região Centro lidera o número de Estações Náuticas certificadas, com oito, as quais envolvem 337 parceiros e integram uma rede nacional e internacional de oferta turística náutica de qualidade.

As oito Estações Náuticas certificadas no Centro de Portugal são Aveiro, Castelo do Bode, Estarreja, Ílhavo, Murtosa, Oeste (esta em vários núcleos), Ovar e Vagos. Além destas, outras sete Estações Náuticas estão em processo de certificação na região.

As estações náuticas são organizadas com base na valorização dos recursos náuticos presentes em cada território, os quais incluem a oferta de alojamento, restauração, atividades náuticas e outras atividades e serviços relevantes para a atração de visitantes. Ao estarem certificadas, asseguram aos visitantes a qualidade do produto turístico e dos serviços prestados, bem como apoio informativo e a reserva de alojamento e serviços.

Anterior Espaços culturais de Seia com Selo Clean & Safe
Seguinte Região: PJ deteve homem suspeito de ter ateado três incêndios na mesma tarde

Notícias Relacionadas

Última Hora

Metodologia de Rastreio na Região de Coimbra “é um excelente exemplo de coesão territorial”

Foi hoje apresentado o Projeto Piloto de Metodologia de Rastreio da Covid-19 na Região de Coimbra, que consiste na “combinação” de dois tipos de teste de despistagem, de modo a

Informação

 “Leituras de Abril” é o tema do mês do Clube de Leitura em Voz Alta

A Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital recebe, amanhã, 17 de abril, pelas 21 horas, na sala de adultos, mais uma atividade do “Clube de Leitura em Voz Alta”.

Última Hora

Vice-presidente da Câmara de Santa Maria da Feira morre aos 52 anos

O vice-presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, José Manuel Oliveira, morreu hoje aos 52 anos, vítima de doença súbita.

Politica

CDS-PP de Oliveira do Hospital prepara autárquicas e não descarta possível coligação com o PSD

O presidente do CDS-PP de Oliveira do Hospital garante estar a trabalhar para as eleições autárquicas de 2017. Ainda sem candidato à liderança da Câmara Municipal, …

Informação

Renovar o Cartão de Cidadão vai demorar apenas cinco minutos

Pessoas com 25 anos ou mais e que tenham já os seus dados no sistema informático dos serviços de identificação, vão passar a poder renovar o cartão de cidadão…

Informação

Mundo: Explosões provocaram mais de 100 de mortos e quatro mil feridos em Beirute

A cidade de Beirute, capital do Líbano, acordou, esta quarta-feira, num cenário de devastação total, um dia depois de duas grandes explosões…

Sociedade

Covid-19: DGS criou site para auto diagnóstico e avaliação de sintomas

A DGS criou e disponibiliza online,  um site de auto diagnóstico para as pessoas poderem fazer uma pré-avaliação se estão ou não infetadas com Covid-19, antes mesmo de ligar para

Informação

Turismo: “Interior é o luxo do século XXI”, defende Pedro Machado

O presidente da Turismo Centro de Portugal (TCP) defendeu, esta manhã, que o interior do país é o “luxo do século XXI”.

Última Hora

Associação de Melhoramentos Aldeense promove caminhada ao Monte do Colcurinho

A Associação de Melhoramentos Aldeense está a organizar uma caminhada ao Monte do Colcurinho, a acontecer no próximo dia 13 de maio, domingo.

Informação

Bombeiros de Viseu em risco de pararem socorro por falta de dinheiro

O presidente dos Bombeiros Voluntários de Viseu disse hoje que se não tiverem dinheiro “para comprar gasóleo ou pagar salários, o socorro está em causa” e acusou o Estado de

Politica

João Duarte eleito presidente da Concelhia do CDS-PP de Oliveira do Hospital (notícia atualizada com áudio)

No passado dia 1 de agosto decorreu a eleição dos novos órgãos concelhios do CDSPartido Popular, com João Ricardo Duarte a ser eleito presidente da estrutura partidária de Oliveira do

Sociedade

Terceiro GNR ferido a tiro na caça aos suspeitos do assalto que provocou dois mortos em Aguiar da Beira

As sucessivas trocas de tiros que se registaram, desde esta madrugada, na sequência de um assalto em Aguiar da Beira, já feriram dois militares da GNR …