OHá+Saúde: Oliveira do Hospital vai comparticipar medicamentos a pessoas com carência económica
12 Dezembro, 2019 1862 visualizações

OHá+Saúde: Oliveira do Hospital vai comparticipar medicamentos a pessoas com carência económica

image_pdfimage_print

O Município de Oliveira do Hospital vai proceder, a partir do dia 1 de janeiro de 2020, à comparticipação de medicamentos a pessoas que se encontrem “em situação de carência económica”, com a implementação do programa OHá+Saúde.

O protocolo para a adesão ao programa ABEM – Rede Solidária do Medicamento, foi assinado esta manhã, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, entre a Associação Dignitude (Instituição Particular de Solidariedade Social sem fins lucrativos) e o Município oliveirense.

Na ocasião, José Carlos Alexandrino, presidente da autarquia de Oliveira do Hospital, afirmou que o objetivo do programa “é claro”. “É garantir o acesso ao medicamento a qualquer munícipe de Oliveira do Hospital que se encontre numa situação de carência económica, que o impossibilite de adquirir medicamentos que lhes sejam prescritos pela receita médica”, explicou. O autarca deu o exemplo de “pessoas com uma reforma de miséria que, muitas vezes, têm de fazer um esforço financeiro enorme”.

Sobre o procedimento do programa, Augusto Meneses, presidente da Delegação do Centro da Associação Nacional das Farmácias (ANF) e representante da Associação Dignitude, afirmou que “pela primeira vez na história, dois setores que nem sempre estão alinhados, a saúde e o setor social, uniram as mãos”.

Segundo o responsável, o programa “quer-se solidário, agregador, anónimo e nacional”. Nacional porque, tal como justificou, permite que um beneficiário tenha acesso ao medicamento seja na sua localidade, seja noutro local do país”.

“Os custos são totalmente suportados pelos promotores iniciais, sobretudo a ANF e Abifarma (Associação Brasileira de Indústrias Farmacêuticas). Cada euro que é colocado no fundo do ABEM é usado na comparticipação dos medicamentos”, explicou.

De acordo com Augusto Meneses, a aquisição dos medicamentos é feita “através de um cartão com o qual o utente se dirige à farmácia, num total anonimato”.

Perante os presentes na celebração deste protocolo, entre os quais gerentes das farmácias do concelho e presidentes de junta, o presidente da Delegação do Centro da Associação Nacional das Farmácias adiantou alguns dados reveladores acerca do programa que foi implementado em maio de 2016. Segundo o responsável, “nestes três anos e meio, o programa está representado em todos os distritos de Portugal continental e nas duas regiões autónomas”. “Estão envolvidos 136 concelhos, 151 entidades referenciadas, já fazem parte desta rede 746 farmácias, até ao momento 11 804 pessoas foram beneficiárias do programa e já foram dispensadas cerca de 400 mil embalagens, o que representa comparticipações acima de um milhão de euros”, concluiu.

Anterior Aveiro: PJ deteve suspeito do crime de pornografia de menores agravado
Seguinte Restaurantes e bares de Oliveira do Hospital com horário alargado no Natal e Ano Novo

Notícias Relacionadas

Região

Idealmed vence projeto para construir hospital em Omã

O grupo do setor da saúde português Idealmed venceu o concurso internacional para o projeto de um hospital em Muscat, no sultanato de Omã,…

Educação

Estudantes oliveirenses podem candidatar- se a bolsas de estudo no ensino superior até 19 de novembro

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital abriu o prazo e o período de candidatura para atribuição de bolsas de estudo no ensino superior a alunos com insuficiências económicas …

Última Hora

Hugo Abreu, investigador ligado ao projeto pioloto da biorrefinaria, é convidado do Espaço BLC3- Ciência no Interior

Em mais um Espaço BLC3 – Ciência no Interior, a conversa hoje acontece com o jovem Hugo Abreu, investigador ligado ao projeto piloto da Biorrefinaria, destinado à produção de bioprodutos,

Última Hora

Guarda: Nove pessoas detidas por tráfico de estupefacientes

A GNR deteve de nove pessoas, com idades entre 23 e 55 anos, por suspeita de tráfico de estupefacientes, nos concelhos de Aguiar da Beira, Guarda, Sabugal, Almeida e Vila

Informação

Micro e pequenas empresas de Oliveira do Hospital podem candidatar-se a fundos comunitários

O Município de Oliveira do Hospital acolheu uma sessão de divulgação e informação sobre o Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e Emprego (SI2E) através do qual é disponibilizado…

Informação

Região: Duas meninas atropeladas em frente a escola

Duas meninas, com de 10 anos, foram atropeladas esta manhã , em Vale de Cambra, em frente à escola por um veículo ligeiro.

Última Hora

Proteção Civil emite aviso às populações por perigo de incêndio rural

Face à informação disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera, que prevê altas temperaturas para os próximos dias, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) alerta para o

Sociedade

Metro de Lisboa cria rede solidária online para ajudar vítimas dos incêndios de outubro

O Metropolitano de Lisboa decidiu associar-se à Create IT e criar uma plataforma online, onde todos podem doar bens e serviços e onde entidades se podem inscrever para registar as

Destaque

GNR fez 13 detenções em flagrante delito na última semana no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra levou a efeito um conjunto de operações, no distrito de Coimbra, na semana de 26 de setembro a 2 de outubro,…

Informação

GNR deteve quatro pessoas por fraude fiscal de cinco milhões de Euros

A GNR anunciou hoje, em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, que a Unidade de Ação Fiscal, através do Destacamento de Ação Fiscal de Faro, realizou no dia 19 de

Informação

Guarda: Detidos por furto de combustível

Dois homens, com 37 e 44 anos, foram detidos pela GNR da Guarda por furto de combustível em Celorico da Beira.

Nacional

Marcelo promulga apoios a vítimas de incêndios de junho e outubro de 2017

O Presidente da República promulgou hoje a alteração à lei das medidas de apoio às vítimas dos incêndios florestais de 2017, abrangendo os fogos de junho e outubro, anunciou hoje