Município de Oliveira do Hospital ultima o novo Plano Municipal para a Igualdade
28 Outubro, 2016 883 visualizações

Município de Oliveira do Hospital ultima o novo Plano Municipal para a Igualdade

image_pdfimage_print

Depois de ter comemorado o seu Dia Municipal para a Igualdade, a 21 de junho com uma semana dedicada ao tema, o Município de Oliveira do Hospital (MOH) …

… associou-se também às comemorações nacionais deste dia, assinalado por todo o país, na passada segunda-feira (24 de outubro) sob o lema “Igualdade é Desenvolvimento”.

Na ocasião, o Município de Oliveira do Hospital apresentou as linhas de ação do novo Plano Municipal para a Igualdade a desenvolver entre 2016 e 2018. José Francisco Rolo, vereador da Ação Social, explicou que, desde 2012, o Município tem desenvolvido um importante trabalho na promoção da Igualdade de Género, sendo umas das autarquias pioneiras na criação e desenvolvimento de um Plano Municipal para a Igualdade (PMI).

Como referiu, o trabalho desenvolvido a nível concelhio em matéria de Igualdade de Género tem sido pautado por três ideias chave: mostrar que é possível equilíbrios, igualdade entre mulheres e homens na partilha das tarefas domésticas e combater estereótipos no espaço público; preocupação com as questões associadas à violência de género, que se tem traduzido na sensibilização para a violência no namoro nas escolas e na criação de uma linha de apoio para vítimas de violência doméstica; e ainda na divulgação de todas as questões ligadas à igualdade de género no espaço público, seja ao nível da conciliação entre vida profissional e doméstica, seja na partilha de tarefas em casa, salvaguardando a igualdade de direitos.

“Temos muitas ideias e elaborámos um novo Plano Municipal para a Igualdade 2016/2018 mas quisemos fazer um documento de forma partilhada, envolvendo a comunidade”, referiu José Francisco Rolo dando conta que ainda está a decorrer o período de apresentação de contributos aberto às entidades e comunidade em geral. O novo instrumento será depois apresentado publicamente dando-se início à implementações das ações nele explanadas.

Para o também vice-presidente da Câmara Municipal, trata-se de um “documento dinâmico que pode integrar novos desafios. Queremos sensibilizar para as questões da igualdade e também da violência de género, que são prioritárias, associadas à vida doméstica”. Para isso visa-se a parceria com diferentes entidades; a dinamização de ações no espaço público “para dar nas vistas e fazer com que estas questões entrem pelos olhos adentro do cidadão”; e ainda uma forte ligação com a comunicação social como forma de chegar ao maior número de pessoas.

Promover a igualdade de género como forma de combate à discriminação e a diversas formas de violência, particularmente na prevenção da violência doméstica e apoio a vítimas, e informar e formar os mais jovens para os problemas da violência ligada ao género será a grande aposta deste projeto do Município de Oliveira do Hospital.

Anterior Homem de 76 anos morreu em despiste de trator agrícola no Sabugal
Seguinte Temperaturas acima dos 30 graus em vários distritos esta sexta-feira

Notícias Relacionadas

Educação

“Dificuldades da empresa” suspendem obras na sede do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital

Os trabalhos de retirada das placas de fibrocimento na sede do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital (AEOH) estão suspensos devido a “dificuldades “ da empresa CIP – Construções

Informação

Góis conclui Programa de Apoio à Reconstrução de Habitações Não Permanentes

O Município de Góis anunciou que “está concluído o processo burocrático respeitante ao Programa de Apoio à Reconstrução de Habitações Não Permanentes, afetadas pelos incêndios de 2017, que …

Sociedade

Proteção Civil alerta para perigo de incêndio nos próximos dias

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) alertou hoje para “um agravamento significativo” do risco de incêndio no continente, a partir de quinta-feira, com previsão de índice muito elevado e

Informação

Ventos fortes provocaram estragos em habitações em Pombal e Aveiro

Ventos fortes ocorridos hoje em Vale das Moitas, Carnide, no concelho de Pombal, provocou estragos em habitações.

Última Hora

Dois feridos em colisão no IC2 em Albergaria-a-Velha

Uma colisão entre um camião e um carro no IC2, na Branca, Albergaria-a-Velha, provocou, na manhã desta sexta-feira, dois feridos.

Região

35ª FICABEIRA e Feira do Mont’alto arranca hoje em Arganil

É hoje inaugurada, pelas 18h00,  a 35ª Ficabeira e Feira do Mont’ alto que vai decorrer em Arganil até 11 de setembro. Ana Abrunhosa, …

Última Hora

Comboio parou cinco horas em Vilar Formoso devido a fuga de materiais perigosos

A linha de comboio em Vilar Formoso esteve interrompida durante cinco horas devido a uma fuga numa cisterna que transportava materiais perigosos (árgon, no caso).

Região

PJ da Guarda deteve casal suspeito de sequestrar e extorquir uma mulher de 37 anos

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal da Guarda, deteve duas pessoas, pela presumível prática de, pelo menos, …

Última Hora

Alunos participaram no programa “Escola Feliz”

O Município de Oliveira do Hospital dinamizou, na primeira semana de setembro, mais uma edição do programa “Escola Feliz”, …

Região

Centro de Portugal e Castela e Leão vão avançar com projeto de promoção turística comum

O Centro de Portugal e Castela e Leão vão intensificar a sua cooperação transfronteiriça ao nível do turismo.

Informação

Início de semana com trovoada, chuva, neve e agitação marítima

Além da precipitação e da queda de neve previstas, dez distritos de Portugal continental e o arquipélago da Madeira estão hoje sob aviso amarelo devido à previsão de agitação marítima

Educação

Fim do plástico no Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital “vai ser uma realidade”

O Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital (AEOH) vai deixar de vender água em garrafas de plástico.