Morreu Luís Filipe Costa, voz da rádio que difundiu o 25 de Abril
21 Julho, 2020 482 visualizações

Morreu Luís Filipe Costa, voz da rádio que difundiu o 25 de Abril

image_pdfimage_print

O jornalista, radialista e realizador Luís Filipe Costa, voz da revolução do 25 de Abril na rádio e autor de mais de 30 telefilmes de ficção, morreu hoje aos 84 anos.

Nascido a 18 de março de 1936, em Lisboa, Luís Filipe Costa foi também ator e encenador, e assinou os romances ‘A Borboleta na Gaiola’ e ‘Agora e na Hora da sua Morte’.

Natural de Lisboa e formado em Economia, foi na rádio que a sua carreira teve início, liderando uma geração de jornalistas que revolucionou o meio radiofónico em Portugal a partir do Rádio Clube Português, do qual foi chefe de redação entre 1961 e 1975. Num corte radical e profundo com o que era o jornalismo radiofónico em Portugal até então, o trabalho de Luís Filipe Costa e dos seus colegas é um marco histórico do jornalismo, que criou um modo de informar que educou gerações e gerações de radialistas.

Depois do 25 de abril trocou a rádio pela televisão e iniciou uma longa carreira como realizador televisivo, com uma produção diversa, eclética e variada, dirigindo tanto ficção como documentários, designadamente Há só uma Terra, série pioneira e que introduziu a temática da ecologia e sustentabilidade na programação da televisão portuguesa há mais de 40 anos.

As palavras ditas pela voz de Luís Filipe Costa valerão sempre mais que mil imagens, porque foi através delas que muitos descobriram o dia que mudou para sempre a história de Portugal, quando, ao microfone do Rádio Clube Português, leu os comunicados do Movimento das Forças Armadas. Para os portugueses, a sua voz inconfundível e carismática, será sempre sinónimo de liberdade e a sua carreira sinónimo de rigor e de cultura.

Anterior Portugal com mais seis mortos e 127 casos confirmados de Covid-19
Seguinte Cáritas Coimbra integra novo projeto Activas- Ambientes Construídos para uma Vida Ativa, Segura e Saudável

Notícias Relacionadas

Informação

Município de Oliveira do Hospital assinala Dia Mundial do Turismo

O Dia Mundial do Turismo vai ser comemorado pelo Município de Oliveira do Hospital na próxima terça-feira, dia 27 de setembro com a iniciativa…

Informação

EPAL promove educação ambiental em Alvôco das Várzeas

A EPAL- Grupo de Águas de Portugal promove, no próximo dia 21 de julho, uma ação de consciencialização ambiental na Praia Fluvial de Alvôco das Várzeas, no concelho de Oliveira

Última Hora

Resgate em Montanha de 17 turistas (Serra da Estrela), terminou da melhor maneira

Este sábado 9 de novembro, o Corpo de Bombeiros Voluntários de Loriga (Brigada de Montanha),  foi solicitado para um resgate de 17 turistas no sítio do Ribeiro da Talada e

Última Hora

Município de Oliveira do Hospital comemora  Dia Internacional dos Monumentos e Sítios com visitas virtuais

No âmbito do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, que se comemora no próximo sábado, dia 18 de abril, o Município de Oliveira do Hospital aceitou – uma vez mais

Última Hora

Férias Ativas 2017 já iniciaram em Oliveira do Hospital

As Férias Ativas nas Bibliotecas Públicas Municipais iniciaram esta semana com o primeiro grupo de participantes. Foi com a dinamização de atividades na área do Ambiente e da Floresta …

Destaque

ESTGOH com mais cursos e mais vagas no concurso nacional de acesso que hoje inicia

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira Hospital parte para o concurso nacional de acesso com três cursos novos e um total de 132 vagas.

Informação

Região: PJ deteve dois suspeitos por crime de lenocínio

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Leiria, procedeu à detenção em flagrante delito de dois suspeitos da prática do crime de Lenocínio.

Última Hora

Ricardo Araújo em Oliveira do Hospital com espetáculo solidário

Ricardo Araújo Pereira, conhecido humorista, vai subir ao palco da Casa da Cultura César Oliveira, com o espetáculo “Uma conversa sobre assuntos”, dia 14 de abril, pelas 22 horas.

Última Hora

Município de Arganil acolhe Recital de Eufónio e Piano

Júlia Azevedo, pianista, e Inês Luzio, eufonista e arganilense, apresentam no próximo dia 20 de julho, pelas 21h30m, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Arganil, um Recital com entrada gratuita.

Região

Campeonato de elite do futebol de praia começa na Figueira da Foz

A praia de Buarcos, na Figueira da Foz, recebe no próximo sábado a jornada inaugural do Campeonato de Elite de Futebol de Praia. Este evento é organizado…

Região

Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) já conhece o calendário oficial para o Campeonato Distrital da 1ª divisão da Associação de Futebol de Coimbra.

Futebol Clube de  Oliveira do Hospital (FCOH) já conhece o calendário oficial para o Campeonato Distrital da 1ª divisão da Associação de Futebol de Coimbra. No sorteio realizado ontem na

Destaque

Hoje é dia de “Nós as Mulheres”. A Rádio Boa Nova apresenta-lhe três…

O Dia Internacional da Mulher, que se assinala hoje, dia 8 de março, foi criado pela ONU, em 1975, com o objetivo de lembrar as conquistas sociais, políticas e económicas