Incêndios: Um quinto dos agricultores afetados apresentou pedidos de pagamento. Outros admitem desistir
2 Agosto, 2018 1236 visualizações

Incêndios: Um quinto dos agricultores afetados apresentou pedidos de pagamento. Outros admitem desistir

image_pdfimage_print

Passados sete meses do término das candidaturas para o apoio aos incêndios de 15 de outubro de 2017, cerca de um quinto dos agricultores (19%) com prejuízos acima dos cinco mil euros apresentaram pedidos de pagamento.

Questionado pela agência Lusa, o Ministério da Agricultura respondeu que, das 516 candidaturas apresentadas por agricultores com prejuízos acima dos cinco mil euros, havia, a 24 de julho, 97 projetos com pedidos de pagamento submetidos, “que estão a ser processados”, o que dá 19% do total das candidaturas.

O Ministério da Agricultura refere que “todos os projetos contratados estão potencialmente em execução, salientando-se que a execução é da responsabilidade dos beneficiários”.

No entanto, no terreno, produtores agrícolas queixam-se das despesas validadas e do apoio que é atribuído, ponderando desistir dos projetos.

É o caso de Paulo Rogério, pastor e proprietário de uma queijaria em Oliveira do Hospital, que contabilizou um prejuízo de 200 mil euros, mas avançou com um projeto de apenas 108 mil euros e recebeu uma comparticipação de 42 mil euros – menos de um quarto do prejuízo que teve.

Também Luís Miguel de Brito, proprietário de 30 hectares de olival em Lagares da Beira e Travanca de Lagos, contabilizou cerca 300 mil euros de prejuízo. Para o projeto, decidiu baixar o valor para 120 mil euros para recuperar 15 hectares, mas o projeto “passou para cerca de 30 mil euros”.

Sílvio Matias, apicultor que perdeu 500 colmeias distribuídas pelos concelhos de Oliveira do Hospital, Arganil e Seia, também se queixa da tabela de preços estipulada. Segundo o produtor, do prejuízo de 70 mil euros, o Estado propõe-se a contribuir com 34 mil euros.

Com: Lusa

Anterior MAAVIM distribui informação aos emigrantes para “mostrar que não foram abandonados”
Seguinte Região: Suspeitos de roubo na via pública ficaram em prisão preventiva

Notícias Relacionadas

Última Hora

Coimbra: GNR registou 589 infrações e 85 acidentes na última semana

Na semana de 11 a 17 de fevereiro, o Comando Territorial de Coimbra da GNR registou 589 infrações e procedeu a 22 detenções em flagrante delito no âmbito…

Informação

Chuva fraca na noite da consoada. Dia 25 com chuva mais intensa

Segundo o IPMA, no domingo, nas regiões Norte e Centro, o céu deverá estar pouco nublado ou limpo, mas com aumento gradual de nebulosidade a partir da tarde e com

Informação

Calor deixa 17 distritos sob aviso amarelo. Proteção Civil emite aviso à população

Dezassete distritos de Portugal continental vão estar sob aviso amarelo na quarta e quinta-feira devido à previsão de tempo quente, informou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera

Informação

Coimbra: Família desalojada após incêndio numa habitação

Um casal e um bebé ficaram desalojados em Coimbra na sequência de um incêndio que deixou a sua casa sem condições de ser habitada.

Informação

Lançada empreitada de Beneficiação da EN 342 entre Arganil e Côja

A empreitada de Beneficiação da Estrada Nacional 342, entre Arganil e Côja, foi consignada nesta terça-feira, dia 11 de setembro, numa cerimónia que teve lugar no Salão Nobre dos Paços

Última Hora

Mulher morreu afogada num tanque de rega em aldeia da Guarda

Uma mulher de 90 anos morreu ontem afogada dentro de um tanque de rega em Aldeia do Bispo, Guarda, …

Informação

IEFP e Turismo Centro de Portugal lançam curso formativo de Técnico de Comunicação e Marketing Digital em Turismo

O IEFP – Instituto do Emprego e Formação Profissional e o TCP – Turismo Centro de Portugal apresentaram ontem, numa conferência de imprensa, em Aveiro, um novo percurso formativo em

Última Hora

Acompanhe os trabalhos da Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital

Esta sexta-feira, dia 28 de fevereiro, realiza-se a sessão ordinária da Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital. Os trabalhos tiveram início às 14h30, no Salão Nobre da autarquia. A reunião

Região

“Luz Divina” é a grande vencedora do concurso de fotografia do CISE

A prática da transumância sob uma “Luz Divina”, de Pedro Ribeiro, foi eleita a melhor fotografia do XIV Concurso de Fotografia de Ambiente do CISE,…

Informação

Fogo na região Centro foi o maior da última década na Europa

Os grandes incêndios que afetaram a região Centro  do país, a partir de 17 de junho, foram os maiores da última década na União Europeia, avança a TSF.

Região

PJ deteve mulher que incendiou floresta por “desentendimento com familiares”

A Polícia Judiciária (PJ), com a colaboração do comandos dos Bombeiros Sapadores e da PSP da Figueira da Foz, deteve uma mulher, suspeita de ser a autora de dois crimes

Informação

Festival “Origens” recria tradições em Travanca de Lagos

Os Jovens da Liga de Travanca de Lagos apresentam mais uma edição do Origens – Festival Cultural de Travanca de Lagos. Nos próximos dias 19, 20 e 21 de Maio,