Festival de Sopas com a maior participação de sempre em Santa Ovaia
14 Setembro, 2016 2302 visualizações

Festival de Sopas com a maior participação de sempre em Santa Ovaia

image_pdfimage_print

As tradicionais e saborosas sopas são o centro das atenções da 7.ª edição do Festival de Sopas de Santa Ovaia, concelho de Oliveira do Hospital, …

… que terá lugar no próximo sábado, dia 17 de setembro. Uma organização da União de Freguesias de Santa Ovaia e Vila Pouca da Beira em parceria com o Município de Oliveira do Hospital e a ADI – Agência para o Desenvolvimento de Tábua e Oliveira do Hospital.

festival sopasConsolidado na região, o evento recebe anualmente centenas de visitantes que buscam a riqueza de sabores e a diversidade das sopas apresentadas pelos restaurantes participantes, do concelho de Oliveira do Hospital mas também dos concelhos de Tábua e Seia, e de outras instituições/associações.

O evento decorre no Parque da Sociedade Recreativa de Santa Ovaia, a partir das 15H00, e além das incontornáveis provas de sopa, o público encontrará outros atrativos no recinto, como os expositores de artesanato e produtos locais de qualidade, a par do vasto programa cultural e musical e rastreios de saúde. O Grupo de Concertinas Sons da Serra fará a arruada de abertura e animará o recinto com a atuação durante a tarde, sendo que o programa cultural é ainda enriquecido pelos momentos de magia de Bruno Oliveira, jovem mágico português, e culminará com as atuações do cantor Pedro Vieira e do conhecido artista nacional, Nel Monteiro.

A gastronomia típica é outra das ofertas que os visitantes vão encontrar no Festival de Sopas de Santa Ovaia em que ocupam lugar central os sabores tradicionais das sopas portuguesas mas também outras mais inovadoras.

São perto de 25 sopas, de diferentes sabores e texturas, que vão estar disponíveis, para prova a todos aqueles que, equipados com o kit do Festival – composto por tigela e colher personalizadas, e pão – acedam ao recinto. Participam mais de duas dezenas de restaurantes, localizados no concelho de Oliveira do Hospital, mas também dos concelhos vizinhos de Tábua e Seia bem como instituições e associações do concelho.

Antes da prova aberta ao público (20h30) haverá a realização do concurso das sopas participantes, cuja avaliação será feita por um júri que integra vários elementos, entre eles, prestigiados chefs como António Loureiro, vencedor do “Chefe Cozinheiro do Ano 2014” e Manuel Fernandes, vencedor do “Masterchef 2015”; do mini chef João Mata, 2.º classificado no “Masterchef Júnior”. Estes últimos farão dois show-cookings, agendados para as 18h00 e 20H30. A nutricionista Marisa Ventura, a enfermeira Alexandra Garcia, coordenadora da Unidade de Cuidados na Comunidade e representantes de outras entidades locais completam o painel de jurados.

Serão atribuídos prémios à 1.ª e 2.ª Melhor Sopa, nas categorias de “Profissionais da Restauração: concelho de OHP e dos concelhos vizinhos”. A organização do Festival desafiou também instituições e associações a participar bem como os particulares, de forma a trazerem a sua melhor sopa, enriquecendo ainda mais a 7.ª edição do Festival de Sopas de Santa Ovaia. O anúncio dos premiados está agendado para as 22H30.

Com o objetivo de promover as sopas de qualidade e incentivar o seu consumo; mostrar as potencialidades gastronómicas do concelho e região, e as iguarias servidas no comércio local, o Festival de Sopas de Santa Ovaia visa fomentar a utilização de produtos genuínos do concelho e também a promoção de hábitos de alimentação saudáveis.

Anterior Incêndio na Pampilhosa da Serra destruiu 250 hectares de floresta
Seguinte ESTGOH desafia oliveirenses a integrarem “Bolsa de Alojamento”

Notícias Relacionadas

Destaque

Covid-19: Portugal regista 989 mortos e 25.045 infetados

Nas últimas 24horas, morreram 16 pessoas devido ao novo coronavírus em Portugal, elevando para 989 o número de vítimas mortais, de acordo com  o boletim epidemiológico desta quinta-feira. 

Informação

Bombeiros de Lagares da Beira acolhem 2º Encontro Distrital de Escolinhas

No âmbito das comemorações do 5º aniversário da Escolinha de Bombeiros de Lagares da Beira, vai decorrer, no dia 27 de maio, o 2º Encontro Distrital Escolinhas / Academias.

Vídeos

Mário Patrão e Rafael Gomes partilharam benefícios da Acupuntura no arranque da 2ª temporada do programa com o especialista Pedro Vaz

Na Rádio Boa Nova teve início esta manhã a segunda temporada do programa “Contributos para a Saúde, Acupuntura e Medicina Tradicional Chinesa”…

Região

Entrada gratuita nos Museus do Brinquedo e da Eletricidade no Dia dos Museus

No próximo sábado, dia 18 de maio, para assinalar o Dia Internacional dos Museus, os espaços museológicos municipais em Seia têm entrada gratuita e promovem atividades para visitantes.

Opinião

O Monte do Colcurinho e a falta de um outdoor na cidade em “Ca$h Resto Z€ro”

Os vídeos que se tornaram virais produzidos por uma das maiores produtoras de drones do mundo e por uma dos maiores produtores de skates serviram de mote ao espaço de

Região

Encontrado idoso desaparecido na Guarda

Um idoso de 89 anos de idade desaparecido desde segunda-feira na Guarda foi ontem localizado pela GNR num campo agrícola de difícil acesso.

Última Hora

Rally de Portugal – Completa a PE10 da manhã. Ott Tänak vê reduzida a diferença para o 2º Latvala, agora apenas a diferença de 5.01s.

Muito pó nas classificativas a norte, mas com os pilotos a darem o máximo na luta pelo pódio. Meeke e Neuville continua a tentar chegar mais próximo dos dois da

Região

Região: ASAE apreende mais de 85 toneladas de carne de bovino

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu mais de 85 toneladas de carne bovina, no valor de 245 mil euros, num entreposto frigorífico do concelho de Ílhavo, anunciou

Nacional

Temperatura vai subir…

Três distritos de Portugal continental vão estar na quinta e sexta-feira sob ‘aviso amarelo’ devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima, segundo o Instituto Português do Mar e

Última Hora

Alexandrino preocupado com oliveirenses alvo de penhoras por incumprimento com operadoras de telecomunicações

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital está preocupado com alguns oliveirenses que estão a ser alvo de penhoras no âmbito de contratos de fidelização com as operadoras

Informação

“Natal 2019- Faça Compras no Comércio Local” foi um “assinalável sucesso”

Depois de terminada mais uma época natalícia, acompanhada pela campanha proporcionada pela Agência de Desenvolvimento Integrado (ADI), que pretende valorizar o comércio local de Tábua e Oliveira do Hospital,..

Última Hora

Turismo: “Interior é o luxo do século XXI”, defende Pedro Machado

O presidente da Turismo Centro de Portugal (TCP) defendeu, esta manhã, que o interior do país é o “luxo do século XXI”.