Covid-19: ARS do Centro distribuiu mais de quatro milhões de máscaras
7 Maio, 2020 434 visualizações

Covid-19: ARS do Centro distribuiu mais de quatro milhões de máscaras

image_pdfimage_print

A Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC) distribuiu, em abril, cerca de 3,9 milhões de máscaras cirúrgicas e 430 mil de proteção autofiltrante FFP2 aos profissionais de saúde na primeira linha de combate à covid-19.

Em comunicado enviado à agência Lusa, a ARSC salienta que os hospitais e agrupamentos de centros de saúde (ACeS) da região receberam ainda diverso material e equipamento necessário ao tratamento de doentes com o novo coronavírus.

“Os hospitais e unidades locais de saúde têm os seus concursos de aquisição a decorrer e, durante o mês de abril, as empresas começaram a fornecer, coexistindo, paralelamente, uma gestão centralizada na ARSC que, através do Gabinete da Farmácia e do Medicamento, e mediante a Reserva Estratégica Nacional, efetuou distribuições de materiais pelas unidades hospitalares e ACeS de acordo com necessidades manifestadas e reporte diário de existências em stock”, explica a presidente da instituição, Rosa Reis Marques.

No relatório de abril, consta ainda a distribuição de milhares de fatos de proteção integral e batas, óculos e viseiras, protetor de calçado, medicamentos, zaragatoas, reagentes e consumíveis de ventilação, entre outros equipamentos.

“Há hospitais que nos vão reportando não terem necessidade de máscaras e viseiras, por exemplo, dado o elevado ‘stock’ que já têm”, referiu Rosa Reis Marques.

A responsável refere que, “para dar uma dimensão do volume rececionado, só no mês de abril a ARSC recebeu 25 camiões TIR, à média de um por dia, com material e equipamentos, que foi de imediato distribuído pelas unidades”.

A presidente da ARSC destacou ainda as inúmeras doações diretas do setor privado, de associações e organizações que ofertaram diversos equipamentos.

Na segunda-feira, um estudo da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) revelou graves carências de material de apoio e de proteção no combate à pandemia da covid-19 no Serviço Nacional de Saúde.

Segundo as conclusões do estudo, a que a agência Lusa teve acesso, 88% das 1.003 respostas validadas de médicos que trabalham em hospitais e centros de saúde da região apontam para a falta de “pelo menos um tipo de material essencial para o combate à covid-19

Anterior Município de Góis disponibiliza equipamentos informáticos a alunos para ensino à distância
Seguinte Mercado Municipal de Oliveira do Hospital abre amanhã

Notícias Relacionadas

Última Hora

Assembleia aprovou por unanimidade Contas e Relatório de Gestão 2018 do Município de Oliveira do Hospital

A Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital aprovou por unanimidade, na passada sexta-feira, dia 26 de abril, os documentos relativos à Prestação de Contas e o Relatório de Gestão de

Região

Cirurgia adiada justificada com operação “a doente muito prioritário”

A Unidade Local de Saúde da Guarda confirmou hoje o adiamento de uma cirurgia a um doente oncológico por, no mesmo dia, a máquina de sutura …

Informação

Arte e Artistas em tempo de COVID-19

Em tempo de pandemia, a Associação de Arte e Imagem de Seia apresenta a “Exposição COmVIDa-20”. Trata-se de uma mostra virtual …

Última Hora

Obras de Requalificação da envolvente à Central de Camionagem, Pavilhão Municipal e Cemitério, já se iniciaram.

Iniciaram-se este mês de junho, as obras de requalificação da Zona Norte da cidade (antigo largo da feira), que se encontram inseridas no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU)…

Última Hora

Oliveira do Hospital: Realização de funerais restrita à presença de dez familiares

O Município de Oliveira do Hospital determina que nos funerais que decorram no cemitério municipal, durante o período de estado de emergência, apenas poderá estar presente um número máximo de

Última Hora

Nelas participa no Festival Nacional de Gastronomia de Santarém

O Município de Nelas, em representação dos produtores de Vinho do Dão do Concelho, vai estar presente pela primeira vez na 36ª edição do Festival Nacional de Gastronomia de Santarém,…

Informação

Nelo Silva é o candidato do CDS à Junta de Freguesia da Bobadela

Em apresentação que decorreu, ontem, na Bobadela, a coligação “Construir o Futuro”, liderada pelo CDS e que integra o MPT e o PPM, apresentou o seu candidato à freguesia da

Informação

Jorge Carvalho e Marco Vilas Boas vencem 3º Rali Poiares Caxamar

Jorge Carvalho e Marco Vilas Boas foram os grandes vencedores do Troféu Rally Regional Centro de 2018, inserido no 3º Rali de Poiares Caxamar.

Última Hora

Jubileu de Santo António e dos Mártires de Marrocos inicia semana com programa diversificado

A celebração de abertura do Ano Jubilar de Santo António e dos Mártires de Marrocos, que teve lugar no passado domingo, 12 de janeiro, …

Região

Guarda: Detido por tentar sufocar a ex-mulher

O Comando Territorial da GNR deteve, este domingo, um homem de 64 anos na localidade de Vila Fernando, concelho da Guarda, por crime de posse ilegal de uma arma.

Informação

Leiria: Colisão entre carro e moto provoca uma vítima mortal

Uma colisão entre um veículo ligeiro e uma moto provocou, esta manhã, uma vítima mortal em Leiria.

Sociedade

Município de Oliveira do Hospital renova galardão ECO XXI

O Município de Oliveira do Hospital obteve, na edição de 2017, uma pontuação de 71 por cento, no concurso ECOXXI, tendo vindo a melhorar os resultados de edição para edição,