“Comboios na Beira Alta” em exposição no Museu Natural da Electricidade
10 Abril, 2017 1345 visualizações

“Comboios na Beira Alta” em exposição no Museu Natural da Electricidade

image_pdfimage_print

O Museu Natural da Eletricidade assinala amanhã, dia 11, o seu 6º aniversário com a abertura, pelas 15h, de uma nova exposição temporária alusiva ao mundo ferroviário.

Contando com a colaboração do Museu Nacional Ferroviário, a exposição apresenta 40 objetos, que contam histórias de uma caminhada iniciada no último quartel de 1800, quando o comboio ligou a Figueira da Foz a Vilar Formoso.

Centrada no mundo ferroviário, a exposição dá especial destaque à Linha da Beira Alta, via estruturante no desenvolvimento desta vasta região do interior de Portugal. Da emigração ao turismo, do desenvolvimento industrial à mobilidade interna de pessoas e bens, tudo contribuiu para transformar esta linha ferroviária numa via estruturante para as “gentes” da Beira Alta e do país. Depois de 135 anos essa importância continua incólume, mantendo-se como a mais importante via ferroviária para ligar Portugal ao resto da Europa.

A exposição fica patente ao público de terça a domingo, nos horários normais de funcionamento do museu, até 15 de março de 2018.

Anterior Judiciária investiga "tiroteio" em Monte Formoso, Coimbra
Seguinte Morte de idoso coloca Hospital da Guarda novamente sob investigação

Notícias Relacionadas

Informação

Homem detido em Vila Pouca de Aguiar por suspeitas de fogo posto

A Polícia Judiciária anunciou hoje a detenção de um homem, de 36 anos, suspeito de ter ateado fogo numa área florestal de Alvão, em Vila Pouca de Aguiar, na tarde

Região

PJ deteve homem que tentou afogar a mulher em Águeda 

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Aveiro deteve o homem, de 60 anos, que no passado dia 7 de abril tentou afogar a mulher no rio

Última Hora

Oliveira do Hospital vai investir um milhão de euros para eliminar eucaliptos

A Câmara de Oliveira do Hospital anunciou que vai investir um milhão de euros na compra de árvores autóctones como incentivo aos proprietários para arrancarem os eucaliptos que nasceram após

Informação

Incêndio em fábrica de Anadia provocou estragos de um milhão de euros

O incêndio que, no sábado à tarde, destruiu um dos módulos de produção da fábrica de capacetes Nexxpro, em Anadia, provocou prejuízos “a rondar o milhão de euros” e não

Sociedade

ESTGOH desafia oliveirenses a integrarem “Bolsa de Alojamento”

Com a chegada de novos alunos, a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital apela aos proprietários de quartos, apartamentos ou estúdios para que integrem a “Bolsa

Região

Feira de Tondela vai apoiar na reconstrução de casas destruídas pelos fogos

Três dos dez dias da Feira Industrial e Comercial de Tondela (Ficton) terão entrada paga com o objetivo de apoiar a reconstrução de casas afetadas pelos incêndios de outubro de

Última Hora

Resultados desportivos do fim-de-semana

O Sampaense Basket venceu o Eléctrico FC por 83-78 na 8ª jornada da Proliga. A equipa de S. Paio de Gramaços segue em 8º lugar, com 8 pontos.

Última Hora

Paulo Leitão da CentroTV vence Menção Honrosa do prémio jornalismo ANMP

A reportagem “Orçamento Participativo”, do jornalista Paulo Leitão da CentroTV, venceu a 1ª Menção Honrosa na categoria Televisão do Prémio de Jornalismo…

Informação

IPC incentiva jovens empreendedores

O Politécnico de Coimbra (IPC), no âmbito do Concurso Regional Poliempreende, desafiou os seus estudantes a participarem na ação Empreendedor por 1 dia que se realiza hoje, …

Informação

CIM da Região de Coimbra e Proteção Civil apresentam dispositivo de combate a incêndios

O presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, José Carlos Alexandrino e o Comandante Operacional Distrital da Protecção Civil vão apresentar, …

Cultura

Festival de Tunas Académicas realiza-se amanhã em Oliveira do Hospital

O “VII fesTA.coh – Festival de TUNAS ACADÉMICAS cidade Oliveira do Hospital” realiza-se este sábado, 28 de abril, pelas 21h30, no Auditório da Casa da Cultura César Oliveira.

Última Hora

Professor da FCUL acredita que pandemia pode “passar ao lado” na região se medidas que os autarcas estão a adotar se mantiverem. “Mas é preciso essa disciplina de levar muito a sério esse isolamento….”

O oliveirense Carlos Antunes, professor da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL), está a estudar a evolução da pandemia da COVID-19 em Portugal comparando o seu comportamento…