Coimbra tem 100 voluntários finalistas de enfermagem prontos a intervir
7 Abril, 2020 452 visualizações

Coimbra tem 100 voluntários finalistas de enfermagem prontos a intervir

image_pdfimage_print

A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) anunciou hoje que tem “mais de uma centena de voluntários finalistas de enfermagem” prontos para intervir…

… e ajudar instituições durante a pandemia da covid-19.

Na sequência da criação de uma “linha de resposta a necessidades sinalizadas por instituições dos setores social e de saúde, durante o período de pandemia do novo coronavírus”, a ESEnfC conseguiu formar “uma bolsa de voluntários com mais de uma centena de estudantes finalistas da licenciatura em enfermagem, informou hoje o estabelecimento, numa nota enviada à agência Lusa.

Estes estudantes voluntários possuem “inegáveis competências de prestação de cuidados de saúde” e encontram-se “motivados para ajudar a ultrapassar algumas das dificuldades sentidas no país”, sublinha a escola.

As instituições com necessidades desse apoio podem assim contactar a ESEnfC (solidaria@esenfc.pt), adianta a mesma nota, indicando que, “com vista à melhor articulação desta iniciativa”, esta bolsa de voluntários foi partilhada com o Instituto de Emprego e Formação Profissional.

A Escola e os seus alunos “estão, também, a corresponder ao apelo do país para o reforço de emergência às instituições públicas e do terceiro setor, com atividade na área social e da saúde, durante a pandemia da doença covid-19”.

A ESEnfC recomenda, entretanto, aos estudantes voluntários e às instituições beneficiárias, a necessidade da “existência de equipamentos de proteção individual”.

Para “incrementar a disponibilidade destes equipamentos”, a Escola apela à cooperação de particulares, empresas e instituições parceiras, “sob a forma de mecenato social, para a doação de equipamentos ou outro tipo de apoios para reforço da segurança dos estudantes voluntários”.

No imediato, conclui a ESEnfC, “o pedido de colaboração situa-se ao nível do fornecimento de equipamentos de proteção individual” (máscaras, luvas e óculos, por exemplo) e da disponibilização de quartos (pensões, hotéis ou equipamentos de alojamento local) para “repouso dos prestadores de auxílio, sempre que necessário”, particularmente nas situações em que o apoio requerido “implicar deslocações para zonas do país distantes da cidade de Coimbra ou do local de residência dos estudantes voluntários”.

Anterior Município de Oliveira do Hospital cria centros de acolhimento com capacidade para 200 camas
Seguinte 22 pessoas detidas por desobediência desde a renovação do Estado de Emergência

Notícias Relacionadas

Informação

Despiste de viatura provoca atropelamento mortal em Leiria

O despiste de uma viatura provocou hoje um atropelamento mortal em Riba d’Aves, Ortigosa, no concelho de Leiria, informou fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro.

Última Hora

Lousã acolhe debate sobre o tratamento da diabetes na região Centro

No próximo dia 22 de junho, a Sociedade Portuguesa de Diabetologia (SPD) e o Programa Regional da Diabetes da Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro organizam, entre as 8h45

Última Hora

Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra suspende visitas a doentes

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) decidiu suspender temporariamente a visita a doentes internados em todas as suas unidades, face ao surto de Covid-19.

Informação

Rodrigues Gonçalves lança livro que ensina a “Viver Feliz” (com vídeo)

António José Rodrigues Gonçalves apresenta no próximo sábado, 1 de fevereiro, pelas 15h00, na Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital, …

Última Hora

Acesso ao maciço central da Serra da Estrela encerrado devido à neve

O acesso ao maciço central da Serra da Estrela está hoje de manhã encerrado devido à queda de neve e às condições meteorológicas adversas.

Última Hora

ASAE apreende em Águeda 4.500 garrafas de vinho espumante falsificado

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu 4.536 garrafas de vinho espumante falsificado, em Águeda, no distrito de Aveiro, tendo o valor total da apreensão ultrapassado os cinco

Última Hora

Município de Oliveira do Hospital disponibiliza Gabinete de Apoio ao Emigrante

O Município de Oliveira do Hospital tem já em funcionamento um Gabinete de Apoio ao Emigrante (GAE), após ter sido um dos dez municípios da Região de Coimbra a protocolar

Destaque

Alvôco de Várzeas volta a Hastear Bandeira Azul no dia 1 de Julho

A Praia Fluvial de Alvôco de Várzeas, no concelho de Oliveira do Hospital, volta, este ano, a  hastear a Bandeira Azul e Bandeira Praia Acessível, numa cerimónia que terá lugar

Última Hora

Soltem Talentos 2019: Inscrições decorrem até 23 de junho

Encontra-se a decorrer o prazo para inscrição no concurso “Soltem Talentos 2018”, promovido pela Câmara Municipal de Oliveira do Hospital através do Pelouro da Cultura.

Última Hora

Operação Páscoa da GNR a partir de amanhã

A GNR inicia amanhã a Operação Páscoa 2017. O patrulhamento e a fiscalização rodoviária vão ser intensificados até domingo.

Destaque

Alexandrino substitui autocarro escolar que circulava “fora dos prazos da legislação”

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital confirmou que um autocarro escolar estava em circulação “fora dos prazos” que a legislação impõe… 

Região

“Solidariedade, agradecimento e renascimento ” marcam Festa do Queijo de Oliveira do Hospital

A pretender renovar o epíteto já conseguido em anteriores edições de “maior Feira do Queijo de Portugal”, a Festa do Queijo de Oliveira do Hospital realiza-se neste fim de semana,…