Coimbra chumba proposta que defendia ligação para Viseu em autoestrada
29 Agosto, 2018 1036 visualizações

Coimbra chumba proposta que defendia ligação para Viseu em autoestrada

image_pdfimage_print

A Câmara de Coimbra chumbou ontem uma proposta do movimento Somos Coimbra e da coligação Mais Coimbra para que o município defendesse a construção da autoestrada entre Coimbra e Viseu.

A proposta pretendia que o município mantivesse “uma posição intransigente de defesa conjunta da ligação rodoviária por autoestrada entre Coimbra e Viseu” e concordasse com “a necessidade premente de obras imediatas de requalificação do IP3”, que foram anunciadas no início de julho.

“De todos os itinerários principais com elevado volume de tráfego, o IP3 será certamente o único que não foi substituído por uma autoestrada”, refere o documento, acrescentando que o alargamento do perfil da via para duas vias em 85% da sua extensão vai manter “todas as suas patologias e limitações”.

O vice-presidente do município, Carlos Cidade, criticou a proposta conjunta por “aparecer num momento em que um Governo, ao fim de muitos anos, consegue concretizar um consenso à volta da obra que se propõe a realizar”.

“Há um consenso estabelecido com os municípios servidos, agora é deitar mãos à obra, nós queremos é obra”, enfatizou o autarca, numa posição que também foi defendida pelo vereador da CDU, Francisco Queirós.

O autarca comunista considerou que é preciso intervir na “estrada da morte” e que o projeto do Governo de requalificação “é uma proposta positiva que pode vir a melhor significativamente a circulação e a reduzir a sinistralidade”.

Para a vereadora Ana Bastos, do movimento Somos Coimbra, a requalificação do IP3 como está prevista vai manter os bloqueios e não é uma “solução defensável”.

A proposta foi chumbada com quatro votos contra do PS e um da CDU e três a favor (dois do movimento Somos Coimbra e um da coligação Mais Coimbra), numa votação que não contou com a presença do presidente da Câmara e de um vereador da coligação Mais Coimbra. Registou-se ainda uma abstenção da coligação Mais Coimbra, uma das forças políticas subscritoras do documento.

O primeiro-ministro lançou no dia 2 de julho os concursos para as obras de requalificação do IP3, que liga Coimbra a Viseu.

As obras, previstas para 2019, num investimento de 134 milhões de euros, vão incidir sobre os 75 quilómetros do IP3 e transformar 85% da estrada em perfil de autoestrada, sem portagens e com duas faixas.

Anterior Rui Campos Coelho: “O concelho, a freguesia e a região perdem um jovem com muito valor”
Seguinte Queimadas entre as principais causas dos fogos até 15 de agosto

Notícias Relacionadas

Informação

Seis pessoas morreram nas estradas durante Operação Páscoa da GNR

Seis pessoas morreram nas estradas portuguesas durante a Operação Páscoa da GNR, que terminou às 24h00 de segunda-feira, segundo os dados disponíveis no ‘site’ da corporação.

Politica

Juventude Popular de Oliveira do Hospital toma posse amanhã

Os novos órgãos sociais da Comissão Política Concelhia da Juventude Popular de Oliveira do Hospital tomam posse amanhã, dia 17, pelas 21:30, no restaurante «O Túnel» de Oliveira do Hospital.

Região

Câmara de Seia promove sessões de esclarecimento sobre limpeza de terrenos e uso do fogo

A Câmara Municipal de Seia, através do Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC), e o Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da Guarda Nacional Republicana (GNR)…

Última Hora

EPTOLIVA representa Portugal no Concurso “Ciencia En Acción XVII”

Com o projeto “Requalificação dos Resíduos de Setor Oleico na Produção de Biocombustíveis e Bioadsorventes para Remoção de Metais Pesados de Águas Contaminadas”, coordenado pela docente Honorata Pereira e desenvolvido

Informação

Comissão Independente com mandato para investigar fogos de outubro

A Assembleia da República aprovou hoje, só com a abstenção do PAN, uma resolução para que a Comissão Técnica Independente (CTI) constituída…

Região

‘Loriga Vila Lusitana’ é o grande vencedor da 1.ª edição do Orçamento Participativo de Seia

A comunidade respondeu afirmativamente ao repto lançado pela autarquia e mobilizou-se para escolher e votar nos projetos que vão agora ser desenvolvidos…

Última Hora

Biblioteca Municipal de Nelas promove “Oficina do Óscar”

A Biblioteca Municipal de Nelas acolhe, amanhã, 18 de maio, a “Oficina do Óscar”- Projeto P.A.I.S., com diversas atividades.

Informação

Arganil renova período de implementação do Plano de Contingência

O Município de Arganil decidiu, ontem, pela renovação do período de implementação das medidas de combate à pandemia de Covid-19.

Informação

Oliveira do Hospital recebe semana distrital da Proteção Civil

Oliveira do Hospital é o município do distrito de Coimbra que acolhe este ano a Semana da Proteção Civil, que decorrerá entre os dias 16 e 20 de março no

Última Hora

Idoso morre em incêndio no Sabugal

Um homem foi hoje encontrado morto na zona onde deflagrou um incêndio florestal, na área da freguesia de Santo Estevão e Moita, no concelho do Sabugal, disseram à agência Lusa fontes da proteção civil e da GNR.

Região

Oliveira do Hospital: IEFP entregou certificados de formação profissional a 80 trabalhadores

Cerca de 80 oliveirenses receberam, ontem à tarde, os certificados de formação profissional, em que estiveram envolvidos. A iniciativa decorreu no âmbito da EXPOH – Feira Regional de Oliveira do

Última Hora

Fim de semana com previsão de chuva e de neve

Para hoje, sexta-feira, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê períodos de céu muito nublado, em especial por nuvens altas, …