CDU insiste na resolução de problemas em Ervedal e Vila Franca da Beira

Num novo boletim distribuído pela população, os eleitos pela CDU na União de Freguesias de Ervedal e Vila Franca da Beira elencam um conjunto de problemas para resolver naquele território.

À cabeça, João Dinis e Carlos Amaral colocam a necessidade dos transportes de acesso público até Ervedal e regresso às outras Povoações, pelo menos uma vez por semana. O assunto já motivou a realização de dois “abaixo assinados”. Lamentam que “os principais eleitos PS na Junta e na Assembleia de Freguesia teimem em não reconhecer essa necessidade, sobretudo sentida pelos mais idosos os quais têm que se deslocar com frequência, por exemplo, até à Extensão de Saúde, em Ervedal”.

Entre as preocupações dos eleitos está o bom funcionamento das futuras novas Instalações da Extensão de Saúde em Ervedal. “Mas (muito) mais importante que inaugurar esta Obra, é equipá-la e garantir que haja Médicos, Enfermeiros e Administrativos para que a “nova” Extensão de Saúde funcione bem melhor do que está a funcionar agora.  E também é importante que haja Transportes de Acesso Público até Ervedal para os Utentes das outras Povoações abrangidas por esta Extensão de Saúde, aliás como muito se tem reclamado !”.

Na comunicação dirigida à população João Dinis e Carlos Amaral mostram-se descontentes pela “falta competência ou, pior ainda, a falta de interesse dos principais eleitos do  PS  quanto à reposição dos limites históricos da freguesia de Ervedal da Beira”, na margem do Rio Seia. “Trata-se da devolução – justa – de muitos terrenos, afinal, de toda aquela parte na margem esquerda do Rio Seia, praticamente entre a Ponte do Salto, as Olas e o Pisão.  São terrenos que, em 2002, a Direcção Geral do Território fez passar, arbitrariamente, para a freguesia de Lagares da Beira.”, referem

Entre outras reivindicações, os eleitos pela CDU apelam à Câmara Municipal para que encontre soluções  para:  a Fossa com esgotos a céu aberto, junto aos Tanques próximos ao Cemitério de Ervedal — a construção de uma ETAR em Póvoa de S. Cosme ; o arranjo do piso da estrada entre Ervedal e Póvoa de S. Cosme; a pavimentação do Estradão que passa ao Campo de Futebol e às “Palheiras”, em Fiais da Beira; o arranjo faseado do Estradão do Vale do Mondego; a recuperação dos edifícios das “velhas” Escolas Primárias para pôr ao serviço das Populações ; a melhor promoção das boas potencialidades da nossa Cordinha; arranjo da “ruína” na parte de trás do Largo Professor César de Oliveira, em Fiais da Beira; o arranjo dos Parques Infantis em Fiais da Beira e em Póvoa de S. Cosme; a recuperação das  principais Fontes Tradicionais em toda a Freguesia, incluindo em Vale do Ferro.