Cáritas Coimbra lança campanha de recolha de livros para criação de Biblioteca Comunitária
1 Julho, 2020 408 visualizações

Cáritas Coimbra lança campanha de recolha de livros para criação de Biblioteca Comunitária

image_pdfimage_print

A Cáritas Diocesana de Coimbra, através do seu Centro Comunitário de Inserção, tem um novo projeto: criar nas suas instalações uma biblioteca totalmente aberta à comunidade.

Para que esta biblioteca comunitária seja uma realidade, a Cáritas Coimbra lança uma campanha de recolha de livros, novos ou usados, independentemente do género literário (exceto livros escolares).

A Biblioteca Comunitária da Baixa de Coimbra ambiciona ser um espaço cultural, democrático e informativo, tendo como destinatária a comunidade local.

O Centro Comunitário de Inserção é já um equipamento com grande expressão na Baixa de Coimbra e pretende agora com este espaço facilitar o acesso da comunidade ao conhecimento e a democratização da informação, emprestando livros não só aos seus utentes como a toda a comunidade, que os pode consultar nas suas instalações. Tem também como objetivo viabilizar processos educativos de formação de leitores, de modo a promover a cidadania, aumento da autoestima e a integração social das pessoas na comunidade.

Futuramente, pretende-se promover atividades de animação e divulgação cultural destinadas aos diferentes públicos da comunidade envolvente e proporcionar condições para a reflexão, debate, crítica e o convívio. Ambiciona-se despertar a curiosidade, a imaginação, a criatividade e a compreensão da sociedade, conduzindo a uma comunidade mais livre e esclarecida.

Serão então dinamizados através da nova biblioteca “horas do conto”, clubes de leitura, tertúlias, comemoração de efemérides, consulta e requisição de livros. Também o Grupo de Teatro do Centro Comunitário de Inserção irá materializar o Projeto “Contadores de Histórias” que levarão performances teatrais a espaços que as queiram receber.

Os interessados em participar nesta campanha poderão depositar os seus livros na Rua Direita, n.º 101, das 9h30 às 17h30 de segunda a sexta-feira.

A Cáritas de Coimbra solicita a colaboração de toda a comunidade para a angariação de um grande número de livros possibilitem a construção desta Biblioteca Comunitária na Baixa de Coimbra.

Anterior Seis pessoas detidas em Vilar Formoso durante operação Fronteira Vigiada
Seguinte Covid-19: Mais 313 infetados e três mortes em Portugal

Notícias Relacionadas

Desporto

Calendário desportivo de fim-de-semana

Este domingo, dia 13 de outubro, o Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) vai disputar a 7ª jornada da Série C do Campeonato Nacional.

Região

Praias Fluviais do concelho de Arganil com distinções balneares

As Praias Fluviais do concelho de Arganil distinguidas com “Bandeira Azul”, “Bandeira Praia Qualidade de Ouro” e “Bandeira Praia Acessível, Praia para Todos” já se encontram ‘vestidas’ a rigor.

Região

Município de Penacova assinala Dia Mundial da Juventude

O Município de Penacova associa-se, no dia 12 de agosto, ao Instituto Português do Desporto e da Juventude na comemoração do Dia Internacional da Juventude, este ano dedicado ao tema

Última Hora

18 detenções, 486 infrações e 75 acidentes no distrito de Coimbra

No âmbito de um conjunto de operações no distrito, na semana de 31 de outubro a 6 de novembro, o Comando Territorial de Coimbra da GNR…

Informação

Centenas de escolas fechadas no país devido a manifestação dos trabalhadores em funções públicas

Centenas de escolas de norte a sul do país estão encerradas por causa do pré-aviso de greve emitido pelos dos sindicatos dos trabalhadores em funções públicas…

Região

GNR apreende 48 toneladas de folha de tabaco em Castelo Branco

A GNR apreendeu mais de 48 toneladas de folha de tabaco no distrito de Castelo Branco, representando um valor aproximado de imposto em falta de 10 milhões de euros, foi

Região

Espaços culturais de Seia com Selo Clean & Safe

Sete espaços municipais em Seia foram contemplados com o Selo Clean & Safe, que certifica o cumprimento das recomendações da Direção-Geral da Saúde para evitar a contaminação dos espaços com

Informação

Conheça Tiago Fernandes, o jovem oliveirense que viaja pelo mundo

Nos últimos cinco anos, Tiago Fernandes, jovem oliveirense, tem-se aventurado e percorrido inúmeros países no seu Land Rover e pretende viajar para o resto da sua vida.

Desporto

FCOH reage através de comunicado a “insinuações e alguma desinformação” após o ultimo jogo do Campeonato que ditou a descida do clube oliveirense.

O jogo da última jornada do Campeonato de Portugal Prio que se realizou no Estádio Municipal de Oliveira do Hospital frente ao Pampilhosa, que terminou com o empate 1-1 e com

Desporto

Resultados desportivos de fim-de-semana

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) goleou, ontem, o Ançã Futebol Clube por cinco bolas a zero, em partida realizada em casa a contar para a 16ª jornada.

Nacional

Reabertura de ATL terá duas datas: 15 e 26 de junho

A abertura dos Ateliers de Tempos Livres (ATL) terá duas datas diferentes, com alguns a abrirem na segunda-feira e os ligados às escolas a 26 de junho,…

Região

Adolescente e um adulto detidos por suspeita de tentarem matar um homem de 29 anos

A Polícia Judiciária deteve um homem de 31 anos e de um jovem de 15 anos suspeitos de tentativa de homicídio, em Lamego, na madrugada de 19 de agosto.