Ano letivo atípico termina hoje depois de três meses de ensino à distância
26 Junho, 2020 359 visualizações

Ano letivo atípico termina hoje depois de três meses de ensino à distância

image_pdfimage_print

O ano letivo termina hoje, com o final do 3.º período, depois de mais de três meses de ensino à distância, em que a maioria dos alunos e professores estiveram ligados ‘online’.

Este ano, a última aula dos alunos do ensino básico e secundário é dada mais tarde do que em circunstâncias normais e sem o habitual toque de saída, devido à pandemia da covid-19 que, em 16 de março, obrigou ao encerramento de todas as escolas.

O final do 3.º período é também assinalado pelo presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e pelo ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, que visitam hoje a Escola Secundária Fontes Pereira de Melo, no Porto, onde os alunos do 11.º e 12.º se despedem do ano letivo.

Sobre o próximo ano, ainda pouco se sabe, além de que deverá arrancar entre 14 e 17 de setembro, datas avançadas na terça-feira pelo ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues.

Ainda assim, uma certeza apontada por pais, diretores escolares, professores e pelos próprios governantes é a de que o 1.º período do próximo ano vai ser, necessariamente, dedicado à recuperação das aprendizagens que ficaram por consolidar.

No mesmo dia em que anunciou as datas para o ano letivo 2020/2021, o ministro da Educação afirmou que as primeiras cinco semanas do próximo ano devem ser dedicadas à “recuperação e consolidação da aprendizagem” por parte dos alunos, mas os diretores escolares já sublinharam que é necessário assegurar condições para que isso seja possível.

Tanto o presidente da Associação Nacional de Dirigentes Escolares (ANDE) como o presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas (ANDAEP) concordam que as escolas vão precisar de mais autonomia, em setembro, para gerir esse trabalho.

Anterior AEOH assinala encerramento do ano letivo à distância
Seguinte Pároco de Oliveira do Hospital quer “pedido de desculpas público” de quem disse que apoio de 6600 Euros é para dividir por três padres

Notícias Relacionadas

Informação

Alexandrino quer fazer “a diferença” com intervenção na Zona Histórica

O executivo municipal de Oliveira do Hospital apresentou os pré projetos daquela que deverá ser a requalificação da Zona Histórica da cidade com a qual pretende “fazer a diferença” no

Região

Aveiro: Jovens detidos por tráfico de estupefacientes

A PSP deteve, ontem, dia 24 de janeiro, um homem e uma mulher, no distrito de Aveiro, por suspeitas de tráfico de estupefacientes.

Informação

GNR reforça patrulhamento nas florestas e apela à sensibilização

A Guarda Nacional Republicana (GNR) reforça, a partir de hoje, o patrulhamento de visibilidade direcionado para a prevenção de incêndios,….

Última Hora

Meruge denuncia nova descarga no Rio Cobral (com vídeo)

O Rio Cobral que atravessa a freguesia de Meruge, no concelho de Oliveira do Hospital foi alvo de novas descargas,…

Destaque

Fogueira provocou incêndio em anexo de habitação no Vale Ferreiro (com vídeo)

Ao início da tarde de hoje, cerca das 13h15, ocorreu um incêndio no anexo de uma habitação no Vale de Ferreiro, …

Última Hora

Russell Watson dá concerto gratuito no Mosteiro da Batalha

É no próximo dia 21 de junho, pelas 21h30, que o cantor britânico Russell Watson inaugura o Ciclo de Programação Cultural da Rede Património…

Politica

Última Assembleia Municipal marcada pelo apoio a José Carlos Alexandrino

Na derradeira Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital, realizada na passada sexta feira, sobressaiu, o apoio a José Carlos Alexandrino …

Informação

Mau tempo causa problemas no abastecimento de água em Góis

A chuva ocorrida no início da semana provocou problemas no abastecimento de água à população da vila de Góis. O abastecimento está a ser assegurado por viaturas dos bombeiros, a

Região

Tábua: Dois homens detidos em flagrante por cultivo de plantas de cannabis

O Comando Territorial de Coimbra, através do Núcleo de Investigação Criminal do Destacamento Territorial da Lousã, deteve, esta quinta-feira, 13 de setembro, dois homens com 19 e 46 anos, por

Informação

Silêncio do governo sobre o IC6 desagrada José Carlos Alexandrino

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do hospital mostrou-se ontem “bastante desagradado” com o governo, por não ter dado uma “palavra publicamente sobre o IC6”, …

Educação

Professora tornou possível viagem de 670 alunos de Oliveira do Hospital à Vila Natal de Óbidos

As turmas do 1.º ciclo do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital cumprem, nesta quarta-feira, o terceiro dia de uma visita à Vila Natal de Óbidos, …

Última Hora

Sónia Ribeiro é convidada do Espaço BLC3- Ciência no Interior

Em mais um Espaço BLC3 – Ciência no Interior, a conversa hoje acontece com Sónia Ribeiro, investigadora na área de Química Analítica e…