30 localidades evacuadas em Góis e Pedrógrão Grande. Um canadair despenhou-se em Pedrógrão Grande
20 Junho, 2017 1288 visualizações

30 localidades evacuadas em Góis e Pedrógrão Grande. Um canadair despenhou-se em Pedrógrão Grande

image_pdfimage_print

O incêndio em Góis obrigou hoje à evacuação de 27 localidades. Nas últimas horas o incêndio aumentou de extensão e motivou a ativação, pelas 14h00, …

… do Plano Municipal de Emergência. Em Pedrógrão Grande também foram evacuadas 13 localidades e um canadair despenhou-se naquele concelho quando procedia ao combate às chamas.

Aumentou a preocupação em torno dos incêndios de Pedrógão Grande e Góis.  A rápida progressão das chamas agravou a situação no concelho de Góis, vivendo-se momentos de muita tensão com os moradores a mostrarem resistência na hora de deixarem as suas casas. Em Góis foram evacuadas 27 localidades e foram retiradas cerca de 56 pessoas de um lar de idosos.

Num ponto de situação realizado a meio da tarde em Pedrógão Grande, o ministro da Defesa, José Alberto Azeredo Lopes destacou a situação “excecional” que se está a viver no país e que não era passível de ser antecipada pelos planos de defesa O governante sublinhou o envolvimento do exército e da marinha no combate aos fogos.

Constança Urbano de Sousa, ministra da Administração Interna, deu conta do apoio disponibilizado por Marrocos através de um meio aéreo, assim como de Espanha com cerca de 80 bombeiros que chegarão a Góis por via aérea e terrestre. Notou, contudo, que a ajuda estrangeira terá que ser enquadrada no plano de ação da proteção civil nacional.

Declarações prestadas antes da queda do avião canadair em Pedrógrão Grande que, ao que tudo indica, integrava a ajuda estrangeira no combate aos fogos em Portugal.

Os incêndios que devastam a região centro do país já provocaram 64 mortos e mais de 150 feridos. A Assembleia da República apela para que amanhã, pelas 13h00 se faça um minuto de silêncio nacional.

Anterior Politécnico de Coimbra homenageia antigos membros do Conselho Geral
Seguinte Incêndio em Góis está agora “mais favorável”. As frentes ativas passaram de cinco para duas

Notícias Relacionadas

Destaque

AVMISP alertou Presidente da República para perigo de encerramento de empresas

A Associação das Vítimas do Maior Incêndio de Sempre em Portugal (AVMISP) lamentou, junto do Presidente da República, a falta de apoios à recuperação empresarial, alertando que há “muitos postos

Última Hora

Associação de Utentes e Sobreviventes recolhe assinaturas para melhoramento do IP3 durante a Páscoa

A Associação de Utentes e Sobreviventes do Itinerário Principal (IP) 3 já conseguiu 4.600 assinaturas para a petição pela melhoria e alargamento daquela via, mas vai aproveitar o maior fluxo

Informação

“Cabeça, Aldeia Natal”, o Natal mais ecológico do país

Depois da experiência positiva dos anos anteriores, que levou milhares de pessoas à aldeia, os habitantes da Cabeça estão empenhados nos preparativos para acolher a sexta edição,…

Última Hora

Maratona Clube Vila Chã participou em Corta-Mato na Guarda

No passado dia 12 de novembro, a equipa do Maratona Clube Vila Chã participou no Corta-Mato de Preparação realizado na cidade da Guarda.

Região

GNR realiza operação “Spring Break 2019”

A Guarda Nacional Republicana, desde ontem, dia 01 de abril, e até ao dia 21 de abril, realiza uma operação policial, em todo o território nacional,  envolvendo ações de sensibilização

Informação

Ministra ordena estudo e auditoria da IGAI ao SIRESP

A ministra da Administração Interna exigiu, ontem, um estudo independente ao funcionamento do SIRESP (Sistema Integrado de Redes de Emergência e Segurança de Portugal) e uma auditoria pela Inspeção-Geral da

Sociedade

Final do Concurso Municipal de Ideias de Negócio disputa-se esta sexta-feira

A final do Concurso Municipal de Ideias de Negócio de Oliveira do Hospital, durante a qual os alunos do concelho irão defender os seus projetos, acontece esta sexta-feira, 29 de

Última Hora

Homem matou os pais e a avó a tiro e depois suicidou-se em Montemor-o-Velho

Um homem matou ontem os pais e a avó em Montemor-o-Velho com tiros de caçadeira e depois suicidou-se. Operações das forças de segurança prolongaram-se durante a madrugada.

Informação

Greve das cantinas fecha escolas de Lagares, Ponte das Três Entradas e sede do Agrupamento em Oliveira do Hospital

A greve dos funcionários das cantinas obrigou, hoje, ao fecho das escolas de Lagares da Beira, Ponte das Três Entradas e sede do Agrupamento em Oliveira do Hospital.  Ao final

Informação

“Sob Pressão” venceu concurso “Soltem Talentos” em Oliveira do Hospital

A banda “Sob Pressão” venceu a 6.ª edição do concurso “Soltem Talentos” realizada na noite de 25 de julho na EXPOH – Feira Regional de Oliveira do Hospital.

Informação

Nova campanha do Banco Alimentar acontece este fim-de-semana

O Banco Alimentar realiza, este fim-de-semana, 2 e 3 de junho, uma nova campanha de recolha de alimentos, pelos 21 Bancos Alimentares Contra a Fome de Portugal.

Última Hora

Semana começa com temperaturas baixas. Há dois distritos com aviso amarelo por causa do nevoeiro

Os distritos de Bragança e da Guarda estão hoje e na terça-feira sob aviso amarelo por causa da previsão de nevoeiro persistente em alguns locais, segundo o Instituto Português do