27 Detenções por desobediência. Ministro lamenta “comportamentos inaceitáveis”
25 Março, 2020 506 visualizações

27 Detenções por desobediência. Ministro lamenta “comportamentos inaceitáveis”

image_pdfimage_print

O ministro da Administração Interna lembrou esta terça-feira que o “risco desta pandemia é igual na cidade ou no campo”, embora ainda nem todos tenham percebido. Prova disso, até às 20h00 de ontem, registaram-se “27 detenções” por desobediência e “274 estabelecimentos” foram encerrados por violarem a obrigação de suspensão da atividade.

No final da segunda reunião da Estrutura de Monitorização do estado de emergência, em Lisboa, o ministro da Administração Interna fez um balanço, na noite desta terça-feira, da atividade das forças de segurança na fiscalização das medidas que entraram em vigor às 00h00 de domingo.

Começando por destacar que a “adesão” e o “respeito” dos portugueses ao isolamento social tem sido uma prática “generalizada”, o ministro lamentou que também tenha sido verificada “a prática de um conjunto de comportamentos que devem ser entendidos como absolutamente inaceitáveis”.

“A realização de atividades físicas, que são incentivadas, devem ser feitas na área de residência, não se justifica de modo algum a deslocação em viatura automóvel para áreas de prática de passeio, sobretudo quando tal decorre em área onde facilmente se verifica a concentração de um número elevado de pessoas,” afirmou.

“O risco de ter um ajuntamento à porta de um estabelecimento de uma grande cidade ou em torno de um pequeno café de aldeia é exactamente o mesmo”, alertou o ministro.

Lembrando que “as regras sobre o encerramento de atividade” e sobre “a limitação da atividade ao fornecimento de comidas para fora – take away – ou entrega ao domicílio é absoluta”, Eduardo Cabrita reforçou que “não pode neste quadro ser admitido o ajuntamento para consumo de bebidas alcoólicas junto à entrada de estabelecimentos que estão alegadamente exclusivamente a fornecer alimentos para fora”

Após estes avisos, o governante anunciou que as forças de segurança, que “têm promovido uma ação essencialmente pedagógica” e de “sensibilização e responsabilização dos cidadãos”, registaram-se até às 20h00 desta terça-feira “27 detenções por violação das regras definidas ou para o isolamento pessoal ou pelo não acatamento reiterado das recomendações feitas pelas forças de segurança”.

Além disso, acrescentou, “274 estabelecimentos foram encerrados por estarem a violar a obrigação de suspensão de atividade a não ser no quadro restrito de funcionamento previsto no decreto que põe em execução o regime de Estado de Emergência”.

Quanto ao controlo de fronteiras, o ministro da Administração Interna disse que a ação de Portugal e Espanha foi referida como “um exemplo” na reunião desta terça-feira, por videoconferência, com os homólogos europeus, pela forma como ambos os países “têm garantido a circulação de mercadorias nas suas fronteiras terrestres (…) permitindo uma grande fluidez nos circuitos económicos, que assentam no transporte de mercadorias”.

Recorde-se que a Covid-19 já provocou 33 mortos em Portugal e há, neste momento, 2.362 casos de infeção. E que desde o passado dia 19, e até às 23h59 de 2 de abril, o país encontra-se em estado de emergência.

Anterior Covid-19: Quase 80% dos óbitos em Portugal são de pessoas com 70 anos ou mais
Seguinte Município de Penacova lançou iniciativa de Comemoração do Dia Mundial da Árvore em Casa

Notícias Relacionadas

Destaque

Médico da seleção nacional de Hóquei Patins, que se sagrou campeã mundial, é de Nogueira do Cravo

Portugal festeja o título de campeão do Mundo em Hóquei Patins. No concelho de Oliveira do Hospital, o sentimento de orgulho centra-se, de modo particular, …

Região

Bombeiros: Federação do Distrito de Coimbra denuncia dívida do Estado de mais de 2,5 milhões de Euros

O presidente da Federação de Bombeiros do distrito de Coimbra considera “inadmissível” o incumprimento do Ministério da Saúde para com as corporações do distrito,…

Última Hora

Incêndio em edifício desabitado provocou um morto

Uma pessoa morreu, hoje, num incêndio num edifício desabitado em Montemor-o-Velho.

Última Hora

Crianças “felizes” em mais um Dia da Criança em Oliveira do Hospital

Hoje assinala-se o Dia Mundial da Criança. Em Oliveira do Hospital os mais pequenos comemoram este dia no Parque do Mandanelho e espaço multiusos com um conjunto de iniciativas.

Informação

PJ deteve quatro homens e uma mulher por tráfico de droga na Covilhã

A Polícia Judiciária (PJ) anunciou, hoje, a detenção de quatro homens e uma mulher fortemente indiciados…

Última Hora

Município de Seia lança 4º Orçamento Participativo Escolar

Com o início do ano letivo, arranca mais uma edição do Orçamento Participativo Escolar. O desafio é envolver os estudantes, dos estabelecimentos de ensino do concelho, nas decisões que afetem

Informação

Dois detidos em Cantanhede por posse de estupefacientes

O Comando Territorial de Coimbra, através do Destacamento Territorial de Cantanhede detiveram dois homens de 27 e de 28 anos, por posse ilegal de produtos estupefacientes, em Cantanhede – Coimbra.

Última Hora

Antevisão: FCOH x Vilafranquense. Peniche x ADN

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) e a Associação Desportiva Nogueirense (ADN) disputam, no próximo domingo, 23 de setembro, pelas 15h00, a 6ª jornada da Série C do

Informação

Feira do Queijo de Oliveira do Hospital tem impacto económico superior a 2,5 milhões de Euros

A Feira do Queijo de Oliveira do Hospital que se realiza nos dias 16 e 17 de março foi, ontem, apresentada na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) como o

Informação

GNR de Viseu deteve sete pessoas por tráfico de droga

O Comando Territorial de Viseu da GNR, através do Núcleo de Investigação Criminal de Moimenta da Beira, deteve nos dias 18 e 19 de fevereiro, sete homens com idades compreendidas…

Região

Foram entregues 13 casas recuperadas em Oliveira do Hospital (com vídeo)

O Município de Oliveira do Hospital e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) formalizaram, hoje, a entrega de 13 casas recuperadas, …

Programas

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 1 de fevereiro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 10.º  programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.