Tempo quente coloca 12 distritos em alerta amarelo

Tempo quente coloca 12 distritos em alerta amarelo

image_pdfimage_print

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) elevou de sete para 12 os distritos sob ‘Aviso Amarelo’, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, devido ao tempo quente.

De acordo com o IPMA, estão sob ‘Aviso Amarelo’, os distritos de Beja, Évora, Setúbal, Portalegre, Santarém, Lisboa, Leiria, Coimbra, Aveiro, Porto, Braga e Viana do Castelo, bem como o arquipélago da Madeira.

Anteriormente, o instituto tinha colocado sob ‘Aviso Amarelo’ os distritos de Beja, Évora, Setúbal, Portalegre, Santarém, Lisboa e Leiria e a Madeira até às 21:00 de sexta-feira, devido à persistência de valores elevados das temperaturas máximas.

Na quarta-feira, o IPMA anunciou a previsão de tempo quente e seco, com temperaturas acima dos 30 graus nas regiões do norte e, entre os 35 e 40 graus, para o centro e sul do país, além da temperatura mínima acima dos 20 graus.

Também a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) alertou na quarta-feira para o risco de incêndio em níveis muito elevados para os próximos dias, devido às previsões de tempo quente e seco, com temperaturas a rondar os 40 graus. A Direção-Geral da Saúde (DGS) emitiu na quarta-feira um alerta, à população em geral e em particular às pessoas mais vulneráveis, para que adotem medidas de prevenção contra as temperaturas elevadas, esperadas para os próximos dias.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, prevê-se um aumento significativo das temperaturas a partir de hoje, dia 14 de julho, até dia 20 de julho, pelo menos.

Neste contexto, a DGS “recomenda a adoção de medidas gerais de prevenção destinadas à população em geral e medidas específicas para pessoas mais vulneráveis aos efeitos do calor”, nomeadamente bebés e crianças pequenas, idosos, doentes crónicos, praticantes de desporto e pessoas isoladas e em carência económica e social. Quanto ao estado do tempo para hoje, o instituto prevê para o continente céu geralmente limpo, vento em geral fraco predominando do quadrante leste, soprando temporariamente moderado de noroeste no litoral oeste durante a tarde, em especial a norte do Cabo Raso.

Está também prevista subida de temperatura, em especial da máxima e no litoral centro.

No que diz respeito às temperaturas, em Lisboa vão variar entre 19 e 36 graus Celsius, no Porto entre 17 e 30, em Coimbra entre 12 e 34, e em Oliveira do Hospital entre 12 e 31 graus.

lusa.pt

Previous Município de Penacova investiu 165 mil euros no apoio à natalidade
Next Violador de Arganil condenado a cinco anos e meio de prisão

Artigos Relacionados

Desporto

AD de Lagares da Beira vive “ponto alto” com inauguração de balneários e bancada do complexo desportivo

A Associação Desportiva de Lagares da Beira (ADLB) prepara-se para, no próximo domingo, dia 21 de maio, viver um dia grande naqueles que já são os seus 40 anos de

Informação

10 Junho: Comemorações terminam hoje com Marcelo e Costa no Mindelo

As comemorações do Dia de Portugal, que começaram em Portalegre, terminam hoje em Cabo Verde, com a presença do Presidente da República…

Sociedade

Alerta para risco de incêndio em “níveis muito elevado a máximo”

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) alertou hoje para o risco de incêndio, em “níveis muito elevado a máximo”, para os próximos dias, …

Última Hora

Retomadas buscas por homem de 77 anos desaparecido em Seia

As autoridades retomaram hoje as buscas para encontrar o homem de 77 anos que está desaparecido desde quarta-feira em São Romão, Seia, …

Última Hora

“O Santiago marcou muito a minha vida”

Rui Santos foi um dos bombeiros da corporação de Oliveira do Hospital que, na madrugada de 3 de janeiro, auxiliou o nascimento do bebé Santiago, no IC6, a caminho da

Informação

Estradas na serra da Estrela encerradas devido à queda de neve

O acesso ao maciço central da Serra da Estrela está, desde hoje de manhã, encerrado devido à queda de neve e às condições meteorológicas adversas,…

Última Hora

Catarina Nunes, investigadora na área da Engenharia Biológica, é convidada do Espaço BLC3- Ciência no Interior

Em mais um Espaço BLC3 – Ciência no Interior, a conversa hoje acontece com a jovem Catarina Nunes, investigadora no ramo da Engenharia Biológica na vertente alimentar.

Sociedade

Oliveira do Hospital incentiva ao “investimento produtivo no interior”

Oliveira do Hospital promoveu, ontem, uma sessão de apresentação do Programa de Investimento em Territórios de Baixa Densidade, com a participação de especialistas no setor.

Última Hora

Condutor acusado de homicídio por negligência no caso da morte de peregrinos

O Ministério Público (MP) acusou o condutor envolvido no acidente que matou cinco peregrinos em Coimbra, em 2015, de cinco crimes de homicídio por negligência …

Sociedade

Oliveira do Hospital mostra potencial turístico na BTL

O Município de Oliveira do hospital está hoje em destaque na Bolsa de Turismo de Lisboa com um filme promocional, uma ação de degustação e encontro entre operadores turísticos do

Cultura

Orquestra comunitária junta 200 músicos de 19 municípios da Região de Coimbra

A orquestra comunitária NÓS 19, criada pelo programa Coimbra Região de Cultura, vai atuar no próximo sábado, 12 de janeiro, às 21h30, no Convento São Francisco.

Informação

GNR fez 21 detenções e detetou 317 infrações no distrito na última semana

O Comando Territorial Coimbra da GNR, realizou no período entre 17 e 23 de maio, um conjunto de operações, no distrito de Coimbra, que visaram a prevenção e combate à