Praia Fluvial de Avô eleita como “Praia + Acessível” de Portugal

Praia Fluvial de Avô eleita como “Praia + Acessível” de Portugal

image_pdfimage_print

A praia fluvial de Avô, no concelho de Oliveira do Hospital, acaba de ser classificada como a  “Praia + Acessível 2016” de Portugal pelo Instituto Nacional para a Reabilitação.

A vila de Avô, passa assim a deter a praia de interior “+ acessível” do país a pessoas com mobilidade condicionada. O primeiro prémio foi atribuído à praia costeira de Valadares Sul, no concelho de Vila Nova de Gaia.

O prémio ”Praia + Acessível – Praia para Todos!” visa distinguir as duas praias portuguesas, costeiras ou interiores, que, tendo sido galardoadas com a Bandeira Praia Acessível durante a última época balnear, “evidenciaram as melhores condições de acessibilidade, constituindo-se, desse modo, como práticas de referência nacional, pela qualidade do usufruto da sua oferta de serviços e bem-estar que proporcionam às pessoas com mobilidade condicionada”.

Para o Presidente do Município de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino, este prémio é o resultado inequívoco e o reconhecimento, a nível nacional, de todo o investimento que a câmara municipal tem vindo a fazer na valorização das praias fluviais e zonas balneares, na perspetiva da dinamização da atividade turística num concelho que cada vez mais se posiciona como um destino turístico de excelência.

Sublinhando o facto de o Instituto Nacional para a Reabilitação manifestar o seu reconhecimento “pelo grande empenho” deste município “na implementação e dinamização do Programa “Praia Acessível – Praia para Todos!”, promovendo a acessibilidade para todos nas águas balneares concelhias, José Carlos Alexandrino sustenta que estes prémios nacionais são fundamentais para posicionar Oliveira do Hospital no mapa do turismo nacional e isso – sustenta o autarca – tem certamente contribuído para que hoje tenhamos um território com uma atividade turística em franca expansão.

“É um grande orgulho para Oliveira do Hospital termos uma praia fluvial com este estatuto e estamos todos de parabéns por conseguirmos, na época balnear de 2016, ter as melhores práticas de acessibilidade e grande qualidade no apoio disponibilizado às pessoas com mobilidade condicionada”, refere José Carlos Alexandrino.

Sublinhe-se que na época balnear de 2016, a praia fluvial de Avô – na  ilha do Picoto – passou a ter uma cadeira anfíbia, que permitiu que as pessoas com mobilidade condicionada passassem a usufruir daquela zona balnear com mais segurança e conforto.

A instalação daquele novo equipamento resulta de uma candidatura do Município de Oliveira do Hospital ao Programa “Praia Saudável” da Fundação Vodafone Portugal. A cadeira anfíbia permite aos cidadãos com mobilidade reduzida aceder à água com o apoio do nadador salvador, e vem reforçar o conjunto de infraestruturas que fazem desta praia fluvial, na Ilha do Picoto, uma “praia acessível, uma praia para todos”.

A distinção da praia fluvial de Avô, banhada pelo rio Alva, como a “Praia + Acessível” do interior do país, no âmbito do prémio patrocinado em 2016 pela Mobilitec, resulta de uma decisão tomada por unanimidade pelo júri nacional, constituído por representantes do Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P.; que preside, da Agência Portuguesa do Ambiente, I.P.; do Turismo de Portugal, I.P.; da Direção Geral da Autoridade Marítima/ Instituto de Socorros a Náufragos e, ainda, da Associação Bandeira Azul da Europa e do patrocinador.

Previous Presépio avaliado em mais de 10 mil euros exposto em Viseu
Next Encontrado idoso desaparecido na Guarda

Artigos Relacionados

Cultura

Oliveira do Hospital: Mais de 37 mil pessoas usufruíram das bibliotecas no último ano

A utilização da Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital e da Biblioteca/Ludoteca de Lagares da Beira resultou, no último ano, em números “nunca antes alcançados”. No total foram 37 026

Última Hora

Seia: 9ª edição Oh Meu Deus – Ultra Trail Serra da Estrela reuniu meio milhar de atletas

Meio milhar de atletas deslocaram-se até Seia, durante o fim-de-semana (14, 15 e 16 de junho), para se aventurarem nos trilhos da mais imponente…

Desporto

Resultados desportivos de fim-de-semana

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital, apesar da vitória de ontem em casa por 3-2 frente à Académica, ainda não conseguiu recuperar a liderança do Campeonato da Divisão de

Destaque

Oliveira do Hospital é o 7º município mais transparente

O Município de Oliveira do Hospital  ocupa o sétimo lugar  no índice de Transparência Municipal de 2017, registando uma subida de 14 lugares relativamente ao último índice divulgado e que

Última Hora

CIM Região de Coimbra promoveu plantação simbólica em Oliveira do Hospital

O Município de Oliveira do Hospital recebeu, hoje, uma ação simbólica da Comunidade Intermunicipal Região de Coimbra de plantação de árvores no âmbito do programa Floresta Comum.

Região

Região de Coimbra promove Igualdade e não discriminação

Os municípios da Região de Coimbra formalizam amanhã, terça feira, 4 de junho, protocolos de Cooperação para a Igualdade e a Não Discriminação com …

Sociedade

Federação de Folclore Português reconheceu “mérito” a Manuel Madeira Mendes no processo de edificação da sede social (com vídeo)

Manuel Madeira Mendes, conhecido empresário oliveirense e presidente do Rancho Folclórico Sampaense foi um, dos responsáveis pela edificação da sede social…

Última Hora

Ca$h Resto Z€ro: “No dia seguinte ao dia da Festa da Liberdade, fica a sensação de que passou o dia, passou a romaria”

No dia imediatamente ao seguir à comemoração do 25 de abril, Vítor Neves centra-se hoje na forma como se vive o dia seguinte, ficando com a sensação de que “passou

Informação

Semana com sol e subida das temperaturas

A partir de hoje e até à próxima sexta-feira, o sol vai brilhar por entre algumas nuvens, e as temperaturas vão subir.

Última Hora

EPTOLIVA marcou presença na Feira Qualifica 2019

A EPTOLIVA – Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil, marcou presença na QUALIFICA 2019, a maior Feira de Educação, Formação, Juventude e Emprego do País, que decorreu entre

Última Hora

Marchas Populares  de Seia desfilam dia 2 de julho

As Marchas Populares não saíram no domingo, dia 23 ,  à rua, devido ao mau tempo que se fez sentir em Seia. O evento foi adiado…

Informação

Detidos dois homens na Guarda e apreendidas duas mil doses de haxixe

O Comando Territorial da Guarda deteve esta quarta-feira, dia 8, dois homens por tráfico de droga, tendo-lhes apreendido 1.914 doses de haxixe, dá conta a GNR em comunicado.