Polícia Judiciária faz buscas na câmara de Pedrógão Grande

Polícia Judiciária faz buscas na câmara de Pedrógão Grande

Os inspetores da Polícia Judiciária chegaram, na manhã desta quarta-feira, à Câmara Municipal de Pedrógão Grande. As buscas devem-se às suspeitas de ilegalidade no processo de reconstrução das casas afetadas pelo incêndio do ano passado.

De acordo com informação avançada pela TVI24, os cerca de dez inspetores começaram pela Câmara Municipal de Pedrógão Grande, tendo seguido posteriormente para a Casa da Cultura, local onde funcionava o gabinete que foi criado para gerir a reconstrução das casas na sequência dos incêndios do ano passado.

Estas diligências estão relacionadas com as alegadas irregularidades cometidas na ajuda à construção das habitações destruídas pelas chamas.

Entretanto, fonte da PJ confirmou à agência Lusa que são diligências de investigação no “âmbito do processo de atribuição de fundos para a reconstrução de casas”.

“Estamos empenhadíssimos em investigar num prazo curto”, sintetizou a mesma fonte.

Quem já reagiu foi a própria autarquia, garantindo que estas diligências surgem na “sequência dos pedidos de inquérito judicial solicitados” pela autarquia ao Ministério Publico e que os inspetores foram “recebidos” pelo autarca Valdemar Alves “a fim de serem municiados de todos os documentos julgado necessários para o apuramento total dos fatos”.

Em causa neste processo estão denúncias feitas por duas reportagens, uma da Visão e outra da TVI, que aludiam a situações ilegais na atribuição de fundos para a reconstrução de habitações.

As duas reportagens referiam que casas que não eram de primeira habitação foram contempladas com obras em detrimento de outras mais urgentes e também que casas que não arderam foram reconstruídas com fundos solidários.

A presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, Ana Abrunhosa, negou a existência destas situações, mas, ainda assim, enviou para ao Ministério Público 21 processos para análise.

Também o presidente da Câmara Municipal de Pedrógão Grande, Valdemar Alves, já reagiu a estas notícias, garantindo que não há “ilegalidade nenhuma”.

“Não houve desvios nenhuns, nem podia haver, porque a Câmara não é detentora de fundos nenhuns para a reconstrução das casas”, frisou o autarca no início desta semana, antes de entrar na sessão da Assembleia Municipal Extraordinária que debateu o tema.

Fonte: Notícias ao Minuto

image_pdfimage_print
Previous Lançada empreitada de Beneficiação da EN 342 entre Arganil e Côja
Next Região: Detidos quatro homens por roubos, sequestro e homicídio

Artigos Relacionados

Informação

Salsicharia da Beira Serra distinguida com o selo PME Excelência 2017

A empresa Salsicharia da Beira Serra, localizada na zona industrial de Oliveira do Hospital, que se dedica à produção artesanal de produtos de fumeiro, …

Última Hora

FCOH – Já é conhecida a nova equipa técnica para o futebol sénior

O FCOH, que este ano vai disputar o Distrital de Honra da AFC, deu a conhecer através do seu facebook oficial, que está praticamente constituída a nova equipa técnica do

Região

Vote na “Mesa da Beira Serra” até ao dia 12 de agosto

A “Mesa da Beira Serra” encontra-se em votação, através do número 760 10 70 24, até ao dia 12 de agosto, no concurso “7 Maravilhas de Portugal à Mesa”, uma

Última Hora

“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 12 de maio, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 28.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Destaque

Câmara de Oliveira do Hospital aumenta para 50 mil euros o apoio a cada uma das corporações de bombeiros

O Município de Oliveira do Hospital aumentou em 12.500 Euros o subsídio anual a cada uma das duas corporações de bombeiros do concelho, que passam a contar com um apoio

Sociedade

Unidade Pastoral promove celebração anual de S. João Paulo II

A Unidade Pastoral de Oliveira do Hospital promove no próximo domingo, dia 23 de abril, a celebração anual de S. João Paulo II, que em maio do ano passado …

Informação

FCOH luta até ao fim pela manutenção. Nogueirense defronta o líder

Domingo joga-se a última jornada do campeonato de Portugal Prio, Série E. O FCOH  luta pela manutenção na receção ao Pampilhosa. O Nogueirense defronta o Operário Lagoa. No penúltimo lugar

Informação

Região: PJ deteve um homem suspeito de tentar matar o irmão

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Aveiro, identificou e deteve um homem com 47 anos de idade, …

Programas

“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 24 de março, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 22.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Última Hora

GNR realiza operação “Peregrinação Segura 2018”

No âmbito das celebrações das aparições de Fátima, a Guarda Nacional Republicana (GNR), entre os dias 5 e 13 de outubro, intensifica as ações de patrulhamento nas principais vias de acesso

Última Hora

Formandos do IEFP comemoraram o “Dia do PI” com alunos da EB1 de Arganil

Um grupo de formandos da área de Sapador Florestal do Instituto de Emprego e Formação Profissional do Pinhal interior Norte – Arganil comemorou o Dia do PI, que hoje se

Última Hora

Homenagem às vítimas de Pedrógão inclui lançamento de 66 balões brancos

A cerimónia privada de homenagem às vítimas do incêndio que atingiu Pedrógão Grande em junho de 2017 inclui o lançamento de 66 balões brancos, um por cada vítima mortal e

Informação

Paulo Amaral amplia negócio “Carnes Mota” a supermercado “Oliveira Fresca”

Abriu esta manhã, em Oliveira do Hospital, um novo e moderno supermercado. Trata-se de “Oliveira Fresca”, sob gerência do conhecido empresário…

Região

Idoso desaparecido em Quiaios foi encontrado numa zona de mato

O Comando Territorial de Coimbra, através do Destacamento Territorial de Montemor-o-Velho, encontrou ontem, dia 5 de junho, na localidade de Quiaios, um homem de 63 anos que estava desaparecido desde

Região

Mais de 30 concelhos de nove distritos em risco máximo de incêndio

Mais de 30 concelhos de nove distritos de Portugal continental estão hoje em risco ‘máximo’ de incêndio, de acordo com informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Região

Lamego: Criança morre atropelada por trator conduzido pelo pai

Uma criança morreu na tarde desta quarta-feira, dia 15 de agosto, atropelada por um trator, em Candedo de Baixo, em Lamego.

Informação

mOHve-te no Verão 2018 contou com mais de mil participantes

O programa mOHve-te no Verão 2018 encerra hoje, pelas 21h00, no Largo Ribeiro do Amaral, com a dinamização das atividades praticados nos últimos dois meses.

Informação

Secretário da Juventude e Desporto presente no 26º aniversário da Eptoliva

A Eptoliva realiza, amanhã, uma cerimónia comemorativa relativa ao seu 26º aniversário. A iniciativa terá lugar na Casa da Cultura César Oliveira,…

Sociedade

Maior eclipse total da Lua ocorre amanhã

A Lua vai estar, amanhã, mergulhada na sombra da Terra, mas Portugal apenas vai apanhar o fenómeno a meio porque a Lua nasce numa altura…

Informação

Frio coloca todos os distritos do continente sob aviso amarelo

Todos os distritos de Portugal continental vão estar sob aviso amarelo na quarta e na quinta-feira devido ao tempo frio.

Última Hora

“Ataques” levam Luís Lagos a deixar lugar de deputado na Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital

O deputado reeleito pelo CDS-PP na Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital, Luís Lagos, resignou ao mandato naquele órgão. Luís Lagos já comunicou a decisão… … à presidente da Assembleia

Região

Região: Detido homem que disparou contra residência

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal da Guarda, identificou e procedeu à detenção de um homem que, na passada segunda feira …

Informação

Agricultores afetados pelo incêndio reúnem domingo em Ervedal da Beira

A Associação Distrital dos Agricultores de Coimbra (ADACO) vai promover uma reunião de agricultores e produtores florestais,…

Destaque

Dois bombeiros feridos, um em estado grave, no combate ao fogo em Arganil

Dois bombeiros ficaram, hoje, feridos no incêndio em Teixeira, concelho de Arganil, na sequência de um acidente com um veículo de combate ao fogo.