Polícia Judiciária faz buscas na câmara de Pedrógão Grande

Polícia Judiciária faz buscas na câmara de Pedrógão Grande

image_pdfimage_print

Os inspetores da Polícia Judiciária chegaram, na manhã desta quarta-feira, à Câmara Municipal de Pedrógão Grande. As buscas devem-se às suspeitas de ilegalidade no processo de reconstrução das casas afetadas pelo incêndio do ano passado.

De acordo com informação avançada pela TVI24, os cerca de dez inspetores começaram pela Câmara Municipal de Pedrógão Grande, tendo seguido posteriormente para a Casa da Cultura, local onde funcionava o gabinete que foi criado para gerir a reconstrução das casas na sequência dos incêndios do ano passado.

Estas diligências estão relacionadas com as alegadas irregularidades cometidas na ajuda à construção das habitações destruídas pelas chamas.

Entretanto, fonte da PJ confirmou à agência Lusa que são diligências de investigação no “âmbito do processo de atribuição de fundos para a reconstrução de casas”.

“Estamos empenhadíssimos em investigar num prazo curto”, sintetizou a mesma fonte.

Quem já reagiu foi a própria autarquia, garantindo que estas diligências surgem na “sequência dos pedidos de inquérito judicial solicitados” pela autarquia ao Ministério Publico e que os inspetores foram “recebidos” pelo autarca Valdemar Alves “a fim de serem municiados de todos os documentos julgado necessários para o apuramento total dos fatos”.

Em causa neste processo estão denúncias feitas por duas reportagens, uma da Visão e outra da TVI, que aludiam a situações ilegais na atribuição de fundos para a reconstrução de habitações.

As duas reportagens referiam que casas que não eram de primeira habitação foram contempladas com obras em detrimento de outras mais urgentes e também que casas que não arderam foram reconstruídas com fundos solidários.

A presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, Ana Abrunhosa, negou a existência destas situações, mas, ainda assim, enviou para ao Ministério Público 21 processos para análise.

Também o presidente da Câmara Municipal de Pedrógão Grande, Valdemar Alves, já reagiu a estas notícias, garantindo que não há “ilegalidade nenhuma”.

“Não houve desvios nenhuns, nem podia haver, porque a Câmara não é detentora de fundos nenhuns para a reconstrução das casas”, frisou o autarca no início desta semana, antes de entrar na sessão da Assembleia Municipal Extraordinária que debateu o tema.

Fonte: Notícias ao Minuto

Previous Lançada empreitada de Beneficiação da EN 342 entre Arganil e Côja
Next Região: Detidos quatro homens por roubos, sequestro e homicídio

Artigos Relacionados

Educação

Alunos de Nelas criam banda desenhada sobre hábitos de alimentação saudável

Alunos do 1º CEB dos Agrupamentos de Escolas do concelho de Nelas criam Banda Desenhada sobre hábitos de alimentação saudáve,l no âmbito dos projetos Regime da Fruta Escolar e Fruticool.

Informação

Feliciano da Silva lançou novo livro de poesia: “O Meu Lindo Jardim Florido” (Com áudio)

Foi mais uma vez rodeado de muitos amigos e familiares que Feliciano da Silva lançou o seu quinto livro de poesia, uma obra editada pelo autor e com a parceria

Informação

Feira do Livro abriu hoje em Oliveira do Hospital (Com vídeo)

Realizou-se esta tarde a inauguração da Feira do Livro de Oliveira do Hospital, que vai decorrer até ao dia 30 de maio no Largo Ribeiro do Amaral.

Informação

Greve de professores fecha EB1 da cidade de Oliveira do Hospital

A greve geral de professores que hoje se realiza, levou, esta manhã, ao encerramento da Escola Básica Nº1 da cidade de Oliveira do Hospital.

Última Hora

Acidentes aumentaram: No distrito de Coimbra há registo de 5 177 acidentes e 25 mortos este ano

Os acidentes rodoviários aumentaram nos primeiros 11 meses do ano e provocaram a morte a 460 pessoas, segundo o último relatório da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR).

Nacional

Abril com vento, descida da temperatura e neve

As previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) indicam que a precipitação está de regresso um pouco por todo o país e o vento vai soprar com

Informação

Confira os resultados desportivos do fim-de-semana

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) venceu e a Associação Desportiva Nogueirense perdeu em jogos da 29ª jornada da Série C do Campeonato Nacional.

Última Hora

Marcelo Rebelo de Sousa volta a marcar presença na Feira do Queijo de Oliveira do Hospital

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai voltar a marcar presença na Festa do Queijo de Oliveira do Hospital, que vai decorrer no próximo fim-de-semana, nos dias 16

Última Hora

Capela de Nossa Senhora do Mont’Alto foi assaltada

A Capela de Nossa Senhora do Mont’Alto, no concelho de Arganil, foi assaltada, tendo sido furtados os cofres da porta e do lampadário.

Última Hora

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 11 de fevereiro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 18.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Informação

Magia do Natal espalhou-se pelo Município de Nelas

A Praça do Município, em Nelas, foi o centro de toda a animação, onde foi instalada uma Tenda de Circo que albergou de 6 a 9 de dezembro a edição

Última Hora

PJ deteve viúva do homem enterrado no quintal de habitação

A Polícia Judiciária anunciou a detenção da mulher de 46 anos, viúva do cidadão estrangeiro, encontrado ontem à tarde enterrado na quinta onde ambos residiam, perto de Linhares da Beira,