PCP exige remoção de amianto do telhado do Centro de Saúde de Oliveira do Hospital
2 Maio, 2017 489 Views

PCP exige remoção de amianto do telhado do Centro de Saúde de Oliveira do Hospital

O PCP reclamou a substituição parcial do telhado do Centro de Saúde de Oliveira do Hospital, por conter amianto, após o grupo parlamentar comunista ter questionado também o Governo sobre o assunto.

Em comunicado, a Comissão Concelhia do PCP reclama “a urgente substituição da maior parte” da cobertura com telhas “Lusalite” do Centro de Saúde de Oliveira do Hospital, no distrito de Coimbra, que “contém elevado teor de amianto” na sua composição.

“De toda a cobertura superior” do edifício, “apenas a parte por cima” do Serviço de Atendimento Permanente (SAP) “já está feita com outro material”, sem amianto, adianta.

“Algumas das trabalhadoras diárias deste Centro de Saúde sofreram e sofrem de doenças cancerígenas, circunstância que também se exige que seja bem esclarecida, até por razões humanitárias e também de respeito” pelos seus direitos, acrescenta.

No dia 19, através da deputada Ana Mesquita, o PCP questionou o Governo, na Assembleia da República, dirigindo uma interpelação escrita ao ministro da Saúde, pretendendo saber se Adalberto Campos Fernandes tem conhecimento “deste grave problema e que medidas urgentes” estão previstas.

“Além de mais médicos, de mais enfermeiros e de outros recursos humanos, o Centro de Saúde de Oliveira do Hospital precisa de um telhado novo, feito com materiais saudáveis e não suscetíveis de provocar doenças graves a quem lá trabalha”, sublinha João Dinis.

Por outro lado, o dirigente afirma que a substituição das coberturas da sede do Agrupamento Escolar do concelho, feita do mesmo material com amianto, “patinou na secretaria”, mas que já foi anunciada a aprovação pela Câmara Municipal e pelo Ministério da Educação de “um projeto que prevê um investimento total superior a um milhão de euros” para a sua substituição.

Esta obra “também corresponde à luta persistente” dos estudantes, trabalhadores, professores, pais e encarregados de educação e responsáveis do Agrupamento escolar, salienta.

“Uma luta em que o PCP participou, pública e institucionalmente, com destaque até para a intervenção do Grupo Parlamentar (…), sem esquecer a solidariedade sempre manifestada por ativistas locais da CDU”, segundo João Dinis.

 

image_pdfimage_print
Previous Funcionária da Conservatória de Oliveira do Hospital confessou recebimento de montantes indevidos na primeira sessão de julgamento
Next Colisão entre carro e camião provoca um morto em Aveiro

Artigos Relacionados

Sociedade

APAV apresenta nova campanha sobre Violência no Namoro (com vídeo)

Neste dia em que se celebra o Dia dos Namorados, a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima apresenta uma nova campanha de sensibilização sobre violência no namoro.

Destaque

Unidade Pastoral leva relíquia de S. João Paulo II a todas as paróquias de Oliveira do Hospital

É já no próximo sábado, dia 22 de outubro, que a relíquia de S. João Paulo II inicia a sua peregrinação pelas várias paróquias de Oliveira do Hospital. Até 26

Região

Caminhada contra o cancro mobiliza 30 mil pessoas em 78 concelhos

Trinta mil pessoas são esperadas no domingo nas caminhadas ‘O que nos Liga’, que vão decorrer em 78 municípios abrangidos pelo núcleo regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o

Última Hora

Oliveira do Hospital recebe caminhada “O Que Nos Liga” a favor do Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro

A cidade de Oliveira do Hospital vai acolher a caminhada designada “O Que Nos Liga”, organizada pelo Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro, dia 27 de

Última Hora

Penacova: casas ardidas isentas de IMI durante três anos

As habitações de Penacova consumidas pelas chamas nos incêndios de outubro vão estar isentas do IMI durante três anos.

Opinião

Ca$h Resto Z€ro com olhar sobre a inauguração da BLC3 pelo Primeiro-Ministro

No habitual Ca$h Resto Z€ro na Rádio Boa Nova, Vítor Neves olha esta sexta-feira para o que vai acontecer neste sábado, dia 27 de maio, em particular a visita…

Última Hora

“Oliveira no Coração” apela à solidariedade no Mercado Municipal de Oliveira do Hospital

“Oliveira no Coração” serve de mote à iniciativa solidária que vai acontecer sexta-feira, dia 22 de dezembro, das 18 às 03 horas, no Mercado Municipal de Oliveira do Hospital.

Informação

Portas do Mosteiro dos Jerónimos abriram às 8h00 para homenagem a Mário Soares

As portas do Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, abriram cerca das 08h00 e minutos depois mais de três dezenas de pessoas começaram a entrar…

Última Hora

Sobe para 11 o número de vítimas de incêndio em Vila Nova de Rainha

Morreu, hoje, a 11.ª vítima do incêndio que deflagrou a 13 de janeiro na Associação Cultural, Recreativa e Humanitária de Vila Nova da Rainha, em Tondela.

Informação

Vote na “Mesa da Beira Serra” até ao dia 12 de agosto

A “Mesa da Beira Serra” encontra-se em votação, através do número 760 10 70 24, até ao dia 12 de agosto, no concurso “7 Maravilhas de Portugal à Mesa”, uma

Última Hora

PJ deteve homem suspeito de abusar de menina que estava à sua guarda

A Polícia Judiciária deteve ontem, no concelho da Meda, um homem suspeito de abusar sexualmente de uma menor …

Informação

Federação Portuguesa de Futebol entregou casa a família vítima dos incêndios de Oliveira do Hospital

Fernando Gomes, Presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), deslocou-se hoje a Pinheirinho, freguesia de Lourosa, no concelho de Oliveira do Hospital, para acompanhar as obras de reconstrução de uma

Desporto

Joaquim Marques, presidente do Nogueirense, quer apurar a “verdade desportiva”

Joaquim Marques, presidente do Nogueirense disse, em declarações, à Rádio Boa Nova, que quer saber se “foram facultados lances” ao Pampilhosa por parte do Futebol Clube ….

Informação

Proteção Civil alerta para perigo de incêndios florestais nos próximos três dias

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) alertou ontem para o perigo de incêndios florestais nos próximos três dias, especialmente nas regiões norte e centro, e lembrou que a lei

Destaque

Voluntários já recolheram mais de 100 toneladas de resíduos em Oliveira do Hospital

Esta manhã um grupo de mais de 70 voluntários eliminou um “ponto negro” na freguesia da Bobadela. A ação junta-se a outras…

Informação

Autarca de Oliveira do Hospital contra medida do governo que obriga à limpeza da floresta em três meses (com áudio)

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital manifestou-se contra a proposta do governo, que obriga as autarquias à limpeza da floresta até final do mês de março, …

Última Hora

Município de Arganil celebra protocolo para reabilitação e limpeza de linhas de água

A Câmara Municipal de Arganil assinou um Protocolo de Colaboração com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), que vai permitir a limpeza e a reabilitação de linhas de águas nas

Informação

MenatJazz Ensemble na Casa da Cultura César Oliveira

O quinteto MenatJazz Ensemble é esperado amanhã, dia 19 de novembro, pelas 21h30 na Casa da Cultura César Oliveira, em Oliveira do Hospital. 

Desporto

Academia de Futebol do FCOH inicia trabalhos dia 3 de setembro

Na próxima terça-feira, dia 3 de setembro, a Academia de Formação do Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) vai dar início aos treinos dos respetivos escalões,…

Sociedade

Dois jovens detidos por suspeitas de tráfico de droga em escola

A PSP de Viseu anunciou ter detido, hoje de manhã, dois jovens de 18 anos suspeitos de traficarem droga num estabelecimento de ensino do centro da cidade.

Última Hora

CAULE assume -se como um “exemplo a nível nacional” no controlo da doença do nemátodo do pinheiro

A CAULE recebeu a visita de mais uma comitiva internacional aos trabalhos que tem estado a desenvolver de controlo e erradicação da doença do nemátodo da madeira do pinheiro na

Última Hora

Operação ‘Todos os Santos’ da GNR na estrada até terça feira

A Guarda Nacional Republicana vai intensificar, entre hoje e a próxima terça-feira, o patrulhamento nas estradas portuguesas.

Programas

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia de 12 de novembro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 6.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do

Sociedade

“Qualidade de Ouro” para praia fluvial de Alvôco de Várzeas

A praia fluvial de Alvôco de Várzeas integra o grupo de 390 praias portuguesas com a classificação “Qualidade de Ouro” atribuída pela associação ambientalista Quercus.