PCP exige remoção de amianto do telhado do Centro de Saúde de Oliveira do Hospital
2 Maio, 2017 540 Views

PCP exige remoção de amianto do telhado do Centro de Saúde de Oliveira do Hospital

O PCP reclamou a substituição parcial do telhado do Centro de Saúde de Oliveira do Hospital, por conter amianto, após o grupo parlamentar comunista ter questionado também o Governo sobre o assunto.

Em comunicado, a Comissão Concelhia do PCP reclama “a urgente substituição da maior parte” da cobertura com telhas “Lusalite” do Centro de Saúde de Oliveira do Hospital, no distrito de Coimbra, que “contém elevado teor de amianto” na sua composição.

“De toda a cobertura superior” do edifício, “apenas a parte por cima” do Serviço de Atendimento Permanente (SAP) “já está feita com outro material”, sem amianto, adianta.

“Algumas das trabalhadoras diárias deste Centro de Saúde sofreram e sofrem de doenças cancerígenas, circunstância que também se exige que seja bem esclarecida, até por razões humanitárias e também de respeito” pelos seus direitos, acrescenta.

No dia 19, através da deputada Ana Mesquita, o PCP questionou o Governo, na Assembleia da República, dirigindo uma interpelação escrita ao ministro da Saúde, pretendendo saber se Adalberto Campos Fernandes tem conhecimento “deste grave problema e que medidas urgentes” estão previstas.

“Além de mais médicos, de mais enfermeiros e de outros recursos humanos, o Centro de Saúde de Oliveira do Hospital precisa de um telhado novo, feito com materiais saudáveis e não suscetíveis de provocar doenças graves a quem lá trabalha”, sublinha João Dinis.

Por outro lado, o dirigente afirma que a substituição das coberturas da sede do Agrupamento Escolar do concelho, feita do mesmo material com amianto, “patinou na secretaria”, mas que já foi anunciada a aprovação pela Câmara Municipal e pelo Ministério da Educação de “um projeto que prevê um investimento total superior a um milhão de euros” para a sua substituição.

Esta obra “também corresponde à luta persistente” dos estudantes, trabalhadores, professores, pais e encarregados de educação e responsáveis do Agrupamento escolar, salienta.

“Uma luta em que o PCP participou, pública e institucionalmente, com destaque até para a intervenção do Grupo Parlamentar (…), sem esquecer a solidariedade sempre manifestada por ativistas locais da CDU”, segundo João Dinis.

 

Previous Funcionária da Conservatória de Oliveira do Hospital confessou recebimento de montantes indevidos na primeira sessão de julgamento
Next Colisão entre carro e camião provoca um morto em Aveiro

Artigos Relacionados

Informação

Dirigentes da Associação de Vila Nova da Rainha podem ser acusados por incêndio

Os dirigentes da Associação de Vila Nova da Rainha, em Tondela, podem vir a ser responsabilizados criminalmente pelo trágico incêndio que decorreu na sede da instituição, faz hoje seis meses.

Última Hora

Conheça o calendário desportivo de fim-de-semana

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) recebe em casa, este domingo, 29 de abril, o Febres. A partida da 28ª jornada do Campeonato da Divisão de Honra da

Última Hora

FCOH vence primeiro jogo da época frente ao Leiria. ADN perdeu com o Sintrense

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) venceu, ontem, em casa, o jogo da primeira jornada da Série C do Campeonato Nacional frente ao União Desportiva de Leiria, por

Destaque

Alexandrino dá prioridade ao “Casa Digna” e defende que o Governo deveria responsabilizar-se pelas casas de 2ª habitação

“Casa Digna”, um projeto que aposta na “recuperação de casas de pessoas que vivem em condições de debilidade económica”, continua a ser motivo de orgulho para o executivo camarário.

Programas

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova.

Este sábado, dia 25 de fevereiro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 20.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Sociedade

Amanhã, dia 12, é dia “Da Nossa Terra” no mercado de Oliveira do Hospital

No próximo sábado, 12 de novembro, realiza-se mais uma edição da Mostra de Produtos Biológicos e Agrícolas em Modo de Produção Tradicional de Oliveira do Hospital…

Destaque

Alexandrino esclarece demora na entrega de tratores e valor de conta solidária

O Presidente do Município de Oliveira do Hospital disse hoje que a demora na entrega dos tratores oferecidos pela Cáritas e…

Opinião

Ca$h Resto Z€ro com olhar no dia de “Fátima, Futebol e Fado”

Em mais um Ca$h Resto Z€ro na Rádio Boa Nova, Vítor Neves olha esta sexta-feira para o dia de amanhã, 13 de maio. Um “dia grande em Fátima”, mas também

Última Hora

Oliveira do Hospital apresentou projetos ao Orçamento Participativo Portugal 2018

Vários grupos de trabalho contribuíram, ontem, com ideias e propostas para o Orçamento Participativo Portugal (OPP) 2018, no âmbito de um encontro promovido…

Informação

São Romão acolhe 1º Festival de Patinagem Artística

A secção de patinagem artística do Seia Futebol Clube organiza amanhã, dia 16 de junho, o 1º Festival de Patinagem Artística.

Última Hora

GNR apreendeu 365 artigos contrafeitos na Tocha

O Comando Territorial de Coimbra, através do  Posto Territorial da Tocha do Destacamento Territorial de Cantanhede, apreendeu, no passado dia 26 de agosto, 365 artigos contrafeitos, na Tocha.

Desporto

III Trail Colcurinho realiza-se no próximo domingo

A 3.ª edição do Trail Colcurinho realiza-se já nNo próximo domingo, 21 de outubro, uma organização da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital e das Aldeias do Xisto, com a