Oliveira do Hospital reconhecida como “Autarquia + Familiarmente Responsável” pelo terceiro ano consecutivo

Oliveira do Hospital reconhecida como “Autarquia + Familiarmente Responsável” pelo terceiro ano consecutivo

image_pdfimage_print

O Município de Oliveira do Hospital foi novamente distinguido como “Autarquia + Familiarmente Responsável 2017” – um galardão atribuído pelo Observatório das Autarquias Familiarmente…

… Responsáveis (OAFR), que visa galardoar e divulgar as melhores práticas das autarquias portuguesas em matéria de apoio municipal às famílias.

Oliveira do Hospital é distinguida pelo terceiro ano consecutivo recebendo por isso a bandeira verde com palma por ter práticas amigas das famílias, que tem vindo a implementar nestes últimos anos.

A atribuição desta distinção à Câmara Municipal de Oliveira do Hospital – em 2017 há 61 municípios portugueses a merecerem este reconhecimento – resultou da avaliação feita pelo OAFR a um conjunto de políticas “familiarmente responsáveis” em 12 áreas de atuação.

Encontram-se neste caso – entre muitas outras medidas – o programa de incentivo à natalidade que entrou em vigor em janeiro de 2013; a criação de um tarifário social na fatura da água, que discrimina positivamente as famílias numerosas; o apoio à aquisição de manuais escolares e cadernos de exercícios concedido a alunos do 1º Ciclo de Ensino Básico ou, por exemplo, a atribuição de 50 mil euros em bolsas de estudo a alunos do ensino superior, bem como os transportes gratuitos para todos os alunos, estendido recentemente até ao ensino superior.

Reconhecido a nível nacional, e pelo terceiro ano consecutivo, como um município “amigo das famílias”, sublinhe-se que a autarquia optou também, no âmbito das políticas familiarmente responsáveis, pela redução no IMI para as famílias com filhos nestes últimos anos.

Para José Francisco Rolo, vice-presidente da Câmara Municipal, este prémio resulta de uma avaliação externa e é mais um reconhecimento do trabalho desenvolvido bem como certifica um conjunto de políticas municipais que o executivo camarário tem posto em prática com vista à resolução das necessidades e dos problemas concretos das famílias do concelho de Oliveira do Hospital.

O Município de Oliveira do Hospital tem obtido reconhecimento, da parte de diversas entidades externas, pelas políticas que tem tomado em diferentes áreas de atuação, facto que o vereador da Solidariedade e Ação Social sublinha e acrescenta que “os desafios que se colocam ao concelho de Oliveira do Hospital, agora, após a tragédia dos incêndios de 15 de outubro, obrigam a reforçar a atenção da Câmara e as nossas prioridades para as necessidades das famílias, para o apoio às vítimas e lesados, de forma a que as ajudas públicas cheguem rápido e apoiem a reconstrução da vida das pessoas e das empresas. Essa é a nossa preocupação e atuação primeira.”

A cerimónia de entrega das bandeiras verdes “Autarquia + Familiarmente Responsável” está agendada para o próximo dia 29 de novembro, pelas 17H00 no auditório da Fundação para os Estudos e Formação Autárquica, em Coimbra.

Previous CIM Coimbra defende reformulação das ajudas à agricultura
Next Tribunal da Relação confirma arquivamento de processo contra autarca de Góis

Artigos Relacionados

Última Hora

Atriz de Coimbra com prognóstico reservado após queda no Teatro da Cerca

A atriz Maria João Robalo, que sofreu uma queda na segunda-feira no Teatro da Cerca de São Bernardo, em Coimbra, …

Última Hora

Feira do Queijo de Seia cativa cada vez mais público

A Feira do Queijo de Seia, que se realizou de 2 a 5 de março, voltou a conquistar grande afluência de pessoas, com milhares de pessoas a visitar Seia.

Última Hora

Mulher retirou bastão a polícia e agrediu três agentes em Coimbra

Uma mulher foi detida, na noite desta segunda-feira, depois de ter retirado o bastão a um polícia e ter agredido três agentes da PSP, em Coimbra.

Informação

Paulo Campos entre os três ex-governantes de Sócrates sob escuta no caso das PPP

Mário Lino, António Mendonça e Paulo Campos, três antigos governantes de José Sócrates, estiveram sob escuta telefónica no âmbito da investigação do Ministério Público …

Informação

Agricultores exigem menos burocracia e mais apoios para recuperação após os fogos

Cerca de 150 agricultores e produtores florestais manifestaram-se hoje, em Coimbra, para exigir mais apoios e menos burocracia no processo de candidaturas…

Região

Figueira da Foz: homem detido pelo crime de homicídio na forma tentada

A Polícia Judiciária (PJ), através da Diretoria do Centro, identificou e deteve um homem de 45 anos de idade, pela presumível autoria de um crime de homicídio na forma tentada,

Região

Morreu mulher atropelada em Coimbra

Uma mulher morreu, ontem, atropelada ao início da tarde, cerca das 14h45 , na Rua Miguel Torga, em Coimbra.

Última Hora

Polícia previne atentados terroristas na Feira de S. Mateus

A 624ª edição da Feira de S. Mateus vai ter, este ano, a presença de agentes da GNR e PSP com armamento anti-terrorismo. De acordo com o Jornal do Centro,

Informação

 “Este memorial tem o objetivo de perpetuar a memória de um homem que foi uma personalidade distinta”

O saudoso professor José Ramos Mendes foi homenageado, no passado domingo, na sua terra natal, Sobral Valado, em Pampilhosa da Serra. A sua figura em ferro foi a homenagem que

Destaque

Mega Presépio dá vida ao Natal na localidade de Gramaços

Nesta quadra natalícia, as atenções voltam a centrar-se na localidade de Gramaços, no concelho de Oliveira do Hospital, onde pelo terceiro ano consecutivo está instalado um Mega Presépio.

Informação

Grande Rota do Alva valoriza percurso ribeirinho entre Seia e Penacova

Sete municípios criaram ontem a Grande Rota do Alva, numa sessão realizada em Penacova em que as partes assumiram o compromisso de valorização ambiental …

Vídeos

“Zumbásticas RDSports” promovem aula de Zumba na Luta Contra o Cancro (com vídeo)

Esta sexta-feira, dia 7 de junho, pelas 20h30 acontece mais uma iniciativa no âmbito do projeto “Dou Mais Tempo à Vida”.