Oliveira do Hospital entrega donativos de Conta Solidária e anuncia reforço de 26 mil Euros (com vídeo)

Oliveira do Hospital entrega donativos de Conta Solidária e anuncia reforço de 26 mil Euros (com vídeo)

image_pdfimage_print

O executivo Municipal de Oliveira do Hospital homologou, na última reunião, a atribuição de 68.332,02 Euros a 40 candidaturas…

…aprovadas no âmbito da Conta Solidária criada após o grande incêndio de 15 de outubro de 2017.

Recorde-se que a Conta Solidária atingiu o valor de 73.500 Euros e o Município oliveirense criou um regulamento e nomeou uma equipa de trabalho para apreciar as candidaturas àquele montante.

Na reunião do executivo, José Carlos Alexandrino, presidente do Município, recordou que a medida foi aprovada em reunião de Câmara e Assembleia Municipal, como forma de conferir “transparência” à utilização do dinheiro que resultou da gigante onda de solidariedade que abraçou Oliveira do Hospital.

Chamou, por isso, à reunião, as responsáveis pela equipa, Ana Rodrigues, do gabinete de Ação Social, e Carla Figueiredo, do gabinete de apoio aos incêndios. “Houve sempre da minha parte muita tranquilidade”, referiu José Carlos Alexandrino, dando conta da confiança que deposita nas técnicas da autarquia. Assegurou que na tomada de decisões “nunca houve opções políticas, houve sobretudo opções técnicas homologadas pelo políticos”. “Deito-me na minha cama tranquila pela vossa competência”.

De acordo com Ana Rodrigues, das 43 candidaturas à Conta Solidária, 40 foram aceites, inserindo-se nas prioridades regulamentares, mas com valor de cerca de 104 mil Euros, o que correspondia a um défice de 31 mil Euros já que o valor da Conta Solidária é de 73.500 Euros. “Houve necessidade de avaliar necessidades, pelo que “a proposta de distribuição foi de 68,332,02 Euros para as despesas mais prioritárias”, explicou Ana Rodrigues, notando que feitas as contas restam na Conta Solidária cerca de cinco mil Euros que a técnica sugere que sejam distribuídos por 15 candidaturas relacionadas com os incêndios mas que não se inserem no regulamento. Segundo a técnica, para além das 43 candidaturas entradas até 28 de junho, entraram mais 10 candidaturas fora de prazo “que ainda não foram alvo de análise”.

Atendendo às necessidades que falta ainda suprir , o presidente do Município oliveirense sugeriu, não tendo ainda sido aprovado , o reforço de 26 mil Euros da Conta Solidária,  com dinheiro do orçamento municipal, para que se atinja o valor de 31 mil Euros.

Na apreciação à apresentação das contas relativas à Conta Solidária, o vereador do PSD, João Paulo Pombo Albuquerque, felicitou a Câmara Municipal, o executivo e os deputados por terem votado “este método de trabalho. “A Conta Solidária foi transparente e ninguém se pode queixar porque demos um exemplo para o resto das autarquias. Vocês fizeram um trabalho excelente”, afirmou, apreciando o trabalho realizado por Ana Rodrigues e Carla Figueiredo.

Também, Carlos Carvalheira, vereador do PS, deu os parabéns à “excelente equipa”. Defendeu que “a utilização dos dinheiros públicos deve ter uma transparência, e uma seriedade a toda a prova” e felicitou o presidente da Câmara “em não se precipitar, em dar à pressa os donativos”.

Na reunião pública do executivo, José Carlos Alexandrino mostrou-se grato por toda a generosidade e solidariedade para com os oliveirenses e disse ser intenção do município tornar pública a lista com os nomes a quem foram entregues os donativos.

Previous Aveiro vai receber em 2020 o maior congresso de turismo do país
Next Soure: GNR recupera cão que estava desaparecido há um ano através da leitura do chip

Artigos Relacionados

Última Hora

Seia volta a beneficiar do Programa de Contrato Local de Desenvolvimento Social

O concelho de Seia vai voltar a beneficiar do Programa de Contrato Local de Desenvolvimento Social, agora denominado de 4ª Geração (CLDS-4G), um instrumento de intervenção ao nível das problemáticas

Informação

GNR realiza operação “Residência Segura”

A Guarda Nacional de Republicana (GNR), entre os dias 11 e 15 de março, irá reforçar o patrulhamento junto das zonas residenciais e sensibilizar os cidadãos para que…

Informação

McDonald’s oferece 6200 árvores de fruto e 39 motocultivadores em Oliveira do Hospital

A conhecida cadeia mundial de restaurantes Mcdonalds associa-se à grande onda de solidariedade para com o concelho de Oliveira do Hospital. No próximo dia 19, pelas 11h30, …

Informação

Órgãos Sociais da Turismo Centro de Portugal já tomaram posse

Os novos órgãos sociais da Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal, para o período 2018-23, tomaram, no passado dia 27 de julho, posse das suas funções, numa cerimónia que

Região

Homem tentou afogar bebé e espancou grávida e os filhos em Anadia

Um homem tentou afogar um bebé de dez meses, em casa, ontem à tarde, em Arcos, Anadia. O homem agrediu ainda, na cabeça, os meninos de 6 e 7 anos

Região

Sinistralidade: 12 detenções, 374 infrações e 77 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, 4 a 10 de dezembro, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta e a fiscalização

Última Hora

Estradas do maciço central da Serra da Estrela encerradas devido à neve

Algumas das estradas de acesso ao maciço central da Serra da Estrela estão hoje de manhã encerradas ao trânsito devido à neve e às condições meteorológicas adversas.

Região

13 detenções,  493 infrações e 81 acidentes na última semana no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra levou a efeito um conjunto de operações, no distrito de Coimbra, na semana de 20 a 26 de agosto, que visaram a prevenção e o

Informação

FCOH ainda acredita na manutenção. AD Nogueirense complica contas ao perder

Depois do derby em Touriz onde venceu por 1-0, o FCOH ainda acredita na manutenção e onde tudo ainda é possível. Para isso, basta o FCOH ganhar a última partida

Região

Coimbra: PJ deteve homem por suspeita de abuso sexual de menor

A Polícia Judiciária (PJ), através da Diretoria do Centro, identificou e deteve um homem pela presumível prática, reiterada, de crimes de abuso sexual de crianças e de abuso sexual de

Última Hora

Polícia detém oito suspeitos de sequestrar e agredir jovem

A Polícia Judiciária (PJ) deteve cinco homens e três mulheres “fortemente indiciados pela prática de crimes de sequestro, …

Última Hora

Cerca de 200 crianças vão recriar “Terço Humano” em Oliveira do Hospital

A Catequese de Oliveira do Hospital realiza, na próxima sexta-feira, 25 de maio, pelas 21h30, o “Terço Humano”. A iniciativa, que vai contar com o envolvimento de cerca de 200