Município de Seia associa-se a ações contra o Tráfico de Seres Humanos

Município de Seia associa-se a ações contra o Tráfico de Seres Humanos

Parceiro da Rede Regional do Centro de Apoio e Proteção a Vítimas de Tráfico de Seres Humanos desde 2013, o Município de Seia associa-se agora à organização não-governamental “Saúde em Português”,…

…com a exposição “Mercadoria Humana 3 – Projeto de Sensibilização em Tráfico de Seres Humanos e com um conjunto de sessões de esclarecimento sobre a temática.

Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, a autarquia refere que sensibilizar e informar grupos estratégicos e públicos mais vulneráveis para o Tráfico de Seres Humanos, nomeadamente para fins de exploração laboral e sexual, são os principais objetivos da exposição de fotografia e artes plásticas “Mercadoria Humana 3”, que vai estar patente no Foyer da Casa Municipal da Cultura de Seia de 7 de fevereiro a 3 de março.

Para o dia da abertura está agendada uma inauguração oficial da exposição, a acontecer às 21h, a que se seguirá a exibição, pelas 21h30, do filme “Carga” (de Bruno Gascon), numa parceria estabelecida com a Associação de Arte e Imagem de Seia – 7.ª Sena – núcleo cinéfilo de Seia.

A exposição “Mercadoria Humana 3” é composta por fotografias da autoria de Pedro Medeiros e intervenções sobre manequins da autoria dos alunos da ARCA EUAC (2010-20118) e procura, através da consciencialização relativamente à natureza e opacidade deste fenómeno, combater o alheamento da sociedade, bem como responsabilizar e alertar todos/as para os seus deveres cívicos enquanto crime público.

A grave violação dos Direitos Humanos que é o Tráfico de Seres Humanos será, por sua vez, abordada em diversas ações de sensibilização. Assim, durante a manhã do dia 7 decorrerá a sessão de sensibilização para população vulnerável, desenvolvida em parceria com a Saúde em Português e o IEFP IP – Serviço de Emprego e Formação Profissional de Seia. Neste mesmo dia, mas durante a tarde, será promovida uma outra sessão direcionada a técnicos de diversas áreas (saúde, emprego, educação, autarquia, forças de segurança…).

Já na manhã do dia 14 de fevereiro, Seia acolhe a reunião de trabalho da Rede Regional do Centro de Apoio e Proteção a Vítimas de Tráfico de Seres Humanos, que contará com a presença dos parceiros desta rede. Durante a tarde deste dia, decorrerá uma das ações programadas dirigida a estudantes do ensino secundário, profissional e superior.

O Tráfico de Seres Humanos é um fenómeno que tem vindo a assumir proporções preocupantes à escala mundial, as quais, cada vez com maior relevo, fazem parte da agenda política nacional e europeia. Embora o número de pessoas que anualmente é vítima do crime de Tráfico Humano varie de acordo com fontes diversas, é consensual que o número de vítimas tem aumentado em todo mundo. À semelhança do que tem acontecido a nível mundial, também em Portugal o número de vítimas tem vindo a aumentar.

Sobre esta matéria e a par das ações programadas, o Município de Seia tem sido um parceiro ativo na sensibilização da comunidade, desenvolvendo com diferentes parcerias um conjunto de sessões de sensibilização/formação para diferentes públicos, e participando regularmente com atividades no Dia Internacional Contra o Tráfico de Seres Humanos, no Dia Europeu de Combate ao Tráfico de Seres Humanos e outras campanhas regionais.

Previous Viseu: Detidos homens suspeitos de 15 furtos em bombas de gasolina
Next Guarda: Dois homens e uma mulher detidos por tráfico de estupefacientes

Artigos Relacionados

Última Hora

Região: ASAE apreende mais de cinco mil litros de azeite e 17 500 rótulos no valor de 21 mil euros

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu 5 705 litros de azeite e 17 500 rótulos, num valor de cerca de 21 000 euros, no âmbito do combate

Informação

DGS alerta para tempo quente e deixa conselhos para se proteger

A Direção-Geral da Saúde (DGS) alerta para a previsão de temperaturas elevadas nos próximos dias e recorda que o calor pode ter efeitos negativos na saúde e que a população

Última Hora

Incêndios: Município de Góis mostra-se grato por solidariedade manifestada

Em comunicado, o executivo Municipal de Góis, que reuniu esta manhã, expressa  “o mais profundo agradecimento e reconhecimento a todas as corporações de bombeiros, …

Informação

Governo garante que há 191 casas completamente reconstruídas após fogos de outubro

Cento e noventa e uma casas de habitação permanente, destruídas pelos incêndios de outubro de 2017, estão completamente reconstruídas…

Destaque

PS volta a contar com José Carlos Alexandrino para “uma grande vitória” em Oliveira do Hospital (com áudio)

O PS e José Carlos Alexandrino oficializaram, ontem à tarde, a candidatura à Câmara Municipal de Oliveira do Hospital de olhos postos numa “grande vitória”.

Educação

Dramatizando – Jornadas de Teatro Escolar” em Oliveira do Hospital

A 10ª edição do “Dramatizando” – Jornadas de Teatro Escolar, organizada pela Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, tem início nos próximos dias 19 e 20 de maio.

Última Hora

Arganil defende debate sobre ordenamento florestal

A Câmara de Arganil considera que várias das conclusões do relatório da comissão técnica independente sobre os incêndios de outubro de 2017 vão ao encontro da posição do município, que

Informação

Resultado de fim de semana

No Campeonato de Portugal Prio, o Nogueirense conseguiu a sua 2ª vitória no campeonato ao derrotar em casa o CD Gouveia por 3-1. O Tourizense foi goleado em casa pelo

Última Hora

Homem confessa duplo assalto a loja de compra e venda de ouro

Um homem confessou hoje, no Tribunal de Aveiro, ter roubado duas vezes, no espaço de dez dias, uma loja de compra e venda de ouro de Águeda. 

Região

Município de Arganil entrega amanhã a chave de dez casas destruídas pelo incêndio

O Município de Arganil entrega amanhã, 17 de outubro, a chave de dez casas reconstruídas no âmbito do Programa de Apoio à Recuperação de Habitações Permanentes.

Informação

Jorge Conde tomou posse na presidência do Politécnico de Coimbra

O novo presidente do Instituto Politécnico de Coimbra (IPC), Jorge Conde, manifestou-se hoje contra a “confusão de regras” que gerem o ensino superior e defendeu uma estratégia e uma regulação

Nacional

Páscoa com chuva, vento e queda de neve

O período da Páscoa vai ser marcado pela ocorrência de chuva, vento forte, queda de neve e temperaturas abaixo do valor normal para a época.