Município de Seia associa-se a ações contra o Tráfico de Seres Humanos

Município de Seia associa-se a ações contra o Tráfico de Seres Humanos

image_pdfimage_print

Parceiro da Rede Regional do Centro de Apoio e Proteção a Vítimas de Tráfico de Seres Humanos desde 2013, o Município de Seia associa-se agora à organização não-governamental “Saúde em Português”,…

…com a exposição “Mercadoria Humana 3 – Projeto de Sensibilização em Tráfico de Seres Humanos e com um conjunto de sessões de esclarecimento sobre a temática.

Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, a autarquia refere que sensibilizar e informar grupos estratégicos e públicos mais vulneráveis para o Tráfico de Seres Humanos, nomeadamente para fins de exploração laboral e sexual, são os principais objetivos da exposição de fotografia e artes plásticas “Mercadoria Humana 3”, que vai estar patente no Foyer da Casa Municipal da Cultura de Seia de 7 de fevereiro a 3 de março.

Para o dia da abertura está agendada uma inauguração oficial da exposição, a acontecer às 21h, a que se seguirá a exibição, pelas 21h30, do filme “Carga” (de Bruno Gascon), numa parceria estabelecida com a Associação de Arte e Imagem de Seia – 7.ª Sena – núcleo cinéfilo de Seia.

A exposição “Mercadoria Humana 3” é composta por fotografias da autoria de Pedro Medeiros e intervenções sobre manequins da autoria dos alunos da ARCA EUAC (2010-20118) e procura, através da consciencialização relativamente à natureza e opacidade deste fenómeno, combater o alheamento da sociedade, bem como responsabilizar e alertar todos/as para os seus deveres cívicos enquanto crime público.

A grave violação dos Direitos Humanos que é o Tráfico de Seres Humanos será, por sua vez, abordada em diversas ações de sensibilização. Assim, durante a manhã do dia 7 decorrerá a sessão de sensibilização para população vulnerável, desenvolvida em parceria com a Saúde em Português e o IEFP IP – Serviço de Emprego e Formação Profissional de Seia. Neste mesmo dia, mas durante a tarde, será promovida uma outra sessão direcionada a técnicos de diversas áreas (saúde, emprego, educação, autarquia, forças de segurança…).

Já na manhã do dia 14 de fevereiro, Seia acolhe a reunião de trabalho da Rede Regional do Centro de Apoio e Proteção a Vítimas de Tráfico de Seres Humanos, que contará com a presença dos parceiros desta rede. Durante a tarde deste dia, decorrerá uma das ações programadas dirigida a estudantes do ensino secundário, profissional e superior.

O Tráfico de Seres Humanos é um fenómeno que tem vindo a assumir proporções preocupantes à escala mundial, as quais, cada vez com maior relevo, fazem parte da agenda política nacional e europeia. Embora o número de pessoas que anualmente é vítima do crime de Tráfico Humano varie de acordo com fontes diversas, é consensual que o número de vítimas tem aumentado em todo mundo. À semelhança do que tem acontecido a nível mundial, também em Portugal o número de vítimas tem vindo a aumentar.

Sobre esta matéria e a par das ações programadas, o Município de Seia tem sido um parceiro ativo na sensibilização da comunidade, desenvolvendo com diferentes parcerias um conjunto de sessões de sensibilização/formação para diferentes públicos, e participando regularmente com atividades no Dia Internacional Contra o Tráfico de Seres Humanos, no Dia Europeu de Combate ao Tráfico de Seres Humanos e outras campanhas regionais.

Previous Viseu: Detidos homens suspeitos de 15 furtos em bombas de gasolina
Next Guarda: Dois homens e uma mulher detidos por tráfico de estupefacientes

Artigos Relacionados

Informação

Acidente em Oliveira do Hospital provocou uma vítima mortal

Um acidente na Estrada Nacional 17, em Chamusca da Beira, Oliveira do Hospital, provocou, ao início desta tarde, uma vítima mortal.

Nacional

Proteção Civil alerta para burlas com coimas sobre limpeza de terrenos

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) emitiu um alerta para que os cidadãos estejam atentos para a eventualidade de poderem ser abordados por estranhos que, agindo de má-fé, fazem-se

Sociedade

Comemorações do 25 de abril em Oliveira do Hospital

O Município de Oliveira do Hospital está a assinalar o 43.º aniversário do 25 de abril de 1974 com diversas iniciativas que são um convite à participação ativa dos oliveirenses.

Desporto

Rafael Delaunay Gomes foi Vice Campeão Ibérico de Triatlo Ironman – IBERICMAN

No passado dia 21 de outubro o Algarve e a província espanhola de Huelva receberam o Campeonato Ibérico de Triatlo de Média e Longa Distância. 

Informação

Detidos dois jovens suspeitos de tentativa de homicídio em bar de Aveiro

A Polícia Judiciária deteve dois jovens suspeitos de uma tentativa de homicídio num bar em Aveiro, no passado mês de outubro.

Região

ADI prepara nova campanha de Natal em Tábua e Oliveira do Hospital

A ADI – Agência para o Desenvolvimento Integrado de Tábua e Oliveira do Hospital está a preparar a nova campanha de Natal, a desenvolver durante o mês de dezembro até

Desporto

Conheça o calendário desportivo deste fim-de-semana

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) desloca-se amanhã, 22 de dezembro, a Fátima. O jogo antecipado da 16ª jornada da Série C do Campeonato Nacional acontece às 15h00,

Cultura

CISE acolhe 15º Concurso de Fotografia de Ambiente

Retratar o Património Ambiental da Serra da Estrela é o desafio lançado, uma vez mais, pelo Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE) a fotógrafos amadores ou profissionais, naquele

Última Hora

Empresas: Intermarché de Oliveira do Hospital está “mais próximo” da população

A loja Intermarché de Oliveira do Hospital está agora “mais próxima da população” no âmbito daquele que é posicionamento demonstrado pela nova gerência de maior envolvimento na comunidade.

Região

Pedro Machado recandidata-se à presidência da Turismo Centro de Portugal

Pedro Machado, presidente da Entidade Regional Turismo Centro de Portugal, formalizou hoje a recandidatura a um segundo mandato do cargo que ocupa.

Última Hora

18 detenções, 482 infrações e 81 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, 31 de julho a 6 de agosto, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta e

Última Hora

Penacova promove Programa de Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas

Promovido pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e com o apoio do Município de Penacova, teve início o Programa Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas sob o