Município de Seia associa-se a ações contra o Tráfico de Seres Humanos

Município de Seia associa-se a ações contra o Tráfico de Seres Humanos

image_pdfimage_print

Parceiro da Rede Regional do Centro de Apoio e Proteção a Vítimas de Tráfico de Seres Humanos desde 2013, o Município de Seia associa-se agora à organização não-governamental “Saúde em Português”,…

…com a exposição “Mercadoria Humana 3 – Projeto de Sensibilização em Tráfico de Seres Humanos e com um conjunto de sessões de esclarecimento sobre a temática.

Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, a autarquia refere que sensibilizar e informar grupos estratégicos e públicos mais vulneráveis para o Tráfico de Seres Humanos, nomeadamente para fins de exploração laboral e sexual, são os principais objetivos da exposição de fotografia e artes plásticas “Mercadoria Humana 3”, que vai estar patente no Foyer da Casa Municipal da Cultura de Seia de 7 de fevereiro a 3 de março.

Para o dia da abertura está agendada uma inauguração oficial da exposição, a acontecer às 21h, a que se seguirá a exibição, pelas 21h30, do filme “Carga” (de Bruno Gascon), numa parceria estabelecida com a Associação de Arte e Imagem de Seia – 7.ª Sena – núcleo cinéfilo de Seia.

A exposição “Mercadoria Humana 3” é composta por fotografias da autoria de Pedro Medeiros e intervenções sobre manequins da autoria dos alunos da ARCA EUAC (2010-20118) e procura, através da consciencialização relativamente à natureza e opacidade deste fenómeno, combater o alheamento da sociedade, bem como responsabilizar e alertar todos/as para os seus deveres cívicos enquanto crime público.

A grave violação dos Direitos Humanos que é o Tráfico de Seres Humanos será, por sua vez, abordada em diversas ações de sensibilização. Assim, durante a manhã do dia 7 decorrerá a sessão de sensibilização para população vulnerável, desenvolvida em parceria com a Saúde em Português e o IEFP IP – Serviço de Emprego e Formação Profissional de Seia. Neste mesmo dia, mas durante a tarde, será promovida uma outra sessão direcionada a técnicos de diversas áreas (saúde, emprego, educação, autarquia, forças de segurança…).

Já na manhã do dia 14 de fevereiro, Seia acolhe a reunião de trabalho da Rede Regional do Centro de Apoio e Proteção a Vítimas de Tráfico de Seres Humanos, que contará com a presença dos parceiros desta rede. Durante a tarde deste dia, decorrerá uma das ações programadas dirigida a estudantes do ensino secundário, profissional e superior.

O Tráfico de Seres Humanos é um fenómeno que tem vindo a assumir proporções preocupantes à escala mundial, as quais, cada vez com maior relevo, fazem parte da agenda política nacional e europeia. Embora o número de pessoas que anualmente é vítima do crime de Tráfico Humano varie de acordo com fontes diversas, é consensual que o número de vítimas tem aumentado em todo mundo. À semelhança do que tem acontecido a nível mundial, também em Portugal o número de vítimas tem vindo a aumentar.

Sobre esta matéria e a par das ações programadas, o Município de Seia tem sido um parceiro ativo na sensibilização da comunidade, desenvolvendo com diferentes parcerias um conjunto de sessões de sensibilização/formação para diferentes públicos, e participando regularmente com atividades no Dia Internacional Contra o Tráfico de Seres Humanos, no Dia Europeu de Combate ao Tráfico de Seres Humanos e outras campanhas regionais.

Previous Viseu: Detidos homens suspeitos de 15 furtos em bombas de gasolina
Next Guarda: Dois homens e uma mulher detidos por tráfico de estupefacientes

Artigos Relacionados

Última Hora

ANCOSE aposta no repovoamento da região com ovelhas Serra da Estrela

Para fazer face à perda de cerca de 8500 animais em toda a região demarcada, a Associação Nacional de Criadores de Ovinos da Serra da Estrela tem em marcha um

Última Hora

Marta Sargento expõe “Vereda” em Arganil

A exposição de pintura “VEREDA”, de autoria de Marta Sargento, vai ser inaugurada no próximo dia 5 de abril de 2019, pelas 16h30,…

Última Hora

Candidatura do Geopark Estrela entregue na UNESCO

A Associação Geopark Estrela, com sede na cidade da Guarda, entregou hoje a candidatura da Serra da Estrela a Geopark Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação,…

Sociedade

EN 17 considerada “vergonha nacional”

“Vergonha Nacional” é assim que está a ser considerada a Estrada Nacional 17, no troço que atravessa Oliveira do Hospital. A mensagem circula nas redes sociais.

Última Hora

André Gaspar estreia-se ao volante em Vila Nova de Poiares

André Gaspar é o habitual navegador do piloto da ActionRacing, Vítor Matias no interior do BMW com as cores da ActionLive e vai passar para os comandos do BMW no

Região

Coimbra é o distrito com mais municípios distinguidos por apoio à família. Oliveira do Hospital é um deles

O distrito de Coimbra é aquele com mais municípios (12) distinguidos este ano com a Bandeira Verde do Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR) e Oliveira do Hospital é exemplo

Última Hora

ESTGOH tem curso novo e mais vagas

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira Hospital parte para o concurso nacional de acesso com uma licenciatura nova: Gestão da Bioindústria e mais vagas: 106.

Informação

Temperaturas máximas vão descer até 8 graus a partir de quinta-feira

As temperaturas máximas vão descer 8 graus Celsius a partir de quinta-feira devido a uma massa de ar muito frio proveniente da Irlanda, prevendo-se também vento forte e queda de

Sociedade

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova. Este sábado, dia de 3 de dezembro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 9.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova. Este sábado, dia de 3 de dezembro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 9.º programa “A Escola e

Informação

Frentes de Vila de Rei e de Mação “estão 90% dominadas”. Incêndio já provocou 20 feridos

O incêndio que se mantém ativo em Vila de Rei e Mação está estabilizado. Não há, nesta altura, aldeias ou casas ameaçadas pelas chamas.

Região

Gabinetes Técnicos Florestais da Região de Coimbra participam em formação no apoio no combate aos incêndios rurais

A “organização do Posto de Comando Operacional, Sistemas de Informação Geográfica e software de comportamento do fogo para o apoio à decisão operacional em incêndios rurais”…

Desporto

Nélson Évora conquistou medalha de Bronze em Londres

O português Nélson Évora conquistou, ontem, a medalha de bronze no triplo salto dos Mundiais de Atletismo, que estão a decorrer em Londres, repetindo o resultado de Pequim 2015, onde