Município de Oliveira do Hospital presta  reconhecimento público a Empresas Solidárias na EXPOH

Município de Oliveira do Hospital presta  reconhecimento público a Empresas Solidárias na EXPOH

 

O Município de Oliveira do Hospital prestou reconhecimento público a um conjunto de empresas do concelho de Oliveira do Hospital pela sua …

… colaboração ativa com a Rede Social e Banco de Recursos Sociais, e como exemplo relevante de responsabilidade social.

Estes diplomas de reconhecimento foram entregues a mais de duas dezenas de empresas que têm colaborado ativamente com o Município de Oliveira do Hospital e que ostentam o estatuto de “Empresa Solidária”. A entrega decorreu no término da Gala Social, realizada na terceira noite da EXPOH – Feira Regional de Oliveira do Hospital, sendo que alguns dos participantes desfilaram com roupas e acessórios de várias destas Empresas Solidárias.

“Empresa Solidária” é um projeto implementado pela Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, em parceria com a Rede Social desde o ano passado, que consiste na criação de uma bolsa de empresas que manifestam a sua disponibilidade para colaborarem com o Banco de Recursos Sociais de Oliveira do Hospital em situações concretas, disponibilizando bens ou serviços necessários a famílias que deles precisam em situação de carência ou emergência social.

Com mais de duas dezenas de empresas aderentes até ao momento, de vários setores – desde o pronto a vestir ao têxtil, passando pelo comércio de móveis e a retalho, banca, supermercados,  design gráfico, decoração e fotografia – as “Empresas Solidárias” aderentes podem fazer a doação de bens e serviços após o contacto por parte do Gabinete de Ação Social e Saúde (GASS), em função de uma necessidade específica.

Este modelo reforça o espírito de partilha solidária por parte das empresas que não têm a obrigatoriedade de satisfazer o pedido de ajuda mas que manifestam a sua disponibilidade, como aliás já vinha acontecendo por parte de algumas empresas que têm colaborado com o Banco de Recursos Sociais.

A adesão ao projeto “Empresa Solidária” pode ser formalizada em qualquer altura sendo que permite que as famílias sejam apoiadas com uma resposta concreta à necessidade que sentem e confere notoriedade pública às empresas aderentes pela participação num projeto de responsabilidade social empresarial, tendo a certeza da participação efetiva no processo de mudança e melhoria das condições de vida de uma pessoa e/ou família específica.

Naquele que foi o dia dedicado ao setor da economia social e à solidariedade social, através das atividades da Expo Social, o Município de Oliveira do Hospital decidiu prestar este reconhecimento público às empresas solidárias parceiras, dando-lhes a visibilidade merecida, como assinalou o vice-presidente e vereador da Ação Social. “Quisemos tornar público o reconhecimento do Município às empresas que têm colaborado com o Banco de Recursos Sociais e com a Rede Social no apoio aos que mais precisam”, afirmou.

Também o presidente da autarquia, José Carlos Alexandrino agradeceu o empenho de todos os envolvidos, nomeadamente os técnicos e dirigentes das IPSS que participaram na Gala e estão presentes com stands na EXPOH, dando-lhe “dignidade”. Enalteceu ainda o envolvimento de todas as Empresas Solidárias pelo papel ativo e colaboração com a Rede Social.

Horácio Santiago, em representação da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade relevou que a “Câmara Municipal de Oliveira do Hospital esteve muito bem ao reconhecer o trabalho, nesta gala, das IPSS e das empresas solidárias”.

Este foi um dos pontos altos de uma noite que iniciou com a Gala Social com a participação das quinze instituições de solidariedade social concelhias que aceitaram o desafio. Os modelos foram os utentes das instituições aderentes que desenvolvem o seu trabalho nas áreas da infância, deficiência e terceira idade, ou seja, na passerelle juntaram-se netos e avós num bonito ato de convívio intergeracional A noite terminou com um concerto do grupo Charanga, projeto musical que alia a o folk nacional e a música eletrónica misturando tradição e modernidade.

image_pdfimage_print
Previous Dia do Emigrante e do Ouvinte acontece no último dia da EXPOH
Next Jovens detidos pelo cultivo de canábis em Mangualde

Artigos Relacionados

Informação

Estradas na Serra da Estrela cortadas devido à queda de neve

Algumas estradas de acesso à Serra da Estrela estão hoje de manhã cortadas devido à queda de neve e às condições climatéricas adversas, …

Informação

ESTGOH com mais cursos e mais vagas no concurso nacional de acesso que hoje inicia

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira Hospital parte para o concurso nacional de acesso com três cursos novos e um total de 132 vagas.

Sociedade

Escolinhas de Bombeiros do distrito encontram-se em Oliveira do Hospital

A Escolinha dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital realiza, no próximo dia 11 de junho, o I Encontro de Escolinhas/ Jornadas Técnicas do Distrito de Coimbra.

Região

Região: ASAE fiscaliza explorações pecuárias que usavam água oxigenada no leite

Várias ações de fiscalização a explorações pecuárias na região Centro, levadas a cabo pela Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), resultaram na apreensão de 830 litros de leite cru

Informação

Sobe para 11 o número de vítimas de incêndio em Vila Nova de Rainha

Morreu, hoje, a 11.ª vítima do incêndio que deflagrou a 13 de janeiro na Associação Cultural, Recreativa e Humanitária de Vila Nova da Rainha, em Tondela.

Educação

Carlos Veiga, presidente da ESTGOH, em entrevista na Rádio Boa Nova

O presidente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital, Carlos Veiga, é o convidado da entrevista Rádio Boa Nova, que acontece hoje em direto, depois das

Última Hora

“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 14 de abril, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 24.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Região

Homem apanhado a traficar droga em bairro da Figueira da Foz

A PSP deteve esta quarta-feira um homem, de 45 anos, na Figueira da Foz pela prática de tráfico de estupefacientes.

Informação

Veteranos AD Nogueirense vencem torneio “Veteranos Rapada Futsal Cup”

A equipa Veteranos Associação Desportiva Nogueirense foi a grande vencedora do torneio “Veteranos Rapada Futsal Cup”, que decorreu no passado fim-de-semana.

Informação

Município de Oliveira do Hospital associa-se às comemorações nacionais dedicadas à Igualdade

No âmbito do Dia Municipal para a Igualdade, o Município de Oliveira do Hospital através do projeto “Igualdade Local: Cidadania Responsável” …

Destaque

Ordem de Malta apoia FAAD com equipamento hospitalar

O presidente da Ordem de Malta, Guido Stoeckli, visitou esta manhã a Fundação Aurélio Amaro Diniz (FAAD), onde comprovou a boa utilização do equipamento hospitalar de que a instituição tem

Informação

Empresa de congelados Beiragel em Viseu consumida pelas chamas

Mais de uma centena de bombeiros combatem um incêndio na Beiragel, uma empresa de congelados em São João de Lourosa, Viseu.

Informação

Bandeira Azul atribuída a três praias fluviais do concelho de Arganil

O concelho de Arganil volta a ser reconhecido pela qualidade da água das suas praias fluviais. Piódão, Secarias e Côja vão ostentar a Bandeira Azul durante a época balnear de

Região

Candidatura da Rede das Aldeias de Montanha aprovada pelo Fundo Ambiental

A candidatura “Valorizar o Património Ambiental da Serra da Estrela e Promover a Transição para a Economia Circular nas Aldeias de Montanha” …

Cultura

Tuna Recreativa Penalvense recebe congénere espanhola no 10º Sarau Musical da Primavera

A Sociedade Recreativa Penalvense recebe, no próximo dia 21 de abril, pelas 21h30, o “X Sarau Musical da Primavera” na sua sede, em Penalva de Alva, …

Informação

O Departamento de Saúde Pública da ARSCentro, deixa alguns conselhos para ter em conta com as temperaturas altas

  Listam-se abaixo conselhos que deverão ser divulgados: – Manutenção do corpo hidratado e fresco com ingestão de líquidos; – Evitar a exposição solar em especial entre as 11h e

Informação

DGS alerta para temperaturas de 40º nos próximos dias

A Direção-Geral da Saude alertou hoje a população para as elevadas temperaturas que se prevêem para os próximos dias, aconselhando as pessoas a manterem o corpo fresco e hidratado e

Destaque

Eptoradio termina primeira temporada com programa em direto

O programa Eptoradio termina hoje, dia 19 de maio, a sua primeira temporada na Rádio Boa Nova. Hoje, a partir das 14h00, o programa acontece em direto.

Informação

PS de Arganil cancelou apresentação de candidatura em “sinal de respeito” pelas vítimas de Pedrogão Grande

O PS de Arganil decidiu ontem cancelar a apresentação da candidatura de Rui Silva àquela Câmara Municipal que estava agendada para aquele dia “em sinal de respeito, solidariedade e apoio

Destaque

Diversidade desportiva “é uma riqueza que ninguém nos tira”

Oliveira do Hospital realizou no sábado a já habitual “Gala do Desporto”, distinguindo os agentes que mais se destacaram na última época desportiva.

Última Hora

Aluna de Oliveira do Hospital venceu II Concurso de Jornalismo Olimpíadas da Economia

A aluna Madalena Leitão, do 12.º D, do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, foi a grande vencedora do II Concurso de Jornalismo Olimpíadas da Economia, …

Última Hora

Oliveira do Hospital não vai cobrar água gasta pela população a combater o fogo

A fatura de água do mês de outubro, em Oliveira do Hospital, vai corresponder à média de consumo dos últimos 12 meses em cada habitação.

Sociedade

Oliveira do Hospital vai candidatar aldeias às “7 Maravilhas de Portugal”

O Município de Oliveira do Hospital vai entrar na nova competição das “7 Maravilhas de Portugal” agora dedicada às aldeias.

Educação

Abertas inscrições para as “Férias Ativas nas Bibliotecas Municipais” de Oliveira do Hospital

Estão a decorrer as inscrições para a participação nas “Férias Ativas”, o Programa Ocupacional de Tempos Livres do Município de Oliveira do Hospital …