Município de Oliveira do Hospital presta  reconhecimento público a Empresas Solidárias na EXPOH

Município de Oliveira do Hospital presta  reconhecimento público a Empresas Solidárias na EXPOH

 

O Município de Oliveira do Hospital prestou reconhecimento público a um conjunto de empresas do concelho de Oliveira do Hospital pela sua …

… colaboração ativa com a Rede Social e Banco de Recursos Sociais, e como exemplo relevante de responsabilidade social.

Estes diplomas de reconhecimento foram entregues a mais de duas dezenas de empresas que têm colaborado ativamente com o Município de Oliveira do Hospital e que ostentam o estatuto de “Empresa Solidária”. A entrega decorreu no término da Gala Social, realizada na terceira noite da EXPOH – Feira Regional de Oliveira do Hospital, sendo que alguns dos participantes desfilaram com roupas e acessórios de várias destas Empresas Solidárias.

“Empresa Solidária” é um projeto implementado pela Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, em parceria com a Rede Social desde o ano passado, que consiste na criação de uma bolsa de empresas que manifestam a sua disponibilidade para colaborarem com o Banco de Recursos Sociais de Oliveira do Hospital em situações concretas, disponibilizando bens ou serviços necessários a famílias que deles precisam em situação de carência ou emergência social.

Com mais de duas dezenas de empresas aderentes até ao momento, de vários setores – desde o pronto a vestir ao têxtil, passando pelo comércio de móveis e a retalho, banca, supermercados,  design gráfico, decoração e fotografia – as “Empresas Solidárias” aderentes podem fazer a doação de bens e serviços após o contacto por parte do Gabinete de Ação Social e Saúde (GASS), em função de uma necessidade específica.

Este modelo reforça o espírito de partilha solidária por parte das empresas que não têm a obrigatoriedade de satisfazer o pedido de ajuda mas que manifestam a sua disponibilidade, como aliás já vinha acontecendo por parte de algumas empresas que têm colaborado com o Banco de Recursos Sociais.

A adesão ao projeto “Empresa Solidária” pode ser formalizada em qualquer altura sendo que permite que as famílias sejam apoiadas com uma resposta concreta à necessidade que sentem e confere notoriedade pública às empresas aderentes pela participação num projeto de responsabilidade social empresarial, tendo a certeza da participação efetiva no processo de mudança e melhoria das condições de vida de uma pessoa e/ou família específica.

Naquele que foi o dia dedicado ao setor da economia social e à solidariedade social, através das atividades da Expo Social, o Município de Oliveira do Hospital decidiu prestar este reconhecimento público às empresas solidárias parceiras, dando-lhes a visibilidade merecida, como assinalou o vice-presidente e vereador da Ação Social. “Quisemos tornar público o reconhecimento do Município às empresas que têm colaborado com o Banco de Recursos Sociais e com a Rede Social no apoio aos que mais precisam”, afirmou.

Também o presidente da autarquia, José Carlos Alexandrino agradeceu o empenho de todos os envolvidos, nomeadamente os técnicos e dirigentes das IPSS que participaram na Gala e estão presentes com stands na EXPOH, dando-lhe “dignidade”. Enalteceu ainda o envolvimento de todas as Empresas Solidárias pelo papel ativo e colaboração com a Rede Social.

Horácio Santiago, em representação da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade relevou que a “Câmara Municipal de Oliveira do Hospital esteve muito bem ao reconhecer o trabalho, nesta gala, das IPSS e das empresas solidárias”.

Este foi um dos pontos altos de uma noite que iniciou com a Gala Social com a participação das quinze instituições de solidariedade social concelhias que aceitaram o desafio. Os modelos foram os utentes das instituições aderentes que desenvolvem o seu trabalho nas áreas da infância, deficiência e terceira idade, ou seja, na passerelle juntaram-se netos e avós num bonito ato de convívio intergeracional A noite terminou com um concerto do grupo Charanga, projeto musical que alia a o folk nacional e a música eletrónica misturando tradição e modernidade.

image_pdfimage_print
Previous Dia do Emigrante e do Ouvinte acontece no último dia da EXPOH
Next Jovens detidos pelo cultivo de canábis em Mangualde

Artigos Relacionados

Informação

Turismo Centro de Portugal promove a região na BTL

O Turismo Centro de Portugal (TCP) é a entidade regional responsável pela promoção turística da Região Centro. Esta é a maior região turística nacional, com uma área de intervenção que

Informação

 CIM da Região de Coimbra lança catálogo de apoio a visitas de estudo

A CIM Região de Coimbra acaba de editar, sob o título “Descobre a tua Região! – Catálogo de Pontos de Interesse da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra”, uma publicação…

Informação

Região de Coimbra lança programa de 19 milhões para emprego e apoio a empresas

A Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra e oito grupos de ação local apresentaram o Sistema de Incentivos ao Emprego e ao Empreendedorismo (SI2E) no valor global de cerca de

Última Hora

“Os Amigos de Lagos da Beira” comemoram VI aniversário com tarde musical

“Os Amigos de Lagos da Beira – Grupo Musical” comemoram o seu VI aniversário no próximo dia 28 de abril, a partir das 21 horas, na sede da Associação Desportiva

Última Hora

Morreu a cantora Madalena Iglésias

A cantora Madalena Iglésias morreu esta terça-feira, aos 78 anos, numa clínica em Barcelona, Espanha, disse uma fonte familiar.

Desporto

Sampaense promete “dar o máximo” em jogo com o Benfica

O jogo dos quartos de final entre o Sampaense Basket e o SL Benfica assinala hoje, dia 2 de fevereiro, pelas 19h00,o arranque da Taça Hugo dos Santos, …

Informação

Município oliveirense apresenta Programa de Investimento em Territórios de Baixa Densidade

O Município de Oliveira do Hospital acolhe uma sessão de esclarecimento sobre o Programa de Investimento em Territórios de Baixa Densidade, na próxima segunda-feira, dia 2 de julho, a partir

Informação

Medidas de apoio às populações afetadas pelos incêndios de junho entram hoje em vigor

A lei que estabelece as medidas de apoio às vítimas dos incêndios florestais de junho na região Centro e de reforço da prevenção e combate foi publicada…

Destaque

Oliveira do Hospital aposta em mais uma “Gala” para premiar agentes desportivos do concelho

A pouco mais de uma semana para a 4ª edição da Gala do Desporto, que acontece dia 20 de janeiro, a partir das 21 horas, na Casa da Cultura César

Informação

Passadiços do Paiva vencem ‘Óscar do Turismo’

Os Passadiços do Paiva foram ontem à noite um dos premiados da edição de 2016 dos World Travel Awards, que, considerados os ‘Óscares do Turismo’ a nível mundial,…

Região

INEM renova Ambulância dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital assinaram …

Última Hora

“Toque de entrada” chama cerca de 2500 alunos ao Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital

É já na próxima quarta feira, dia 13 de setembro, que volta a soar o toque de entrada para o novo ano letivo em Oliveira do Hospital. No Agrupamento de

Informação

Concurso Gastronómico “Com Queijo Serra da Estrela”: inscrições abertas até 13 de fevereiro

Encontram-se abertas as inscrições para o Concurso Gastronómico “Com Queijo Serra da Estrela” que será promovido pelo Município de Oliveira do Hospital no âmbito da XXVI Festa do Queijo Serra

Informação

Adulto e dois menores suspeitos de furto em Miranda do Corvo

O Comando Territorial de Coimbra, através do Núcleo de Investigação Criminal de Lousã, identificou, no dia 29 de abril, um homem de 18 anos e dois menores de 15 e 16 anos, …

Última Hora

Oliveira do Hospital promove formação “Oficina do território”

Durante o mês de julho, o Município de Oliveira do Hospital vai promover a formação “Oficina do território: um programa educativo para Oliveira do Hospital” …

Politica

Luís Lagos considera fundamental que “determinadas pessoas que ocupam o centro-direita se afastem de vez”

Luís Lagos foi um dos vencedores da noite eleitoral em Oliveira do Hospital, ao conseguir a sua reeleição e a eleição de um segundo deputado do CDS-PP, por via da

Última Hora

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova.

Este sábado, dia 3 de fevereiro, entre as 19.h00 e as 20h00, é emitido o 16.º e programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do

Última Hora

Stroganov Hotel abre dia 16 de setembro em Fiais da Beira, Oliveira do Hospital

Já está definida a data de abertura do Hotel de charme, de cinco estrelas, localizado em Fiais da Beira, no concelho de Oliveira do Hospital. O “soft opening” acontece dia

Informação

Autarca de Oliveira do Hospital admite avançar para nova manifestação pelas acessibilidades

José Carlos Alexandrino admitiu, em reunião da Assembleia Municipal, avançar com uma nova manifestação para pressionar o governo a resolver o problema das acessibilidades no concelho.

Informação

Maratona Clube Vila Chã participou no Grande Prémio de Atletismo em Carregal do Sal

O Maratona Clube Vila Chã participou, no passado dia 8 de julho, no XXII Grande Prémio de Atletismo Três Santos Populares, em Carregal do Sal, em que se fez representar

Região

SEF detetou sete estrangeiros a trabalhar ilegalmente no concelho de Arganil

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras detetou sete pessoas “a trabalhar irregularmente para uma empresa nacional” no concelho de Arganil,…

Informação

Festival Municipal da Canção realiza-se dia 4 de junho em Oliveira do Hospital

A iniciativa promovida pela  Câmara  de Oliveira do Hospital vai contar com 19 participantes e  14 canções…

Educação

Oliveira do Hospital: Candidaturas para atribuição de bolsas no ensino superior decorrem até 30 de outubro

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital abriu o prazo e o período de candidatura para atribuição de bolsas de estudo no ensino superior a alunos com insuficiências económicas e

Informação

Conheça os jogos deste fim de semana

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) defronta no domingo o Pampilhosense. A equipa de Lagares da Beira joga com o Febres e o Nogueirense com o Marítimo B.