Município de Arganil entregou chaves de 10 habitações reconstruídas após os incêndios 

Município de Arganil entregou chaves de 10 habitações reconstruídas após os incêndios 

Dez famílias do concelho de Arganil receberam, esta quarta-feira, dia 17 de outubro, a chave das suas habitações, reconstruídas no âmbito do Programa de Apoio à Recuperação de Habitações Permanentes (PARHP).

Luís Paulo Costa, presidente da Câmara Municipal de Arganil, e Ana Abrunhosa, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), concretizaram o ato simbólico da entrega das chaves, numa cerimónia de profundo significado e de grande emoção, realizada no Salão Nobre dos Paços do Concelho, praticamente um ano depois do trágico incêndio de 15 de outubro de 2017, que afetou 60 casas de habitação permanente no concelho de Arganil.

Sublinhando o “determinante e incansável” papel da CCDRC, em particular de Ana Abrunhosa, Luís Paulo Costa manifestou-se satisfeito com a forma como decorreu o programa de apoio à reconstrução, ainda que marcado por inúmeros obstáculos e contingências. “Todos gostaríamos que tudo tivesse sido mais rápido, mas, no meio das dificuldades, o processo tem decorrido de forma positiva, melhor no concelho de Arganil do que nos restantes concelhos também fortemente prejudicados pela tragédia”.

Por sua vez, a presidente da CCDRC exaltou o “trabalho excecional” desenvolvido pelos serviços sociais da Câmara Municipal de Arganil e pelo Gabinete de Apoio à Reconstrução de Habitações Permanente, liderado pelo técnico José Castanheira. O objetivo, afirmou Ana Abrunhosa, “foi de tudo fazer para que uma parte da vossa vida ficasse mais tranquila. Este contrato transmite-vos, de novo, as vossas casas, uma parte importante das vossas vidas”.

Até ao momento, estão concluídas 32 habitações, abrangendo as dez de reconstrução total entregues aos proprietários nesta quarta-feira, e mais 23 que estão em execução, num total de 60 pedidos de apoio contemplados no âmbito do Programa do Governo de Apoio à Reconstrução de Habitação Permanente no concelho de Arganil.

“De tudo faremos para que a esmagadora maioria das habitações fique terminada até ao final do ano”, afirmou Ana Abrunhosa.

Ana Abrunhosa não terminou a sua intervenção sem antes “felicitar o presidente da Câmara e a sua equipa por ter sido das primeiras autarquias a aprovar o programa de apoio às segundas habitações”, relembrando que há outras vítimas que precisam de ser igualmente amparados, neste seu desejo de manter a ligação à terra.

Depois de entregues as chaves, Luís Paulo Costa e Ana Abrunhosa, acompanhados pela vice-presidente e vereadores da Câmara Municipal, bem como pela empresa de construção e de fiscalização da obra, visitaram uma das casas reconstruídas, “abrindo” a porta do futuro a estas famílias, que têm, agora, a oportunidade de recomeçar a sua vida com a dignidade e a esperança que o incêndio cruelmente lhes tirou.

image_pdfimage_print
Previous Chuva e trovoada para o fim-de-semana
Next XVI Festa da Castanha “é extremamente importante porque é a festa do renascer”

Artigos Relacionados

Informação

EPTOLIVA promoveu Semana e Concurso de Leitura

Decorreu na EPTOLIVA – Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil, entre os dias 5 e 9 de março, a Semana da Leitura, destacada por um conjunto de

Última Hora

Viseu: Homem morre após cair em pedreira

Um homem de 37 anos morreu, na tarde desta quarta-feira, depois de a viatura que conduzia ter caído numa pedreira em Cinfães, no distrito de Viseu.

Última Hora

A festa dos benfiquistas em Oliveira do Hospital começou mal acabou a partida no Estádio da Luz com a vitória por 4-1.

A vitória por 4-1 frente ao Nacional da Madeira ditou o 35º Campeonato para o Benfica. A Rotunda do Cavaleiro em Oliveira do Hospital é o lugar reservado pela família

Informação

Homem de Coimbra morreu com tiros de caçadeira em Vila Velha de Ródão

Um homem de 31 anos de idade, residente em Coimbra, morreu ontem de madrugada perto da barragem de Fratel, no concelho de Vila Velha de Ródão,…

Última Hora

BLC3 proporciona “Open Day”

A BLC3 – Campus de Tecnologia e Inovação, localizado em Lagares da Beira no concelho de Oliveira do Hospital, promove em 2018 o “Open Day”.

Informação

Jovem de Avô encontrado morto na última madrugada

Um jovem de 30 anos foi encontrado sem vida por um familiar em Avô, que alertou os Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital cerca da 01h22 da madrugada.

Informação

Casimiro Santos alcança 2º lugar no Concurso Nacional de Pizzaiolos com pizza de requeijão e doce de abóbora

O pizzaiolo Casimiro Santos, do restaurante L’Artista de Oliveira do hospital, conseguiu ontem o 2º lugar no Concurso Nacional de Pizzaiolos, que decorreu no Cais de Gaia,…

Última Hora

Oliveira do Hospital vai investir um milhão de euros para eliminar eucaliptos

A Câmara de Oliveira do Hospital anunciou que vai investir um milhão de euros na compra de árvores autóctones como incentivo aos proprietários para arrancarem os eucaliptos que nasceram após

Última Hora

Coimbra: Fogo destruiu casa e desalojou uma pessoa

Uma habitação foi destruída, esta madrugada, por um incêndio e uma pessoa ficou desalojada, na povoação de Rios Frios, freguesia de Antuzede e Vil de Matos, no concelho de Coimbra.

Informação

Restaurantes e bares de Oliveira do Hospital com horário alargado no Natal e Ano Novo

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital (CMOH) deliberou conceder um alargamento do horário de funcionamento,…

Nacional

Chuva coloca amanhã oito distritos sob aviso amarelo

Oito distritos de Portugal continental vão estar na quarta-feira sob aviso amarelo devido à previsão períodos de chuva, por vezes forte.

Última Hora

Ca$h Resto Z€ro com olhar sobre “uma das maiores desgraças de sempre”

No habitual Ca$h Resto Z€ro na Rádio Boa Nova, Vítor Neves olha esta sexta-feira para “uma das maiores desgraças de sempre” que se abateu sobre o país.

Informação

Chuva, vento, neve e agitação marítima a partir de hoje no continente

A chuva e o vento forte, queda de neve e agitação marítima vão afetar as regiões de Portugal continental a partir de hoje devido a depressões que estão no oceano

Última Hora

Centro de Portugal foi a região de turismo que mais cresceu em setembro

O Turismo do Centro de Portugal aumentou significativamente durante o mês de setembro. A região centro foi a que mais cresceu na procura turística, …

Última Hora

Acidente provoca dois mortos e quatro feridos no IP3 em Santa Comba Dão

Uma colisão entre dois veículos ligeiros no Itinerário Principal (IP) 3 provocou, esta manhã, no concelho de Santa Comba Dão, dois mortos e quatro feridos, entre os quais um bebé

Informação

Moimenta da Beira: 16 detidos no Festival Portugal 2018 ‘INFECTED’

A GNR deteve, no passado sábado, 15 homens e uma mulher, com idades compreendidas entre os 17 e 43 anos, por ocasião do Festival Portugal 2018 ‘INFECTED’.

Destaque

Incêndios: Alexandrino critica “governantes que vieram cá e que não perceberam o que se passou”

José Carlos Alexandrino criticou, esta quinta-feira, a demora dos processos na ajuda dos lesados do incêndio 15 de outubro que devastou o concelho de Oliveira do Hospital.

Região

Após 28 dias, ‘Piloto’ diz que se entregou para não ser morto

O suspeito de dois homicídios em Aguiar da Beira, Pedro Dias, entregou-se ontem à Polícia Judiciária. Desde a fatídica madrugada de 11 de outubro até à noite de ontem, …

Destaque

António Costa inaugura a BLC3 no próximo sábado

O Primeiro Ministro António Costa visita no próximo sábado, dia 27 de maio, o concelho de Oliveira do Hospital onde deverá proceder à inauguração da BLC3.

Informação

Município de Oliveira do Hospital promove eficiência energética em equipamentos públicos

O Município de Oliveira do Hospital está a realizar um conjunto de intervenções, com recurso às novas tecnologias, para reduzir o consumo de energia em equipamentos municipais.

Sociedade

Coimbra vai ser a capital mundial dos eventos em novembro

Coimbra vai tornar-se a capital mundial dos eventos nos dias 21, 22, 23 e 24 de novembro. Nestes quatro dias, a cidade do Centro de Portugal acolherá a 13.ª edição

Última Hora

Maior eclipse total da Lua ocorre amanhã

A Lua vai estar, amanhã, mergulhada na sombra da Terra, mas Portugal apenas vai apanhar o fenómeno a meio porque a Lua nasce numa altura…

Informação

Crianças “felizes” em mais um Dia da Criança em Oliveira do Hospital

Hoje assinala-se o Dia Mundial da Criança. Em Oliveira do Hospital os mais pequenos comemoram este dia no Parque do Mandanelho e espaço multiusos com um conjunto de iniciativas.

Informação

Marcelo presente na Feira do Queijo dedicada às vítimas dos incêndios

A Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital, que se realiza este ano entre os dias 10 e 11 de março, em pleno centro da cidade, no