Município de Arganil entregou chaves de 10 habitações reconstruídas após os incêndios 

Município de Arganil entregou chaves de 10 habitações reconstruídas após os incêndios 

image_pdfimage_print

Dez famílias do concelho de Arganil receberam, esta quarta-feira, dia 17 de outubro, a chave das suas habitações, reconstruídas no âmbito do Programa de Apoio à Recuperação de Habitações Permanentes (PARHP).

Luís Paulo Costa, presidente da Câmara Municipal de Arganil, e Ana Abrunhosa, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), concretizaram o ato simbólico da entrega das chaves, numa cerimónia de profundo significado e de grande emoção, realizada no Salão Nobre dos Paços do Concelho, praticamente um ano depois do trágico incêndio de 15 de outubro de 2017, que afetou 60 casas de habitação permanente no concelho de Arganil.

Sublinhando o “determinante e incansável” papel da CCDRC, em particular de Ana Abrunhosa, Luís Paulo Costa manifestou-se satisfeito com a forma como decorreu o programa de apoio à reconstrução, ainda que marcado por inúmeros obstáculos e contingências. “Todos gostaríamos que tudo tivesse sido mais rápido, mas, no meio das dificuldades, o processo tem decorrido de forma positiva, melhor no concelho de Arganil do que nos restantes concelhos também fortemente prejudicados pela tragédia”.

Por sua vez, a presidente da CCDRC exaltou o “trabalho excecional” desenvolvido pelos serviços sociais da Câmara Municipal de Arganil e pelo Gabinete de Apoio à Reconstrução de Habitações Permanente, liderado pelo técnico José Castanheira. O objetivo, afirmou Ana Abrunhosa, “foi de tudo fazer para que uma parte da vossa vida ficasse mais tranquila. Este contrato transmite-vos, de novo, as vossas casas, uma parte importante das vossas vidas”.

Até ao momento, estão concluídas 32 habitações, abrangendo as dez de reconstrução total entregues aos proprietários nesta quarta-feira, e mais 23 que estão em execução, num total de 60 pedidos de apoio contemplados no âmbito do Programa do Governo de Apoio à Reconstrução de Habitação Permanente no concelho de Arganil.

“De tudo faremos para que a esmagadora maioria das habitações fique terminada até ao final do ano”, afirmou Ana Abrunhosa.

Ana Abrunhosa não terminou a sua intervenção sem antes “felicitar o presidente da Câmara e a sua equipa por ter sido das primeiras autarquias a aprovar o programa de apoio às segundas habitações”, relembrando que há outras vítimas que precisam de ser igualmente amparados, neste seu desejo de manter a ligação à terra.

Depois de entregues as chaves, Luís Paulo Costa e Ana Abrunhosa, acompanhados pela vice-presidente e vereadores da Câmara Municipal, bem como pela empresa de construção e de fiscalização da obra, visitaram uma das casas reconstruídas, “abrindo” a porta do futuro a estas famílias, que têm, agora, a oportunidade de recomeçar a sua vida com a dignidade e a esperança que o incêndio cruelmente lhes tirou.

Previous Chuva e trovoada para o fim-de-semana
Next XVI Festa da Castanha “é extremamente importante porque é a festa do renascer”

Artigos Relacionados

Última Hora

Seia: Mil e seiscentos seniores participaram em convívio

O Município de Seia voltou a proporcionar um dia de lazer e convívio aos idosos e pensionistas do concelho, com a realização de mais uma edição do Convívio Sénior, que

Última Hora

Oliveira do Hospital aposta em projeto pioneiro direcionado para “o aluno do século XXI” (com vídeo)

O Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital tem em curso o projeto de autonomia e flexibilização curricular aplicado no início de cada ciclo escolar.

Última Hora

BLC3 conquista selo “RegioStars” com projeto Centro Bio (com vídeos)

O projeto Centro Bio da BLC3, o Campus de Tecnologia e Inovação de Oliveira do Hospital venceu, esta tarde, o prémio “RegioStars” na categoria de “Desenvolvimento Sustentável”.

Informação

Campanha ‘Portugal sem fogos depende de todos’ sensibiliza para a importância da limpeza dos terrenos

A primeira fase da campanha ‘Portugal sem fogos depende de todos’, promovido pelas empresas associadas ao Movimento ECO, já arrancou e pretende sensibilizar…

Última Hora

Um morto e três feridos em acidente rodoviário em Mortágua

Um morto e três feridos são o resultado de um acidente ocorrido durante a madrugada em Freixo, no concelho de Mortágua.

Última Hora

“Quis fazer um documentário puro e duro com a minha mãe, em representação das costureiras”

Percebeu no domingo que a semana que ia entrar era a última de trabalho da mãe, Hortência Coelho, que nos últimos 47 anos foi costureira de profissão.

Destaque

Autarca de Oliveira do Hospital pede para que “não se faça política da terra queimada”

José Carlos Alexandrino iniciou a sua intervenção na última reunião da Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital com um pedido que dirigiu…

Informação

Tanak vence em Lousada e Conquista a liderança

A dupla Ott Tanak/Martin Jarveoja, com o Toyota Yaris WRC, é a primeira líder do Vodafone Rally de Portugal, depois de ter sido a mais rápida na super especial de Lousada (3,36

Informação

Câmara Municipal de Oliveira do Hospital lança Orçamento Participativo Jovem

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital está a promover mais uma edição do Orçamento Participativo Jovem,…

Informação

Mais acidentes, mas menos mortos nas estradas portuguesas até abril

No primeiro trimestre deste ano registaram-se nas estradas portuguesas mais acidentes rodoviários, que causaram mais feridos ligeiros e graves, mas menos mortos.

Última Hora

Região: Prisão preventiva para suspeito de roubo e sequestro

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Leiria, no âmbito de uma investigação em inquérito titulado pelo DIAP de Leiria, …

Região

Câmara de Arganil aprova construção de Centro Intermunicipal de Recolha Animal

Um Centro Intermunicipal de Recolha Oficial de Animais de Companhia pode vir a ser uma realidade no concelho de Arganil em breve.