Município de Arganil entregou chaves de 10 habitações reconstruídas após os incêndios 

Município de Arganil entregou chaves de 10 habitações reconstruídas após os incêndios 

Dez famílias do concelho de Arganil receberam, esta quarta-feira, dia 17 de outubro, a chave das suas habitações, reconstruídas no âmbito do Programa de Apoio à Recuperação de Habitações Permanentes (PARHP).

Luís Paulo Costa, presidente da Câmara Municipal de Arganil, e Ana Abrunhosa, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), concretizaram o ato simbólico da entrega das chaves, numa cerimónia de profundo significado e de grande emoção, realizada no Salão Nobre dos Paços do Concelho, praticamente um ano depois do trágico incêndio de 15 de outubro de 2017, que afetou 60 casas de habitação permanente no concelho de Arganil.

Sublinhando o “determinante e incansável” papel da CCDRC, em particular de Ana Abrunhosa, Luís Paulo Costa manifestou-se satisfeito com a forma como decorreu o programa de apoio à reconstrução, ainda que marcado por inúmeros obstáculos e contingências. “Todos gostaríamos que tudo tivesse sido mais rápido, mas, no meio das dificuldades, o processo tem decorrido de forma positiva, melhor no concelho de Arganil do que nos restantes concelhos também fortemente prejudicados pela tragédia”.

Por sua vez, a presidente da CCDRC exaltou o “trabalho excecional” desenvolvido pelos serviços sociais da Câmara Municipal de Arganil e pelo Gabinete de Apoio à Reconstrução de Habitações Permanente, liderado pelo técnico José Castanheira. O objetivo, afirmou Ana Abrunhosa, “foi de tudo fazer para que uma parte da vossa vida ficasse mais tranquila. Este contrato transmite-vos, de novo, as vossas casas, uma parte importante das vossas vidas”.

Até ao momento, estão concluídas 32 habitações, abrangendo as dez de reconstrução total entregues aos proprietários nesta quarta-feira, e mais 23 que estão em execução, num total de 60 pedidos de apoio contemplados no âmbito do Programa do Governo de Apoio à Reconstrução de Habitação Permanente no concelho de Arganil.

“De tudo faremos para que a esmagadora maioria das habitações fique terminada até ao final do ano”, afirmou Ana Abrunhosa.

Ana Abrunhosa não terminou a sua intervenção sem antes “felicitar o presidente da Câmara e a sua equipa por ter sido das primeiras autarquias a aprovar o programa de apoio às segundas habitações”, relembrando que há outras vítimas que precisam de ser igualmente amparados, neste seu desejo de manter a ligação à terra.

Depois de entregues as chaves, Luís Paulo Costa e Ana Abrunhosa, acompanhados pela vice-presidente e vereadores da Câmara Municipal, bem como pela empresa de construção e de fiscalização da obra, visitaram uma das casas reconstruídas, “abrindo” a porta do futuro a estas famílias, que têm, agora, a oportunidade de recomeçar a sua vida com a dignidade e a esperança que o incêndio cruelmente lhes tirou.

Previous Chuva e trovoada para o fim-de-semana
Next XVI Festa da Castanha “é extremamente importante porque é a festa do renascer”

Artigos Relacionados

Última Hora

Ca$h Resto Z€ro olha para o jogo do título do FCOH

Em mais um espaço de opinião, “Ca$h Resto Z€ro”, Vítor Neves olha esta sexta-feira para o Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) que, no jogo de domingo, …

Região

Rally Vinho do Dão arranca este fim-de-semana em Nelas

O Rally Vinho do Dão, fruto da parceria Município de Nelas e Clube Automóvel do Centro, volta aos troços do concelho este fim-de-semana, dia 26 de maio, desta vez com

Sociedade

Praia Fluvial de Alvoco das Várzeas renova bandeira azul e  é  recomendada a nível internacional

A Praia Fluvial de Alvoco das Várzeas foi novamente recomendada pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) ao Júri Internacional do Programa Bandeira Azul 2017.

Região

Carregal do Sal: Casal burla 5 mil euros a idoso

A GNR deteve, na passada sexta-feira, um casal, de 22 anos, pela prática do crime de burla qualificada, no concelho de Carregal do Sal.

Última Hora

Acidentes nas estradas provocaram 305 mortos este ano

Os acidentes nas estradas portuguesas provocaram este ano 305 mortos, menos 22 do que em igual período de 2015, indicou hoje a Autoridade Nacional …

Última Hora

Restrição de velocidade nas linhas da Beira Alta e do Douro

A Infraestruturas de Portugal (IP) anunciou hoje a aplicação de medidas preventivas de segurança relacionadas com a restrição de velocidade de circulação nas linhas ferroviárias da Beira Alta e do

Informação

IPC quer ser Universidade Politécnica de Coimbra até 2021

Mudar a imagem do ensino politécnico, que muitos “continuam a ver como o parente pobre do ensino superior” é um objetivo antigo, que começa a ganhar forma.

Última Hora

Idoso morre em atropelamento ferroviário em Carregal do Sal

Um idoso de 84 anos morreu esta manhã depois de ter sido atropelado por um comboio, na localidade de Papízios, no concelho de Carregal do Sal.

Última Hora

Oliveira do Hospital promove Concerto do 25 de Abril – Celebração da Liberdade

O Município de Oliveira do Hospital protagoniza, no dia 22 de abril, a partir das 21h30 na Casa da Cultura, o Concerto do 25 de Abril – Celebração da liberdade.

Sociedade

Judiciária investiga “tiroteio” em Monte Formoso, Coimbra

A Polícia Judiciária está a investigar um “tiroteio” que ocorreu hoje na zona de Monte Formoso, na periferia de Coimbra, disse à agência Lusa fonte da PJ.

Informação

Origens –  Um festival cultural “multi-artes e multi-geracional” em Travanca de Lagos

Nos passados dias 13, 14 e 15 de Maio, Travanca de Lagos, no concelho de Oliveira do Hospital, foi a capital do viver rural. Os Jovens da Liga de Travanca

Última Hora

65 acidentes e 674 infrações na última semana no distrito de Coimbra

Na semana de 21 a 27 de novembro, o Comando Territorial de Coimbra da GNR registou 65 acidentes nas estradas do distrito e 674 infrações.