Lagares da Beira volta a ter médico de família ao fim de dois anos à espera
2 Maio, 2016 1320 Views

Lagares da Beira volta a ter médico de família ao fim de dois anos à espera

A extensão de Saúde de Lagares da Beira, no concelho de Oliveira do Hospital, conta a partir de hoje, 2 de maio, com a presença e cuidados de médico de família. O gabinete médico estava encerrado há já dois anos por falta de clínico. Esta manhã a satisfação era generalizada.

Às primeiras horas da manhã foram vários os populares, a maioria idosos, que quiseram comprovar com os próprios olhos a chegada de médico de família à extensão de saúde da localidade. Teresa Alcântara é a médica que, a partir de hoje, vai passar a assistir um universo de cerca de dois mil utentes da localidade, mas também das vizinhas freguesias de Meruge e Travanca de Lagos.

Argentina Brás, com 70 anos, acorreu à extensão com exames para serem vistos pela médica e partilhou com a Rádio Boa Nova a satisfação por poder passar contar com médico de família. Até aqui, a solução era ir ao Centro de Saúde de Oliveira do Hospital, ao hospital e a médicos particulares.  Diabético, José Cura, com 84 anos, deslocava-se ao Centro de Saúde, mas ali senti a dificuldade em conseguir uma receita e consultas regulares. Para Zélia Santos, com 65 anos, os últimos dois anos não foram fáceis, sobretudo na assistência de que necessitava para o filho deficiente, de 38 anos. A própria não faz exames desde há dois anos.

A presenciar o reabertura da extensão de saúde, o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital mostrou-se satisfeito por aquele facto, notando porem tratar-se de um “retrocesso”, visto que a população estava hoje a festejar algo que “deveria ter”. Disse mesmo estar diante da “festa da vergonha”.

Para Olga Bandeira, presidente da Junta de Freguesia este foi um dos dias “mais importantes” da sua missão de autarca. “Temos crianças, idosos, doentes crónicos e grávidas e era muito complicado acederem a outra clínica. Se não for o médico de família as pessoas têm muita dificuldade em aceder a cuidados de saúde. É justo que hoje (a extensão de saúde) esteja a funcionar em pleno”, referiu.

Com reabertura da extensão de saúde diminui o universo de utentes que não tinham médico de família e que recentemente eram cerca de seis mil. Já foram mais de 10 mil. O presidente da Câmara Municipal referiu, esta manhã, que em Oliveira do Hospital a situação em torno dos cuidados de saúde “está a melhorar”. Adiantou que está a decorrer concurso para colocação de mais três médicos no concelho.

Previous Assembleia Municipal votou contra moção de censura aapresentada por António Lopes
Next Praia Fluvial de Alvoco das Várzeas renova Bandeira Azul

Artigos Relacionados

Educação

Alexandrino acusa governo de atrasar requalificação do Agrupamento de Escolas e faz ultimato

O Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital disse, ontem, que só dá “mais uma semana” ao Ministério da Educação para disponibilizar o documento em falta…

Região

“Vamos Plantar o Bosque da Memória” em Carragozela

O Movimento de Cidadãos Por Uma Estrela Viva irá levar a cabo uma ação de reflorestação nos Baldios da Carragozela (Seia), no próximo sábado, dia 24 de fevereiro, pelas 14 horas.

Informação

Rádio Boa Nova transmite inauguração da BLC3 com presença do Primeiro-Ministro

A Rádio Boa Nova realiza amanhã, dia 27 de maio, um especial de informação por ocasião da visita do Primeiro Ministro ao concelho de Oliveira do Hospital.

Última Hora

Carlos Veiga, presidente da ESTGOH, em entrevista na Rádio Boa Nova

O presidente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital, Carlos Veiga, é o convidado da entrevista Rádio Boa Nova, que acontece hoje em direto, depois das

Informação

Um homem detido em Viseu por suspeita de incêndio florestal

A GNR anunciou, hoje, ter detido um homem e identificado outro, em Tarouca e Mangualde, por crimes de incêndios florestais resultantes da queima de sobrantes.

Última Hora

Grupo “Pomares no Coração” avança com reflorestação da freguesia após o fogo

A freguesia de Pomares, no concelho de Arganil, afetada pelo incêndio de 15 de outubro vai ser alvo de uma ação de reflorestação.

Sociedade

Município de Oliveira do Hospital ultima o novo Plano Municipal para a Igualdade

Depois de ter comemorado o seu Dia Municipal para a Igualdade, a 21 de junho com uma semana dedicada ao tema, o Município de Oliveira do Hospital (MOH) …

Informação

Politécnico de Castelo Branco aboliu a praxe e optou por integração solidária

A Associação Académica do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) aboliu a praxe nas seis escolas da instituição, substituindo-a por ações culturais e solidárias de integração.

Desporto

FCOH: “Estamos a um passo de cumprir o objetivo da época”

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) está a “um passo” de se sagrar campeão da Divisão de Honra da Associação de Futebol de Coimbra (AFC) e de subir

Informação

Tondela: Jovem morre afogado em praia fluvial

Um jovem de 25 anos morreu afogado numa praia fluvial em Sangemil, no concelho de Tondela, ao final da tarde de ontem.

Última Hora

Cerca de 30 concelhos de nove distritos do continente em risco máximo

Cerca de 30 concelhos de nove distritos de Portugal continental estão hoje em risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Sociedade

Pedrógão discute plano de auxílio às vítimas dos incêndios

A Câmara de Pedrógão Grande iniciou, hoje, uma reunião entre representantes de diversos organismos públicos ligados à saúde.