Lagares da Beira volta a ter médico de família ao fim de dois anos à espera
2 Maio, 2016 1180 Views

Lagares da Beira volta a ter médico de família ao fim de dois anos à espera

A extensão de Saúde de Lagares da Beira, no concelho de Oliveira do Hospital, conta a partir de hoje, 2 de maio, com a presença e cuidados de médico de família. O gabinete médico estava encerrado há já dois anos por falta de clínico. Esta manhã a satisfação era generalizada.

Às primeiras horas da manhã foram vários os populares, a maioria idosos, que quiseram comprovar com os próprios olhos a chegada de médico de família à extensão de saúde da localidade. Teresa Alcântara é a médica que, a partir de hoje, vai passar a assistir um universo de cerca de dois mil utentes da localidade, mas também das vizinhas freguesias de Meruge e Travanca de Lagos.

Argentina Brás, com 70 anos, acorreu à extensão com exames para serem vistos pela médica e partilhou com a Rádio Boa Nova a satisfação por poder passar contar com médico de família. Até aqui, a solução era ir ao Centro de Saúde de Oliveira do Hospital, ao hospital e a médicos particulares.  Diabético, José Cura, com 84 anos, deslocava-se ao Centro de Saúde, mas ali senti a dificuldade em conseguir uma receita e consultas regulares. Para Zélia Santos, com 65 anos, os últimos dois anos não foram fáceis, sobretudo na assistência de que necessitava para o filho deficiente, de 38 anos. A própria não faz exames desde há dois anos.

A presenciar o reabertura da extensão de saúde, o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital mostrou-se satisfeito por aquele facto, notando porem tratar-se de um “retrocesso”, visto que a população estava hoje a festejar algo que “deveria ter”. Disse mesmo estar diante da “festa da vergonha”.

Para Olga Bandeira, presidente da Junta de Freguesia este foi um dos dias “mais importantes” da sua missão de autarca. “Temos crianças, idosos, doentes crónicos e grávidas e era muito complicado acederem a outra clínica. Se não for o médico de família as pessoas têm muita dificuldade em aceder a cuidados de saúde. É justo que hoje (a extensão de saúde) esteja a funcionar em pleno”, referiu.

Com reabertura da extensão de saúde diminui o universo de utentes que não tinham médico de família e que recentemente eram cerca de seis mil. Já foram mais de 10 mil. O presidente da Câmara Municipal referiu, esta manhã, que em Oliveira do Hospital a situação em torno dos cuidados de saúde “está a melhorar”. Adiantou que está a decorrer concurso para colocação de mais três médicos no concelho.

image_pdfimage_print
Previous Assembleia Municipal votou contra moção de censura aapresentada por António Lopes
Next Praia Fluvial de Alvoco das Várzeas renova Bandeira Azul

Artigos Relacionados

Informação

Mais de um quilo de folhas de cannabis apreendidas na Guarda

O Comando Territorial da Guarda, através do Núcleo de Investigação Criminal da Guarda, deteve no dia 19 setembro, na localidade…

Região

Oliveira do Hospital vai ter um local de abrigo contra ondas de calor

Cinco concelhos do Interior do distrito de Coimbra vão ter locais de abrigo contra ondas de calor. Os abrigos terão capacidade para receber cerca de 2 mil pessoas em situações

Informação

Acidente obrigou a cortar A1 junto à saída para Soure

A Autoestrada A1 esteve cortada, esta manhã, entre os nós de Pombal e Condeixa, no sentido Sul-Norte, junto à saída para Soure, devido a um acidente registado ao quilómetro 169.

Sociedade

Uma “vénia ao Queijo Serra da Estrela” em mais um “Ca$h Resto Z€ro”

Às portas da Festa do Queijo Serra da Estrela, em Oliveira do Hospital, Vítor Neves antecipa um “fim de semana gigante” e faz a devida “vénia” ao Queijo Serra da

Região

Pedro Coimbra reconduzido na Federação Distrital de Coimbra do PS

Pedro Coimbra foi reeleito, no sábado, presidente da Federação Distrital de Coimbra do Partido Socialista. Coimbra liderava a única lista a sufrágio, depois de…

Última Hora

PJ de Coimbra detém quatro suspeitos de tráfico de drogas

A PJ identificou e deteve, hoje, em Coimbra e Leiria três homens e uma mulher suspeitos do crime de tráfico de estupefacientes, no âmbito de ação de combate ao tráfico

Informação

Bombeiros de Coja adiam Festa de S. Miguel devido aos incêndios

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Côja, no concelho de Arganil, decidiu adiar a Festa de S.Miguel, prevista para 15 de outubro,…

Região

Bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes, em entrevista exclusiva à Rádio Boa Nova

No âmbito da visita pastoral que está a realizar à diocese de Coimbra e, por conseguinte, a Oliveira do Hospital, o Bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes esteve ao final

Informação

Luís Lagos entende que ausência do PSD no debate “é mau demais para o concelho, para o nosso futuro coletivo”

O candidato da coligação “Construir o Futuro” à Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital, partilhou na sua página de facebook a “tristeza”…

Informação

Empresas: Pastelaria Zé Manel abriu hoje em Oliveira do Hospital

A Pastelaria Zé Manel, nome de referência na cidade de Seia, abriu hoje um novo espaço em Oliveira do Hospital. Aberta diariamente, entre as 08h e as 20h00,…

Última Hora

Aldeia das Dez promoveu a Castanha e o Santuário de Nossa Senhora das Preces

Neste fim de semana todos os caminhos conduziram a Aldeia das Dez e ao Santuário de Nossa Senhora das Preces, em Vale de Maceira, para mais uma Festa da Castanha.

Última Hora

Exposição de pintura de Ana Afonso na Casa da Cultura de Oliveira do Hospital

Na próxima sexta-feira, 3 de fevereiro, às 21h30, será inaugurada a exposição de pintura “Sem Margem” de Ana Afonso.

Última Hora

EXPOH com mais de 50 mil visitantes deve melhorar em 2019

A EXPOH – Feira Regional de Oliveira do Hospital que, ontem, chegou ao fim contou com um número de visitantes entre os 50 e os 60 mil.

Última Hora

Estradas da Serra da Estrela reabertas

As estradas de acesso ao maciço central da Serra da Estrela que estavam encerradas ao trânsito desde terça-feira reabriram hoje de manhã.

Informação

Câmara de Oliveira do Hospital vai contrair empréstimo de dois milhões de Euros para realização de obras nas freguesias

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital deliberou  pela contratação de um empréstimo de dois milhões de Euros destinados à realização de obras nas freguesias. A medida, aprovada em reunião

Informação

A antecipação do arranque do novo ano letivo na Rádio Boa Nova

Carlos Carvalheira, diretor do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, antecipa amanhã, dia 7 de setembro,  na Rádio Boa Nova o novo ano letivo.

Região

Guarda: Detido por rapto e abuso sexual

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal da Guarda, identificou e deteve um homem, de 26 anos, pela presumível prática de um crime de rapto de menor…

Última Hora

Chuva regressa na quarta-feira

A chuva vai regressar ao território do continente a partir de quarta-feira, prevendo-se igualmente uma descida gradual das temperaturas, …

Informação

Despiste no IC6 faz quatro feridos

O IC6 está cortado no sentido Oliveira do Hospital – Coimbra. O incidente fez quatro vítimas, duas delas estão encarceradas.

Última Hora

Detenção por incêndio florestal no concelho de Abrantes

  A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Leiria, com a colaboração da Guarda Nacional Republicana, deteve um homem,…

Última Hora

Deputada do PCP visita concelho de Oliveira do Hosital na sequência do trágico incêndio

Esta segunda-feira, 23 de Outubro, 2017, a partir das 14 horas, a Deputada do PCP , Ana Mesquita, estará em visita de trabalho ao concelho de Oliveiira do Hospital…

Última Hora

Calendário desportivo de fim-de-semana

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH), que continua a lutar pela liderança do Campeonato da Divisão de Honra da Associação de Futebol de Coimbra,…

Última Hora

Festas do Concelho animam Seia durante 5 dias

HMB, Rita Guerra, ATOA, Cuca Roseta e Diogo Piçarra são os principais atrativos do vasto programa musical da 5ª edição das Festas do Concelho, que dão vida ao centro histórico

Destaque

Ordem de Malta apoia FAAD com equipamento hospitalar

O presidente da Ordem de Malta, Guido Stoeckli, visitou esta manhã a Fundação Aurélio Amaro Diniz (FAAD), onde comprovou a boa utilização do equipamento hospitalar de que a instituição tem