José Ramos Mendes lembrado como “cidadão ativo” no lançamento do seu livro

José Ramos Mendes lembrado como “cidadão ativo” no lançamento do seu livro

image_pdfimage_print

Foi lançado, no passado dia 7 de dezembro, na Biblioteca Municipal de Arganil, o livro “Contos e Poemas de Natal” de José Ramos Mendes.

Numa cerimónia, que juntou amigos e família do falecido professor, Anabela Soares, diretora do Agrupamento de Escolas de Arganil, afirmou que era “evidente” ser a Escola a editar o livro. Segundo a diretora, José Ramos Mendes “dignificou a escola e foi um rosto muito conhecido”. “O professor Ramos Mendes tinha uma base humanística enorme. Todos quantos conviveram com ele, perceberam que tinha bons ensinamentos e dava sempre bons conselhos”, lembra Anabela Soares. O livro, agora lançado, consiste “num trabalho feito por todos, entre alunos e professores.

Na ocasião, Marta Mendes, filha de José Ramos Mendes, agradeceu pela presença de todos assim como todo o carinho e consideração. Considerando a Biblioteca Municipal de Arganil como “um sítio especial”, Marta Mendes fez questão ainda de revelar possíveis novos projetos. “Há mais projetos que estão guardados entre as quatro paredes do escritório dele e espero ainda concretizar esses projetos todos”, disse.

Pedro Pereira Alves, amigo de infância de Ramos Mendes e responsável pela apresentação do livro, explicou a essência do mesmo que se baseia em contos reais. “Estas páginas estão muito bem escritas, que recordam Contos de Natal, que são reais. Transmite de uma forma visível e vivencial a vida das aldeias do interior de Portugal”, explicou Pedro Pereira Alves.

Também Luís Paulo Costa, presidente do Município de Arganil, esteve presente na cerimónia e fez questão de enaltecer o gesto da família de Ramos Mendes em “ter libertado os textos” da sua autoria. “Foi uma pessoa que nos marcou a todos coletivamente. Por um lado, destacar o papel que o professor Ramos Mendes teve na vida de todos nós enquanto cidadão ativo na sociedade, mas também o seu papel cívico, nos movimentos da igreja e até na política. Foi, de facto, um cidadão de corpo inteiro”, recordou Luís Paulo Costa.

No final da cerimónia houve ainda oportunidade de momentos de leitura destes mesmos Contos, protagonizados pelos netos de Ramos Mendes, Duarte e Henrique Mendes Quaresma, e também pelo declamador João Bilha, assim como a atuação do Grupo Coral Litúrgico da Paróquia de Arganil, com cânticos da autoria do próprio Ramos Mendes.

Marcaram presença na sessão de apresentação  a Confraria do Maranho de Pampilhosa da Serra, a Filarmónica de Pampilhosa da Serra e os Párocos de Pampilhosa da Serra e Arganil.

Recorde-se que José Ramos Mendes, durante cinco anos, foi autor do programa “Palavra de Vida”, na Rádio Boa Nova, no qual comentava a liturgia de cada domingo. A última emissão do seu programa realizou-se em julho de 2016 quando já estava adoentado. Vítima de doença oncológica, Ramos Mendes faleceu a 11 de Setembro de 2016, com 79 anos.

Beatriz Cruz (jornalista estagiária)

Previous Guarda: Explosão causa um ferido ligeiro
Next Alunos do Erasmus + do IPC podem estagiar em concelhos da Região de Coimbra

Artigos Relacionados

Região

Ministra da Saúde na 1ª Pedcare Summit

O Hospital Pediátrico do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (HP, CHUC) em parceria com a Ordem dos Enfermeiros, Secção Regional do Centro (SRCentro) e a…

Região

Leiria quer ser Capital da Cultura e transformar o futuro

O presidente da Câmara Municipal de Leiria, Raul Castro, afirmou hoje que objetivo principal da candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura em 2027 é …

Última Hora

Universidade Sénior é “um projeto de sucesso” em Oliveira do Hospital

A Universidade Senior Rotary de Oliveira do Hospital conta com cinco anos de atividade e cerca de uma centena de alunos. No arranque do novo ano letivo, a certeza é

Última Hora

Especialistas debatem “Respostas Emocionais a Situações de Catástrofe” em Oliveira do Hospital

Na próxima segunda-feira, dia 26 de fevereiro, Oliveira do Hospital acolhe a realização do workshop “Respostas Emocionais a Situações de Catástrofe”.

Região

Um homem e uma mulher são suspeitos de 25 furtos na Covilhã

A GNR identificou e constituiu como arguidos um homem e uma mulher de 40 e 45 anos, por suspeita de 25 crimes de furto no concelho da Covilhã.

Última Hora

Na reta final, candidatos apostam em comícios na cidade de Oliveira do Hospital

Hoje, dia 29 de setembro, termina a campanha para as eleições autárquicas que se realizam no próximo domingo, dia 1 de outubro.

Última Hora

Homem suspeito de tráfico de armas na zona de Leiria foi detido pela PJ

A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Centro, anunciou hoje ter detido um homem suspeito da autoria da prática de um crime de detenção de arma proibida e tráfico e

Última Hora

Câmara Municipal rescinde contrato com a CIP e lança nova adjudicação para obras no AEOH

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, entidade que subsidia em parte a remodelação do AEOH, em conjunto com o Ministério da Educação, vai avançar com a rescisão do contrato

Última Hora

Distrito da Guarda conta com mais elementos no combate a incêndios

O Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR) no distrito da Guarda inclui, este ano, mais elementos devido à constituição de nove Equipas de Intervenção Permanente.

Informação

Aldeias de Montanha: VII Tradição e Transmissão em Alvoco das Várzeas

  Alvoco das Várzeas é palco da 7ª edição do evento “Tradição e Transmissão”, a decorrer entre os dias 8 e 10 de dezembro.

Última Hora

Polémica: Donativos para Pedrógão Grande terão sido desviados para obras que não eram urgentes

Uma verba a rondar o meio milhão de euros, destinada à recuperação de habitações consumidas pelo fogo em Pedrógão Grande, em 17 de Junho do ano passado, terá sido desviada

Última Hora

Partida da quinta etapa da 81.ª Volta a Portugal faz-se em Oliveira do Hospital

Oliveira do Hospital é palco na próxima segunda-feira, dia 5 de agosto, da partida da quinta etapa da 81.ª Volta a Portugal Santander,…