José Ramos Mendes lembrado como “cidadão ativo” no lançamento do seu livro

José Ramos Mendes lembrado como “cidadão ativo” no lançamento do seu livro

image_pdfimage_print

Foi lançado, no passado dia 7 de dezembro, na Biblioteca Municipal de Arganil, o livro “Contos e Poemas de Natal” de José Ramos Mendes.

Numa cerimónia, que juntou amigos e família do falecido professor, Anabela Soares, diretora do Agrupamento de Escolas de Arganil, afirmou que era “evidente” ser a Escola a editar o livro. Segundo a diretora, José Ramos Mendes “dignificou a escola e foi um rosto muito conhecido”. “O professor Ramos Mendes tinha uma base humanística enorme. Todos quantos conviveram com ele, perceberam que tinha bons ensinamentos e dava sempre bons conselhos”, lembra Anabela Soares. O livro, agora lançado, consiste “num trabalho feito por todos, entre alunos e professores.

Na ocasião, Marta Mendes, filha de José Ramos Mendes, agradeceu pela presença de todos assim como todo o carinho e consideração. Considerando a Biblioteca Municipal de Arganil como “um sítio especial”, Marta Mendes fez questão ainda de revelar possíveis novos projetos. “Há mais projetos que estão guardados entre as quatro paredes do escritório dele e espero ainda concretizar esses projetos todos”, disse.

Pedro Pereira Alves, amigo de infância de Ramos Mendes e responsável pela apresentação do livro, explicou a essência do mesmo que se baseia em contos reais. “Estas páginas estão muito bem escritas, que recordam Contos de Natal, que são reais. Transmite de uma forma visível e vivencial a vida das aldeias do interior de Portugal”, explicou Pedro Pereira Alves.

Também Luís Paulo Costa, presidente do Município de Arganil, esteve presente na cerimónia e fez questão de enaltecer o gesto da família de Ramos Mendes em “ter libertado os textos” da sua autoria. “Foi uma pessoa que nos marcou a todos coletivamente. Por um lado, destacar o papel que o professor Ramos Mendes teve na vida de todos nós enquanto cidadão ativo na sociedade, mas também o seu papel cívico, nos movimentos da igreja e até na política. Foi, de facto, um cidadão de corpo inteiro”, recordou Luís Paulo Costa.

No final da cerimónia houve ainda oportunidade de momentos de leitura destes mesmos Contos, protagonizados pelos netos de Ramos Mendes, Duarte e Henrique Mendes Quaresma, e também pelo declamador João Bilha, assim como a atuação do Grupo Coral Litúrgico da Paróquia de Arganil, com cânticos da autoria do próprio Ramos Mendes.

Marcaram presença na sessão de apresentação  a Confraria do Maranho de Pampilhosa da Serra, a Filarmónica de Pampilhosa da Serra e os Párocos de Pampilhosa da Serra e Arganil.

Recorde-se que José Ramos Mendes, durante cinco anos, foi autor do programa “Palavra de Vida”, na Rádio Boa Nova, no qual comentava a liturgia de cada domingo. A última emissão do seu programa realizou-se em julho de 2016 quando já estava adoentado. Vítima de doença oncológica, Ramos Mendes faleceu a 11 de Setembro de 2016, com 79 anos.

Beatriz Cruz (jornalista estagiária)

Previous Guarda: Explosão causa um ferido ligeiro
Next Alunos do Erasmus + do IPC podem estagiar em concelhos da Região de Coimbra

Artigos Relacionados

Última Hora

Temperaturas máximas sobem hoje entre 2 a 5 graus em quase todo o país

As temperaturas máximas vão subir hoje entre 2 a 5 graus Celsius na generalizada do território do continente…

Cultura

“Origens” volta a animar Travanca de Lagos

“Somos o Futuro do Passado” é o mote para mais uma edição do Origens – Festival Cultural de Travanca de Lagos que acontece no próximo fim-de-semana, dias 18, 19 e 20 de

Região

Condenados 21 arguidos por crimes na cadeia de Coimbra

O Tribunal de Coimbra condenou, ontem, 21 arguidos, a maioria reclusos, a penas de prisão efetiva que vão desde os três aos 13 anos, num processo de tráfico de droga

Última Hora

Greve dos enfermeiros: blocos fechados e cirurgias canceladas em Viseu e Tondela

A greve convocada pelo Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) está a ter uma adesão de 67% no hospital de Viseu e de 90% no hospital de Tondela.

Informação

“Rapada Futsal Cup” arranca hoje em Santo António do Alva

A Secção Desportiva da Associação Progressiva de Santo António do Alva, promove a partir de hoje, dia 15 de junho, o “Rapada Futsal Cup”, no Parque Francisco Saraiva dos Santos.

Informação

Cerca de 200 militantes de Oliveira do Hospital em condições de votar nas diretas para o PSD

As eleições diretas para a Nacional do PSD realizam-se amanhã, dia 13 de janeiro, entre as 14h00 e as 20 horas. Em Oliveira do Hospital, os cerca de 200 militantes

Informação

Dois bombeiros feridos, um em estado grave, no combate ao fogo em Arganil

Dois bombeiros ficaram, hoje, feridos no incêndio em Teixeira, concelho de Arganil, na sequência de um acidente com um veículo de combate ao fogo.

Informação

Quim Machado é o novo treinador da Académica

Quim Machado é o novo treinador da Académica, substituindo Ricardo Soares, que abandonou o seu cargo após derrota frente ao Oliveirense, no passado sábado, que pode ter comprometido as aspirações

Informação

Quercus e FNAPF assinalaram Dia da Floresta em Oliveira do Hospital e pediram maior investimento na floresta nacional

A Quercus e a Federação Nacional de Associações de Proprietários Florestais (FNAPF) assinalaram, ontem, o Dia Internacional da Floresta no concelho de Oliveira do Hospital, com a plantação simbólica de

Informação

Alunos do 1.º CEB sobem ao palco da Casa da Cultura César Oliveira

Esta sexta-feira, amanhã, dia 8 de junho, o Município de Oliveira do Hospital recebe a aventura “No Palco com o Gaspar e a Inês”, uma iniciativa dinamizada no âmbito do

Última Hora

Oliveira do Hospital promove mais uma Pirâmide de Natal Solidário

No próximo fim de semana, dias 12 e 13 de novembro, vai realizar-se mais uma edição da iniciativa “Pirâmide de Natal Solidário”, dinamizada …

Informação

Primeiro-ministro vem a Oliveira do Hospital apresentar novas equipas de sapadores florestais

O Primeiro-Ministro, António Costa, e o Ministro da Agricultura, Capoulas Santos, deslocam-se ao concelho de Oliveira do Hospital na próxima quinta-feira, dia 3 de Agosto, às 14h00, para participarem na