José Ramos Mendes lembrado como “cidadão ativo” no lançamento do seu livro

José Ramos Mendes lembrado como “cidadão ativo” no lançamento do seu livro

image_pdfimage_print

Foi lançado, no passado dia 7 de dezembro, na Biblioteca Municipal de Arganil, o livro “Contos e Poemas de Natal” de José Ramos Mendes.

Numa cerimónia, que juntou amigos e família do falecido professor, Anabela Soares, diretora do Agrupamento de Escolas de Arganil, afirmou que era “evidente” ser a Escola a editar o livro. Segundo a diretora, José Ramos Mendes “dignificou a escola e foi um rosto muito conhecido”. “O professor Ramos Mendes tinha uma base humanística enorme. Todos quantos conviveram com ele, perceberam que tinha bons ensinamentos e dava sempre bons conselhos”, lembra Anabela Soares. O livro, agora lançado, consiste “num trabalho feito por todos, entre alunos e professores.

Na ocasião, Marta Mendes, filha de José Ramos Mendes, agradeceu pela presença de todos assim como todo o carinho e consideração. Considerando a Biblioteca Municipal de Arganil como “um sítio especial”, Marta Mendes fez questão ainda de revelar possíveis novos projetos. “Há mais projetos que estão guardados entre as quatro paredes do escritório dele e espero ainda concretizar esses projetos todos”, disse.

Pedro Pereira Alves, amigo de infância de Ramos Mendes e responsável pela apresentação do livro, explicou a essência do mesmo que se baseia em contos reais. “Estas páginas estão muito bem escritas, que recordam Contos de Natal, que são reais. Transmite de uma forma visível e vivencial a vida das aldeias do interior de Portugal”, explicou Pedro Pereira Alves.

Também Luís Paulo Costa, presidente do Município de Arganil, esteve presente na cerimónia e fez questão de enaltecer o gesto da família de Ramos Mendes em “ter libertado os textos” da sua autoria. “Foi uma pessoa que nos marcou a todos coletivamente. Por um lado, destacar o papel que o professor Ramos Mendes teve na vida de todos nós enquanto cidadão ativo na sociedade, mas também o seu papel cívico, nos movimentos da igreja e até na política. Foi, de facto, um cidadão de corpo inteiro”, recordou Luís Paulo Costa.

No final da cerimónia houve ainda oportunidade de momentos de leitura destes mesmos Contos, protagonizados pelos netos de Ramos Mendes, Duarte e Henrique Mendes Quaresma, e também pelo declamador João Bilha, assim como a atuação do Grupo Coral Litúrgico da Paróquia de Arganil, com cânticos da autoria do próprio Ramos Mendes.

Marcaram presença na sessão de apresentação  a Confraria do Maranho de Pampilhosa da Serra, a Filarmónica de Pampilhosa da Serra e os Párocos de Pampilhosa da Serra e Arganil.

Recorde-se que José Ramos Mendes, durante cinco anos, foi autor do programa “Palavra de Vida”, na Rádio Boa Nova, no qual comentava a liturgia de cada domingo. A última emissão do seu programa realizou-se em julho de 2016 quando já estava adoentado. Vítima de doença oncológica, Ramos Mendes faleceu a 11 de Setembro de 2016, com 79 anos.

Beatriz Cruz (jornalista estagiária)

Previous Guarda: Explosão causa um ferido ligeiro
Next Alunos do Erasmus + do IPC podem estagiar em concelhos da Região de Coimbra

Artigos Relacionados

Informação

CCPOH estreia jovem de 15 anos no campeonato nacional de Ténis de Mesa

Na segunda jornada do campeonato nacional da 2.ª divisão de ténis de mesa, disputada este sábado, o Clube de Caça e Pesca de Oliveira do Hospital (CCPOH) perdeu com o

Desporto

Gala “comemora” o desporto em Oliveira do Hospital (com vídeo)

É já na próxima sexta-feira, 18 de janeiro, que se realiza em Oliveira do Hospital a Gala do Desporto. Na quinta edição, o certame vai acontecer no Salão Nobre dos

Destaque

EPTOLIVA é a melhor Escola Profissional na Mostra Nacional de Ciência e representa Portugal no Brasil

Com o projeto “BEMBIBER – Requalificação dos Subprodutos das Queijarias”, a EPTOLIVA – Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil conquistou o 2º Prémio na XIII Mostra Nacional

Sociedade

O fim de semana vai trazer chuva e frio

A chuva regressa na sexta-feira a Portugal continental e mantém-se pelo menos até domingo, prevendo-se também uma descida das temperaturas entre 03 e 07 graus Celsius, adiantou à agência Lusa

Sociedade

CIM Região de Coimbra, Figueira da Foz, Cantanhede e Mira vão criar Ecopista no litoral

O Turismo de Portugal acolheu positivamente a proposta de execução do percurso da Ecopista, nos Municípios da Figueira da Foz, Cantanhede e Mira, …

Informação

Penacova caminha contra os maus tratos na infância

A caminhada “A passo contra os Maus Tratos na Infância”, organizada pela CPCJ de Penacova juntou no dia 14 de abril, cerca de uma centena de participantes,…

Região

Nelas: GNR investiga onda de assaltos

A GNR está a investigar assaltos que aconteceram nos últimos dias no concelho de Nelas.

Região

GNR detetou 769 infrações na última semana no distrito de Coimbra

Na semana de 16 a 22 de abril, o Comando Territorial de Coimbra da GNR levou a efeito um conjunto de operações que visaram a prevenção e combate à criminalidade

Última Hora

“Ciclo pelas Igrejas” inicia amanhã na Igreja da Misericórdia em Galizes

O Município de Oliveira do Hospital, através do seu pelouro da Cultura, está a promover vários concertos no âmbito da iniciativa “Ciclo pelas Igrejas”…

Informação

Detido por caça ilegal em Miranda do Corvo

O Comando Territorial de Coimbra, através do Núcleo de Proteção Ambiental da Lousã, deteve ontem, na localidade de Cervajota, Lamas, …

Região

A Viagem’ de Filipa Francisco chega amanhã a Miranda do Corvo

No âmbito do programa ‘Coimbra Região de Cultura’, o espetáculo ‘A Viagem’, da coreógrafa Filipa Francisco com a participação do Rancho Etnográfico Flores das Cortes, …

Região

Sinistralidade: 11 detenções, 989 infrações e 69 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, de 7 a 13 de maio, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta e a