José Ramos Mendes lembrado como “cidadão ativo” no lançamento do seu livro

José Ramos Mendes lembrado como “cidadão ativo” no lançamento do seu livro

Foi lançado, no passado dia 7 de dezembro, na Biblioteca Municipal de Arganil, o livro “Contos e Poemas de Natal” de José Ramos Mendes.

Numa cerimónia, que juntou amigos e família do falecido professor, Anabela Soares, diretora do Agrupamento de Escolas de Arganil, afirmou que era “evidente” ser a Escola a editar o livro. Segundo a diretora, José Ramos Mendes “dignificou a escola e foi um rosto muito conhecido”. “O professor Ramos Mendes tinha uma base humanística enorme. Todos quantos conviveram com ele, perceberam que tinha bons ensinamentos e dava sempre bons conselhos”, lembra Anabela Soares. O livro, agora lançado, consiste “num trabalho feito por todos, entre alunos e professores.

Na ocasião, Marta Mendes, filha de José Ramos Mendes, agradeceu pela presença de todos assim como todo o carinho e consideração. Considerando a Biblioteca Municipal de Arganil como “um sítio especial”, Marta Mendes fez questão ainda de revelar possíveis novos projetos. “Há mais projetos que estão guardados entre as quatro paredes do escritório dele e espero ainda concretizar esses projetos todos”, disse.

Pedro Pereira Alves, amigo de infância de Ramos Mendes e responsável pela apresentação do livro, explicou a essência do mesmo que se baseia em contos reais. “Estas páginas estão muito bem escritas, que recordam Contos de Natal, que são reais. Transmite de uma forma visível e vivencial a vida das aldeias do interior de Portugal”, explicou Pedro Pereira Alves.

Também Luís Paulo Costa, presidente do Município de Arganil, esteve presente na cerimónia e fez questão de enaltecer o gesto da família de Ramos Mendes em “ter libertado os textos” da sua autoria. “Foi uma pessoa que nos marcou a todos coletivamente. Por um lado, destacar o papel que o professor Ramos Mendes teve na vida de todos nós enquanto cidadão ativo na sociedade, mas também o seu papel cívico, nos movimentos da igreja e até na política. Foi, de facto, um cidadão de corpo inteiro”, recordou Luís Paulo Costa.

No final da cerimónia houve ainda oportunidade de momentos de leitura destes mesmos Contos, protagonizados pelos netos de Ramos Mendes, Duarte e Henrique Mendes Quaresma, e também pelo declamador João Bilha, assim como a atuação do Grupo Coral Litúrgico da Paróquia de Arganil, com cânticos da autoria do próprio Ramos Mendes.

Marcaram presença na sessão de apresentação  a Confraria do Maranho de Pampilhosa da Serra, a Filarmónica de Pampilhosa da Serra e os Párocos de Pampilhosa da Serra e Arganil.

Recorde-se que José Ramos Mendes, durante cinco anos, foi autor do programa “Palavra de Vida”, na Rádio Boa Nova, no qual comentava a liturgia de cada domingo. A última emissão do seu programa realizou-se em julho de 2016 quando já estava adoentado. Vítima de doença oncológica, Ramos Mendes faleceu a 11 de Setembro de 2016, com 79 anos.

Beatriz Cruz (jornalista estagiária)

Previous Guarda: Explosão causa um ferido ligeiro
Next Alunos do Erasmus + do IPC podem estagiar em concelhos da Região de Coimbra

Artigos Relacionados

Informação

PJ deteve homem suspeito de maltratar e extorquir a mãe

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal da Guarda, identificou e deteve um homem fortemente suspeito da prática continuada, …

Última Hora

Pelotão cumpre quinta etapa da Volta a Portugal em Bicicleta

Um dia após ter conquistado o seu segundo triunfo nesta edição, no alto da Senhora da Graça, Raul Alarcón enfrenta hoje  uma jornada mais tranquila, na ligação de 179,6 quilómetros

Informação

Mulher encontrada morta dentro de um poço em Nelas

Uma mulher de 61 anos foi, ontem, encontrada morta dentro de um poço, na localidade de Vilar Seco, em Nelas, distrito de Viseu.

Informação

Preço da água desce nos concelhos abastecidos pela Águas do Planalto

O preço da água vai baixar 20 por cento nos concelhos abastecidos pela Águas do Planalto. Os consumidores de Tondela, Santa Comba Dão, Mortágua, Carregal do Sal e de Tábua

Sociedade

Treze concelhos do continente em risco máximo de incêndio

Treze concelhos de Faro, Portalegre, Castelo Branco e Bragança apresentam hoje risco ‘máximo’ de incêndio, segundo informação disponível na página da Internet do Instituto Português do Mar e da Atmosfera

Região

Polícia previne atentados terroristas na Feira de S. Mateus

A 624ª edição da Feira de S. Mateus vai ter, este ano, a presença de agentes da GNR e PSP com armamento anti-terrorismo. De acordo com o Jornal do Centro,

Sociedade

Fogo em Soure consumiu 1.400 hectares e afetou pastagens e olivais

O incêndio em Soure, distrito de Coimbra, que foi dado como dominado hoje de madrugada, consumiu 1.400 hectares e afetou olivais, assim como pastagens essenciais para 4.000 cabeças de gado

Última Hora

Oliveira do Hospital: Oito projetos a concurso para Memorial de homenagem às vítimas do incêndio

São oito os projetos candidatos ao concurso para a criação do Memorial de homenagem às vítimas do grande incêndio de outubro, em Oliveira do Hospital.

Região

Sensibilização para a limpeza de terrenos em Góis

A Associação Florestal do Concelho de Góis e a Cooperativa Social e Agro-Florestal de Vila Nova do Ceira, no âmbito de uma ação financiada pelo Fundo Florestal Permanente e à

Última Hora

Rancho Folclórico Sampaense organiza 37º Festival da Beira Serra

O Folclore volta a ser motivo de atração a São Paio de Gramaços, no concelho de Oliveira do Hospital. Nos dias 7 e 8 de julho decorre o 37º Festival

Região

CCDRC aprovou 2372 projetos na região

A presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) informou, ontem, que o Programa Operacional Regional (POR)…

Informação

Novo ano letivo começou “com toda a normalidade” no concelho de Oliveira do Hospital (Com vídeo)

As aulas arrancaram hoje para os 2441 alunos do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital. Nas várias escolas, de Norte a Sul do concelho, tudo decorreu com “toda a