Incêndios: MAAVIM afirma que existem mais de 400 famílias sem casa

Incêndios: MAAVIM afirma que existem mais de 400 famílias sem casa

image_pdfimage_print

O Movimento Associativo de Apoio às Vítimas dos Incêndios de Midões (MAAVIM) afirma que, um ano após os incêndios de outubro 2017, as vítimas ainda estão à espera dos apoios aprovados em Assembleia da República.

Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, a Associação diz que a situação é urgente. O documento revela que das mais de duas mil casas de primeira habitação destruídas pelas chamas “existem mais de 400 famílias” ainda sem habitação. O MAAVIM afirma ainda que, perante este panorama, o prazo de conclusão das habitações – estipulado até ao final deste ano – não será cumprido. “Existem já relatos de habitações a serem construídas como primeira habitação e que não o eram e os verdadeiros lesados sem habitação continuam à espera”, dizem.

Quanto aos mais de cinco mil imóveis de segunda habitação que arderam, no último mês saíram “algumas medidas que, em alguns concelhos não passaram de cinco dias úteis” para se poderem candidatar. Além disso, “muitos concelhos ainda não lançaram os apoios com o devido tempo e enquadramento de apoio às populações”.

Já as infraestruturas e património afetados pelas chamas, de acordo com o movimento, ainda não foram “alvo de preocupação (…), existindo muitas estradas e edifícios prestes a caírem”. Também a indústria que foi afetada pelos incêndios está a ser negligenciada, dizem: “Das mais de 50 mil pessoas afetadas com perdas na agricultura, mais de três mil ficaram fora do seu apoio, por variados motivos”.

Desta forma, o MAAVIM apela aos lesados que “preencham o pedido de requerimento de pedido de indemnização e juntamente com a listagem das perdas, o registem no município da área e solicitem à entidade competente a «condição de vítima», para submeter até dia 2 de janeiro de 2019” na Comissão para Avaliação dos Pedidos de Indemnização (CPAPI).

Previous Oliveira do Hospital acolhe Receção ao Caloiro até 1 de dezembro
Next Operação “Pesados de mercadorias”: GNR fiscalizou 2 830 condutores e elaborou 1 933 autos

Artigos Relacionados

Última Hora

Nogueirense apresenta plantel para a próxima época desportiva

A Associação Desportiva Nogueirense apresenta na próxima sexta feira, 22 de julho, pelas 19h30, a equipa com que vai contar na próxima época desportiva, sob o comando de Rui Vale.

Nacional

Proteção Civil emite aviso à população pelo perigo de incêndio rural

No seguimento do contacto com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o Comando Nacional de Operações de Socorro (CNOS) da Autoridade Nacional de Proteção Civil alerta para

Informação

Alunos da ESTGOH vão ter transporte grátis no próximo ano

O Município de Oliveira do Hospital alargou a isenção no pagamento de transportes aos alunos do ensino superior que frequentem a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do

Destaque

Estátua de S. João Paulo II, o futuro padroeiro de Oliveira do Hospital, está “quase pronta” (com vídeo)

 Pela mão de Zeferino Paulo Monteiro, mestre na arte de trabalhar a pedra, a estátua vai atingir dois metros meio de altura e cerca de três toneladas.

Última Hora

Secretário de Estado do Ambiente admite racionamento de água à noite

O secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins, admite o racionamento da água durante a noite em algumas localidades e aconselha a população…

Sociedade

José Carlos Alexandrino apela ao uso racional da água devido à intervenção da EDP

José Carlos Alexandrino, presidente do Município de Oliveira do Hospital, insurge-se contra uma intervenção feita, no domingo, pela EDP …

Última Hora

Festa do Queijo Serra da Estrela condiciona trânsito em Oliveira do Hospital

Em consequência da realização da Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital, o Município de Oliveira do Hospital informa que está condicionado, até ao dia 18 de

Região

Seia acolhe 4ª edição Festival Internacional da Canção da Serra da Estrela

O Município de Seia acolhe, de 22 a 25 de agosto, a quarta edição do Festival Internacional da Canção da Serra da Estrela (FICSE), com 13 países representados.

Informação

CDS-PP vai estar ausente da cerimónia do feriado municipal de Oliveira do Hospital

A Comissão Política concelhia do CPS-PP de Oliveira do Hospital informou, hoje, que o partido não se vai fazer representar na cerimónia comemorativa do feriado municipal,…

Educação

Município de Oliveira do Hospital promoveu programa “Escola Feliz”

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital promoveu, no início deste mês de setembro, mais uma edição do programa “Escola Feliz”, dirigido aos alunos do 1.º CEB e que tem

Informação

Consulta de Saúde Mental apoia 388 pessoas afetadas pelo incêndio em Oliveira do Hospital

A consulta de Saúde Mental e Comunitária em Oliveira do Hospital está a acompanhar 388 pessoas na sequência do grande incêndio de outubro. Mas, desde 2015, já foram dadas 1 544

Região

Feira de S. Mateus quer novo record de visitantes

A Feira de S. Mateus vai realizar-se de 11 de agosto a 17 de setembro, esperando a organização superar o milhão de entradas registadas em 2016.