Grande incêndio foi há seis meses. “O nosso principal objetivo é que isto nunca mais volte a acontecer”

Grande incêndio foi há seis meses. “O nosso principal objetivo é que isto nunca mais volte a acontecer”

A constituição da Associação de Vítimas do Maior Incêndio de Sempre em Portugal (AVMISP) foi uma reação imediata à tragédia que, no dia 15 de outubro, se abateu …

… sobre o concelho de Oliveira do Hospital e a região. Passados seis meses, Luís Lagos presidente da AVMISP olha com “ansiedade” para o que foi feito e falta fazer, notando que o objetivo maior é que “isto nunca mais volte a acontecer”.

Por coincidência, foi exatamente num dia de domingo que os oliveirenses e gentes da região viveram, no dia 15 de outubro, o pior dia das suas vidas. A Luís Lagos faltam as palavras para descrever aquele fatídico dia. “Recordo com grande amargura”, diz hoje à Rádio Boa Nova, para no entanto se recusar a encarar aquele como o “pior dia das nossas vidas”, ainda que saiba de antemão que “aquilo que nos aconteceu, não pode acontecer num país de primeiro mundo”. Por isso, logo reagiu e com outros avançou com a criação da AVMISP. Não demorou uma semana. “O nosso principal objetivo é que isto nunca mais volte a acontecer”, garante.

Meio ano passado desde o grande incêndio, Luís Lagos partilha a “ansiedade” que sente. “A destruição realizou-se em cinco segundos, mas a recuperação demora muito mais”, refere, aludindo à carga burocrática associada à recuperação de casas, empresas e atividade agrícola. Entende o dirigente que a “região precisa, de facto, de renascer”, mas verifica que tal ainda não está acontecer. Em seis meses, o aumento dos apoios conseguidos nas áreas agrícola e empresarial” representa uma conquista para a AVMISP. “Mas isso não chega”, refere Luís Lagos que, a esta altura, entende que “é preciso um debate a dois tempos: o debate reivindicativo” e “o debate da interioridade que já deveria ter existido”. Precisamos que esta região se desenvolva e tenha capacidade de tração”, defende o dirigente.

No que respeita à recuperação das primeiras habitações, Luís Lagos gostaria que se cumprisse a vontade já manifestada pelo Presidente da República que apontou o final deste ano como prazo limite. Mas constata: “são muitas casas, muito papel e muita burocracia para analisar”. Preocupa-o o apoio de apenas 2500 Euros para o recheio das habitações. “Não é suficiente”, alerta.

A representar familiares de vítimas mortais do concelho e da região, o dirigente só lamenta que as indemnizações não tenham sido pagas antes do Natal. “De resto, correu muito bem. Não há nenhuma queixa dos associados”, frisou, verificando que o processo dos feridos “está mais demorado” porque foi iniciado “mais tarde”.

A AVMISP tem sede em Oliveira do Hospital, mas rapidamente alcançou dimensão regional, representando cerca de 300 lesados de vários concelhos como Tondela, Santa Comba Dão, Mortágua, Seia, Tábua, Arganil, entre outros.

image_pdfimage_print
Previous Seis meses após o grande incêndio: “Acho que é um luto que eu tenho de fazer, que ainda não fiz, e não sei se algum dia o vou fazer”
Next Seis meses após o grande incêndio: Alexandrino considera que “há aqui um tempo de esperança”

Artigos Relacionados

Desporto

FCOH mantém luta pela liderança. ADN termina época com derrota mas assegura manutenção

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) venceu a 27ª jornada do Campeonato da Divisão de Honra da Associação de Futebol de Coimbra frente ao Penelense por 1-0. A

Sociedade

Vaga de assaltos a carros em Seia preocupa populares

Pelo menos 24 carros foram vandalizados e furtados nas últimas 48 horas em Seia. A GNR está a investigar a vaga de assaltos, mas até ao momento não há suspeitos

Região

Terceiro GNR ferido a tiro na caça aos suspeitos do assalto que provocou dois mortos em Aguiar da Beira

As sucessivas trocas de tiros que se registaram, desde esta madrugada, na sequência de um assalto em Aguiar da Beira, já feriram dois militares da GNR …

Região

Reacendimentos agravam incêndio em Pampilhosa da Serra

O presidente da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, José Brito, avançou hoje à agência Lusa que esta manhã o fogo esteve “praticamente dominado”, mas que agora os “reacendimentos são

Última Hora

Concertos animam Oliveira do Hospital nas noites de verão

Numa parceria entre o Município de Oliveira do Hospital e a ADI – Agência para o Desenvolvimento Integrado de Tábua e Oliveira do Hospital…

Região

Centenas de pessoas despediram-se, ontem, de Agostinho Almeida de Santos

Agostinho Almeida Santos, professor catedrático de Coimbra pioneiro da procriação medicamente assistida em Portugal, morreu no sábado, com 77 anos.

Região

Presidente da Câmara de Oliveira do Hospital

Jose Carlos Alexandrino esclareceu, em entrevista e em direto às 18 horas, o falso alarme da Sonae. O edil oliveirense, fez também o ponto da situação actual sobre o grande 

Última Hora

 PJ deteve septuagenário que abusou de menina com 13 anos

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal da Guarda, deteve o presumível autor de crimes de abuso sexual de crianças,…

Informação

Incêndios: Abertos 40 estágios em municípios afetados no ano passado

O Governo anunciou hoje a abertura, na próxima segunda-feira, das candidaturas para 40 estágios na administração local em regiões afetadas pelos incêndios.

Última Hora

Oliveira do Hospital estuda possibilidade de gestão supramunicipal da água “em baixa”

Cinco municípios da região, entre os quais Oliveira do Hospital, estão a estudar a possibilidade de criação de uma empresa supramunicipal com vista à gestão conjunta da água “em baixa”.

Vídeos

Incêndios: “Pretendo avançar para os tribunais porque tem que haver justiça” (com vídeo)

Luís Miguel Falcão de Brito, produtor agrícola e florestal de Oliveira do Hospital, registou um prejuízo de mais de um milhão de Euros no grande incêndio,…

Última Hora

“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 3 de março, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 19.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Sociedade

Unidades de Alojamento apoiadas pela Adiber registaram mais de cinco mil dormidas neste verão

No Dia Mundial do Turismo, que hoje se assinala, a ADIBER faz um balanço positivo perante os resultados alcançados pelas novas unidades…

Região

Conselho Técnico-Científico da ESTGOH tomou posse

O Conselho Técnico-Científico da ESTGOH tomou posse esta segunda-feira, dia 5 de fevereiro. Na cerimónia esteve presente o Presidente do Instituto Politécnico de Coimbra (IPC), Jorge Conde.

Última Hora

Mário Patrão no pódio do Campeonato Nacional de Rally Raid

Depois de ter conquistado, na semana passada, o título de Campeão Nacional TT3 no Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno, Mário Patrão subiu, este fim-de-semana, ao terceiro lugar do pódio da quarta

Informação

Cinco viaturas assaltadas enquanto decorria velório em Aldeia de Nogueira

Pelo menos quatro viaturas foram assaltadas, no início da tarde da passada sexta-feira, dia 20 de abril, na localidade de Aldeia de Nogueira, numa altura em que a população participava

Informação

Acidente no IC2 fez três mortos

Uma colisão que envolveu dois veículos ligeiros e um de mercadorias no IC2, à entrada de Coimbra, fez esta quarta-feira três mortos e um ferido grave.

Última Hora

Associação de Pais dinamizou recolha solidária a favor do Banco de Recursos Sociais  

  No âmbito da sua participação no concurso “3R_Natal_Ambiental” promovido pela Câmara Municipal, a APAS – Associação de Pais e Encarregados de Educação …

Última Hora

Mais de um quilo de folhas de cannabis apreendidas na Guarda

O Comando Territorial da Guarda, através do Núcleo de Investigação Criminal da Guarda, deteve no dia 19 setembro, na localidade…

Região

Detido sapador florestal suspeito de atear fogo na Covilhã

A Polícia Judiciária deteve sapador florestal suspeito de ter ateado o incêndio que começou ontem em Erada, na Covilhã.

Última Hora

Ténis de Mesa: Atletas do CCPOH bem sucedidos no campeonato distrital

Quatro atletas dos escalões de infantis e de juniores do Clube de Caça e Pesca de Oliveira do Hospital (CCPOH), orientados pelo técnico Luís Marques, participaram, no último sábado, …

Sociedade

Caule mobilizou crianças na “caça” às espécies autóctones

A Caule assinalou de forma diferente o Dia Mundial da Floresta Autóctone. A habitual ação de plantação foi substituída por uma “caça” às espécies autóctones com crianças da Escola Básica

Informação

Eduardo Cabrita encara solução para IP3 “absoluta prioridade” nacional

O ministro-adjunto, Eduardo Cabrita, defendeu ontem que é de absoluta prioridade nacional encontrar uma solução para o Itinerário Principal 3 (IP3), …

Última Hora

Município de Oliveira do Hospital organiza Feira do Livro

O Município de Oliveira do Hospital organiza a 11.ª edição da Feira do Livro entre os dias 28 de maio e 1 de junho, no espaço multiusos do Mercado Municipal.