Feira do Queijo de Seia cativa cada vez mais público

Feira do Queijo de Seia cativa cada vez mais público

image_pdfimage_print

A Feira do Queijo de Seia, que se realizou de 2 a 5 de março, voltou a conquistar grande afluência de pessoas, com milhares de pessoas a visitar Seia.

Em nota enviada à Rádio Boa Nova, Filipe Camelo, presidente da autarquia,refere que “o atual figurino da Feira do Queijo de Seia revelou, uma vez mais, ser uma aposta certeira na promoção do Queijo da serra da Estrela e dos produtos endógenos locais (enchidos, mel, pão e vinho do Dão), proporcionando por sua vez boas oportunidades para a divulgação e comercialização dos produtos locais, com impactos muito significativos para a economia local”

Para o autarca, este é o modelo de organização “que se deve continuar a levar a cabo, sendo que considera serem vários os fatores para o crescente sucesso da feira”.

Desde logo, o facto de a data da feira se manter a mesma, realizando-se sempre por altura do Carnaval e a ampliação do certame para quatro dias, há quatro anos a esta parte, complementando a presença de visitantes que procuram Seia e a serra da Estrela por esta altura, mas acima de tudo por toda a dinâmica associada ao evento, que “mantêm vivas as nossas tradições e costumes”.

Enalteceu a este respeito, a produção ao vivo do maior queijo de ovelha de Seia, uma iniciativa que se foi introduzida em 2016 e que “junta diferentes produtores de queijo num momento de partilha e convívio”. A feitura do queijo realizou-se na segunda-feira do certame, envolvendo os Lacticínios Correia e Barreiras, Queijaria Quinta da Pena, Queijos Lagos, Queijaria Matias, Queijos Ribeiro & Guimarães e Queijos Tavares. Para o efeito foram utilizados 400 litros de leite de ovelha, sal e flor de cardo como coagulante. O queijo de ovelha irá agora para “maturação”, para ser aberto na próxima edição da Feira do Queijo.

A fórmula de congregar produtores e enaltecer as produções tradicionais foi repetida na terça-feira de Carnaval, na produção ao vivo do enchido de Seia. Esta foi protagonizada pelo Fumeiro Artesanal de Seia, o Enchido Serrano e o Dom Fumeiro da Serra.

Para além das referidas produções ao vivo, no balanço da 42ª Feira do Queijo Serra da Estrela, que este ano contou com a participação de centena e meia de expositores, destaque para a confeção de pratos típicos de pastores pelos restaurantes do concelho, o desfile de moda e a sessão de harmonização de queijo com vinho, assim como o programa de animação, permanente do certame, com a envolvência de 19 associações e coletividades do concelho, valorizando os saberes tradicionais, as suas raízes culturais e sociais.

A recriação da Quinta do Pastor, onde decorreram as demonstrações de ordenha da ovelha, e a mostra do Cão Serra da Estrela também voltaram a ser fatores de atratividade, em especial para famílias com crianças.

Neste âmbito, o sucesso da feira é partilhado com os diferentes parceiros que continuam a permitir organizar esta grande mostra: a Associação de Artesãos do Parque Natural da Serra da Estrela (AASE), a Associação de Apicultores do Parque Natural da Serra da Estrela (AAPNSE), a Associação Nacional dos Criadores de Ovinos da Serra da Estrela (ANCOSE), a Liga dos Criadores e Amigos do Cão da Serra da Estrela (LICRASE), a Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede de Aldeias de Montanha (ADIRAM), o Instituto Politécnico da Guarda (IPG), o Turismo do Centro de Portugal e a Sonae MC.

Mas, sobretudo com os expositores, as queijarias, os produtores locais, os artesãos e o movimento associativo, que permitiu um diversificado plano de animação nos quatro dias do evento.

“Seia continua a assumir-se como lar do mais famoso queijo português, neste certame que valoriza e promove o Queijo Serra da Estrela, criando sinergias, racionalizando recursos e promovendo ganhos de escala económica significativos do produto mais representativo desta região, procurando ampliar a sua escala de valor e promoção do produto, ajudando por esta via à dignificação e reconhecimento de todos os que trabalham neste setor”, concluiu a autarquia em comunicado.

Previous Celorico da Beira: GNR deteve suspeito de agredir mulher com pá
Next Turismo de Portugal e SFORI realizam 1ª Edição do 12h Turismo em Oliveira do Hospital

Artigos Relacionados

Sociedade

Fogo em Celorico da Beira ameaçou casas durante a noite e continuava ativo ao início da manhã

O incêndio que deflagrou na quarta-feira no concelho de Celorico da Beira, distrito da Guarda, continuava ativo às 7h15 horas.

Informação

Turismo do Centro quer mudar ideia de que destino foi todo atingido

O presidente do Turismo do Centro de Portugal considera urgente mudar a perceção de que o destino foi todo atingido pelos incêndios e que não reúne condições para o usufruto

Última Hora

Incêndio em casa de idosas cegas mata uma de três irmãs

Uma idosa de 63 anos morreu, na noite desta quarta-feira, vítima de um incêndio que deflagrou na habitação em que residia, em Covas do Rio, São Pedro do Sul. A

Região

Figueira da Foz: homem detido pelo crime de homicídio na forma tentada

A Polícia Judiciária (PJ), através da Diretoria do Centro, identificou e deteve um homem de 45 anos de idade, pela presumível autoria de um crime de homicídio na forma tentada,

Desporto

Basquetebol – Taça Hugo dos Santos 2017. Benfica e Galitos do Barreiro, jogam meias finais.

O Pavilhão Desportivo Municipal recebeu mais uma vez, a Taça Hugo dos Santos em Basquetebol, Neste primeiro dia assistiu-se a dois jogos bem diferente e que já deram adversários para as

Sociedade

Neve corta estradas na Serra da Estrela

Esta sexta-feira a neve cobriu de branco a Serra da Estrela e chegou à cidade da Guarda. Algumas das principais estradas de acesso à Serra da Estrela estão hoje encerradas

Desporto

Infantis do CCPOH conquistam 3º lugar no VI Torneio Internacional de Ténis de Mesa de Condeixa

O Clube de Caça e Pesca de Oliveira do Hospital (CCPOH) obteve um brilhante 3º lugar na classificação final por equipas, no escalão de infantis, …

Informação

Município de Arganil e Águas do Centro Litoral comemoram Dia Nacional da Água nas Escolas

O Município de Arganil e a Águas do Centro Litoral assinalaram o Dia Nacional da Água, que se comemora a 1 de outubro, com a realização de várias atividades de

Nacional

Frio acentua-se com descida da temperatura máxima

Sol e frio são as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera para esta terça-feira. As condições meteorológicas devem manter-se pelo menos até quarta-feira.

Região

Lotes de madeira ardida renderam 2,85 milhões em hasta pública

Mais de meia centena de lotes de madeira ardida proveniente de matas nacionais e perímetros florestais geridos pelo Instituto da Conservação …

Informação

Oliveira do Hospital combate desigualdades e violência doméstica e no namoro

Hoje comemora-se em Oliveira do Hospital o Dia Municipal para a Igualdade. A efeméride criada em 2011 no âmbito do projeto “Igualdade Local: Cidadania Responsável”…

Última Hora

Homem apanhado a filmar partes íntimas de mulher em Coimbra

Um homem de 51 anos foi detido, em Coimbra, por ter sido apanhado a filmar uma mulher sem o seu consentimento.