Feira do Queijo de Seia cativa cada vez mais público

Feira do Queijo de Seia cativa cada vez mais público

image_pdfimage_print

A Feira do Queijo de Seia, que se realizou de 2 a 5 de março, voltou a conquistar grande afluência de pessoas, com milhares de pessoas a visitar Seia.

Em nota enviada à Rádio Boa Nova, Filipe Camelo, presidente da autarquia,refere que “o atual figurino da Feira do Queijo de Seia revelou, uma vez mais, ser uma aposta certeira na promoção do Queijo da serra da Estrela e dos produtos endógenos locais (enchidos, mel, pão e vinho do Dão), proporcionando por sua vez boas oportunidades para a divulgação e comercialização dos produtos locais, com impactos muito significativos para a economia local”

Para o autarca, este é o modelo de organização “que se deve continuar a levar a cabo, sendo que considera serem vários os fatores para o crescente sucesso da feira”.

Desde logo, o facto de a data da feira se manter a mesma, realizando-se sempre por altura do Carnaval e a ampliação do certame para quatro dias, há quatro anos a esta parte, complementando a presença de visitantes que procuram Seia e a serra da Estrela por esta altura, mas acima de tudo por toda a dinâmica associada ao evento, que “mantêm vivas as nossas tradições e costumes”.

Enalteceu a este respeito, a produção ao vivo do maior queijo de ovelha de Seia, uma iniciativa que se foi introduzida em 2016 e que “junta diferentes produtores de queijo num momento de partilha e convívio”. A feitura do queijo realizou-se na segunda-feira do certame, envolvendo os Lacticínios Correia e Barreiras, Queijaria Quinta da Pena, Queijos Lagos, Queijaria Matias, Queijos Ribeiro & Guimarães e Queijos Tavares. Para o efeito foram utilizados 400 litros de leite de ovelha, sal e flor de cardo como coagulante. O queijo de ovelha irá agora para “maturação”, para ser aberto na próxima edição da Feira do Queijo.

A fórmula de congregar produtores e enaltecer as produções tradicionais foi repetida na terça-feira de Carnaval, na produção ao vivo do enchido de Seia. Esta foi protagonizada pelo Fumeiro Artesanal de Seia, o Enchido Serrano e o Dom Fumeiro da Serra.

Para além das referidas produções ao vivo, no balanço da 42ª Feira do Queijo Serra da Estrela, que este ano contou com a participação de centena e meia de expositores, destaque para a confeção de pratos típicos de pastores pelos restaurantes do concelho, o desfile de moda e a sessão de harmonização de queijo com vinho, assim como o programa de animação, permanente do certame, com a envolvência de 19 associações e coletividades do concelho, valorizando os saberes tradicionais, as suas raízes culturais e sociais.

A recriação da Quinta do Pastor, onde decorreram as demonstrações de ordenha da ovelha, e a mostra do Cão Serra da Estrela também voltaram a ser fatores de atratividade, em especial para famílias com crianças.

Neste âmbito, o sucesso da feira é partilhado com os diferentes parceiros que continuam a permitir organizar esta grande mostra: a Associação de Artesãos do Parque Natural da Serra da Estrela (AASE), a Associação de Apicultores do Parque Natural da Serra da Estrela (AAPNSE), a Associação Nacional dos Criadores de Ovinos da Serra da Estrela (ANCOSE), a Liga dos Criadores e Amigos do Cão da Serra da Estrela (LICRASE), a Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede de Aldeias de Montanha (ADIRAM), o Instituto Politécnico da Guarda (IPG), o Turismo do Centro de Portugal e a Sonae MC.

Mas, sobretudo com os expositores, as queijarias, os produtores locais, os artesãos e o movimento associativo, que permitiu um diversificado plano de animação nos quatro dias do evento.

“Seia continua a assumir-se como lar do mais famoso queijo português, neste certame que valoriza e promove o Queijo Serra da Estrela, criando sinergias, racionalizando recursos e promovendo ganhos de escala económica significativos do produto mais representativo desta região, procurando ampliar a sua escala de valor e promoção do produto, ajudando por esta via à dignificação e reconhecimento de todos os que trabalham neste setor”, concluiu a autarquia em comunicado.

Previous Celorico da Beira: GNR deteve suspeito de agredir mulher com pá
Next Turismo de Portugal e SFORI realizam 1ª Edição do 12h Turismo em Oliveira do Hospital

Artigos Relacionados

Última Hora

Praia Fluvial de Alvoco das Várzeas renova bandeira azul e  é  recomendada a nível internacional

A Praia Fluvial de Alvoco das Várzeas foi novamente recomendada pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) ao Júri Internacional do Programa Bandeira Azul 2017.

Última Hora

Bombeiros apagam fogo e encontram corpo carbonizado em Castelo de Penalva

Hoje, pelas 15h15, uma queimada em Peges, na freguesia de Castelo de Penalva, descontrolou-se dando origem a um incêndio.

Informação

Empresas: A Ópticas Lince chegou a Oliveira do Hospital

A Ópticas Lince abriu hoje, dia 15 de novembro, uma nova loja. A aposta recaiu na cidade de Oliveira do Hospital, na rua do Hotel, numa loja moderna, com uma

Última Hora

Município de Oliveira do Hospital pede “desculpa” pelo estado “lastimável” da EN17

O vice-presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo considerou ontem que “é penoso” para quem passa na EN 17 e “vergonhoso” para quem é responsável pela

Região

Cancros infantojuvenis aumentaram em Coimbra em 2017

O serviço de oncologia do Hospital Pediátrico de Coimbra registou um aumento de cancros infantojuvenis em 2017, ano em que foram realizadas quatro mil consultas e efetuados 480 internamentos, disse

Sociedade

Ancose procede à segunda entrega de borregas a criadores de ovinos afetados pelos incêndios

A Ancose- Associação Nacional de Criadores de Ovinos Serra da Estrela vai proceder no sábado, dia 30 de junho, pelas 14h00, na sede da Associação, à segunda entrega de borregas

Região

Judiciária investiga “tiroteio” em Monte Formoso, Coimbra

A Polícia Judiciária está a investigar um “tiroteio” que ocorreu hoje na zona de Monte Formoso, na periferia de Coimbra, disse à agência Lusa fonte da PJ.

Última Hora

Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra estuda saúde das populações atingidas pelos incêndios

A Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra (ESTeSC), em conjunto com a Administração Regional de Saúde do Centro e o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, está

Última Hora

 GNR apreendeu armas de fogo

O Comando Territorial de Coimbra da GNR, através do Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Específicas (NIAVE), apreendeu no dia 26 de fevereiro, …

Sociedade

Novo modelo da Peugeot Citröen vai criar 400 novos postos de trabalho em Mangualde

A produção do novo modelo automóvel na fábrica da Peugeot-Citroen de Mangualde, a partir do próximo ano, poderá criar mais 300 postos de trabalho na linha de produção.

Última Hora

Incêndios: Campanha solidária abrange 400 habitações ardidas

As famílias de 400 habitações destruídas pelos incêndios de outubro de 2017 vão ser apoiados por uma campanha solidária a desenvolver pelo Movimento Lírio Azul porque “ter um lar é

Informação

Ministério das Infraestruturas afirma que 288 casas estão reconstruídas

O número de habitações permanentes totalmente reconstruídas após os incêndios de outubro de 2017 nas regiões Norte e Centro ascende neste momento a 288, tendo sido já pagos 14,8 milhões