CISE promove caminhadas na Serra da Estrela e nas Aldeias de Montanha

CISE promove caminhadas na Serra da Estrela e nas Aldeias de Montanha

image_pdfimage_print

O Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE), em Seia, vai realizar dois passeios pedestres no mês de abril para divulgar a riqueza natural e cultural da região.

“Os itinerários propostos são de pequena rota, realizam-se às quartas-feiras, às 09h00, e procuram dar a conhecer a riqueza natural e cultural das Aldeias de Montanha e da Serra da Estrela”, refere a Câmara Municipal de Seia em comunicado enviado à Rádio Boa Nova.

Segundo a fonte, os dois passeios pedestres, dirigidos a todos os amantes do pedestrianismo, são realizados nos dias 10 e 17 de abril, “aproveitando o período da Páscoa e a afluência de turistas à região”.

O CISE promove as atividades com a utilização da rede de caminhos de montanha das Aldeias de Montanha, que é composta por 14 rotas, com mais de 100 quilómetros de extensão.

O município adianta que o primeiro percurso, a realizar no dia 10 de abril, decorrerá na rota das Canadas, na cabeceira do vale de Alvoco da Serra.

Classificada com um grau de dificuldade baixo, a rota tem uma extensão de cerca de seis quilómetros e desenvolve-se a montante da aldeia de Alvoco da Serra, “entre matos e afloramentos graníticos enquadrados pelos cimos da Torre [da Serra da Estrela]”, segundo a nota.

“Neste anfiteatro natural, atravessado por uma rede densa de canadas, confluem diversas ribeiras, que contribuem para a fertilidade dos campos agrícolas da aldeia”, acrescenta a fonte.

No dia 17 de abril, o CISE dará a conhecer a rota de Loriga, no troço compreendido entre a vila de Loriga e a aldeia de Cabeça.

Segundo a organização, “o percurso pedestre está classificado com um grau de dificuldade difícil e percorre um vale extenso, alojado no flanco sul da Serra da Estrela, num total de 7,2 quilómetros”.

No trajeto a percorrer naquele dia, “o engenho e a tenacidade” das gentes que ali vivem “revela-se nas vastas áreas de campos armados em socalcos e nos poços de broca, um dos aspetos mais peculiares da paisagem serrana”.

Os interessados em participar podem fazer a inscrição ‘online’ (em www.cise.pt), ou contactando diretamente o CISE por telefone ou através do correio eletrónico ([email protected]).

A participação na atividade, limitada a 13 pessoas, tem um custo associado de 10 euros (inclui transporte e seguro) e realiza-se com um mínimo de seis participantes.

Previous GNR deteve suspeito de furtos nos distritos de Coimbra, Viseu, Leiria e Aveiro
Next Câmara Municipal rescinde contrato com a CIP e lança nova adjudicação para obras no AEOH

Artigos Relacionados

Região

Município de Góis comemora Dia Mundial da Árvore e Dia Internacional das Florestas

A Câmara Municipal de Góis associa-se uma vez mais ao Agrupamento de Escolas de Góis (AEG) de modo a assinalar as efemérides Dia Mundial da Árvore e Dia Internacional das

Desporto

Mais de duas centenas de participantes na 3ª edição do Trail do Colcurinho

Mais de duas centenas de participantes oriundos dos mais diversos pontos do país marcaram presença ontem, dia 21 de outubro, na 3.ª edição do Trail Colcurinho,…

Desporto

Venceslau Fernandes conquistou a 26ª Volta a Portugal do Futuro

Venceslau Fernandes confirmou ontem, em Santarém, a vitória na 26ª Volta Portugal do Futuro Liberty Seguros.

Última Hora

Operação Páscoa: mais 64 acidentes, um morto e 12 feridos do que no ano passado

No balanço da ‘Operação Páscoa’ 2018, a GNR dá conta de quatro mortos. Durante os quatro dias ocorreram 806 acidentes, que resultaram ainda em 17 feridos graves e 234 ligeiros.

Informação

Incêndio desalojou quatro pessoas

Quatro pessoas ficaram hoje de madrugada desalojadas na sequência de um incêndio na casa onde viviam, no concelho de Cinfães.

Cultura

Ricardo Araújo Pereira apoia vítimas de Oliveira do Hospital. Conta solidária já ultrapassa os 58 mil euros

É já no próximo sábado, dia 14 de abril, pelas 21h30, que a Casa da Cultura César Oliveira recebe “Uma conversa sobre assuntos”, um espetáculo de Ricardo Araújo Pereira.

Informação

Previsão de chuva, frio e neve para os próximos dias em Portugal

Nove distritos do continente estão, esta quarta-feira, sob aviso laranja devido à previsão de agitação marítima forte e queda de neve.

Informação

Estabelecimentos de restauração e bebidas com alargamento de horário em Oliveira do Hospital

Por ocasião da quadra festiva da Páscoa, a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital (CMOH) concedeu um alargamento de horário de funcionamento aos estabelecimentos de restauração e bebidas que passam

Destaque

Câmara Municipal rescinde contrato com a CIP e lança nova adjudicação para obras no AEOH

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, entidade que subsidia em parte a remodelação do AEOH, em conjunto com o Ministério da Educação, vai avançar com a rescisão do contrato

Última Hora

EXPOH arranca a 22 de julho e promete ser a “melhor de sempre” (Com vídeos e reportagem áudio)

Fazer da EXPOH 2017 a “melhor de sempre” em Oliveira do Hospital é o objetivo do Município de Oliveira do Hospital, que apostou num cartaz arrojado que traz ao concelho

Última Hora

Tribunal da Relação confirma arquivamento de processo contra autarca de Góis

O Tribunal da Relação de Coimbra confirmou a decisão de absolvição e arquivamento do caso em que a presidente da Câmara de Góis, Lurdes Castanheira, era acusada de difamação e

Informação

Funerais começam amanhã em Oliveira do Hospital

As cerimónias fúnebres das vítimas dos incêndios em Oliveira do Hospital iniciam amanhã, pelas 09h00, com o funeral de Pedro Neves, …