Assembleia Municipal aprovou moção de reivindicação pela requalificação total da EN230

Assembleia Municipal aprovou moção de reivindicação pela requalificação total da EN230

A requalificação da Estrada Nacional 230 voltou a ser tema na última Assembleia Municipal. Na passada sexta-feira, foi votada, por unanimidade, uma moção de reivindicação pela “imediata requalificação do troço da EN230 entre a Ponte das Três Entradas e o limite da Freguesia de Alvoco das Várzeas”.

Agostinho Marques, presidente da Junta de Freguesia de Alvoco das Várzeas, na sua intervenção, antes da Ordem do Dia, mostrou-se novamente indignado pela “injustiça” cometida pela Infraestruturas de Portugal.

A moção, apresentada por Agostinho Marques, considera que a requalificação do troço entre as Vendas de Galizes e a Ponte das Três Entradas, “numa extensão de nove quilómetros”, é “de extrema importância”, na medida em que contribui para a “melhoria das condições de segurança e circulação”. Para os eleitos na Assembleia Municipal, “era de esperar um total de 17 quilómetros”, “a totalidade da extensão da EN230”.

“O restante troço, num total de oito quilómetros, entre a Ponte das Três Entradas e o limite da Freguesia de Alvoco das Várzeas com o concelho de Seia, apresenta um elevado estado de degradação, que piorou bastante logo após os incêndios, podendo mesmo colocar em causa a segurança rodoviária”, lê-se. Para além disso, defendem que o troço em falta “é uma via importantíssima para a promoção turística do concelho de Oliveira do Hospital”, na medida em que “serve de entrada para a Serra da Estrela” e leva até aos rios Alvoco e Alva.

“Dado que já se encontra adjudicada a requalificação do troço entre Vendas de Galizes e a Ponte das Três Entradas, não se compreende que não se conclua o troço restante, aproveitando os recursos já existentes no terreno, o que levaria a uma poupança financeira na execução da referida obra”, defendem.

Para José Carlos Alexandrino, presidente do Município, esta questão “é uma coisa esquisita”, que levanta muita indignação. Segundo o autarca, a Infraestruturas de Portugal (IP) elaborou um relatório no qual avaliava, de um a cinco, o estado da estrada que resultou numa “pontuação de 1,4 que é considerado péssimo”.

“A partir do momento em que tive acesso a esse relatório, a Câmara Municipal nunca deixou de reivindicar”, referiu José Carlos Alexandrino que considera “estranho” a IP ter lançado a obra entre a Ponte das Três Entradas e as Vendas de Galizes e “esquecer-se da outra parte”. “Mas mais grave que isso é que a Câmara Municipal só foi informada do início da obra por aquela placa que foi fixada, porque a Infraestruturas de Portugal nunca deu uma satisfação”, acrescentou.

José Carlos Alexandrino referiu que vai continuar a reivindicar por tal concretização e adiantou que, numa reunião que presenciou com o “vice-presidente das Estradas de Portugal e o Ministro”, fez questão de mostrar a disponibilidade e o interesse da Câmara Municipal em ser dona da obra do troço que está em falta. “A obra não é assim de tão grande dimensão financeira. O que eles deviam ter feito era ter assinado um protocolo com a Câmara Municipal e passávamos a ser donos da obra”, afirmou.

Desta forma, e face a estes argumentos, os eleitos na Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital exigem, junto das Infraestruturas de Portugal, do Governo e do Ministério das Infraestruturas e do Planeamento, a “imediata conclusão da requalificação da EN 230 no troço entre a Ponte das Três Entradas e o limite da Freguesia de Alvoco das Várzeas”.

Beatriz Cruz

image_pdfimage_print
Previous Leiria: Mulher detida por tentativa de homicídio
Next Acidentes rodoviários mataram 513 pessoas em 2018. No distrito de Coimbra morreram 29

Artigos Relacionados

Última Hora

Homem morreu atropelado por autocarro no IC2

Um homem de 51 anos morreu atropelado, esta segunda-feira de madrugada, no IC2, perto de Antanhol, Coimbra.

Informação

Calendário desportivo: FCOH recebe Leiria. ADN defronta Sintrense

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) está de regresso ao Campeonato Nacional e inicia a época com jogo frente ao União de Leiria.

Informação

Associação Progressiva de Santo António do Alva promoveu fim-de-semana cultural

A Associação Progressiva de Santo António do Alva promoveu um conjunto de atividades que visaram, essencialmente, a promoção da prática desportiva, a valorização  cultural e a convivência entre a população. 

Informação

Ténis de Mesa: Equipa do CCPOH afastada da Taça de Portugal

A equipa do Clube de Caça e Pesca de Oliveira do Hospital (CCPOH) foi  afastada da Taça de Portugal, depois de ter perdido, por 3-0, com o  Barros CTM (Lisboa).

Destaque

José Carlos Alexandrino volta a ser candidato à Câmara Municipal de Oliveira do Hospital

O atual presidente de Câmara Municipal de Oliveira do Hospital é recandidato a um terceiro mandato para aquele órgão. A confirmação foi avançada pela própria Federação de Coimbra do PS.

Última Hora

Médicos do Centro acusam ministério de criar “uma selva” na contratação

O presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, Carlos Cortes, considerou hoje que o Ministério da Saúde está a criar “uma selva, sem regras e sem critérios”

Última Hora

 Homem detido por furto a estabelecimento comercial em Seia

O Comando Territorial da Guarda, através do Núcleo de Investigação Criminal do Destacamento Territorial de Gouveia, deteve ontem, em Seia, um homem de 28 anos, …

Última Hora

Pedro Marques em Seia: “o país está a fazer um esforço gigantesco” na prevenção aos incêndios

O ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, disse hoje que o país está a fazer um “esforço gigantesco” na prevenção e no combate aos incêndios florestais,… …a propósito

Região

José Manuel Silva apresentou candidatura à Câmara Municipal de Coimbra

O ex-bastonário dos médicos José Manuel Silva é candidato à Câmara Municipal de Coimbra e disse que o que distingue o seu projeto é a independência, a liberdade de pensamento

Última Hora

Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas proíbe a caça em áreas ardidas

Na sequência dos últimos incêndios, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) decretou a proibição de caça em áreas ardidas.

Informação

Marcelo promulga apoios a vítimas de incêndios de junho e outubro de 2017

O Presidente da República promulgou hoje a alteração à lei das medidas de apoio às vítimas dos incêndios florestais de 2017, abrangendo os fogos de junho e outubro, anunciou hoje

Informação

Liga de Travanca de Lagos recria as “Origens” em mais um Festival Cultural (Com vídeo)

Tem hoje início, em Travanca de Lagos, no concelho de Oliveira do Hospital, a 5ª edição do Festival Cultural “Origens” que, até domingo, pretende recriar as tradições e prestar homenagem

Informação

Duas pessoas afogadas numa barragem e num poço na região Centro

Dois homens morreram ontem afogados num poço e numa barragem, nos concelhos da Meda e de Abrantes.

Informação

Agricultores e Produtores Florestais lesados pelos incêndios voltam a manifestar-se em Coimbra

Os Agricultores e Produtores Florestais lesados pelos incêndios de julho e outubro de 2017 consideram insuficientes as medidas de apoio disponibilizadas pelo governo…

Região

Empresa de congelados Beiragel em Viseu consumida pelas chamas

Mais de uma centena de bombeiros combatem um incêndio na Beiragel, uma empresa de congelados em São João de Lourosa, Viseu.

Sociedade

PJ de Coimbra detém quatro suspeitos de tráfico de drogas

A PJ identificou e deteve, hoje, em Coimbra e Leiria três homens e uma mulher suspeitos do crime de tráfico de estupefacientes, no âmbito de ação de combate ao tráfico

Última Hora

PJ deteve homem suspeito de matar o pai, depois de uma discussão, numa aldeia do Sabugal

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal da Guarda, identificou e deteve um homem pela presumível prática de um crime de homicídio qualificado,…

Última Hora

Crianças comemoraram Dia da Criança e dia do Nariz Vermelho em Oliveira do Hospital (com vídeo)

Mais de 280 crianças deram, hoje, forma ao símbolo da Operação Nariz Vermelho, no Parque do Mandanelho, em Oliveira do Hospital.

Informação

Septuagenário morreu após queda no Rio Alva, na Ponte das Três Entradas

Joaquim Conceição Dias, com 71 anos, morreu ao início da noite de ontem na sequência de uma queda no Rio Alva, na localidade da Ponte das Três Entradas, no concelho

Destaque

ESTGOH capta 41 alunos na 2ª fase de acesso ao ensino superior

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital conseguiu a colocação de 41 novos alunos. Engenharia Informática foi o curso com mais alunos colocados.

Região

Homem encontrado morto em Coimbra com sinais de violência

Um homem, de 55 anos, foi hoje encontrado morto, em Coimbra, com sinais de violência, disse à agência Lusa fonte da PSP.

Última Hora

Mostra  “Da Nossa Terra” realiza-se este sábado em Oliveira do Hospital

O Mercado Municipal acolhe este sábado, dia 9 de junho entre as 8h e as 13h, mais uma edição “Da Nossa Terra” – Mostra de Produtos Biológicos e Agrícolas em

Última Hora

AD Nogueirense parte para nova época com o objetivo da “manutenção”

A Associação Desportiva Nogueirense apresentou, esta semana, a equipa com que vai disputar a próxima época desportiva no Campeonato de Portugal Prio.

Informação

Crimes e processos de família e menores voltam a ser julgados no Tribunal de Oliveira do Hospital

A secretária de Estado Adjunta e da Justiça, Helena Mesquita Ribeiro, anunciou esta manhã em Oliveira do Hospital o regresso de algumas competências ao tribunal de Oliveira do Hospital, em