Assembleia Municipal aprovou moção de reivindicação pela requalificação total da EN230

Assembleia Municipal aprovou moção de reivindicação pela requalificação total da EN230

image_pdfimage_print

A requalificação da Estrada Nacional 230 voltou a ser tema na última Assembleia Municipal. Na passada sexta-feira, foi votada, por unanimidade, uma moção de reivindicação pela “imediata requalificação do troço da EN230 entre a Ponte das Três Entradas e o limite da Freguesia de Alvoco das Várzeas”.

Agostinho Marques, presidente da Junta de Freguesia de Alvoco das Várzeas, na sua intervenção, antes da Ordem do Dia, mostrou-se novamente indignado pela “injustiça” cometida pela Infraestruturas de Portugal.

A moção, apresentada por Agostinho Marques, considera que a requalificação do troço entre as Vendas de Galizes e a Ponte das Três Entradas, “numa extensão de nove quilómetros”, é “de extrema importância”, na medida em que contribui para a “melhoria das condições de segurança e circulação”. Para os eleitos na Assembleia Municipal, “era de esperar um total de 17 quilómetros”, “a totalidade da extensão da EN230”.

“O restante troço, num total de oito quilómetros, entre a Ponte das Três Entradas e o limite da Freguesia de Alvoco das Várzeas com o concelho de Seia, apresenta um elevado estado de degradação, que piorou bastante logo após os incêndios, podendo mesmo colocar em causa a segurança rodoviária”, lê-se. Para além disso, defendem que o troço em falta “é uma via importantíssima para a promoção turística do concelho de Oliveira do Hospital”, na medida em que “serve de entrada para a Serra da Estrela” e leva até aos rios Alvoco e Alva.

“Dado que já se encontra adjudicada a requalificação do troço entre Vendas de Galizes e a Ponte das Três Entradas, não se compreende que não se conclua o troço restante, aproveitando os recursos já existentes no terreno, o que levaria a uma poupança financeira na execução da referida obra”, defendem.

Para José Carlos Alexandrino, presidente do Município, esta questão “é uma coisa esquisita”, que levanta muita indignação. Segundo o autarca, a Infraestruturas de Portugal (IP) elaborou um relatório no qual avaliava, de um a cinco, o estado da estrada que resultou numa “pontuação de 1,4 que é considerado péssimo”.

“A partir do momento em que tive acesso a esse relatório, a Câmara Municipal nunca deixou de reivindicar”, referiu José Carlos Alexandrino que considera “estranho” a IP ter lançado a obra entre a Ponte das Três Entradas e as Vendas de Galizes e “esquecer-se da outra parte”. “Mas mais grave que isso é que a Câmara Municipal só foi informada do início da obra por aquela placa que foi fixada, porque a Infraestruturas de Portugal nunca deu uma satisfação”, acrescentou.

José Carlos Alexandrino referiu que vai continuar a reivindicar por tal concretização e adiantou que, numa reunião que presenciou com o “vice-presidente das Estradas de Portugal e o Ministro”, fez questão de mostrar a disponibilidade e o interesse da Câmara Municipal em ser dona da obra do troço que está em falta. “A obra não é assim de tão grande dimensão financeira. O que eles deviam ter feito era ter assinado um protocolo com a Câmara Municipal e passávamos a ser donos da obra”, afirmou.

Desta forma, e face a estes argumentos, os eleitos na Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital exigem, junto das Infraestruturas de Portugal, do Governo e do Ministério das Infraestruturas e do Planeamento, a “imediata conclusão da requalificação da EN 230 no troço entre a Ponte das Três Entradas e o limite da Freguesia de Alvoco das Várzeas”.

Beatriz Cruz

Previous Leiria: Mulher detida por tentativa de homicídio
Next Acidentes rodoviários mataram 513 pessoas em 2018. No distrito de Coimbra morreram 29

Artigos Relacionados

Informação

GNR deteve quatro homens por posse de armas, explosivos e estupefacientes

A GNR deteve quatro homens, com idades entre 17 e 66 anos, nos concelhos de Guarda e de Pinhel, pela alegada prática dos crimes de posse de armas, explosivos e

Informação

CCPOH realiza 16º Torneio Aberto de Ténis de Mesa

O Clube de Caça e Pesca de Oliveira do Hospital vai levar a efeito, no próximo dia 6 de agosto, o XIV Torneio Aberto de Ténis de Mesa de Oliveira

Informação

Incêndios: Mais seis habitações entregues no concelho de Tábua

Ontem foi um dia de emoção para seis famílias do concelho de Tábua, a quem lhes foram entregues as chaves da nova habitação, no âmbito do PARHP- Programa de Apoio

Região

CIM Região de Coimbra parceira de programa premiado pela Organização Mundial do Turismo

A Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra é parceira institucional da iniciativa “Push4Tourism”, integrada no programa Tourism Creative Factory da Rede de Escolas de Hotelaria e Turismo,…

Educação

EPTOLIVA representa Região Centro na Mostra Nacional do Prémio Fundação Ilídio Pinho

A Eptoliva- Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil representou a Região Centro na 15ª Mostra Nacional do Prémio Fundação Ilídio Pinho, que decorreu em Lisboa.

Informação

Último documentário de Jorge Pelicano no Cinema de Seia

O realizador português Jorge Pelicano vai voltar ao cinema de Seia, no próximo dia 9 de maio, desta vez com o filme “Até que o Porno nos separe”.

Informação

Arganil promove esclarecimento sobre a Estratégia para a Floresta e o Território

No âmbito da Estratégia para a Floresta e para o Território, que se encontra a ser desenvolvida pelo Município de Arganil, terão lugar três sessões de esclarecimento, …

Sociedade

Fim de semana com calor. chuva regressa segunda-feira devido ao Ophelia

O fim de semana vai ser marcado por temperaturas acima dos 30 graus Celsius na generalidade do território, mas na segunda-feira a chuva regressa devido à passagem do furacão Ophelia.

Última Hora

Eptoliva conta com campeão mundial de ralis em jornadas técnicas

O piloto de ralis, Rui Madeira, que se sagrou campeão mundial do grupo N é hoje o convidado das jornadas técnicas do Curso de Manutenção Industrial, Mecatrónica Automóvel promovidas…

Destaque

António Costa inaugurou o BLC3 e garantiu reunir condições para construção do IC6

O Primeiro Ministro cumpriu, no sábado, a visita ao concelho de Oliveira do Hospital onde se deslocou com o propósito de inaugurar a BLC3- Campus de Tecnologia e Inovação,…

Região

Mais de 600 condutores apanhados com o telemóvel

A Guarda Nacional Republicana (GNR) divulgou hoje os resultados da operação em que intensificou a fiscalização ao uso indevido de telemóvel durante a condução entre os dias 6 e 12

Nacional

Papa anunciou que vem a Fátima em 2017

O papa Francisco anunciou que prevê viajar, em 2017, a Fátima (Portugal), Índia, ao Bangladesh e a África.