Assembleia Municipal aprovou moção de reivindicação pela requalificação total da EN230

Assembleia Municipal aprovou moção de reivindicação pela requalificação total da EN230

A requalificação da Estrada Nacional 230 voltou a ser tema na última Assembleia Municipal. Na passada sexta-feira, foi votada, por unanimidade, uma moção de reivindicação pela “imediata requalificação do troço da EN230 entre a Ponte das Três Entradas e o limite da Freguesia de Alvoco das Várzeas”.

Agostinho Marques, presidente da Junta de Freguesia de Alvoco das Várzeas, na sua intervenção, antes da Ordem do Dia, mostrou-se novamente indignado pela “injustiça” cometida pela Infraestruturas de Portugal.

A moção, apresentada por Agostinho Marques, considera que a requalificação do troço entre as Vendas de Galizes e a Ponte das Três Entradas, “numa extensão de nove quilómetros”, é “de extrema importância”, na medida em que contribui para a “melhoria das condições de segurança e circulação”. Para os eleitos na Assembleia Municipal, “era de esperar um total de 17 quilómetros”, “a totalidade da extensão da EN230”.

“O restante troço, num total de oito quilómetros, entre a Ponte das Três Entradas e o limite da Freguesia de Alvoco das Várzeas com o concelho de Seia, apresenta um elevado estado de degradação, que piorou bastante logo após os incêndios, podendo mesmo colocar em causa a segurança rodoviária”, lê-se. Para além disso, defendem que o troço em falta “é uma via importantíssima para a promoção turística do concelho de Oliveira do Hospital”, na medida em que “serve de entrada para a Serra da Estrela” e leva até aos rios Alvoco e Alva.

“Dado que já se encontra adjudicada a requalificação do troço entre Vendas de Galizes e a Ponte das Três Entradas, não se compreende que não se conclua o troço restante, aproveitando os recursos já existentes no terreno, o que levaria a uma poupança financeira na execução da referida obra”, defendem.

Para José Carlos Alexandrino, presidente do Município, esta questão “é uma coisa esquisita”, que levanta muita indignação. Segundo o autarca, a Infraestruturas de Portugal (IP) elaborou um relatório no qual avaliava, de um a cinco, o estado da estrada que resultou numa “pontuação de 1,4 que é considerado péssimo”.

“A partir do momento em que tive acesso a esse relatório, a Câmara Municipal nunca deixou de reivindicar”, referiu José Carlos Alexandrino que considera “estranho” a IP ter lançado a obra entre a Ponte das Três Entradas e as Vendas de Galizes e “esquecer-se da outra parte”. “Mas mais grave que isso é que a Câmara Municipal só foi informada do início da obra por aquela placa que foi fixada, porque a Infraestruturas de Portugal nunca deu uma satisfação”, acrescentou.

José Carlos Alexandrino referiu que vai continuar a reivindicar por tal concretização e adiantou que, numa reunião que presenciou com o “vice-presidente das Estradas de Portugal e o Ministro”, fez questão de mostrar a disponibilidade e o interesse da Câmara Municipal em ser dona da obra do troço que está em falta. “A obra não é assim de tão grande dimensão financeira. O que eles deviam ter feito era ter assinado um protocolo com a Câmara Municipal e passávamos a ser donos da obra”, afirmou.

Desta forma, e face a estes argumentos, os eleitos na Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital exigem, junto das Infraestruturas de Portugal, do Governo e do Ministério das Infraestruturas e do Planeamento, a “imediata conclusão da requalificação da EN 230 no troço entre a Ponte das Três Entradas e o limite da Freguesia de Alvoco das Várzeas”.

Beatriz Cruz

Previous Leiria: Mulher detida por tentativa de homicídio
Next Acidentes rodoviários mataram 513 pessoas em 2018. No distrito de Coimbra morreram 29

Artigos Relacionados

Informação

Nelas apresentou 25ª Feira do Vinho do Dão no “Dão Capital”

O Município de Nelas apresentou, no dia 15 de julho, a 25ª da Feira do Vinho do Dão que se vai realizar de 2 a 4 de setembro, na Mostra

Informação

Outono chegou atrasado e com chuva

Esta quinta-feira parece ter chegado o outono, com uma notória descida da temperatura e o regresso, já anunciado, da chuva.

Informação

Veículo de mercadorias espalhou pedras no IP3 e obrigou ao corte do trânsito

Um veículo de mercadorias deixou cair a carga no IP3, ao início da noite de quarta-feira, 19 de dezembro, por volta das 21h00, obrigando o corte do trânsito.

Região

Colaboradores da autarquia de Seia dão vida a personagens do imaginário infantil

A primeira Semana da Criança e do Brincar de Seia, que se iniciou no dia 25 de maio, com mais uma edição do Parque Encantado: uma viagem ao mundo da

Informação

Joel Vasconcelos nomeado adjunto do Gabinete de António Costa

O ex diretor executivo da Eptoliva, Joel Vasconcelos, foi nomeado adjunto do gabinete do primeiro ministro António Costa.

Informação

Exames nacionais e provas de aferição decorrem “com normalidade” em Oliveira do Hospital

O diretor do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, Carlos Carvalheira, garantiu há instantes à Rádio Boa Nova que a realização dos exames nacionais do secundário…

Informação

Jovem de 21 anos morre colhido por comboio em Aveiro

Um jovem de 21 anos morreu, na madrugada desta terça-feira, colhido por um comboio, na zona sul da estação ferroviária de Aveiro.

Região

Especialistas debateram a questão da hiperatividade em Oliveira do Hospital

Foram muitos os profissionais das áreas educacional e social que hoje se deslocaram à Casa da Cultura para assistir ao Seminário “Hiperatividade e deficit de atenção: dos mitos ao conhecimento

Destaque

FCOH apresentou equipa e garante lutar pela manutenção no Campeonato Nacional

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) apresentou-se, ontem, aos sócios e simpatizantes. Direção e treinador garantem que o objetivo desta época desportiva é a manutenção.

Informação

Chuva forte motiva aviso amarelo em 13 distritos

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera elevou, esta quarta-feira, de nove para 13 os distritos de Portugal continental sob “Aviso Amarelo” devido à previsão de chuva, pontualmente forte

Informação

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova. Este sábado, dia de 3 de dezembro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 9.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova. Este sábado, dia de 3 de dezembro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 9.º programa “A Escola e

Última Hora

GNR atenta ao excesso de velocidade até domingo

A GNR vai intensificar a partir de amanhã, e até ao próximo domingo, as ações de controlo de velocidade em todo o país.