Águeda Street Stage Travocar no “cardápio” do Rali de Mortágua

Águeda Street Stage Travocar no “cardápio” do Rali de Mortágua

A Prova do Clube Automóvel do Centro, a disputar a 27 e 28 de abril, e que abre o “apetite” ao Rali de Portugal, foi apresentada enriquecendo o Campeonato de Portugal de Ralis que pontua também para Taça FPAK de Ralis e Campeonato Centro de Ralis.

Emoção e muito público é o que se espera para a edição deste ano do Rali de Mortágua, terceira prova do Campeonato de Portugal de Ralis. Águeda Street Stage Travocar vai abrir as “hostilidades” e a “viagem” que levará pilotos e máquinas pela fervorosa superespecial noturna de Mortágua, que marca o primeiro dia da prova produzida pelo Clube Automóvel do Centro.

Com o aperitivo servido no asfalto dos dois concelhos numa “bandeja” de apenas meia dúzia de quilómetros, o dia seguinte ostenta um “cardápio” completamente diferente para “degustar” até aos limites, privilegiando as especiais de Gândara/Calvos, Póvoa do Sebo e Felgueira.

Coube a Luís Santos, presidente do Clube Automóvel do Centro, anatomizar todos os pormenores do Rali de Mortágua, considerando que a prova vai ter um padrão completamente diferente do habitual, com uma incursão pelo município vizinho de Águeda.

“Um dos principais fatores em levar o Rali de Mortágua a Águeda, para a dupla passagem por Águeda Street Stage Travocar, teve a ver, única e simplesmente, em levar a competição automóvel às pessoas e Águeda é um concelho inserido numa região que sempre “respirou” adrenalina e emoções fortes. Esta também não deixou de ser uma fórmula para homenagear a região e os aguedenses em geral, pelo que Águeda Street Stage Travocar vai ser um sucesso desportivo e participativo”, afiançou Luís Santos, também director de prova.

“Estamos confiantes de que continuaremos a trilhar o caminho do êxito, até porque estão reunidas as condições para a realização de uma prova de referência a nível nacional, com Mortágua a oferecer a sua hospitalidade e pisos de excelência a pilotos, público e visitantes em geral”, sublinhou o dirigente desportivo.

A edição de 2018 do Rali de Mortágua, que vai para a estrada nos dias 27 e 28 de Abril e pontuável para o Campeonato de Portugal de Ralis, Taça FPK de Ralis e Campeonato Centro de Ralis, terá 293,73 quilómetros, 110,18 dos quais disputados ao cronómetro. Com cerca de meia centena de pilotos inscritos para as três provas em agenda, a competição orquestrada pelo Clube Automóvel do Centro “reforçou-se” com o piloto saudita Yazeed Mohamed Al Rajhi que, navegado por Michael Orr, apresenta-se à partida para preparar o Vodafone Rali de Portugal, mas ostentando o número “0” nas portas do Ford Fiesta RS WRC na qualidade de segurança.

Já os juniores japoneses Takamoto Katsuta e Hiroki Arai, da Toyota Gazoo Racing Rally Challenge Program, são alguns dos pilotos inscritos na prova que, este ano, prima pela inovação, disponibilizando parques de estacionamento e locais de visionamento para pessoas de mobilidade reduzida.

Edson Santos, vice-presidente da autarquia e responsável pelo pelouro do Desporto, não conseguiu disfarçar o orgulho do “seu” município fazer parte integrante do Rali de Mortágua, até pela “qualidade patenteada ano após ano”. “São iniciativas como estas que favorecem a união dos territórios. Há alguns dias disponibilizámos mais de 140 mil euros a diversas associações desportivas do concelho para a promoção do desporto na região. No pretérito fim-de-semana tivemos em Águeda o Campeonato do Mundo de MXGP, movimentando mais de 25 mil visitantes, e no próximo dia 27, teremos Águeda Street Stage travocar nas principais artérias da cidade, coadjuvando no colorido de Águeda e Rali de Mortágua”, sublinhou.

“É esta a nossa aposta no desporto, ou seja, disponibilizando aos munícipes, de diversas idades, a possibilidade de fazer desporto e assistir a provas desportivas de nível nacional e internacional”, vincou Edson Santos.

Depois de ter sido anunciado sócio honorário, o Clube Automóvel do Centro aproveitou a apresentação do Rali de Mortágua para agraciar José Júlio Norte, presidente da Câmara Municipal de Mortágua, com o “volante de cristal”. Tratou-se de um gesto simples mas que produziu um impacto bastante emocionado a José Júlio Norte.

Nuno Dinis

image_pdfimage_print
Previous Oliveira do Hospital comemora o 25 de abril
Next Mário Patrão soma vitória no Morocco Desert Challenge

Artigos Relacionados

Região

A Rádio Boa Nova foi “um sonho desejado que se transformou numa agradável realidade”

Na contagem decrescente para a comemoração do 31º aniversário da Rádio Boa Nova, que se assinala domingo, dia 19 de março, António Borges de Carvalho,…

Região

GNR deteve dois homens por posse ilegal de armas em Fornos de Algodres

A GNR procedeu, ontem, à detenção de um homem de 47 anos de idade e outro de 50, em Figueiró da Granja, Fornos de Algodres, por posse ilegal de armas.

Última Hora

“Temos registo de perto de 10 mil pessoas” que ajudaram Oliveira do Hospital no pós grande incêndio

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital prepara-se para, no próximo domingo, juntamente com o Presidente da República, agradecer a solidariedade …

Sociedade

Tábua comemora feriado municipal

No âmbito do Feriado Municipal do Município de Tábua, celebrado a 10 de abril, a Câmara Municipal promove uma série de iniciativas que marcam…

Informação

Sopas reinaram em mais um Festival em Santa Ovaia

O Festival das Sopas voltou a animar Santa Ovaia, no concelho de Oliveira do Hospital. No sábado, foram várias as sopas a concurso num festival onde reinaram os sabores da

Região

Seia promove Festival Internacional da Canção Serra da Estrela

Seia volta a acolher, na última semana de agosto, o Festival Internacional da Canção da Serra da Estrela (FICSE). Esta segunda edição do festival …

Última Hora

CCPOH em 7º lugar no campeonato nacional

O Clube de Caça e Pesca de Oliveira do Hospital (CCPOH) disputou, no passado sábado, dois encontros a contar para o campeonato nacional da 2ª divisão de ténis de mesa.

Informação

Confraria do Queijo entronizou Marcelo Rebelo de Sousa. O futuro presidente da República respondeu com afeto e gratidão

A Confraria do Queijo da Serra da Estrela conta com o futuro presidente da República de Portugal entre os confrades de honra. A entronização aconteceu no sábado à tarde, por

Última Hora

Rali de Portugal arranca esta quinta-feira

O Rali de Portugal começou a mexer esta manhã com a afinação das máquinas, com o tradicional “shakedown”, entre Paredes e Baltar.

Desporto

Nogueirense empata 2-2 em Reguengos e passa para a eliminatória decisiva de manutenção

O Nogueirense garantiu a passagem para a última e decisiva eliminatória do play-off de manutenção do Campeonato de Portugal Prio, ao empatar 2-2 com o Atl. de Reguengos. Com este

Última Hora

CIM Região de Coimbra parceira de programa premiado pela Organização Mundial do Turismo

A Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra é parceira institucional da iniciativa “Push4Tourism”, integrada no programa Tourism Creative Factory da Rede de Escolas de Hotelaria e Turismo,…

Informação

“Tanto ou mais importante que o físico está a parte mental”

No dia de hoje, em que se assinada o Dia Mundial da Atividade Física, a Rádio Boa Nova foi falar com um dos rostos do desporto no concelho de Oliveira

Informação

  GNR identificou suspeitos de vandalismo no concelho de Seia

Na passada quinta-feira, cinco homens, com idades compreendidas entre os 14 e os 39 anos, foram identificados pelo Comando Territorial da GNR Guarda por suspeita de atos de vandalismo, no

Desporto

FCOH volta a liderar o campeonato após deslize do Condeixa

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) voltou à liderança do Campeonato da Divisão de Honra da Associação de Futebol de Coimbra após vencer o Vinha Rainha por duas

Informação

Tondela decreta três dias de luto municipal após tragédia

A Câmara Municipal de Tondela decretou três dias de luto municipal a começar hoje, 15 de janeiro, após a tragédia que, no último sábado, abalou o concelho.

Última Hora

Coimbra: PJ deteve recluso que esteve três anos fugido no Brasil

A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Centro, deteve um homem que, após uma licença de saída de curta duração do Estabelecimento Prisional de Coimbra,…

Última Hora

Filme sobre o Vale do Alvoco premiado no CineEco

“O rio – parte 3” realizado pelos oliveirenses Luís Antero e Tiago Cerveira recebeu Menção Honrosa, pelo Júri Juventude Lusofonia Panorama Regional,…

Informação

Só este ano já foram detidas 137 pessoas pelo crime de incêndio

As autoridades policiais detiveram, até segunda-feira, 137 pessoas pelo crime de incêndio florestal, mais do dobro do que em 2016, continuando a registar-se várias ignições noturnas, …

Informação

Rádio Boa Nova transmite “15 Memórias do Fogo” de 1 a 15 de outubro

A websérie “15 Memórias do Fogo”, realizada pelo oliveirense Tiago Cerveira e pelo arganilense Rodrigo Oliveira, vai ser transmitida na Rádio Boa Nova, na primeira quinzena do mês de outubro,

Última Hora

“Portugal não é um País Pequeno” em cena no Centro Cultural de Tábua

No âmbito da mostra em rede de tetro documental “Outras vozes, outra gente”, vai estar em cena no auditório do Centro Cultural de Tábua, no próximo dia 8 de abril,

Região

Câmaras querem mais tempo para pedir empréstimos para recuperar segundas habitações

As autarquias querem que o Governo alargue prazo para pedidos de empréstimos à Direção-Geral das Autarquias Locais, que termina a 30 de novembro,…

Sociedade

Feira do Queijo de Oliveira do Hospital “resistiu” à chuva e ao vendaval

Com exceção da manhã de sábado, em que o sol fazia adivinhar o sucesso do certame, a Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital acabou por se

Última Hora

PJ deteve suspeito de fogo posto em Tábua

A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Centro, com a colaboração da GNR de Oliveira do Hospital, procedeu à detenção de um homem de 43 anos, …

Destaque

Convívio de Verão destacou importância da Rádio Boa Nova no concelho e na região

A Rádio Boa Nova realizou, no sábado, dia 15 de julho, o seu convívio de Verão. No Centro Cultural Dr. Vasco de Campos, em Avô, sobressaiu a importância da Rádio