Águeda Street Stage Travocar no “cardápio” do Rali de Mortágua

Águeda Street Stage Travocar no “cardápio” do Rali de Mortágua

A Prova do Clube Automóvel do Centro, a disputar a 27 e 28 de abril, e que abre o “apetite” ao Rali de Portugal, foi apresentada enriquecendo o Campeonato de Portugal de Ralis que pontua também para Taça FPAK de Ralis e Campeonato Centro de Ralis.

Emoção e muito público é o que se espera para a edição deste ano do Rali de Mortágua, terceira prova do Campeonato de Portugal de Ralis. Águeda Street Stage Travocar vai abrir as “hostilidades” e a “viagem” que levará pilotos e máquinas pela fervorosa superespecial noturna de Mortágua, que marca o primeiro dia da prova produzida pelo Clube Automóvel do Centro.

Com o aperitivo servido no asfalto dos dois concelhos numa “bandeja” de apenas meia dúzia de quilómetros, o dia seguinte ostenta um “cardápio” completamente diferente para “degustar” até aos limites, privilegiando as especiais de Gândara/Calvos, Póvoa do Sebo e Felgueira.

Coube a Luís Santos, presidente do Clube Automóvel do Centro, anatomizar todos os pormenores do Rali de Mortágua, considerando que a prova vai ter um padrão completamente diferente do habitual, com uma incursão pelo município vizinho de Águeda.

“Um dos principais fatores em levar o Rali de Mortágua a Águeda, para a dupla passagem por Águeda Street Stage Travocar, teve a ver, única e simplesmente, em levar a competição automóvel às pessoas e Águeda é um concelho inserido numa região que sempre “respirou” adrenalina e emoções fortes. Esta também não deixou de ser uma fórmula para homenagear a região e os aguedenses em geral, pelo que Águeda Street Stage Travocar vai ser um sucesso desportivo e participativo”, afiançou Luís Santos, também director de prova.

“Estamos confiantes de que continuaremos a trilhar o caminho do êxito, até porque estão reunidas as condições para a realização de uma prova de referência a nível nacional, com Mortágua a oferecer a sua hospitalidade e pisos de excelência a pilotos, público e visitantes em geral”, sublinhou o dirigente desportivo.

A edição de 2018 do Rali de Mortágua, que vai para a estrada nos dias 27 e 28 de Abril e pontuável para o Campeonato de Portugal de Ralis, Taça FPK de Ralis e Campeonato Centro de Ralis, terá 293,73 quilómetros, 110,18 dos quais disputados ao cronómetro. Com cerca de meia centena de pilotos inscritos para as três provas em agenda, a competição orquestrada pelo Clube Automóvel do Centro “reforçou-se” com o piloto saudita Yazeed Mohamed Al Rajhi que, navegado por Michael Orr, apresenta-se à partida para preparar o Vodafone Rali de Portugal, mas ostentando o número “0” nas portas do Ford Fiesta RS WRC na qualidade de segurança.

Já os juniores japoneses Takamoto Katsuta e Hiroki Arai, da Toyota Gazoo Racing Rally Challenge Program, são alguns dos pilotos inscritos na prova que, este ano, prima pela inovação, disponibilizando parques de estacionamento e locais de visionamento para pessoas de mobilidade reduzida.

Edson Santos, vice-presidente da autarquia e responsável pelo pelouro do Desporto, não conseguiu disfarçar o orgulho do “seu” município fazer parte integrante do Rali de Mortágua, até pela “qualidade patenteada ano após ano”. “São iniciativas como estas que favorecem a união dos territórios. Há alguns dias disponibilizámos mais de 140 mil euros a diversas associações desportivas do concelho para a promoção do desporto na região. No pretérito fim-de-semana tivemos em Águeda o Campeonato do Mundo de MXGP, movimentando mais de 25 mil visitantes, e no próximo dia 27, teremos Águeda Street Stage travocar nas principais artérias da cidade, coadjuvando no colorido de Águeda e Rali de Mortágua”, sublinhou.

“É esta a nossa aposta no desporto, ou seja, disponibilizando aos munícipes, de diversas idades, a possibilidade de fazer desporto e assistir a provas desportivas de nível nacional e internacional”, vincou Edson Santos.

Depois de ter sido anunciado sócio honorário, o Clube Automóvel do Centro aproveitou a apresentação do Rali de Mortágua para agraciar José Júlio Norte, presidente da Câmara Municipal de Mortágua, com o “volante de cristal”. Tratou-se de um gesto simples mas que produziu um impacto bastante emocionado a José Júlio Norte.

Nuno Dinis

image_pdfimage_print
Previous Oliveira do Hospital comemora o 25 de abril
Next Mário Patrão soma vitória no Morocco Desert Challenge

Artigos Relacionados

Última Hora

Viseu investe 700 mil euros na manutenção de estradas

O presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques (PSD), anunciou hoje um investimento municipal superior a 700 mil euros …

Informação

Centenas de crianças assinalaram Dia Internacional da Paz em Oliveira do Hospital

Três centenas de crianças do 1.º CEB do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital participaram esta quarta-feira, numa iniciativa mundial, …

Informação

Três meses depois do fogo, ainda falta repor 5 por cento da rede de comunicação

Passados três meses dos incêndios de outubro, a Altice assume ainda não ter conseguido repor, na totalidade, as comunicações nas zonas afetadas.

Informação

Salsicharia da Beira Serra distinguida com o selo PME Excelência 2017

A empresa Salsicharia da Beira Serra, localizada na zona industrial de Oliveira do Hospital, que se dedica à produção artesanal de produtos de fumeiro, …

Última Hora

Circulação ferroviária mantém-se cortada devido à “complexidade dos trabalhos”

A circulação na linha ferroviária do Norte vai continuar cortada no troço Pampilhosa-Coimbra B até ao final do dia de hoje, na sequência do descarrilamento…

Última Hora

Ciência ao Rubro na BLC3

Nos dias 27 e 29 de junho, a BLC3 assinalou o términus do ano letivo e da atividade “Ciência sobre Rodas” que decorreu durante o ano, nos Jardins de Infância

Região

Éder vai ser homenageado pela Câmara e Associação de Futebol de Coimbra

A Câmara Municipal de Coimbra e a Associação de Futebol de Coimbra vão homenagear Éderzito António Macedo Lopes, mais conhecido por Éder.

Informação

Incêndios: Termina hoje a Fase Delta

A fase Delta de combate a incêndios florestais termina hoje, pelo que os meios operacionais vão ser reduzidos a partir de terça-feira, sendo apenas reforçados em caso de necessidade.

Informação

Governo reconhece fogos como “catástrofe natural”

O Governo reconheceu como “catástrofe natural” os prejuízos causados pelos incêndios nas regiões norte e centro do país em julho e agosto passado,…

Sociedade

“Ritmo do Coração” assinalou os Dias Mundiais do Coração e da Música em Oliveira do Hospital

No âmbito das comemorações do Dia Mundial do Coração, que se assinala a 29 de setembro, e do Dia Mundial da Música, comemorado a 1 de outubro, decorreu no passado

Informação

Neve coloca amanhã dez distritos sob aviso amarelo

Dez distritos de Portugal continental vão estar, amanhã, sob aviso amarelo devido à previsão de queda de neve.

Última Hora

Aquinos avança com nova unidade em Carregal do Sal

A nova fábrica do Grupo Aquinos, situada em Oliveirinha, no concelho de Carregal do Sal, vai arrancar com 360 postos de trabalho, a partir de setembro,…

Informação

Festival das Artes celebra 10º aniversário de 13 a 22 de julho

De 13 a 22 de julho, o Festival das Artes celebra a sua 10.ª edição com um regresso às origens. A história mítica de Pedro e Inês serve de mote

Última Hora

Jorge e Cidália dão ‘vida nova’ ao Intermarché de Oliveira do Hospital

Jorge Graça e Cidália Lopes são os novos responsáveis pela loja Intermarché de Oliveira do Hospital. Um projeto que abraçaram, desde o início de fevereiro,…

Última Hora

João Brito toma posse no PSD de Oliveira do Hospital

Está marcada para amanhã, dia 25 de junho, pelas 17h00, a tomada de posse na nova Comissão Política de Secção do PSD de Oliveira do Hospital liderada por João Brito.

Educação

Semana Académica promove a cidade e a ESTGOH ate 30 de Abril

O espírito académico vai tomar conta da cidade de Oliveira do Hospital a partir de hoje, 24 de abril, e até domingo, dia 30. A iniciativa pretende promover a cidade

Última Hora

BLC3 recebeu visita do secretário de Estado da Agricultura e Alimentação

A BLC3- Campus de Tecnologia e Inovação, localizada em Lagares da Beira, no concelho de Oliveira do Hospital recebeu ontem a visita do secretário de Estado da Agricultura e Alimentação,

Última Hora

Xanana Gusmão trouxe solidariedade e prometeu ajudar Oliveira do Hospital

O ex presidente de Timor Leste, Xanana Gusmão, visitou hoje Oliveira do Hospital num gesto de solidariedade depois do…

Informação

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), na época natalícia, desenvolveu várias ações de fiscalização no âmbito da garantia da Segurança Alimentar

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), na época natalícia, desenvolveu várias ações de fiscalização no âmbito da garantia da Segurança Alimentar, tendo fiscalizado 296 operadores económicos que comercializam

Destaque

ESTGOH com mais um curso e mais vagas no concurso nacional de acesso que hoje inicia

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira Hospital (ESTGOH), do Instituto Politécnico de Coimbra, parte para o concurso nacional de acesso com um novo curso,…

Sociedade

Marcelo Rebelo de Sousa considerou Festa do Queijo um “certame nacional”

O presidente da República que, no sábado esteve de visita a Oliveira do Hospital, disse que a Festa do Queijo Serra da Estrela “já é um certame nacional”.

Última Hora

FCOH vence dérbi com Lagares da Beira e mantém luta pela liderança

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) venceu, ontem, o dérbi frente a Associação de Desportiva de Lagares por 2-1. Apesar da vitória nesta 20ª jornada do Campeonato da

Região

Região: Homem identificado por furto de combustível

O Comando Territorial de Coimbra, através do Núcleo de Investigação Criminal de Cantanhede, constituiu arguido, ontem, 19 de julho, um indivíduo de 39 anos, pela prática de vários crimes de

Nacional

Operação ‘Todos os Santos’ da GNR na estrada até terça feira

A Guarda Nacional Republicana vai intensificar, entre hoje e a próxima terça-feira, o patrulhamento nas estradas portuguesas.