“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova
18 Maio, 2018 695 Views

“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 19 de maio, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 29.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Dele destacamos nas notícias de âmbito internacional, apresentadas pela Catarina Duarte, “as guerreiras de Gaza”. Estas mulheres voluntariam-se para prestar assistência aos feridos, lançam balões e papagaios de papel com as cores da Palestina, fazem pão para matar a fome a quem esgota o corpo a “dar luta” a um dos exércitos mais poderosos do mundo, aproximam-se corajosamente da fronteira para gritar a sua revolta contra a ocupação israelita que transformou o território onde vivem num gueto de onde é difícil sair. São as mulheres da Faixa de Gaza que, por estes dias, passam grande parte do tempo “em serviço” junto à fronteira com Israel para lembrar, a Telavive e ao mundo, que há algo em dívida para com os palestinianos — o direito do regresso às terras que já foram suas.

No âmbito política nacional, a Bárbara Coquim refere que o número de expatriados tem aumentado em Portugal, chegam em grande número, à procura do sol, da gastronomia, da hospitalidade e de uma oportunidade para recomeçar uma vida. Portugal é o melhor país da Europa, e o quinto melhor país do mundo, para receber expatriados, segundo um inquérito da InterNations, uma rede social utilizada por três milhões de utilizadores.

Na rubrica “Jovens Atentos”, reporta que oito em cada dez adolescentes em Portugal diz “sentir-se mal” quando não estão ligados à internet. Entre os países da OCDE tem havido um aumento do tempo que os estudantes passam online depois de um dia de aulas, indica um estudo divulgado e que revela que Portugal tem um elevado número de jovens de 15 anos que reportam sentir-se mal se não estiverem ligados à Internet.

O Daniel Pereira passa em revista o desporto nacional, fala das surpresas do final da época e repudia os acontecimentos ocorridos no centro de treino de Alcochete, que envergonham os portugueses.

Em “Nós e os Animais”, a Inês Brás dá informação acerca da forma de agir quando percebemos que alguém tem um animal maltratado.

Em “Consciência Ecológica/Preservação do Ambiente”, refere um inquérito onde se conclui que os portugueses sabem que a água é escassa, mas não a poupam.

Na rubrica “Personalidades”, a Daniela Lopes evoca a figura de José Tomás da Fonseca, natural de Mortágua, professor, escritor prolífico, jornalista, autor de artigos de intervenção e propaganda de fortes marcas ateia, laica, republicana e socialista. A sua vasta obra escrita foi censurada, proibida, apreendida e destruída durante o Estado Novo.

A sugestão de leitura da Catarina Duarte é ”Um Rio Chamado Tempo, Uma Casa Chamada Terra”, do escritor moçambicano Mia Couto.

Na rubrica “Viagens”, a Catarina Lopes convida os ouvintes a cumprirem a tradição neste fim de semana da romaria do Divino Senhor das Almas. Os dias 25, 26 e 27 de maio são consagrados à oração, ao convívio e à folia no arraial.

A sugestão cinematográfica do Eduardo Adro é um drama, “ Journeyman – Vontade de Vencer”, realizado por PaddyConsidine, em exibição nos cinemas.

A sugestão de séries do Gonçalo Branco é The Oath, uma série policial.

A finalizar o relato das notícias do AEOH, com destaque para a participação na sessão nacional do Parlamento dos Jovens – Secundário, que decorreu nos dias 14 e 15 de maio, na Assembleia da República.

Ouça este programa, com a boa sugestão musical do João Oliveira, com os sons da Eurovisão, em 100.2 FM ou através da emissão online disponível em: http://www.abss.pt/streaming/boanova/digitalrm_boanova.html

Previous Conhecidos humoristas protagonizam espetáculo a favor das vítimas dos incêndios de outubro
Next Ca$h Resto Z€ro: “Se eu me chamasse Paulo Rogério ou Luís F. de Brito o que eu fazia mesmo era mandá-los à…”

Artigos Relacionados

Última Hora

Atropelamento na Guarda fez dois mortos

O despiste de um veículo ligeiro na cidade da Guarda na tarde deste domingo resultou na morte de duas mulheres e em ferimentos numa terceira vítima.

Informação

Rodrigues Gonçalves apresenta “Gomes Freire de Andrade. Um Mártir da Pátria” (com vídeo)

A.J. Rodrigues Gonçalves esteve, hoje, em direto no noticiário das 12h00 da Rádio Boa Nova para apresentar o novo livro “Gomes Freire de Andrade. Um Mártir da Pátria”.

Informação

Confira os resultados desportivos do fim-de-semana

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) e a Associação Desportiva Nogueirense (ADN) disputaram, ontem, a 14ª jornada da Série C do Campeonato Nacional, que ditou um empate a

Última Hora

Acidente sem feridos na Catraia de S. Paio

Um acidente ocorrido esta manhã, pelas 09h00, entre duas viaturas ligeiras não causou feridos. A colisão verificou-se na Catraia de S. Paio, na principal via de acesso…

Região

Judiciária detém homem pelo crime de lenocínio de menores em Viseu

A Polícia Judiciária deteve um homem, em Viseu, pela presumível autoria de um de crime de lenocínio de menores, de que uma menor com 17 anos de idade foi vítima.

Última Hora

Oliveira do Hospital adere ao Dia Europeu Sem Elevadores

O Município de Oliveira do Hospital vai assinalar esta sexta-feira, 13 de maio, o Dia Europeu Sem Elevadores (No Elevators Day) com uma campanha simbólica que pretende sensibilizar os oliveirenses