XVI Festa da Castanha “é extremamente importante porque é a festa do renascer”
19 Outubro, 2018 2845 visualizações

XVI Festa da Castanha “é extremamente importante porque é a festa do renascer”

image_pdfimage_print

Aldeia das Dez acolhe, este fim-de-semana, 20 e 21 de outubro, a XVI Festa da Castanha que, este ano, simboliza o renascimento da freguesia após o grande incêndio.

Depois de uma interrupção no ano passado devido à tragédia, Carlos Castanheira, presidente da Junta de Freguesia de Aldeia das Dez, garante que esta edição “é extremamente importante porque é a festa do renascer”.

“É uma festa que nos vai proporcionar o retomar da sequência da Festa da Castanha, que tem tido um êxito muito bom desde o início”, adiantou Carlos Castanheira à Rádio Boa Nova, garantindo que há “uma grande esperança em melhorar o cartaz”.

Para o autarca, esta edição destaca-se também pela oferta de um castanheiro a cada pessoa “até ao visitante número mil”, que significa “a reposição daquilo que é a arte tradicional”. “Para mim, é um fator de extrema importância para mostrar aos visitantes que estamos cá para repovoar novamente as nossas espécies”, explicou.

Quanto ao programa, Carlos Castanheira confessa que o ponto alto do certame acontece no dia 21, no Santuário da Nossa Senhora das Preces, em Vale de Maceira, “um santuário muito bonito”.

Na XVI Festa da Castanha não vai faltar animação cultural, artesanato, gastronomia e produtos endógenos. No sábado à noite é inaugurada a exposição de fotografia do concurso “A Castanha em Oliveira do Hospital” e o tradicional magusto noturno.

As atividades desportivas também marcam a edição deste ano, nomeadamente a realização do III Trail do Colcurinho, no segundo dia da festa. Também no domingo acontece a recriação etnográfica do magusto tradicional.

À Rádio Boa Nova, Carlos Castanheira revelou as novidades do certame, nomeadamente os show cookings para crianças, a visita pedagógica ao Santuário e oficinas dirigidas às crianças e famílias “Da Castanha ao Castanheiro”.

Na Rádio Boa Nova, o autarca deixou o convite: “Venham a Aldeia das Dez. Venham ao Santuário e venham assistir a uma festa que já começa a ser carismática aqui na nossa freguesia. Vão encontrar expositores de diversas atividades. Será uma tarde bem passada”.

E, um ano após o grande incêndio, “a paisagem já começa a regenerar de alguma forma”, acrescentou.

Beatriz Cruz (jornalista estagiária)

Anterior Município de Arganil entregou chaves de 10 habitações reconstruídas após os incêndios 
Seguinte Parlamento recomenda arrancar eucaliptos nascidos após incêndios de 2017

Notícias Relacionadas

Última Hora

Férias Ativas 2016 terminaram com um encontro de todos os participantes

As Férias Ativas 2016 terminaram com um mega encontro onde se reuniram os participantes deste programa ocupacional dos tempos livres …

Informação

EPTOLIVA promoveu Semana de Leitura para a Comunidade

A EPTOLIVA – Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil assinalou a Semana da Leitura, entre os dias 18 a 22 de março, levando a efeito diversas atividades,…

Sociedade

Risco de incêndio ameaça vários concelhos

Alcoutim, no distrito de Faro, está hoje em risco máximo de incêndio e 26 concelhos do país estão em risco muito elevado, segundo o Instituto Português do Mar e da

Região

Quase duas dezenas de concelhos em risco máximo de incêndio

Quase duas dezenas de concelhos dos distritos de Faro, Castelo Branco, Portalegre, Viseu, Guarda e Bragança apresentam hoje um risco máximo de incêndio,…

Destaque

Rádio Boa Nova associa-se a concerto solidário “Juntos por Todos”

Hoje, dia 27 de junho, a Rádio Boa Nova vai transmitir, pelas 21h00, o concerto solidário “Juntos por Todos” associando-se à iniciativa que junta 25 artistas…

Programas

“A Escola e o Meio” está de volta na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 16 de novembro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 1.º e programa “A Escola e o Meio” deste ano letivo, uma produção do Clube

Informação

Luís Lagos entende que ausência do PSD no debate “é mau demais para o concelho, para o nosso futuro coletivo”

O candidato da coligação “Construir o Futuro” à Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital, partilhou na sua página de facebook a “tristeza”…

Nacional

Operação Fronteira Vigiada: GNR realizou ações para prevenir e combater a criminalidade

A Guarda Nacional Republicana realizou ontem, 19 de julho, diversas ações de controlo e fiscalização nas fronteiras terrestes, nomeadamente nas respetivas vias de acesso rodoviárias e ferroviárias, com o intuito

Informação

Viseu: Idoso de 84 anos morre atropelado dentro de instituição

Um idoso de 84 anos morreu, esta sexta-feira, atropelado por um autocarro no interior da Fundação Mariana Seixas, em Ranhados, Viseu. A notícia é avançada pelo Correio da Manhã.

Educação

Intercâmbios são “aposta para continuar” no Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital (com vídeo)

A dinamização de Intercâmbios com escolas de outros países continua a ser uma aposta da direção do Agrupamento…

Informação

Instituto Politécnico da Guarda acolhe Conferência de Comunicação e Relações Públicas

O Instituto Politécnico da Guarda (IPG) acolhe, nos dias 18 e 19 de dezembro, a I Conferência de Comunicação e Relações Públicas.

Informação

Incêndio destrói habitação e faz um desalojado em aldeia do Sabugal

Um incêndio destruiu hoje parcialmente uma habitação na aldeia de Rebolosa, no concelho do Sabugal, e originou um desalojado, disse à agência Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de