XVI Encontro de Tunas em Penalva de Alva: “Vai ser uma tarde dedicada a Coimbra” (com vídeo)
22 Novembro, 2019 719 visualizações

XVI Encontro de Tunas em Penalva de Alva: “Vai ser uma tarde dedicada a Coimbra” (com vídeo)

image_pdfimage_print

É já no próximo domingo, dia 24 de novembro, que se realiza mais um Encontro de Tunas, um evento anual que já é imagem de marca de Penalva de Alva desde 2004.

A Tuna Recreativa Penalvense (tuna organizadora), a Tuna Mista do Areeiro e a Toeira Trupe são as protagonistas do evento que terá lugar na sede da Sociedade Recreativa Penalvense, pelas 14h30.

Convidado desta manhã no programa “Outras Conversas” da Rádio Boa Nova, Sérgio Minas, elemento da direção da Sociedade Recreativa Penalvense, mostrou-se expectante em relação ao certame que promove a cultura, neste caso, a da região de Coimbra.

Para o responsável, o grande destaque do evento vai para a participação da Toeira Trupe, uma vez que se vai estrear em atuações e que “preserva e difunde a viola toeira”, “característica de Coimbra e do fado de Coimbra”. O grupo, que toca apenas instrumental, apresenta um “reportório muito à volta da canção de Coimbra” e valoriza um instrumento que “esteve quase extinto”. “Felizmente que este conjunto de pessoas virá a Penalva de Alva para mostrar o seu trabalho em prol da Cultura”, afirmou.

Por sua vez, a Tuna Mista do Areeiro, também de Coimbra, com cerca de 40 anos, apresenta-se “num registo um pouco diferente”, isto é, “mais popular”. “É uma Tuna mais recente, também com reportório ligado a Coimbra, mas que tem peças de Amália Rodrigues e Zeca Afonso, por exemplo, em instrumental e cantadas”, explica.

“Vai ser uma tarde dedicada a Coimbra”, referiu Sérgio Minas.

Quanto à Tuna organizadora, de que faz parte Sérgio, esta foi fundada em 1937 e “nem sempre esteve em atividade”. “Houve um interregno de cerca de 30 anos”, contou, enaltecendo o trabalho de Rui Marques, atual maestro da tuna que, agora, conta com cerca de 20 elementos.

“Hoje é uma Tuna mais clássica, com um reportório que vai desde a música barroca/ clássica até à música tradicional, mais rock e bossa nova”, explicou.

Na Rádio Boa Nova, Sérgio Minas adiantou que este Encontro de Tunas “vai ter um significado especial”, uma vez que vai prestar homenagem a Casimiro Sancho, um dos elementos fundadores da Tuna Recreativa Penalvense, que faleceu recentemente.

Anterior Ca$h Resto Z€ro: “ A Ministra da Saúde vem ao interior e ninguém lhe dá cabo da saúde… De seguida, estes homens vão a Lisboa pedir-lhe ajuda pela nossa saúde. Haja saúde e paciência!”
Seguinte GNR salvou vida ao transportar órgão em tempo recorde

Notícias Relacionadas

Informação

Ocupante  de carro de rali que caiu ao rio encontrado sem vida

Um carro de rali com dois ocupantes despistou-se esta quarta-feira, em Mortágua, e caiu ao rio Criz. Uma pessoa morreu no acidente e outra foi transportada para o hospital.

Informação

Crianças “felizes” em mais um Dia da Criança em Oliveira do Hospital

Hoje assinala-se o Dia Mundial da Criança. Em Oliveira do Hospital os mais pequenos comemoram este dia no Parque do Mandanelho e espaço multiusos com um conjunto de iniciativas.

Sociedade

Pastor de Vila Pouca da Beira encontrado morto num poço

Um homem com 40 anos, pastor, foi encontrado esta manhã sem vida num poço localizado na quinta de Santa Apolónia, Avô. António Catarino, …

Última Hora

Domingo é dia de ir votar. Esteja preparado

As eleições autárquicas realizam-se já no domingo, dia 1 de outubro. Se não sabe o seu número de eleitor, nem o local onde votar,…

Informação

São Gião: 12 detidos e 52 identificados por tráfico e consumo de droga em festival

O Comando Territorial de Coimbra, através do Núcleo de Investigação Criminal da Lousã, de 6 a 10 de agosto,  deteve 10 homens e duas mulheres com idades compreendidas entre os

Região

Carro de rali caiu ao rio em Mortágua. Um dos ocupantes está desaparecido.

Um carro de rali com dois ocupantes despistou-se esta quarta-feira, em Mortágua, e caiu ao rio Criz. O alerta foi dado pouco depois das 15 horas.

Informação

Tábua: Homem de 80 anos morreu após ter sido atropelado

Um homem de 80 anos, residente em Percelada, morreu ontem após ter sido atropelado por um veículo ligeiro na EN230-6, naquela localidade da freguesia de Covas, Tábua.

Informação

Oliveirense queixou-se ao Bastonário da Ordem dos Médicos

Na visita ao Centro de Saúde de Oliveira do Hospital, o bastonário da Ordem dos Médicos teve oportunidade de perceber os problemas que subsistem no concelho devido à falta de

Última Hora

Presidente da República  tem alta prevista para as 12h00 desta quinta-feira

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que ontem foi submetido a um cateterismo, deve ter alta hospitalar às 12h00 desta quinta-feira, avança a TSF.

Última Hora

28ª Feira do Vinho do Dão começa hoje em Nelas

A Câmara Municipal de Nelas, promove nos dias 6, 7 e 8 de setembro, a 28ª Feira do Vinho do Dão, proporcionando aos seus munícipes três dias de visitas, provas,

Informação

Temperaturas vão descer acentuadamente nos próximos dias.Chuva dá lugar ao frio

Os últimos dias têm sido marcados por chuva em quase todo o país. Nos próximos dias, o cenário irá mudar, com a chuva a dar lugar ao sol e com

Desporto

FCOH conquista um ponto no primeiro jogo do campeonato frente ao B. Castelo Branco

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) empatou, ontem, por uma bola, frente ao Benfica Castelo Branco, naquele que foi o primeiro jogo do Campeonato Nacional- Série C.