XVI Encontro de Tunas em Penalva de Alva: “Vai ser uma tarde dedicada a Coimbra” (com vídeo)
22 Novembro, 2019 1797 visualizações

XVI Encontro de Tunas em Penalva de Alva: “Vai ser uma tarde dedicada a Coimbra” (com vídeo)

image_pdfimage_print

É já no próximo domingo, dia 24 de novembro, que se realiza mais um Encontro de Tunas, um evento anual que já é imagem de marca de Penalva de Alva desde 2004.

A Tuna Recreativa Penalvense (tuna organizadora), a Tuna Mista do Areeiro e a Toeira Trupe são as protagonistas do evento que terá lugar na sede da Sociedade Recreativa Penalvense, pelas 14h30.

Convidado desta manhã no programa “Outras Conversas” da Rádio Boa Nova, Sérgio Minas, elemento da direção da Sociedade Recreativa Penalvense, mostrou-se expectante em relação ao certame que promove a cultura, neste caso, a da região de Coimbra.

Para o responsável, o grande destaque do evento vai para a participação da Toeira Trupe, uma vez que se vai estrear em atuações e que “preserva e difunde a viola toeira”, “característica de Coimbra e do fado de Coimbra”. O grupo, que toca apenas instrumental, apresenta um “reportório muito à volta da canção de Coimbra” e valoriza um instrumento que “esteve quase extinto”. “Felizmente que este conjunto de pessoas virá a Penalva de Alva para mostrar o seu trabalho em prol da Cultura”, afirmou.

Por sua vez, a Tuna Mista do Areeiro, também de Coimbra, com cerca de 40 anos, apresenta-se “num registo um pouco diferente”, isto é, “mais popular”. “É uma Tuna mais recente, também com reportório ligado a Coimbra, mas que tem peças de Amália Rodrigues e Zeca Afonso, por exemplo, em instrumental e cantadas”, explica.

“Vai ser uma tarde dedicada a Coimbra”, referiu Sérgio Minas.

Quanto à Tuna organizadora, de que faz parte Sérgio, esta foi fundada em 1937 e “nem sempre esteve em atividade”. “Houve um interregno de cerca de 30 anos”, contou, enaltecendo o trabalho de Rui Marques, atual maestro da tuna que, agora, conta com cerca de 20 elementos.

“Hoje é uma Tuna mais clássica, com um reportório que vai desde a música barroca/ clássica até à música tradicional, mais rock e bossa nova”, explicou.

Na Rádio Boa Nova, Sérgio Minas adiantou que este Encontro de Tunas “vai ter um significado especial”, uma vez que vai prestar homenagem a Casimiro Sancho, um dos elementos fundadores da Tuna Recreativa Penalvense, que faleceu recentemente.

Anterior Ca$h Resto Z€ro: “ A Ministra da Saúde vem ao interior e ninguém lhe dá cabo da saúde… De seguida, estes homens vão a Lisboa pedir-lhe ajuda pela nossa saúde. Haja saúde e paciência!”
Seguinte GNR salvou vida ao transportar órgão em tempo recorde

Notícias Relacionadas

Destaque

Debate sobre “Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância”

“Abril – Mês da Prevenção dos Maus – Tratos na Infância”. Numa acção de sensibilização e numa parceria entre a CPCJ de Oliveira do Hospital e da Rádio Boa Nova,

Informação

José Carlos Alexandrino volta a ser candidato à Câmara Municipal de Oliveira do Hospital

O atual presidente de Câmara Municipal de Oliveira do Hospital é recandidato a um terceiro mandato para aquele órgão. A confirmação foi avançada pela própria Federação de Coimbra do PS.

Informação

Assembleia Geral Ordinária da AD Nogueirense está marcada para este sábado 25 de maio

Maria Adelaide Nunes da Silva Freixinho, Presidente da Mesa da Assembleia-Geral, convoca todos os associados da Associação Desportiva Nogueirense, a marcarem presença na Assembleia-Geral Ordinária, que terá lugar na sede

Última Hora

“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 26 de maio, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 30.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Última Hora

Oliveira do Hospital: Paróquia adquiriu terreno para futura Igreja que terá capacidade para “400 ou 500 pessoas sentadas”

A paróquia de Oliveira do Hospital adquiriu o terreno destinado à construção da nova Igreja. O terreno, com área de 1400 metros quadrados, …

Última Hora

Marcelo Rebelo de Sousa em Gouveia para acompanhar processo de recuperação após incêndio

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, visita hoje, dia 21 de maio, o concelho de Gouveia, para acompanhar a evolução do processo de recuperação que se iniciou na

Última Hora

Papa Francisco só visitará Fátima na visita a Portugal

O papa Francisco confidenciou, no domingo, ao cardeal-patriarca de Lisboa, Manuel Clemente, que apenas deseja visitar Fátima em 2017, optando por não se deslocar a mais nenhuma localidade portuguesa.

Última Hora

CIM Região de Coimbra cria rede de contentores para a deposição de equipamentos de proteção individual

No âmbito do apoio que a Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra tem prestado aos seus municípios no contexto da atual situação pandémica, foi constituída recentemente uma rede de

Informação

Calendário desportivo do fim-de-semana

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) recebe, em casa, o RD Águeda. O jogo da 13ª jornada da Série C tem início às 15h00 de domingo, dia 8

Informação

Marcelo Rebelo de Sousa volta a marcar presença na Feira do Queijo de Oliveira do Hospital

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai voltar a marcar presença na Festa do Queijo de Oliveira do Hospital, que vai decorrer no próximo fim-de-semana, nos dias 16

Última Hora

Dispositivo de combate aos fogos prolongado até 15 de novembro

O dispositivo de combate a incêndios vai ser prolongado até ao dia 15 de novembro, na sequência das previsões meteorológicas adversas e…

Informação

AEOH: Cortejo de Carnaval foi “uma mostra de grande imaginação por parte de todos os participantes”

Realizou-se esta manhã o Cortejo de Carnaval do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, que contou com a participação de 1500 figurantes, …