Viseu: Feira de S. Mateus arranca hoje e prolonga-se até 15 de setembro
8 Agosto, 2019 452 visualizações

Viseu: Feira de S. Mateus arranca hoje e prolonga-se até 15 de setembro

image_pdfimage_print

O reforço da segurança e da comodidade marcam a 627.ª edição da Feira de S. Mateus, em Viseu, que arranca esta quinta-feira à noite, dia 8 de agosto, e prolonga-se até 15 de setembro.

Durante uma visita efetuada na passada terça-feira (dia 6) ao recinto da feira, o presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques, disse aos jornalistas que, pela primeira vez, haverá videovigilância, “sobretudo nas portas, nas áreas dos lixos, nas zonas de patrocinadores e na área de armazenamento”.

A videovigilância irá juntar-se ao serviço prestado pela PSP e por uma empresa de segurança privada.

“Este evento de cinco semanas tem no seu orçamento um custo de 250 mil euros com a segurança”, frisou Almeida Henriques, acrescentando que espera, mais um ano, que o certame ultrapasse um milhão de entradas, o que obriga a uma atenção redobrada nesta área.

Segundo o autarca, foi também criado um grupo de trabalho que fará uma avaliação prévia e indicará medidas de segurança a tomar nos grandes eventos, a começar pela Feira de S. Mateus.

Almeida Henriques destacou também o reforço da comodidade, em zonas como a de venda de farturas, que “passa a ter esplanadas devidamente estruturadas”, e com 90 novos stands.

As esplanadas dos pavilhões terão novo mobiliário, estruturas de sombreamento e floreiras, que darão um novo ar à artéria central do recinto da feira.

A Feira de S. Mateus celebra a declaração de Viseu como Destino Nacional de Gastronomia em 2019.

Neste âmbito, os pórticos de luz das quatro entradas do recinto serão alusivos a ícones da gastronomia da região e os visitantes poderão saborear a primeira sobremesa oficial da feira, criada pelo chef Diogo Rocha, que junta os sabores das tílias do Rossio, das avelãs de Viseu e da maçã Bravo-de-Esmolfe.

A programação da feira inclui um casamento, em 15 de agosto, com os primeiros noivos de S. Mateus, Natércia e Rodrigo, a terem festa garantida no recinto.

Almeida Henriques destacou ainda a preocupação em reduzir o plástico utilizado durante os 39 dias da feira e o facto de se tratar de uma feira autossustentável.

Atendendo à importância que a comunidade brasileira tem em Viseu, o dia 16 de agosto ser-lhe-á dedicado.

O autarca frisou que a abertura da feira, na quinta-feira à noite, ficará a cargo da “prata da casa”, com a atuação de Mara Pedro e de Galo Cant’às Duas, seguida de uma sessão de fogo de artifício.

Ludmilla, Natiruts e Gipsy Kings protagonizam os três grandes concertos internacionais do cartaz deste ano. A eles juntam-se nomes nacionais como o recordista da edição de 2018, Richie Campbell, as bandas Xutos & Pontapés e UHF, Pedro Abrunhosa, David Carreira, Átoa, Fernando Daniel, Badoxa, Piruka e Jimmy P, entre outros.

Fonte: Jornal do Centro

Anterior Gustavo Veloso defende liderança da Volta na subida ao Larouco
Seguinte Região: Colisão ente carro e comboio leva a corte da linha do Vouga

Notícias Relacionadas

Última Hora

Grupo IG aposta em hotel na zona histórica de Oliveira do Hospital

O Grupo IG, de quem são responsáveis os irmãos Rui e Carlos Gonçalves, vai abrir um novo hotel em Oliveira do Hospital, mais concretamente na zona histórica da cidade.

Informação

Folhadosa Fishing Team é líder no Campeonato Regional de Clubes de Pesca Desportiva

O Folhadosa Fishing Team ascendeu, no passado fim-de-semana, ao primeiro lugar da tabela classificativa no Campeonato Regional de Clubes de Pesca Desportiva, totalizando agora 27 pontos.

Última Hora

Tenda ClimAgir vai estar na praia fluvial de Avô

A tenda expositiva do projeto ClimAgir irá estar presente amanhã, 31 de julho, na Praia Fluvial de Avô, no Município de Oliveira do Hospital, entre as 10h00 e as 17h00.

Informação

Câmara de Oliveira do Hospital aprova voto de pesar pelo falecimento de Belmiro de Azevedo

O executivo municipal de Oliveira do Hospital aprovou hoje, por maioria, um voto de pesar pelo falecimento do “prestigiado empresário de renome internacional que sempre nos impressionou pela sua capacidade

Última Hora

Viseu: GNR ministra Curso de Investigação às Causas dos Incêndios Florestais

A Guarda Nacional Republicana (GNR), até ao dia 16 de novembro, está a ministrar, em Viseu, o Curso de Investigação às Causas dos Incêndios Florestais.

Região

Deputados do PS reuniram com  autarcas afetados pelos incêndios

Pedro Coimbra, Elza País e João Gouveia, deputados do Partido Socialista eleitos pelo Círculo Eleitoral de Coimbra, reuniram com Autarcas, …

Informação

Big Band EPSE abre hoje cartaz do Seia Jazz & Blues

No âmbito da programação do XII Seia Jazz & Blues, e dando continuidade ao sucesso dos anos anteriores, o Município de Seia levou o Jazz às escolas do concelho. A

Sociedade

Município de Oliveira do Hospital conquista galardão ECOXXI 2016

O Município de Oliveira do Hospital foi novamente premiado com o Galardão ECOXXI, implementado pela ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa,…

Região

Piódão distinguido com prémio “Portugal Cinco Estrelas 2018”

A Aldeia Histórica do Piódão foi uma das grandes protagonistas dos prémios Portugal Cinco Estrelas, ao conquistar o galardão na categoria de Aldeias e Vilas.

Última Hora

18 detenções, 486 infrações e 75 acidentes no distrito de Coimbra

No âmbito de um conjunto de operações no distrito, na semana de 31 de outubro a 6 de novembro, o Comando Territorial de Coimbra da GNR…

Informação

Seia promove ocupação de tempos livres para crianças e jovens em julho

As férias de verão estão a chegar e, com ele, está de regresso o programa de ocupação de tempos livres “Julho em Férias” em Seia.

Última Hora

Conheça o calendário desportivo deste fim-de-semana

Este domingo, 10 de março, pelas 15h00, disputa-se a 25ª jornada da Série C do Campeonato Nacional.