‘Violência [Doméstica]’ é a Palavra do Ano 2019, revela a Porto Editora
6 Janeiro, 2020 956 visualizações

‘Violência [Doméstica]’ é a Palavra do Ano 2019, revela a Porto Editora

image_pdfimage_print

‘Violência [doméstica]’ é a vencedora do título de Palavra do Ano de 2019, recolhendo 27,7% dos mais de 20.000 votos registados, divulgou esta segunda-feira a Porto Editora.

A escolha é justificada pela Porto Editora “em consequência dos inúmeros casos que foram sendo conhecidos ao longo do ano e que, infelizmente, resultaram em vítimas mortais — de acordo com notícias recentes, foram 35 mulheres, homens e crianças assassinadas em Portugal no contexto de violência doméstica só no ano passado”.

Em segundo lugar, a apenas uma décima de distância ficou a palavra ‘sustentabilidade’, que “liderou a votação desde o início até praticamente o final da votação, ficando assim notória a crescente preocupação que o tema da sustentabilidade desperta na sociedade portuguesa perante as sérias ameaças que pendem sobre a vida coletiva em consequência das alterações climáticas”, segundo comunicado da editora.

Outro tema “que não passou ao lado dos portugueses é o problema da difusão de informações falsas através das redes sociais”: ‘desinformação’ ficou em terceiro lugar com 13,8% dos votos.

A divulgação dos resultados da votação da Palavra do Ano, que esteve ‘online’ durante o passado mês de dezembro, foi feita esta manhã pela Porto Editora, na Biblioteca Municipal José Saramago, em Loures, nos arredores de Lisboa.

Aos três primeiros lugares, sucederam-se por ordem decrescente os termos ‘jerricã’ com 7,5%, ‘nepotismo’ com 5,7%, ‘seca’, com 4,3%, ‘trotinete’, com 4,2%, ‘lítio’, com 4,2%, ‘influenciador’, com 4%, e, em último lugar, ‘multipartidarismo’ (1%).

‘Violência [doméstica]’ sucede a ‘enfermeiro’, escolhida em 2018, numa votação que contou com mais de 226 mil participações.

A iniciativa Palavra do Ano teve a sua primerira edição em 2009, quando foi escolhido o termo “esmiuçar”.

A lista das palavras vencedoras é a seguinte: ‘vuvuzela’ (2010), ‘austeridade’ (2011), ‘entroikado’ (2012), ‘bombeiro’ (2013), ‘corrupção’ (2014), ‘refugiado’ (2015), ‘geringonça’ (2016), ‘incêndios’ (2017), e ‘enfermeiro’ (2018).

Palavra do Ano é uma iniciativa promovida pela Porto Editora que tem como objetivo sublinhar o poder das palavras, refletindo o quotidiano da sociedade portuguesa em cada ano, “os factos, os hábitos, os acontecimentos, as tendências e as preocupações coletivas”.

A lista das vencedoras da Palavra do Ano inclui, nas dez edições anteriores, ‘esmiuçar’ (2009), ‘vuvuzela’ (2010), ‘austeridade’ (2011), ‘entroikado’ (2012), ‘bombeiro’ (2013), ‘corrupção’ (2014), ‘refugiado’ (2015), ‘geringonça’ (2016) e ‘incêndios’ (2017).

Anterior FCOH empatou. Nogueirense impôs derrota à AD de Lagares da Beira. E outros resultados….
Seguinte Operação Natal e Ano Novo: 17 mortos em mais de seis mil acidentes

Notícias Relacionadas

Informação

Estão abertas as inscrições para o Festival Municipal da Canção

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital vai promover a segunda edição do “Festival Municipal da Canção”, cuja final decorrerá no dia 3 de junho, no Parque do Mandanelho.

Sociedade

Manuais gratuitos para 500 mil alunos disponíveis a partir de hoje

Manuais escolares gratuitos, novos ou usados, começam a ser distribuídos a partir de hoje através da plataforma MEGA aos cerca de 500 mil alunos do 1.º ao 6.º ano.

Informação

Secretários de Estado do Planeamento e Mobilidade participam em conferência sobre intermodalidade e descarbonização promovida pela CIM RC

A Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra promove amanhã, dia 16 de janeiro, pelas 14h00, …

Informação

Evadido da prisão foi detido por furto de veículos em Vila Nova de Poiares

O Comando Territorial de Coimbra deteve na passada sexta-feira, dia 2 de março, em Vila Nova de Poiares, um indivíduo por furto de veículos.

Desporto

Ott Tanak em Toyota Yaris WRC lidera Rally de Portugal, após completar as três primeira classificativas (Lousã, Góis e Arganil)

Lousã 1/PE1 – 12,35 km Sordo em Hyundai foi primeiro com 9.06.9 Tanak em Toyota foi o segundo com o tempo de 9.11.1 Suninen em Ford Fieta foi terceiro com

Última Hora

Covid-19: Primeiro caso confirmado em Nelas. Autarquia ativou Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil

A Câmara de Nelas confirmou, no passado domingo (22 de março), a existência do primeiro caso positivo de Covid-19 no concelho. Segundo a autarquia, o caso é de “um residente

Destaque

“Burocracia complexa” impede que obras avancem na sede do Agrupamento de Escolas

Os trabalhos de requalificação da sede do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital estão parados desde janeiro e ainda não há previsão para que sejam retomados.

Região

Mulher morreu em despiste de automóvel na EN109 em Leiria

Uma mulher morreu, ontem, e num acidente de viação na Estrada Nacional 109, no concelho de Leiria.

Informação

Nelas investe 220 mil Euros no cadastro informático das redes de água e saneamento nas freguesias

O Município de Nelas avançou para a concretização do Cadastro Informático das Redes de Abastecimento de Água e Saneamento, em todo o concelho,…

Região

Primeiro-ministro lança hoje concursos para reabilitação do IP3

O primeiro-ministro, António Costa, preside esta segunda-feira à cerimónia de lançamento dos concursos de empreitada para a reabilitação do Itinerário Principal 3 (IP3) entre Coimbra e Viseu.

Última Hora

PS de Arganil cancelou apresentação de candidatura em “sinal de respeito” pelas vítimas de Pedrogão Grande

O PS de Arganil decidiu ontem cancelar a apresentação da candidatura de Rui Silva àquela Câmara Municipal que estava agendada para aquele dia “em sinal de respeito, solidariedade e apoio

Nacional

De Mateos vence em Braga e Alarcón conserva a camisola amarela

O espanhol Vicente De Mateos (Louletano) venceu, nesta sexta-feira, a oitava etapa da Volta a Portugal em Bicicleta, que ligou Barcelos a Braga, na distância de 147,6 quilómetros. O portista