Verbos dos Arguinas: “É uma arte ancestral que queremos enaltecer, homenagear e, sobretudo, não deixar ficar esquecida na geração futura”
8 Junho, 2020 935 visualizações

Verbos dos Arguinas: “É uma arte ancestral que queremos enaltecer, homenagear e, sobretudo, não deixar ficar esquecida na geração futura”

image_pdfimage_print

Os Verbos dos Arguinas, linguagem utilizada antigamente pelos pedreiros do concelho de Oliveira do Hospital, são finalistas regionais, no distrito de Coimbra, às 7 Maravilhas da Cultura Popular, na categoria “Rituais e Costumes”. Os finalistas foram apurados este domingo.

A notícia foi bem recebida pelo Município de Oliveira do Hospital que, na pessoa de Graça Silva, vereadora da Cultura, referiu, em declarações à Rádio Boa Nova que “os Verbos dos Arguinas são “um dialeto um pouco esquecido”. “Quisemos, desta forma, através da candidatura às 7 Maravilhas da Cultura Popular, elevá-lo e fazer com que mais pessoas se sensibilizassem para terem acesso a este tipo de dialeto, ou seja, poderem não só conhecê-lo, mas também pô-lo em prática”, explicou.

À Rádio Boa Nova, Graça Silva referiu que outras iniciativas “já antecederam” a esta candidatura, nomeadamente a “criação da Oficina do Território, através de uma parceria com o Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, onde foi possível, no âmbito das AEC (atividades de enriquecimento curricular), os jovens dedicarem algumas horas para conhecer este dialeto que pode correr o risco, se não estivermos atentos, de poder ficar apenas na memória ou registado em livros”.

Segundo a responsável, a candidatura é “uma homenagem que o Município quer prestar a estes trabalhadores que, com sacrifício, construíram monumentos e as nossas casas beirãs, como é o caso do edifício da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, feita em granito”.

“Acaba por ser uma homenagem a esses trabalhadores que antigamente, de forma muito árdua, faziam o seu trabalho. É uma arte ancestral que queremos, sem dúvida nenhuma, enaltecer, homenagear e, sobretudo, não deixar ficar esquecida na geração futura”, afirmou.

Esta candidatura “é uma forte aposta para que a região passe a conhecer mais aprofundadamente esta arte”, reforçou Graça Silva, relembrando o seu “grande impulsionador” Francisco Correia das Neves, que editou o livro “Verbos dos Arguinas”, uma espécie de glossário com expressões usadas por aqueles trabalhadores”.

No que diz respeito à candidatura, a vereadora da cultura defende que é um “orgulho chegar a este patamar a nível distrital”.

“Estou muito contente que esta organização das 7 Maravilhas da Cultura Popular e o seu conselho científico tenham reconhecido os Verbos dos Arguinas como um cultura popular de referência e relevância para o distrito de Coimbra”, concluiu.

Os restantes finalistas no distrito de Coimbra são a Arte em Pedra de Ançã (Cantanhede), Colheres de Pau (Arganil), Corrida do Entrudo das Aldeias do Xisto de Góis (Góis), Fado de Coimbra (Coimbra), Procissão Festas da Rainha Santa Isabel (Coimbra) e Tecelagem de Almalaguês (Coimbra).

Saiba mais em https://7maravilhas.pt/portfolio/verbos-dos-arguinas/

Foto: Arquivo Rádio Boa Nova

Anterior Covid-19: Portugal contabiliza mais 6 mortes e 192 infetados
Seguinte Homem morreu após ter caído de um telhado em Sernancelhe

Notícias Relacionadas

Nacional

Ministro da Agricultura anunciou medida de rotulagem do leite

Capoulas Santos marcou hoje presença na ação de promoção da Festa do Queijo de Oliveira do Hospital, realizada em Lisboa, e anunciou a entrada em vigor da medida que obriga

Politica

Cerca de 200 militantes de Oliveira do Hospital em condições de votar nas diretas para o PSD

As eleições diretas para a Nacional do PSD realizam-se amanhã, dia 13 de janeiro, entre as 14h00 e as 20 horas. Em Oliveira do Hospital, os cerca de 200 militantes

Sociedade

Município de Oliveira do Hospital incentiva ampliação de esplanadas com isenção de taxa

O Município de Oliveira do Hospital vai autorizar o aumento das áreas das esplanadas aos estabelecimentos de restauração e bebidas cuja abertura foi aprovada pelo Governo, no âmbito do plano

Última Hora

ADIBER com novos apoios para as explorações agrícolas

Dando sequência ao processo de implementação da Estratégia de Desenvolvimento Local para a região da Beira Serra – Arganil, Góis, Oliveira do Hospital e Tábua -, …

Região

Tábua de Queijos e Sabores espera 15 mil visitantes

O Município de Tábua procedeu ontem à apresentação da feira de queijos, que neste ano, assinala 30 anos e ganha novo nome: Tábua de Queijos e Sabores da Beira.

Informação

Ministro da Educação: “Esta escola merece ter todas as boas condições” (Com vídeo)

De visita ao Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, por ocasião da Festa da Primavera que hoje termina, o Ministro da Educação …

Região

Seia apoia renda/prestação bancária de estabelecimentos locais

O Município de Seia criou um programa de apoio para os estabelecimentos de comércio e de serviços do concelho que, entre outras medidas, …

Desporto

Equipa de pesca de Folhadosa é vice-campeã nacional

O Folhadosa Fishing Team, clube de pesca com sede em Folhadosa, no  concelho de Seia, sagrou-se no último fim de semana,…

Última Hora

Maria de Lurdes Castanheira pondera pedir dissolução da Câmara de Góis

A presidente da Câmara de Góis, Maria de Lurdes Castanheira, admite pedir em tribunal a dissolução do executivo e revelou que será a candidata ao cargo pelo PS.  

Última Hora

Secretários de Estado do Planeamento e Mobilidade participam em conferência sobre intermodalidade e descarbonização promovida pela CIM RC

A Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra promove amanhã, dia 16 de janeiro, pelas 14h00, …

Nacional

Proteção Civil alerta para perigo de incêndios florestais nos próximos três dias

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) alertou ontem para o perigo de incêndios florestais nos próximos três dias, especialmente nas regiões norte e centro, e lembrou que a lei

Sociedade

Frio coloca todos os distritos do continente sob aviso amarelo

Todos os distritos de Portugal continental vão estar sob aviso amarelo na quarta e na quinta-feira devido ao tempo frio.