Vento forte causou estragos em S. Paio, Gouveia
3 Janeiro, 2017 2291 visualizações

Vento forte causou estragos em S. Paio, Gouveia

image_pdfimage_print

Um episódio de vento forte registado ao final da tarde de ontem, na aldeia de S. Paio, no concelho de Gouveia , provocou quedas de árvores e de muros e causou danos em telhados.

“Foi uma situação muito local e tudo indica que tenha sido um ‘minitornado’. Foram dez segundos de pavor. Alguns [habitantes] dizem que parecia um avião a despenhar-se e outros que parecia um camião a rebolar na estrada”, contou à Lusa a presidente da Junta de Freguesia de São Paio, Glória Lourenço.

Segundo a autarca, o episódio ocorreu pouco depois das 18h00, apenas numa zona da aldeia, e causou danos materiais numa extensão de cerca de um quilómetro.

“Passou pelo campo de futebol e derrubou totalmente o muro de proteção, destelhou casas, arrancou chaminés, derrubou algumas árvores, cedros e pinheiros enormes, que caíram sobre os fios da eletricidade e provocaram o corte de energia elétrica”, disse Glória Lourenço.

Tratou-se de um fenómeno nunca visto na aldeia de São Paio, relatando a presidente da junta que o vento “cortou as árvores como se fosse uma motosserra”.

Após o alerta, estiveram em São Paio elementos da PSP, da GNR, da Proteção Civil e dos Bombeiros Voluntários de Gouveia, entre outras entidades, que desimpediram as vias, retiraram as árvores e restabeleceram a energia elétrica na área atingida, tendo a situação ficado normalizada cerca das 21 horas.

“Não há feridos e não houve necessidade de realojar ninguém”, adiantou a presidente da Junta de Freguesia.

Foto:cmjornal.pt

Anterior Assembleia Municipal de Nelas aprovou Orçamento por larga maioria
Seguinte Fábrica de calçado cria entre 50 a 60 postos de trabalho em Belmonte

Notícias Relacionadas

Última Hora

Câmara Municipal e Turismo Centro de Portugal reúnem com empresários do setor turístico em Oliveira do Hospital

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital acolhe amanhã, dia 16 de novembro, pelas 15h30, no Salão Nobre dos Paços do Município,…

Informação

Francisco Ferreira participa em conferência “Mobilidade com Ambiente” na Eptoliva

A escola profissional Eptoliva promove, amanhã, pelas 10h00 a Conferência EPTOFUTUROS “Mobilidade com Ambiente”.

Informação

Autarca de Oliveira do Hospital pede para que “não se faça política da terra queimada”

José Carlos Alexandrino iniciou a sua intervenção na última reunião da Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital com um pedido que dirigiu…

Informação

CIM Região de Coimbra avança para a criação da Rede Intermunicipal de Bibliotecas Municipais

O Conselho Intermunicipal aprovou por unanimidade, na reunião realizada no Edifício Mira Center, em Mira, o protocolo de colaboração da CIM Região de Coimbra, …

Informação

Neve corta acesso ao maciço central da Serra da Estrela

Alguns dos troços de acesso ao maciço central da Serra da Estrela foram ao início da tarde de hoje encerrados ao trânsito devido à queda de neve.

Última Hora

Governo apresentou apoios à agricultura em Oliveira do Hospital

O ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Capoulas Santos, anunciou ontem, em Oliveira do Hospital, o apoio a nove mil agricultores dos concelhos afetados pelos incêndios de outubro que

Última Hora

Câmara de Oliveira do Hospital aprovou voto de louvor às três empresas PME Excelência

As empresas Irmão Lopes & Cardoso, Seialab e Seilimp mereceram ontem um voto de louvor e reconhecimento pelo executivo da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, fruto da distinção PME Excelência.

Desporto

Grupo Desportivo Bobadelense disputa a meia final do Campeonato Inatel de Futebol

O Grupo Desportivo Bobadelense, do concelho de Oliveira do Hospital prepara-se para disputar a Meia Final do Campeonato Inatel de Futebol.

Informação

COVID-19: GNR descontaminou mais de 1000 ambulâncias e de 30 instalações

O núcleo de matérias perigosas da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro (UEPS) da GNR procedeu à descontaminação, desde o início da pandemia COVID-19, de mais de 1000 ambulâncias

Destaque

“Neste 6º lugar acho que está espelhada a qualidade que eu tinha e o trabalho que fizemos ao longo da época” (com vídeo)

O sexto lugar na tabela classificativa da Série C do Campeonato Nacional foi o feito alcançado pelo Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) que, esta época, regressou à competição

Última Hora

Menino com dois anos morreu atropelado por comboio na Guarda

Uma criança com dois anos morreu, esta segunda-feira à tarde, atropelada por um comboio, na Guarda.

Informação

Governo estima prejuízos entre 9 e 10 milhões com cheias no Baixo Mondego

A ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, disse hoje que os números provisórios estimados pelo Governo apontam …