Universidade de Coimbra: Equipa recebe financiamento internacional para o estudo da infertilidade feminina
20 Maio, 2020 331 visualizações

Universidade de Coimbra: Equipa recebe financiamento internacional para o estudo da infertilidade feminina

image_pdfimage_print

Liderada por Renata Tavares, do Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) da Universidade de Coimbra (UC), uma investigação sobre “(in)fertilidade feminina” acaba de “receber financiamento do LabEx DRIIHM (Dispositif de Recherche Interdisciplinaire sur les Interactions HommesMilieux)”.

Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, a UC adianta que este “é já o segundo financiamento consecutivo — no total de 30 mil euros” — atribuído pela instituição francesa à equipa do CNC para o estudo da infertilidade.

DRIIHM (Mecanismo Interdisciplinar de Pesquisa em Interações Humano-Ambiente) “agrega 13 observatórios dedicados ao estudo da interação Homem-Ambiente a nível mundial”.

O estudo “pretende perceber o impacto dos contaminantes industriais na infertilidade feminina, de modo a que, no futuro, sejam tomadas medidas de prevenção e mitigação dos seus efeitos nefastos”.

Sabendo-se que “o aumento do risco da exposição a contaminantes industriais tem um impacto severo na fertilidade das populações suscetíveis aos mesmos, este estudo, com a duração de dois anos, vai centrar-se na avaliação do potencial reprodutivo das mulheres que vivem e/ou trabalham em Estarreja“, adianta a UC.

A cidade de Estarreja, no distrito de Aveiro, possui “o segundo maior complexo químico português” e nela “já anteriormente foram descritos incidentes de contaminação por metais pesados”.

Considerando o “aumento do risco de exposição devido ao crescimento industrial” a que se tem assistido nas últimas décadas, “tornou-se preponderante avaliar o potencial reprodutivo dos habitantes/trabalhadores de áreas fortemente industrializadas, principalmente se existe história local de contaminação, como no caso de Estarreja“, fundamenta Renata Tavares.

“Com a informação obtida neste projeto, não só pretendemos perceber se o potencial reprodutivo feminino nesta área será afetado, como ajudará a entender se será necessário monitorizar outros locais semelhantes em Portugal”, acrescenta.

“Este projeto poderá ainda salientar a necessidade da implementação de medidas mais urgentes para o decréscimo de contaminação/poluição em Portugal, bem como a nível mundial”, clarifica Renata Tavares.

A investigadora do CNC refere ainda que o projeto vai também contribuir para “a descoberta de novos mecanismos de ação destes contaminantes e com isto o desenvolvimento a longo prazo de estratégias para atenuar/tratar a infertilidade feminina”.

Além de Renata Tavares, participam no projeto Ana Paula Sousa, Maria Inês Alfaiate e Maria Soares, também investigadoras do CNC, e ainda João Ramalho-Santos e Teresa Almeida-Santos, docentes das faculdades de Ciências e Tecnologia e de Medicina da UC, respetivamente.

Anterior Aveiro: Homem detido pelo crime de homicídio na forma tentada
Seguinte Póvoa de S. Cosme retoma a normalidade "com cautela”. "Está tudo muito tranquilo, muito em paz"

Notícias Relacionadas

Politica

Vereador do PSD questionou despesas com refeições e foi acusado de fazer política de merceeiro

O vereador do PSD, João Paulo Albuquerque questionou, esta manhã, o executivo municipal de Oliveira do Hospital sobre o dinheiro gasto em outubro em refeições, …

Região

GNR detetou 769 infrações na última semana no distrito de Coimbra

Na semana de 16 a 22 de abril, o Comando Territorial de Coimbra da GNR levou a efeito um conjunto de operações que visaram a prevenção e combate à criminalidade

Informação

Seis corporações de bombeiros combateram fogo em Lourosa

Um incêndio que teve início numa queimada na localidade de Lourosa, no concelho de Oliveira do Hospital mobilizou ao final da manhã desta sexta feira,…

Desporto

Fundação INATEL suspende campeonatos. AF Coimbra suspende toda a atividade

A Fundação INATEL, no cumprimento das recomendações emanadas pelas Direção-Geral da Saúde, informa que as suas ações, incluindo os campeonatos desportivos, estão suspensas até dia 3 de abril.

Informação

Governo diz que já foram pagos 66 milhões aos agricultores lesados em 2017

O Ministério da Agricultura desmente o Movimento Associativo de Apoio às Vítimas de Midões (MAAVIM) quanto às ajudas aos agricultores lesados pelos incêndios de 2017, informando que os apoios pagos

Nacional

Covid-19: Portugal com 1.063 mortes e 25.524 infetados

Portugal conta com 1.063 mortes (mais 20 do que ontem, um aumento de 1,9%) e 25.524 infetados (mais 242 infetado, um aumento de 0,96%) com o novo coronavírus. Os dados constam do mais recente

Nacional

Covid-19: Conheça as 30 medidas do Governo para conter o novo coronavírus

O Governo decidiu um conjunto de medidas devido à pandemia Covid-19, entre as quais a suspensão de aulas presenciais nas escolas de todos os graus de ensino, já a partir

Sociedade

Oliveira do Hospital acolhe iniciativa “Dou Mais Tempo à Vida”

Oliveira do Hospital recebe o grande projeto de intervenção comunitária “Dou Mais Tempo à Vida” (DMTV) promovido pelo Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa …

Região

ASAE faz apreensão de 62 mil euros em Castelo de Paiva e Coimbra

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) levou a cabo uma operação de combate ao crime de contrafação, uso ilegal de marca, usurpação de direitos de autor, devido à comercialização de

Última Hora

Município de Tábua entrega mais três habitações alvo de reabilitação após os incêndios

O Município de Tábua entrega amanhã, dia 8 de maio, mais três habitações que foram alvo de reabilitação, no âmbito do Programa de Reconstrução de Habitações Permanentes, destruídas pelos incêndios

Região

Associação de Utentes e Sobreviventes do IP3 entrega hoje petição na Assembleia da República

Passados cerca de dois meses após o lançamento da Petição “Melhoria e Alargamento do IP3 sem Portagens – Pela Segurança, Acessibilidade e Desenvolvimento”, a Associação de Utentes e Sobreviventes do IP3

Última Hora

Assembleia Municipal vota empréstimo de dois milhões de Euros

A proposta de contratação de um empréstimo de dois milhões de euros constitui o principal ponto da ordem de trabalhos da Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital…