Reitor da Universidade de Coimbra anunciou eliminação da carne de vaca das cantinas universitárias
17 Setembro, 2019 688 visualizações

Reitor da Universidade de Coimbra anunciou eliminação da carne de vaca das cantinas universitárias

image_pdfimage_print

A Universidade de Coimbra (UC) vai eliminar o consumo de carne de vaca nas cantinas universitárias a partir de janeiro de 2020, anunciou hoje o reitor, Amílcar Falcão.

Este será o primeiro passo para, até 2030, tornar a UC “a primeira universidade portuguesa neutra em carbono”, disse o reitor na cerimónia de receção aos estudantes, considerando que “vivemos um tempo de emergência climática e temos de colocar travão nesta catástrofe ambiental anunciada”.

A carne de vaca será substituída “por outros nutrientes que irão ser estudados, mas que será também uma forma de diminuir aquela que é a fonte de maior produção de CO2 que existe ao nível da produção de carne animal”.

Por ano, cerca de 20 toneladas de carne de vaca são consumidas nas 14 cantinas universitárias da UC.

Num discurso totalmente virado para o ambiente, o reitor anunciou também que a UC vai substituir os produtos em plástico do ‘kit’ de receção aos novos estudantes por objetos metálicos e as embalagens e utensílios descartáveis por paletinas de madeira e palhinhas de papel.

Entre as diversas medidas que estão a ser tomadas, Amílcar Falcão destacou também uma “política rigorosa contra o desperdício alimentar, promovendo a eficiência na utilização dos alimentos”, e a colocação de ecopontos e contentores para os vários tipos de resíduos nas residências universitárias.

Aos jornalistas o reitor disse que o objetivo é a consciencialização das pessoas, porque o que está em causa é o futuro do planeta. “São estes pequenos gestos que podem consciencializar a população mundial” referiu Amílcar Falcão.

Os novos estudantes são também convidados a aderir ao programa “UC.Plantas”, que consiste na plantação de uma árvore no Jardim Botânico, que depois serão transferidas para espaços verdes da região, “reflorestando zonas devastadas por incêndios ou por tempestades, como foi o caso Leslie”.

“Temos tomado várias medidas desde a plantação de árvores até à colocação de painéis fotovoltaicos, mas iremos agora fazer outras alterações, nomeadamente ao nível do tráfego, no polo I, por exemplo, para diminuir as emissões de carbono”, adiantou.

com: Lusa e Sic

Anterior Descoberto em Ílhavo primeiro sítio pré-histórico subaquático do país
Seguinte Detido homem de 31 anos suspeito de ter ateado fogo em Valpaços

Notícias Relacionadas

Região

Grupo Aquinos compra congénere francês H&F

O grupo português de sofás e colchões Aquinos comprou 100% do congénere francês H&F (Home & Furniture), cujo volume de negócios ronda os 100 milhões de euros,…

Região

Pastores de Loriga mantêm tradição secular das chocalhadas de São Martinho

O outono na Serra da Estrela traz novas paisagens e sabores, mas também tradições que vale a pena reviver, existindo assim excelentes motivos para visitar as Aldeias de Montanha.

Região

UA realiza testes de rastreio à covid-19

A Universidade de Aveiro (UA) vai realizar testes de rastreio à covid-19 em amostras biológicas recolhidas nos hospitais da região de Aveiro. Com capacidade para realizar até 200 rastreios…

Informação

Coberturas de amianto deverão ser retiradas da Escola de Oliveira do Hospital nas férias de Verão

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital assegurou que a substituição das coberturas com amianto na sede do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital vai acontecer nas

Última Hora

Calendário desportivo de fim-de-semana

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) recebe em casa, este domingo, dia 1 de março, a ARC Oleiros. O jogo a contar para a 24ª jornada da Série

Informação

Bruno Amado mantém-se na presidência da União de Freguesias de Santa Ovaia e Vila Pouca da Beira

Bruno Amado continua à frente da presidência da União de Freguesias de Santa Ovaia e Vila Pouca da Beira, em resultado do recurso solicitado, a propósito do processo onde previa

Última Hora

Grupo Desportivo Bobadelense disputa a meia final do Campeonato Inatel de Futebol

O Grupo Desportivo Bobadelense, do concelho de Oliveira do Hospital prepara-se para disputar a Meia Final do Campeonato Inatel de Futebol.

Informação

Confrontos com arma branca na Figueira da Foz provocaram um ferido grave

Três indivíduos do sexo masculino envolveram-se, na madrugada de ontem, em confrontos no Bairro Novo, zona de bares da Figueira da Foz, …

Região

Cerca de 20 profissionais dos hospitais de Coimbra em avaliação após contacto com doente infetada

Cerca de duas dezenas de profissionais do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) estão a ser avaliados após contacto com uma doente infetada com Covid- 19.

Informação

Rally Vinho do Dão: dupla Carlos Fernandes e Bruno Abreu sagrou-se campeã

O Rally Vinho do Dão, que decorreu nos dias 26 e 27 de maio no concelho de Nelas, contou com 27 participantes em prova, e onde a dupla Carlos Fernandes/

Última Hora

Região: Detido por suspeita de homicídio qualificado na forma tentada e posse de arma proibida

A Polícia Judiciária (PJ), através do Departamento de Investigação Criminal da Guarda e com a colaboração da GNR de Vila Nova de Foz Côa,…

Última Hora

Noite de música solidária com Oliveira do Hospital

A Casa da Cultura César Oliveira acolhe amanhã, pelas 21 horas, o espetáculo “Noite de Afetos”, numa iniciativa de um grupo de pessoas de Santa Maria da Feira que se