Universidade da Beira Interior suspende aulas. Politécnico da Guarda suspende atividades extracurriculares
12 Março, 2020 1010 visualizações

Universidade da Beira Interior suspende aulas. Politécnico da Guarda suspende atividades extracurriculares

image_pdfimage_print

A Universidade da Beira Interior (UBI), na Covilhã, vai suspender as aulas, a partir de segunda-feira e por tempo indeterminado, como medida preventiva contra a propagação do surto de Covid-19.

Em comunicado enviado à agência Lusa, a UBI especifica que ficam suspensas “todas as atividades letivas presenciais” e que encerra espaços desportivos, bares e a maioria das cantinas, com exceção da Cantina de Faculdade de Ciências Sociais e Humanas e da Cantina de Santo António.

A UBI esclarece ainda que foi “anulada a interrupção letiva da Páscoa para eventual recuperação de aulas presenciais, caso a situação sanitária o permita”.

Além disso, durante a interrupção das atividades letivas, é solicitado que os docentes usem as ferramentas ‘online’ disponíveis para acompanhamento dos trabalhos, “minimizando os impactos pedagógicos da suspensão”.

Também foram suspensas todas as saídas de serviço internacionais e a “UBI aconselha os alunos com residência em Portugal Continental a regressar a suas casas, evitando saídas do país durante o período em que as aulas presenciais estão suspensas”.

A Associação Académica da UBI também optou por adiar a realização da semana académica, que deveria decorrer entre os dias 25 e 28 de março.

Por sua vez, o Instituto Politécnico da Guarda (IPG) decidiu suspender todas as atividades extracurriculares e ativou o Plano de Contingência.

“Todas as feiras, congressos, jornadas, conferências e outras iniciativas públicas foram suspensas até data indeterminada”, refere o IPG em comunicado enviado à Rádio Boa Nova.

Segundo o IPG, “serão ainda canceladas ou adiadas as deslocações, em especial em áreas de transmissão ativa, quer nacional como internacional, dando preferência a meios de trabalho à distância”.

Também no âmbito das medidas tomadas, “as reuniões presenciais científicas ou outras com elevado número de participantes estão a ser substituídas por videoconferência”.

A fonte acrescenta que as aulas de forma presencial serão mantidas “até indicação contrária do Governo”, mas adianta que a instituição está a “reforçar outras medidas de prevenção”.

O IPG, que possui três escolas superiores na Guarda e uma em Seia, também definiu em todas as unidades orgânicas uma área de isolamento “com o objetivo de restringir o contacto direto entre indivíduos e permitir um distanciamento social de eventuais casos suspeitos, relativamente aos restantes funcionários”.

No despacho assinado pelo vice-presidente Carlos Rodrigues determina-se igualmente a interdição ao público externo do IPG a alguns espaços, designadamente a piscina, o pavilhão gimnodesportivo, a biblioteca e o ginásio da Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto.

Anterior Seia: Equipamentos culturais e desportivos temporariamente encerrados ao público devido ao Covid-19
Seguinte Fundação INATEL suspende campeonatos. AF Coimbra suspende toda a atividade

Notícias Relacionadas

Destaque

7 Maravilhas: Município de Oliveira do Hospital apela à votação nos “Verbos dos Arguinas”

O Município de Oliveira do Hospital apela ao voto na candidatura “Verbos dos Arguinas” no âmbito do Concurso das 7 Maravilhas da Cultura Popular. Os “Verbos dos Arguinas” são Finalistas

Informação

Bombeiros comemoraram aniversário de olhos postos na formação e captação de jovens bombeiros

 A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital comemorou, ontem, 94 anos em ambiente de festa e muita emoção. A importância da formação e de captação de um

Informação

Nogueirense derrotado em Gouveia por 1-0

Campeonato de Portugal Prio – Seniores Masculinos 2ª jornada – Série D – 28 Agosto 2016 O Nogueirense deslocou-se a Gouveia para a 2ª jornada do Campeonato de Portugal Prio,

Última Hora

Cooperativa Beira Central comemora 53º aniversário a pensar nos agricultores afetados pelo incêndio

A Cooperativa Agro Pecuária da Beira Central, com sede em Oliveira do Hospital, comemora hoje o 53º aniversário. A data está a ser assinalada de modo particular no espaço de

Informação

Rodrigues Gonçalves anunciou que não se vai recandidatar por “perda de confiança” do Partido Socialista  (Notícias atualizada)

António Rodrigues Gonçalves, presidente da Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital, comunicou na sexta feira ter colocado…

Região

Homem detido em Pedrogão Grande por suspeita de violação

A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Centro, e com a colaboração da GNR de Pedrogão Grande, deteve um homem, pela presumível autoria de um crime de violação, …

Desporto

FCOH disputa 1ª eliminatória da Taça de Portugal frente ao Condeixa

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) disputa, no próximo domingo, dia 8 de setembro, a 1ª eliminatória da Taça de Portugal frente ao Condeixa.

Sociedade

Associação Juvenil C.U.M.E, em Arganil, confeciona e distribui máscaras à população

A Associação Juvenil C.U.M.E em Arganil, não conseguiu ficar indiferente à pandemia originada pela COVID-19 e decidiu ajudar no que diz respeito à confeção e distribuição de máscaras de proteção

Região

Incêndio em Nelas mobiliza 161 operacionais

Um incêndio que deflagrou cerca das 14h57 na freguesia de Lapa do Lobo, no concelho de Nelas, mobiliza 161 operacionais, apoiados por 48 viaturas e um meio aéreo.

Informação

Unidade Pastoral promove celebração anual de S. João Paulo II

A Unidade Pastoral de Oliveira do Hospital promove no próximo domingo, dia 23 de abril, a celebração anual de S. João Paulo II, que em maio do ano passado …

Sociedade

Proteção Civil: Temperatura desce, mas aumenta o risco de incêndio devido ao vento

Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) avisa hoje a população para o aumento do risco de incêndio, em especial na região de Lisboa e Vale do Tejo, …

Informação

Covilhã triplica IMI para prédios abandonados e em ruínas

A Câmara Municipal de Covilhã vai manter em 2017 as taxas do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), mas triplicará e duplicará, respetivamente, …