Universidade da Beira Interior suspende aulas. Politécnico da Guarda suspende atividades extracurriculares
12 Março, 2020 548 visualizações

Universidade da Beira Interior suspende aulas. Politécnico da Guarda suspende atividades extracurriculares

image_pdfimage_print

A Universidade da Beira Interior (UBI), na Covilhã, vai suspender as aulas, a partir de segunda-feira e por tempo indeterminado, como medida preventiva contra a propagação do surto de Covid-19.

Em comunicado enviado à agência Lusa, a UBI especifica que ficam suspensas “todas as atividades letivas presenciais” e que encerra espaços desportivos, bares e a maioria das cantinas, com exceção da Cantina de Faculdade de Ciências Sociais e Humanas e da Cantina de Santo António.

A UBI esclarece ainda que foi “anulada a interrupção letiva da Páscoa para eventual recuperação de aulas presenciais, caso a situação sanitária o permita”.

Além disso, durante a interrupção das atividades letivas, é solicitado que os docentes usem as ferramentas ‘online’ disponíveis para acompanhamento dos trabalhos, “minimizando os impactos pedagógicos da suspensão”.

Também foram suspensas todas as saídas de serviço internacionais e a “UBI aconselha os alunos com residência em Portugal Continental a regressar a suas casas, evitando saídas do país durante o período em que as aulas presenciais estão suspensas”.

A Associação Académica da UBI também optou por adiar a realização da semana académica, que deveria decorrer entre os dias 25 e 28 de março.

Por sua vez, o Instituto Politécnico da Guarda (IPG) decidiu suspender todas as atividades extracurriculares e ativou o Plano de Contingência.

“Todas as feiras, congressos, jornadas, conferências e outras iniciativas públicas foram suspensas até data indeterminada”, refere o IPG em comunicado enviado à Rádio Boa Nova.

Segundo o IPG, “serão ainda canceladas ou adiadas as deslocações, em especial em áreas de transmissão ativa, quer nacional como internacional, dando preferência a meios de trabalho à distância”.

Também no âmbito das medidas tomadas, “as reuniões presenciais científicas ou outras com elevado número de participantes estão a ser substituídas por videoconferência”.

A fonte acrescenta que as aulas de forma presencial serão mantidas “até indicação contrária do Governo”, mas adianta que a instituição está a “reforçar outras medidas de prevenção”.

O IPG, que possui três escolas superiores na Guarda e uma em Seia, também definiu em todas as unidades orgânicas uma área de isolamento “com o objetivo de restringir o contacto direto entre indivíduos e permitir um distanciamento social de eventuais casos suspeitos, relativamente aos restantes funcionários”.

No despacho assinado pelo vice-presidente Carlos Rodrigues determina-se igualmente a interdição ao público externo do IPG a alguns espaços, designadamente a piscina, o pavilhão gimnodesportivo, a biblioteca e o ginásio da Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto.

Anterior Seia: Equipamentos culturais e desportivos temporariamente encerrados ao público devido ao Covid-19
Seguinte Fundação INATEL suspende campeonatos. AF Coimbra suspende toda a atividade

Notícias Relacionadas

Última Hora

Mostra “Da Nossa Terra” realiza-se este sábado no Mercado Municipal

Amanhã, dia 13 de janeiro, tem lugar mais uma edição “Da Nossa Terra” – Mostra de Produtos Biológicos e Agrícolas em Modo de Produção Tradicional de Oliveira do Hospital, …

Sociedade

Interior lidera lista dos concelhos com melhor qualidade de vida

Castelo de Vide lidera a lista dos concelhos com melhor qualidade de vida com 16.9, numa escala de 1 a 20, segundo o rating concelhio da Marktest. Rating da Marktests

Última Hora

Estão abertas as inscrições para a Feira do Queijo de Seia

A Câmara Municipal de Seia realiza, na altura do Carnaval, mais uma edição da Feira do Queijo. A 43ª Feira do Queijo decorre, como vem sendo habitual, ao longo de

Região

Vinte e três concelhos de sete distritos em risco máximo de incêndio

Vinte e três concelhos dos distritos de Faro, Braga, Porto, Viseu, Aveiro, Coimbra e Guarda estão hoje em risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da

Região

Luís Almeida tomou posse na presidência do PSD de Arganil

A Comissão Política de Secção de Arganil do Partido Social Democrata (PSD), liderada por Luís Almeida, reeleito presidente pelo terceiro mandato consecutivo,…

Informação

Estradas na serra da Estrela encerradas devido à queda de neve

O acesso ao maciço central da Serra da Estrela está, desde hoje de manhã, encerrado devido à queda de neve e às condições meteorológicas adversas,…

Região

Detido por caça ilegal em Miranda do Corvo

O Comando Territorial de Coimbra, através do Núcleo de Proteção Ambiental da Lousã, deteve ontem, na localidade de Cervajota, Lamas, …

Informação

Cabeça vive a Aldeia Natal até à Passagem do Ano

Até 1 de Janeiro, Cabeça, no concelho de Seia,  continua a ser uma das Aldeias Natal mais visitadas do país. E se o Natal é autêntico e genuíno, a passagem

Destaque

Câmara de Oliveira do Hospital aposta em novo site de Internet com cunho da “transparência”

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital apresentou, esta manhã, o seu novo site de internet. Com nova imagem gráfica e mais funcionalidades, o site surge com a marca da

Cultura

Meruge volta a recriar o “Ciclo do Pão”

À semelhança do que tem acontecido nos anos anteriores, vai ser recriada a iniciativa “Ciclo do Pão”, que terá lugar no próximo domingo, dia 18, …

Destaque

Município de Oliveira do Hospital disponibiliza 250 mil árvores autóctones a proprietários que arranquem eucaliptos

Está já aberta a segunda fase de candidaturas ao Projeto Reflorestar, em que o Município de Oliveira do Hospital se compromete…

Informação

Meruge recria “Ciclo do Pão”

Pelo 9º ano consecutivo, a Junta de Freguesia de Meruge e a ADSCVC, vão realizar a iniciativa “Ciclo do Pão”, que terá lugar no próximo dia 17 de setembro, …