“Um livro é um ótimo companheiro da nossa vida” (com vídeo)
23 Maio, 2019 1188 visualizações

“Um livro é um ótimo companheiro da nossa vida” (com vídeo)

image_pdfimage_print

É já no próximo domingo, dia 26 de maio, que inicia mais uma edição da Feira do Livro de Oliveira do Hospital, que decorre até 29 de maio, no Largo Ribeiro do Amaral.

Graça Silva, vereadora da Cultura do Município de Oliveira do Hospital e responsável pela organização do certame referiu que o objetivo é promover a aquisição do livro e hábitos de leitura. “Um livro é um ótimo companheiro da nossa vida”, assegurou.

Às portas do certame, que conta com a participação de mais de 50 editoras, mais de 500 títulos e mais de cinco mil livros, Graça Silva desafiou hoje, em direto no noticiário das 12h00, toda a população a “acompanhar a programação da Feira do Livro até ao dia 29 de maio, das 10h00 às 22h00”, garantindo que está preparado um programa “muito vasto e diverso dirigido a todo público, focando sempre a aquisição de livros, para que o livro possa continuar a ser um amigo, um aliado, um elemento não esquecido, uma oferta, uma prenda, uma lembrança e um ótimo companheiro da nossa vida”. Aos que “leem pouco”, a responsável assegura que “um livro continua a ser um bom companheiro da nossa vida e tem sempre muito para nos contar e para nos dizer”.

A Feira do Livro de Oliveira do Hospital vai decorrer na tenda instalada no Largo Ribeiro do Amaral e tem inauguração prevista paras as 14h30, pelo presidente do Município de Oliveira do Hospital, que nessa tarde dará também as boas vindas ao autor nacional Francisco Moita Flores que vem apresentar, pelas 16h00 o livro “O Mistério do Caso de Campolide”. Este será o “Livro do Dia” no arranque da Feira do Livro que, ao longo dos quatro dias, reúne um conjunto vasto de iniciativas, entre oficinas experimentais promovidas pela BLC3, exposições, jogos, pinturas faciais e modelagem de balões, entre outras iniciativas. O encontro dos autores do concelho também marcará o primeiro dia da Feira do Livro.

No dia 27 de maio, destinado aos alunos do 2º e 3º Ciclos e do Secundário, entre as várias iniciativas previstas, destaca-se às 15h00, a apresentação do livro “Dia 15” editado pela Rádio Boa Nova, por ocasião do 33º aniversário da estação e que reúne um conjunto de notícias e fotografias alusivas ao grande incêndio de 15 de outubro de 2017 e capacidade de recuperação dos oliveirenses após a tragédia. Este livro foi escolhido pela organização, como o Livro do Dia.

“Roubar ao Mar” da autora Carmen Zita Ferreira é o livro que se destaca a 28 de maio, dia dedicado ao 1º Ciclo, dia que entre outras iniciativas se destaca a sessão de entrega dos Diplomas aos candidatos certificados pelo Centro Qualifica do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital. No último dia do certame, 29 de maio, dedicado ao Pré-Escolar, destaca-se “Dois Dedos de Conversa” de Carmen Zita Ferreira, enquanto “Livro do Dia”.

Em cada ano, a preocupação do Município vai no sentido de “melhorar” a organização da Feira do Livro, mantendo porém a tónica no incentivo ao comércio local. “Vamos ter connosco a Meio Mundo e a papelaria Nova Pérola, mas temos que nos preocupar em ter livros diversificados, contando com 12 expositores ”. À Rádio Boa Nova, Graça Silva notou que há já “um conjunto de editoras que reconhecem a nossa feira e que vão estar como expositores”. A vereadora ambiciona por isso a expansão da feira “a nível regional, para que possamos ter também maior diversidade de livros”.

Conheça aqui toda a programação da Feira do Livro

 

Anterior Queda de varanda mata homem em Lamego
Seguinte CIM da Região de Coimbra promove Expo Empresas e final do concurso intermunicipal em Vila Nova de Poiares

Notícias Relacionadas

Informação

Centro de Informação da Europa Região de Coimbra debate empreendedorismo e inovação nas PME

O Centro de Informação Europe Direct Região de Coimbra, cuja entidade promotora é a CIM Região de Coimbra, promove um webinar sobre “Empreendedorismo e Inovação: PME”, no próxima dia 8

Informação

Idoso morreu em Carregal do Sal quando realizava uma queimada

Um idoso, com 86 anos, morreu hoje em Albergaria, Oliveira do Conde, no concelho de Carregal do Sal, quando procedia a uma queimada.

Região

CIM Região de Coimbra considera positiva a requalificação do IP3 

O Conselho Intermunicipal (CI) da CIM Região de Coimbra analisou, na passada sexta-feira, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Tábua, a solução apresentada pelo Governo para o IP3,…

Destaque

DGS confirma três casos positivos em Oliveira do Hospital. Alexandrino adianta que os novos casos “estão estáveis” e que o concelho “continua com um quadro calmo”

A Direção- Geral da Saúde (DGS) confirmou hoje, no boletim epidemiológico diário da situação em Portugal face ao Covid-19, que Oliveira do Hospital apresenta, a esta altura, três casos positivos.José

Destaque

Largo Encantado anima o Natal em Oliveira do Hospital (com vídeo)

Em Oliveira do Hospital, o Largo Encantado convida a uma visita, até amanhã, dia 24 de dezembro, véspera de Natal. Desde o dia 16,…

Informação

Primeiro Ministro compromete-se com visita a Oliveira do Hospital até ao final do mês de março

O primeiro Ministro, António Costa, comprometeu-se, esta manhã, num contacto com presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, a realizar uma visita oficial ao concelho até ao final do

Sociedade

PJ detém 17 suspeitos da prática de crimes de associação criminosa

A Polícia Judiciária (PJ) anunciou hoje a detenção de 17 suspeitos da prática dos crimes de associação criminosa, usura, coação, extorsão, incêndio, sequestro, roubo,…

Informação

GNR realiza operação “Residência Segura”

A Guarda Nacional de Republicana (GNR), entre os dias 11 e 15 de março, irá reforçar o patrulhamento junto das zonas residenciais e sensibilizar os cidadãos para que…

Região

Aspiring Geopark Estrela aprova Plano de Atividades em Oliveira do Hospital

Oliveira do Hospital acolheu a primeira reunião descentralizada do Aspiring Geopark Estrela, onde estiveram presentes representantes dos restantes…

Última Hora

Autarcas de Viseu e Coimbra querem discutir IP3 com o governo

Os autarcas de Viseu e Coimbra, Almeida Henriques e Manuel Machado, solicitaram uma audiência ao ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques,…

Informação

“Luz Divina” é a grande vencedora do concurso de fotografia do CISE

A prática da transumância sob uma “Luz Divina”, de Pedro Ribeiro, foi eleita a melhor fotografia do XIV Concurso de Fotografia de Ambiente do CISE,…

Informação

Homem de 38 anos morre em despiste de mota na Lousã

Um homem de 38 anos morreu na terça-feira à noite na sequência do despiste da motorizada que conduzia, em Gândaras, concelho da Lousã, distrito de Coimbra.