Último maio foi o mais quente já registado no planeta
5 Junho, 2020 710 visualizações

Último maio foi o mais quente já registado no planeta

image_pdfimage_print

O mês de maio foi o mais quente registado em relação ao mesmo período nos anos anteriores no planeta, segundo o serviço europeu de mudanças climáticas Copernicus, que registou temperaturas muito acima do normal, especialmente no Ártico.

“O mês de maio foi 0,63°C mais quente do que a média no mesmo mês dos anos 1981-2010, o que o torna o mês de maio mais quente desde o início da recolha de dados”, à frente de maio de 2016 e maio de 2017, divulgou, esta sexta-feira, o Copernicus num comunicado.

Temperaturas mais altas do que o normal e até “muito anormais” foram registadas na Sibéria, com quase 10°C acima do normal. No noroeste da região, a quebra de gelo nos rios Ob e Yenisei (Sibéria) nunca havia começado tão cedo, disse o Copernicus.

A primavera também foi particularmente amena em grande parte da região do Ártico, nomeadamente no oeste do Alasca, e na Antártida.

Globalmente, o serviço europeu destaca que os últimos doze meses (junho de 2019 a maio de 2020) igualam o período do ano mais quente já registado (outubro de 2015 a setembro de 2016), com 0,7°C acima do normal.

Devido ao aquecimento global causado pelas emissões de gases com efeito de estufa produzidas pelas atividades humanas, o planeta já ganhou mais de 1°C desde a era pré-industrial, causando uma multiplicação de eventos climáticos extremos como ondas de calor, secas ou inundações.

O ano de 2019 foi o segundo ano mais quente do mundo, depois de 2016, e os especialistas esperam que a temperatura média global quebre um novo recorde no próximo período de cinco anos (2020-2024).

com: jn.pt

Anterior Universidade de Coimbra apoia estudantes internacionais mais vulneráveis
Seguinte Alexandrino apela à reciclagem no dia em que inaugura "Compostor Comunitário". Promete aplicar coimas a quem deposite resíduos em matas (com vídeo)

Notícias Relacionadas

Última Hora

Proteção Civil emite aviso devido ao aumento do perigo de incêndio

Na sequência da informação avançada, hoje, pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera, a partir de esta terça-feira e até ao próximo dia 17, para a generalidade do território

Última Hora

Metodologia de Rastreio da Covid-19 na Região de Coimbra apresentada esta sexta-feira com presença de ministros

A Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra apresenta amanhã, 24 de abril, pelas 9h30, no seu auditório, o Projeto Piloto de Metodologia de Rastreio da Covid-19 na Região de

Informação

Jornadas Parlamentares do PS trazem deputados a Oliveira do Hospital

Um grupo de deputados do PS na Assembleia da República visita, esta tarde,  o concelho de Oliveira do Hospital e reúne com o executivo municipal e empresários no âmbito das

Informação

Deslizamento de terras obriga ao corte da EM 514 em Oliveira do Hospital

Um deslizamento de terras obrigou ao início da tarde de hoje ao corte da Estrada Municipal 514, no troço entre o cruzamento para Penalva de Alva…

Sociedade

Milhares de pessoas na Feira do Queijo atestam “vitalidade” de Oliveira do Hospital

Vários milhares de pessoas marcaram presença, no fim de semana, na Festa do Queijo de Oliveira do Hospital. Ainda sem conseguir contabilizar a enchente, …

Região

Região: Um morto em atropelamento na Gafanha da Nazaré

Um atropelamento em Gafanha da Nazaré, concelho de Ílhavo, causou uma vítima mortal, na segunda-feira à tarde.

Última Hora

CISE organiza saída de campo e curso de identificação de cogumelos

O CISE – Centro de Interpretação da Serra da Estrela realiza, no dia 3 de novembro, mais uma saída de campo para observação de cogumelos, com o intuito de dar

Destaque

Médicos assistiram mais de 70 pessoas em ação solidária em Lagares da Beira

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Lagares da Beira acolheu, no passado dia 10 de dezembro, uma ação médica de solidariedade.

Informação

Granfondo Serra da Estrela: À conquista do mítico Alto da Torre

O Granfondo Serra da Estrela volta no próximo dia 7 de julho, uma oportunidade para os apaixonados pelo ciclismo de conquistar os 1.993 metros de altitude do mítico Alto da

Educação

Alunos da ESTGOH vão ter transporte grátis no próximo ano

O Município de Oliveira do Hospital alargou a isenção no pagamento de transportes aos alunos do ensino superior que frequentem a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do

Informação

Seia promove ação de reflorestação na Mata do Desterro

O Município de Seia, através do CISE – Centro de Interpretação da Serra da Estrela e do Serviço Municipal de Proteção Civil, a União das Freguesias de Seia, São Romão

Informação

Polícia Judiciária deteve suspeito dos crimes de abuso sexual de crianças e de menores dependentes  

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Aveiro, identificou e deteve um homem, reformado por invalidez, suspeito de ter abusado…