UCC Pinheiro do Abraços premiada pela Missão Sorriso com apoio de mais de 25 mil Euros
29 Junho, 2017 1558 visualizações

UCC Pinheiro do Abraços premiada pela Missão Sorriso com apoio de mais de 25 mil Euros

image_pdfimage_print

A Unidade Cuidados na Comunidade (UCC) Pinheiro dos Abraço foi premiada no âmbito do concurso Missão Sorriso 2016- Continente com um apoio de 25.241,52 Euros. A entrega oficial do prémio acontece amanhã, pelas 10h30, no Centro de Saúde de Oliveira do Hospital.

uccA distinção decorre no âmbito do Projeto SER- Saúde, Esperança, Reencontro em Saúde Mental que vem sendo implementado pela UCC Pinheiro dos Abraços em parceria com a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital e o Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital. O projeto “visa melhorar a acessibilidade da população do concelho aos cuidados de saúde mental, através de uma avaliação de situações sinalizadas, acompanhamento de utentes com perturbações mentais comuns ou situações de doença grave estabilizada e as suas famílias  através de consultas de enfermagem especializada em saúde mental, visitas domiciliárias, follow-up telefónico” e outras ações com evidente redução de custos para o Serviço Nacional de Saúde “com internamentos evitáveis”.

O apoio de mais de 25 mil Euros vai permitir à UCC Pinheiro do Abraços munir-se de um conjunto de equipamentos, entre eles uma carrinha necessário ao serviço de apoio domiciliário, material informático, caixas médicas, fardamento,entre outros, que “de outra forma não seria possível adquirir”, como explica Alexandra Garcia, enfermeira coordenadora da UCC.

“Vai permitir que tenhamos duas viaturas disponíveis para assegurar cuidados aos utentes e uma série de materiais para intervenção na saúde escolar”, referiu à Rádio Boa Nova, verificando que o projeto SER é “muito abrangente”, já que presta apoio a todas as idades, “desde a infância à idade idosa”. Pelo apoio domiciliário que assegura diariamente, a UCC “evita os internamentos”, situação que Alexandra Garcia encara como positiva para os utentes, para as famílias e para o próprio SNS. “Mas sem viatura não conseguimos”, acrescenta a coordenadora, notando que até ao momento a equipa se tem movimentado com a velhinha “Renault 4L” que se vai manter no ativo.

A UCC Pinheiro dos Abraços foi criada no ano de 2014 e é composta por quatro enfermeiras, uma assistente social, uma assistente operacional e um administrativo. Recentemente viu-se privada de uma psicóloga que foi desafetada do Centro de Saúde de Oliveira do Hospital.

Anterior Alvôco de Várzeas volta a Hastear Bandeira Azul no dia 1 de Julho
Seguinte GNR deteve suspeito de furtos em obras de construção em Oliveira do Hospital

Notícias Relacionadas

Informação

Suspeito de atear fogo fica internado para tratamento de alcoolismo

Um homem de 37 anos, suspeito de ter ateado um fogo no concelho de Penacova num “quadro de alcoolismo” ficou sujeito à medida de “internamento para tratamento”,…

Última Hora

Seia promove 4º Encontro da Rede de Bibliotecas

Nos dias 6 e 7 de setembro a Rede de Bibliotecas Escolares e Municipal de Seia (RBEMS) promove mais umas jornadas de formação, este ano subordinadas ao tema “Leitur@s: em

Última Hora

Leiria: Um morto e um ferido grave em colisão no IC8

Uma colisão ocorrida esta amanhã, no Itinerário Complementar 8, na zona de Ansião, no distrito de Leiria, provocou um morto e um ferido grave, levando ao corte do trânsito nos

Desporto

Triatleta Rafael Gomes conseguiu 2º lugar no Ironman de Espanha

Depois de uma paragem forçada com intervenção cirúrgica, Rafael Gomes está de regresso à competição. No IRONMAN NORTHWEST TRIMAN disputado em Espanha … … conseguiu o 2º Lugar Absoluto entre

Região

Seia: Homem morre em acidente com trator agrícola

Um homem com 62 anos morreu ontem na sequência do despiste de um trator agrícola em Seia, no distrito da Guarda.

Destaque

Jorge e Cidália dão ‘vida nova’ ao Intermarché de Oliveira do Hospital

Jorge Graça e Cidália Lopes são os novos responsáveis pela loja Intermarché de Oliveira do Hospital. Um projeto que abraçaram, desde o início de fevereiro,…

Informação

Associação São João Paulo II elege corpos sociais no dia 26 de janeiro

Realiza-se no próximo dia 26 de janeiro, pelas 15h00, a Assembleia Geral da Associação São João Paulo II, que vai reunir…

Região

Município de Arganil apoia a reconstrução de casas de segunda habitação afetadas pelos incêndios

Na sequência da reconstrução das habitações permanentes afetadas pelo incêndio de 15 de outubro de 2017, entende a Câmara Municipal de Arganil dirigir, agora, o seu empenho e esforços para

Região

Câmara Oliveira do Hospital abre  gabinete de apoio técnico  para micro e pequenas empresas

O Município de Oliveira do Hospital vai disponibilizar a partir de segunda-feira, 12 de junho, apoio técnico aos promotores de candidaturas aos fundos comunitários …

Informação

Covid-19: 948 mortos e 24.322 infetados em Portugal

De acordo com a mais recente atualização dos números relativos à incidência da Covid-19 na população portuguesa há mais 295 pessoas infetadas e mais 20 óbitos do que ontem.

Informação

Governo pagou despesas extraordinárias dos incêndios aos bombeiros voluntários

O Ministério da Administração Interna (MAI) anunciou que já procedeu ao pagamento às associações humanitárias de bombeiros voluntários de todas as despesas extraordinárias, …

Última Hora

Mulher encontrada morta numa charca de água em Nelas

Uma mulher de 82 anos foi, esta quarta-feira, retirada sem vida de “uma charca de água”, em Carvalhal Redondo, no concelho de Nelas.