Turismo: “Interior é o luxo do século XXI”, defende Pedro Machado
18 Junho, 2020 567 visualizações

Turismo: “Interior é o luxo do século XXI”, defende Pedro Machado

image_pdfimage_print

O presidente da Turismo Centro de Portugal (TCP) defendeu, esta manhã, que o interior do país é o “luxo do século XXI”.

A participar na Webinar promovida pela Eptoliva, Pedro Machado deu o exemplo do Aqua Village como sendo uma “das melhores unidades” localizadas em “sítios improváveis”.

O setor do Turismo foi um dos mais afetados pela pandemia da Covid-19 no país e no mundo. Porém, numa altura de desconfinamento, o presidente da Turismo Centro de Portugal, verifica que, “não sendo uma boa notícia, provavelmente o Covid colocou no radar da procura do mercado nacional, produtos, marcas e destinos como o Centro de Portugal que não teríamos oportunidade como a que estamos a viver”.

Esta manhã, Pedro Machado quis, assim, deixar “um sinal proativo e positivo do que temos pela frente”. “A ideia de estarmos todos os dias a lamentar-nos não nos leva a lado nenhum”, defendeu o responsável, explicando que, por isso a TCP avançou, com as três campanhas: “Ainda Há Tempo; Chegou o Tempo; Vida é Agora”, numa estratégia de comunicação dirigida aos que “queremos trazer para cá”, que são “as viagens em grupos mais pequenos, a procura por alojamentos horizontais a ideia de pequenos eventos e procura de maiores espaços”.

Pedro Machado recuperou o que já tinha antecipado de que “o interior é o luxo do século XXI”. “Não tenham dúvidas”, reforçou, destacando o caso particular do Aqua Village, localizado nas Caldas de S. Paulo, no concelho de Oliveira do Hospital. “São as nossas melhores unidades, com os preços mais caros em sítios improváveis, que estão com 100 por cento de taxa de ocupação, contrariamente aos circuitos urbanos e aos hotéis associados às cidades, ou às nossas praias oceânicas. Podem-me ajudar a transformar esta região no luxo do século XXI, não é o luxo asiático, não é o luxo amarelo, mas é o luxo que nos traz felicidade”, concluiu.

O presidente da TCP falava assim na sessão de abertura da Webinar “Juntos pelo Turismo a Caminhar pelo Futuro”, no âmbito do ciclo de conferências Epto Futuros, destinada à divulgação do Curso profissional de Técnico de Turismo.  “É uma aposta consolidada da escola. É um curso que teve sempre alunos e faz um trabalho muito  importante na promoção não só da região, mas também dos locais onde vamos e partilhamos visitas técnicas”, afirmou o presidente da Adeptoliva.  Daniel Costa adiantou que “este é daqueles cursos, em que os alunos gostam do curso e há sempre novos alunos a entrar”. Pese embora o momento atual, o responsável, acredita que “este ano não será diferente porque estamos convencidos de que, apesar de tudo o que se tem falado sobre Turismo, certamente o Turismo continuará a ter grande futuro e continuará a ser uma aposta para os mais novos”.

A ideia é darmos um sinal de esperança de que temos todas as condições par voltar a ser um país rico na atividade turística e, que esta é uma área de formação que também nós aconselhamos e que tem futuro”, defendeu.

Vice-presidente do Município de Oliveira do Hospital e presidente da Rede das Aldeias de Montanha (ADIRAM), José Francisco Rolo, defendeu esta manhã o “turismo em família”, os “espaços seguros” e o regresso ao “small is beautiful – o pequeno é belo”. Para o responsável “o Turismo não é futuro, é o presente da região e do país”. “É um setor de atividade fundamental, não só pela riqueza que cria, mas pelo número de postos de trabalho que cria, pela possibilidade que cria de conservar a paisagem e os recursos o naturais. Tem permitido conservar aldeias, a paisagem, recurso naturais. É com esta base que permitimos esta forma turística diferenciada e altamente qualificada”, considerou o presidente da ADIRAM.

Na Webinar “Juntos pelo Turismo a Caminhar pelo Futuro” dinamizada através da plataforma Zoom e transmitida em livestreaming pelo facebook participaram também: Raúl Ferreira, presidente da ADHP, Francisco Cruz, diretor geral do Aqua Village, Dina Cruz, Técnica Museológica do Museu do Pão e Graça Reis, Diretora Geral do Museu do Pão. O evento foi moderado por Gina Sousa, diretora do Curso de Turismo e Cláudia Carvalho, formadora da área técnica do curso de Turismo.

Anterior Concelho de Tábua sem casos ativos de Covid-19
Seguinte Morreu o primeiro profissional de saúde com Covid-19 em Portugal

Notícias Relacionadas

Última Hora

Incêndio deflagrou na Câmara de Mortágua devido a caldeira de aquecimento

Um incêndio deflagrou, na tarde de quarta-feira, na Câmara Municipal de Mortágua.

Informação

Igreja Matriz de Oliveira do Hospital recebe concerto de música barroca

A igreja matriz de Oliveira do Hospital recebe no próximo domingo, dia 9 de abril, às 18h00, um concerto de música barroca, que terá a participação de executantes da Orquestra

Última Hora

Mário Patrão e Rafael Gomes partilharam benefícios da Acupuntura no arranque da 2ª temporada do programa com o especialista Pedro Vaz

Na Rádio Boa Nova teve início esta manhã a segunda temporada do programa “Contributos para a Saúde, Acupuntura e Medicina Tradicional Chinesa”…

Informação

Tondela: 51 das 125 casas destruídas pelos incêndios já foram reconstruídas

Cinquenta e uma das 125 casas afetadas pelos incêndios de outubro de 2017 no concelho de Tondela já foram reconstruídas.

Informação

Depressão Beatriz: Mais de 200 ocorrências registadas. Mau tempo continua até domingo

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) registou 255 ocorrências relacionadas com o mau tempo até às 07h30 de hoje, sendo Braga, Viana do Castelo e Porto os distritos mais

Informação

Região: Sete detidos por posse ilegal de armas

A GNR deteve sete homens, com idades entre 27 e 68 anos, por posse ilegal de armas, nos concelhos de Sabugal e de Almeida, no distrito da Guarda.

Informação

Restaurantes e bares de Oliveira do Hospital com horário alargado no Carnaval

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital deliberou conceder um alargamento do horário de funcionamento, no período de Carnaval, aos estabelecimentos de restauração e bebidas, licenciados no município.

Desporto

Ténis de Mesa: CCPOH começa o ano com vitória no campeonato por 4-2

Na 5ª jornada do campeonato distrital de equipas seniores de ténis de mesa, disputada na noite desta sexta-feira, o Clube de Caça e Pesca de Oliveira do Hospital (CCPOH) recebeu

Informação

GNR intensifica fiscalização ao uso do cinto de segurança e telemóvel

A GNR intensifica hoje, em todo o país, a fiscalização ao uso do cinto de segurança, das cadeirinhas para bebés e do telemóvel durante a condução, algumas das principais causas

Informação

Associação de Melhoramentos Aldeense promove caminhada ao Monte do Colcurinho

A Associação de Melhoramentos Aldeense está a organizar uma caminhada ao Monte do Colcurinho, a acontecer no próximo dia 13 de maio, domingo.

Última Hora

Temperatura vai subir…

Três distritos de Portugal continental vão estar na quinta e sexta-feira sob ‘aviso amarelo’ devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima, segundo o Instituto Português do Mar e

Última Hora

Região: Pena suspensa para jovem que agrediu militar da GNR

O Tribunal de Aveiro condenou, esta quarta-feira, a dois anos de prisão com pena suspensa um homem de 24 anos que agrediu um militar da GNR na Mealhada e tentou