Turismo do Centro congratula-se com sucesso da região no programa 7 Maravilhas à Mesa
17 Setembro, 2018 833 visualizações

Turismo do Centro congratula-se com sucesso da região no programa 7 Maravilhas à Mesa

image_pdfimage_print

O Turismo Centro de Portugal congratula-se com o facto de duas Mesas representantes da região – a Mesa da Bairrada ao Mondego e a Mesa Terras da Chanfana – terem sido escolhidas…

… pelo voto popular, figurando entre as sete vencedoras no concurso “7 Maravilhas À Mesa”.

As escolhas dos portugueses foram conhecidas ontem, numa gala da RTP que encerrou o programa. Ambas as Mesas ultrapassaram com sucesso várias fases, até se sagrarem como vencedoras finais do programa.

A Mesa da Bairrada ao Mondego, promovida pela AD-Elo (Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego), juntou os concelhos de Cantanhede, Figueira da Foz, Mealhada, Mira, Montemor-o-Velho e Penacova, numa candidatura que assentou em sete propostas gastronómicas e patrimoniais. Os elementos propostos visaram ser um ponto de partida para explorar um território muito rico e vasto, desde a Bairrada ao Mondego, passando pela Gândara e pelo interior serrano até à costa marítima.

Os vinhos da casta baga da Bairrada, o Leitão Assado à Bairrada, o Arroz (carolino do Baixo Mondego) de Lampreia, e a Sardinha na Telha, com o sal das salinas da Figueira da Foz, foram algumas das iguarias que fizeram desta uma proposta vencedora, assim como o roteiro turístico associado, destacando-se o Castelo e Vila de Montemor-o-Velho e a monumentalidade do Luso/Buçaco.

A Mesa Terras da Chanfana, promovida pela Dueceira (Associação de Desenvolvimento do Ceira e Dueça), reuniu os concelhos de Lousã, Miranda do Corvo, Penela e Vila Nova de Poiares, com grande sucesso. A candidatura teve como base a Chanfana, denominador comum gastronómico dos quatro municípios.

Além dos sabores ancestrais e inigualáveis da Chanfana, confecionada com carne de cabra e vinho tinto, a Mesa Terras da Chanfana incluiu iguarias como o Queijo do Rabaçal, o mel da Serra da Lousã, o Licor Beirão e o vinho da Quinta de Foz de Arouce, e como atrações turísticas o Mosteiro de Santa Maria de Semide e os trilhos da natureza da Serra da Lousã.

Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal, entidade que apoiou desde a primeira hora as propostas da região, manifestou a sua satisfação pelo resultado. “Presto tributo a todos quantos se empenharam para que a Mesa da Bairrada ao Mondego e a Mesa Terras da Chanfana tenham atingido o êxito de serem coroadas 7 Maravilhas de Portugal. O Centro de Portugal está mais rico e mais convidativo com o vosso sucesso! Uma palavra também para a outra finalista da região, a Mesa de Tomar / Templários, que figurou igualmente entre as melhores”, sublinhou.

As mesas de Monção, Lajes do Pico, Vila Real, Albufeira e Mirandela foram as restantes cinco vencedoras do programa, o que denota o riquíssimo património gastronómico, histórico e paisagístico português.

Anterior MAAVIM queixa-se de falta de apoios 11 meses depois do grande incêndio
Seguinte “Esperança” marcou 33º Concurso Nacional de Ovinos promovido pela ANCOSE

Notícias Relacionadas

Região

Coimbra: PSP detém burlão que dizia ser funcionário bancário

A PSP deteve um homem de 45 anos, na manhã da passada quarta-feira, na zona da Solum, em Coimbra, por este ser suspeito de várias burlas a idosos.

Última Hora

Incêndio em habitação desalojou três pessoas em Loriga

Um casal e dois filhos menores ficaram desalojados ontem de manhã, na sequência de uma incêndio de habitação, que ocorreu em Loriga, no concelho de Seia.

Última Hora

Região: Bebé em estado grave após ser atropelada por empilhador

Uma bebé de ano e meio foi ontem transportada de helicóptero para o Hospital Pediátrico de Coimbra, em estado muito grave, depois de ter sido atropelada por um empilhador em

Desporto

Confira os resultados desportivos

A Associação Desportiva Nogueirense perdeu, ontem, por 1-0 frente ao Alverca. Com esta derrota na 16ª jornada da Série C do Campeonato Nacional, o Nogueirense ocupa o 8º lugar, com

Destaque

Feira do Livro abriu hoje em Oliveira do Hospital (Com vídeo)

Realizou-se esta tarde a inauguração da Feira do Livro de Oliveira do Hospital, que vai decorrer até ao dia 30 de maio no Largo Ribeiro do Amaral.

Informação

Retomadas as operações na pedreira de Borba. GNR confirma três desaparecidos e PJ investiga causas

As operações na pedreira atingida pelo deslizamento de terras e pelo colapso do troço da estrada que liga Borba a Vila Viçosa estão a ser retomadas hoje de manhã depois

Última Hora

Piódão promove simulacro de evacuação

Decorre no próximo dia 8 de junho um simulacro de evacuação da aldeia do Piódão, inserido no âmbito dos programas “Aldeia Segura” e “Pessoas Seguras”.

Informação

Paulo Coelho é o candidato do PEV à Assembleia da República pelo círculo eleitoral de Coimbra

O Partido Ecologista Os Verdes informou, hoje, que Paulo Coelho é o candidato do PEV, na lista da CDU (PCP-PEV)…

Última Hora

Após oito anos Oliveira do Hospital volta a acolher Downtown Cidade D’ Oliveira

A cidade de Oliveira do Hospital acolhe, este sábado, dia 9 de junho, a quinta edição Downtown Cidade D’ Oliveira.

Informação

Confraria de Ervedal da Beira realiza capítulo de entronização

A Confraria dos Bolos, Doces, Aguardentes e Licores de Ervedal da Beira realiza amanhã, dia 3 de dezembro, o 3º capítulo de entronização.

Última Hora

PJ deteve seis pessoas em operação de combate ao tráfico em bairro de Coimbra

A Polícia Judiciária (PJ) deteve na manhã de hoje seis pessoas numa operação de combate ao tráfico de estupefacientes no Bairro do Ingote, em Coimbra.

Informação

Um morto e três feridos em acidente rodoviário em Mortágua

Um morto e três feridos são o resultado de um acidente ocorrido durante a madrugada em Freixo, no concelho de Mortágua.