Turismo Centro de Portugal registou em 2016 “o melhor ano de sempre”
7 Agosto, 2017 804 visualizações

Turismo Centro de Portugal registou em 2016 “o melhor ano de sempre”

image_pdfimage_print

O ano de 2016 foi o melhor de sempre para a atividade turística no Centro de Portugal. As “Estatísticas do Turismo 2016”, publicadas pelo INE – Instituto Nacional de Estatística, …

… comprovam que a procura pela região disparou a nível nacional e, particularmente, internacional. Os crescimentos são na ordem dos dois dígitos a nível de hóspedes, dormidas e receitas.

Em 2016, o Centro de Portugal registou um total de dormidas de 5,64 milhões. Este número representa uma subida muito significativa em relação ao ano de 2015: mais 11,57%. O crescimento assume maior expressão nos mercados externos, onde se verificou um acréscimo de 13%, para 2,36 milhões de dormidas. Já as dormidas de residentes nacionais aumentaram 10,6 por cento, para 3,28 milhões.

A nível de hóspedes, o crescimento em 2016 merece ainda maior destaque: mais 12,1% em relação a 2015, para um total de 3,23 milhões de hóspedes a visitar o Centro de Portugal. De novo, o aumento é mais significativo nos hóspedes provenientes de fora do país, que subiram 15%, para 1,23 milhões. Os hóspedes nacionais continuam, por seu lado, a eleger o Centro como destino, tendo progredido 10,4%, para 2 milhões.

Registe-se que o país de onde chegam mais hóspedes para o Centro de Portugal é Espanha (304 mil em 2016, mais 11%), seguido de França (185 mil) e Brasil (103 mil). Depois vêm Itália, Alemanha e EUA. O Brasil foi o país com maior crescimento no ano passado: mais 25%.

O crescimento no número de hóspedes e dormidas refletiu-se também na subida das receitas. Os proveitos totais dos alojamentos turísticos dispararam 15,3% no Centro de Portugal, tendo superado os 256 milhões de euros – uma subida superior à das dormidas, o que é um sinal muito positivo para os empresários. O rendimento médio por quarto disponível também melhorou 2,64%, para 20,6€.

Os dados divulgados pelo INE referem-se à globalidade do alojamento turístico: hotelaria, turismo em espaço rural e estabelecimentos de alojamento local com 10 ou mais camas.

Os resultados não surpreendem Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal (TCP), já que “comprovam os dados preliminares” de que dispunham. Para o responsável os números comprovam também que a estratégia que definida “é mais correta”. “O Centro de Portugal reúne as condições ideais que definem um destino atrativo, devido à sua grande diversidade de recursos turísticos e possibilidades de visita. É um território único e ao mesmo tempo diversificado, capaz de atrair o turista mais curioso e exigente. É por isso que tem vindo a ganhar espaço como destino na perceção dos turistas, a nível nacional como internacional”, sublinha.

Os indicadores relativos à procura turística já no presente ano deixam Pedro Machado otimista. “Acreditamos que estão reunidas todas as condições para que o ano de 2017 seja ainda melhor do que 2016. Estamos em crer que isso irá acontecer e que 2017 será, de novo, o melhor ano de sempre para o turismo no Centro de Portugal”, acrescenta.

Anterior Município de Tábua avança com saneamento em Sevilha, Vale de Taipa e Babau
Seguinte 3ª etapa da Volta a Portugal liga Figueira de Castelo Rodrigo a Bragança

Notícias Relacionadas

Última Hora

17ª Feira do Porco e do Enchido de Meruge vai ser apresentada em Coimbra

A 17ª edição da Feira do Porco e do Enchido de que se realiza no próximo domingo, dia 10 em Meruge, vai ser amanhã apresentada…

Destaque

“Em vez de seis meses parecem seis dias. Foi tudo demasiado rápido e com desafios permanentes…”

Passaram seis meses após o grande incêndio, mas para o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino parece que passaram “seis dias”.

Região

ADIBER com novos apoios para as explorações agrícolas

Dando sequência ao processo de implementação da Estratégia de Desenvolvimento Local para a região da Beira Serra – Arganil, Góis, Oliveira do Hospital e Tábua -, …

Informação

Região: Dupla detida em flagrante delito por tráfico de estupefacientes

Um homem e uma mulher, com idades entre os 28 e os 66 anos, foram detidos em flagrante delito pela GNR em Mangualde por tráfico de estupefacientes.

Informação

Viseu: Prisão preventiva para suspeito de atear três fogos em Sernancelhe

Um homem de 60 anos ficou, ontem, em prisão preventiva, após ter sido detido em Sernancelhe, suspeito de ter ateado três focos de incêndio em áreas florestais.

Informação

Estudantes de Oliveira do Hospital insistem na remoção de amianto

A Associação de Estudantes do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital insiste na necessidade de remover os materiais com amianto da sede do agrupamento, pedindo a intervenção do primeiro-ministro,

Programas

 “Mini repórteres” da Rádio Boa Nova partiram à descoberta da toponímia do Vale Ferreiro

No âmbito do programa “Férias Ativas”, as crianças voltam a ser “Mini Repórteres” na Rádio Boa Nova numa parceria com o Município de Oliveira do Hospital.

Cultura

Grupo completa sete anos de “Melodias e Tradições da Beira Serra”

O Grupo de Melodias e Tradições da Beira Serra comemora no dia 10 de junho, pelas 19h00, sete anos de atividade marcados pela recolha e divulgação de sonoridades tradicionais.

Última Hora

Município de Oliveira do Hospital tem linha de apoio a vítimas de violência

O reforço da capacitação técnica do Gabinete de Apoio Social para dar resposta aos casos de violência doméstica, no namoro ou de género é uma das medidas que o Município

Informação

Habitação ardeu parcialmente no concelho de Tabuaço

Uma casa ardeu parcialmente esta quinta-feira, 17 de janeiro, e três pessoas foram transportadas ao hospital por inalação de fumos, na localidade de Santa Leocádia, concelho de Tabuaço.

Informação

Prazo para proprietários limparem terrenos termina hoje

O prazo para limpar o mato e podar árvores junto a casas isoladas, aldeias e estradas termina hoje, pelo que os proprietários, em caso de incumprimento,…

Informação

III Maratona do Pedal em BTT em Ervedal da Beira

A Secção do Pedal do Clube Caça e Pesca de Oliveira do Hospital  vai realizar no próximo domingo, 4 de junho, pelas 9h30, em Ervedal da Beira – Oliveira do