Turismo Centro de Portugal congratula-se com escolha de Caldas da Rainha e Leiria como Cidades Criativas da UNESCO
31 Outubro, 2019 609 visualizações

Turismo Centro de Portugal congratula-se com escolha de Caldas da Rainha e Leiria como Cidades Criativas da UNESCO

image_pdfimage_print

O Turismo Centro de Portugal recebeu com grande satisfação o anúncio de que a UNESCO distinguiu Caldas da Rainha e Leiria como integrantes da rede mundial de Cidades Criativas.

Estas duas cidades do Centro de Portugal juntam-se assim a outras localidades da região que já integram a restrita lista de Cidades Criativas da UNESCO, nomeadamente Idanha-a-Nova, Cidade Criativa da Música desde 2015, e Óbidos, Cidade Criativa da Literatura também desde há quatro anos.

“Quatro das sete Cidades Criativas que a UNESCO reconhece no nosso país estão no território do Centro de Portugal, o que diz muito sobre a dinâmica vibrante que se vive nesta região. A música, a literatura, o artesanato e as artes populares são partes integrantes das tradições do Centro de Portugal e da essência de quem por aqui vive. Felicito as Caldas da Rainha e Leiria, como já há quatro anos felicitei Idanha-a-Nova e Óbidos, por mais esta extraordinária e justa distinção”, sublinha Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal.

A rede de Cidades Criativas conta agora com 246 cidades em todo o Mundo e com um total de sete cidades em Portugal. Às quatro do Centro de Portugal, juntam-se Braga, Amarante e Barcelos.

O Centro de Portugal orgulha-se de incluir igualmente no seu território locais e cidades inseridos em outras redes com que a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) distingue sítios de exceção a nível internacional.

São os casos da rede Património Mundial, com os Mosteiros de Alcobaça e Batalha, a Universidade de Coimbra, Alta e Sofia, o Convento de Cristo em Tomar e parte dos Sítios de Arte Rupestre do Vale do Côa; da rede de Geoparques Mundiais, com o Geoparque Naturtejo, e em breve, do Geoparque Estrela; e da Rede Mundial de Reservas da Biosfera, com as Berlengas, parte do Tejo Internacional e parte do Paul do Boquilobo.

“O Centro de Portugal destaca-se na cultura e tradições, como se destaca no património e na natureza. O facto de reunir todas estas características num mesmo território é o que torna esta região tão diferenciadora e que atrai cada vez mais visitantes, ano após ano”, acrescenta Pedro Machado.

Anterior Município de Oliveira do Hospital promove concurso “Postal de Natal Digital”
Seguinte “Histórias que DÃO para Ver” chega ao Município de Nelas

Notícias Relacionadas

Educação

Eptoliva parte com “esperança” para um novo ano letivo com “casa cheia”

A Eptoliva- Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil deu hoje as boas vindas ao cerca de 70 novos alunos dos cursos de desporto, turismo, mecatrónica, design e

Informação

Arquitetos e engenheiros chamados a participar no projeto de requalificação da Zona Histórica de Oliveira do Hospital

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital quer envolver os arquitetos e engenheiros do concelho na elaboração do projeto de requalificação da Zona Histórica.

Informação

Região: Incêndio em fábrica de transformação de madeiras dominado. Não há feridos

Um incêndio deflagrou na noite de segunda-feira numa fábrica de transformação de madeiras em Montemor-o-Velho, Coimbra, com as chamas a serem dominadas mais de duas horas depois do alerta.

Última Hora

Rodrigues Gonçalves lança livro “Gomes Freire de Andrade, um mártir da pátria”

No próximo sábado, 9 de dezembro, é apresentado o livro “Gomes Freire de Andrade, um mártir da pátria” da autoria de António Rodrigues Gonçalves.

Informação

Regras para creches não garantem “risco zero mas minimizam”, garante a Diretora Geral de Saúde

A diretora-geral da Saúde admitiu hoje que as regras descritas na orientação da DGS sobre a reabertura das creches não garantem “risco zero” de contágio, assegurando que “minimizam” a probabilidade

Região

Serenata da Queima das Fitas de Coimbra realiza-se sem público

A organização da Queima das Fitas de Coimbra vai realizar uma serenata sem público, mas com transmissão, na noite de quinta-feira,…

Região

Ventos fortes provocaram estragos em habitações em Pombal e Aveiro

Ventos fortes ocorridos hoje em Vale das Moitas, Carnide, no concelho de Pombal, provocou estragos em habitações.

Última Hora

Operação Artémis: 87 detidos e 248 contraordenações por caça ilegal

A Guarda Nacional Republicana (GNR), no período de 18 de agosto de 2019 a 20 de fevereiro de 2020, em todo o território nacional, realizou um conjunto de ações de

Informação

S. Gião: GNR deteve cinco suspeitos de tráfico e apreendeu mais de 200 doses de droga em festival

Militares do Núcleo de Investigação Criminal e do Posto Territorial de Oliveira do Hospital detiveram cinco homens, suspeitos de tráfico de droga, no decorrer de um festival de música eletrónica

Última Hora

Oliveira do Hospital: Paróquia adquiriu terreno para futura Igreja que terá capacidade para “400 ou 500 pessoas sentadas”

A paróquia de Oliveira do Hospital adquiriu o terreno destinado à construção da nova Igreja. O terreno, com área de 1400 metros quadrados, …

Última Hora

Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital reúne em sessão ordinária

Realiza-se hoje, com início às 14h30, a sessão ordinária da Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital. Os trabalhos vão decorrer no São Nobre do Município.

Última Hora

ASAE apreende 77 mil máscaras e instaura oito processos por contrafacção

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) instaurou oito processos-crime por contrafacção de máscaras na internet e apreendeu cerca de 77 mil máscaras de proteção individual contra a covid-19.