Tradição e Inovação na Feira do Queijo Serra da Estrela em Seia
25 Janeiro, 2018 1987 visualizações

Tradição e Inovação na Feira do Queijo Serra da Estrela em Seia

image_pdfimage_print

A Câmara Municipal de Seia promove, no fim-de-semana do Carnaval, de 10 a 13 de fevereiro, mais uma edição da Feira do Queijo.

A mostra tem como principais objetivos “a valorização e promoção da marca do Queijo Serra da Estrela, da sua cadeia de valor e dos seus agentes diretos, setor com forte expressão no concelho, e, intrinsecamente, a dinamização da atividade turística da serra da Estrela”.

“Ter um evento que complemente a diversão do Carnaval e uma vinda à neve, com o produto que foi eleito pelos portugueses como o melhor dos melhores, constituem motivos mais do que suficientes para visitar Seia”, refere a autarquia senense em comunicado

De entre as principais novidades para este ano, o Município destaca a ampliação da área coberta no espaço envolvente ao mercado municipal, oferecendo mais conforto aos expositores e visitantes, e a aposta na cozinha a vivo, que nesta edição, para além da utilização de produtos locais, dá visibilidade aos restaurantes locais. Assim, resultante do desafio lançado aos empresários, o programa integra a confeção de pratos comummente associados à atividade pastorícia, que por sua vez podem ser regularmente degustados nos próprios restaurantes. Por sua vez, os produtores de queijo e enchidos apresentarão petiscos e doces inspirados nos próprios produtos.

“A proposta é para saborear os produtos regionais, onde o Queijo Serra da Estrela assume maior protagonismo, mas de que são indissociáveis produtos como o pão, o vinho do Dão, os enchidos e o mel”, refere.

Aos sabores de montanha, associam-se saberes elencados nos valores tradicionais da pastorícia, uma vez mais representados na recriação da Quinta do Pastor, mas também nas mostras do Cão Serra da Estrela, fiel aliado do pastor. Assistir às demonstrações da ordenha da ovelha ou às produções ao vivo do Maior Queijo de Ovelha de Seia e do Enchido de Seia são outras das sugestões do programa delineado para os quatro dias. Num ambiente de festa e muita animação, onde não faltará a música tradicional, a feira proporciona igualmente oportunidades de degustação, nas tasquinhas, e de compras num leque diversificado de expositores de artesanato e de produtos da terra. Do vasto programa, destaque ainda para o desfile de moda com expositores presentes na feira, com primazia para as capas de burel, acessórios tradicionais e calçado artesanal.

A feira abre todos os dias às 10h e termina às 22h, à exceção da terça-feira de Carnaval, cujo encerramento será antecipado para as 18h.

 

Anterior Lucinda Maria apresenta novo livro em Lagares da Beira
Seguinte Carlos Maia reeleito presidente da Concelhia do PS de Oliveira do Hospital

Notícias Relacionadas

Região

Gouveia: Homens detidos por posse de arma proibida e mandado de condução a estabelecimento prisional

O Comando Territorial da Guarda, através do Núcleo de Investigação Criminal de Gouveia, deteve dois homens com 22 e 43 anos, …

Informação

PSD vai tirar “conclusões” da derrota em Oliveira do Hospital

O presidente da Comissão Política de Secção do PSD de Oliveira do Hospital escusou-se, ontem. a confirmar a sua demissão daquele cargo.

Informação

Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital assinalou cinco anos

A Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital assinalou no dia 10 de junho, o seu 5.º aniversário, momento a que se associaram leitores e utilizadores …

Informação

Despiste contra frutaria provoca um ferido grave em Coimbra

Um automóvel ligeiro despistou-se, ontem ao final da tarde, contra uma frutaria no Bairro de São Miguel, em Coimbra, causando ferimentos graves a um homem que se encontrava no interior

Informação

Câmara de Coimbra ativou Plano de Emergência devido ao mau tempo

O presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Manuel Machado, ativou ontem, a partir das 19h00, o plano de emergência…

Região

Mais de 50 concelhos de 12 distritos em risco máximo de incêndio

Mais de 50 concelhos de 12 distritos de Portugal continental estão hoje em risco ‘máximo’ de incêndio, de acordo com informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Cultura

Lucinda Maria apresenta “Um Ano… 365 poemas” e expõe “Pincelando Poesia…”

A oliveirense Lucinda Maria está a preparar o lançamento do novo livro de poesia “Um Ano … 365 Poemas”. A apresentação acontece no sábado, dia 15 de dezembro, pelas 15h30,

Informação

João Baião promove Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital

O conhecido ator e apresentador de televisão, João Baião, vai ser o protagonista do spot promocional que o Município de Oliveira do Hospital lançará na próxima semana nas redes sociais

Última Hora

João Brito é candidato à secção do PSD de Oliveira do Hospital

O vereador do PSD, no executivo da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, é candidato à Comissão Política de Secção social-democrata oliveirense. João Brito entra na corrida à estrutura com

Região

Adriana Calcanhotto irá dar aulas na Universidade de Coimbra

A cantora brasileira Adriana Calcanhotto vai, durante o primeiro semestre do próximo ano, ser professora convidada da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (UC).

Região

Prazos apresentados para conclusão do IP3 preocupam CIM Viseu Dão Lafões

Os municípios da região Viseu Dão Lafões manifestaram, ontem, preocupação com os prazos apresentados pelo Governo para a conclusão da requalificação do Itinerário Principal (IP3), que liga Coimbra a Viseu.

Sociedade

Oliveira do Hospital é o 7º município mais transparente

O Município de Oliveira do Hospital  ocupa o sétimo lugar  no índice de Transparência Municipal de 2017, registando uma subida de 14 lugares relativamente ao último índice divulgado e que